O que é Inbound Marketing?


O que é Inbound Marketing?

Você sabe o que é inbound marketing? Se não, você está perdendo um dos conceitos mais importantes sobre marketing na era digital. Essa estratégia é responsável por mais de 275% de retorno sobre os investimentos em estratégias de comunicação online e recomendado por mais de 92% dos profissionais de marketing digital.

Gostaria de descobrir mais sobre essa grande ferramenta? Então continue lendo esse artigo!

Afinal, o que é o inbound marketing?

O inbound marketing, também chamado de “novo marketing”, pode ser definido como um conjunto de estratégias para a atração do consumidor. Seu conceito fica mais claro quando o comparamos com as antigas estratégias do outbound marketing, ou marketing tradicional.

As estratégias de outbound marketing são conhecidas como “estratégias de interrupção”: os comerciais de TV que interrompem a programação para passar a mensagem dos anunciantes são um exemplo. Já o inbound marketing atrai o consumidor através de novas técnicas, posturas e estratégias. Em comparação, ele tende a ser mais efetivo (já que o consumidor não possui resistência), além de ter um custo benefício bem gratificante.

Para entender mais profundamente o que é o inbound marketing, é muito útil destrinchar como funciona a sua estratégia de ação. Basicamente, o que se procura fazer é criar um “caminho” para que o consumidor possa percorrer e se tornar um cliente fiel.

Dica: antes de entender passo-a-passo o inbound marketing, é importante você ententer o que é um lead!

Conheça os passos dessa estratégia de marketing:

Atração

O primeiro passo desse caminho é a atração. O consumidor, nessa fase, é apenas um estranho e deve ser atraído para a empresa através de conteúdo interessante e cativante, se tornando assim um visitante da marca.

Dica: aprenda algumas dicas para atrair visitantes e investir em marketing digital sem ficar no vermelho!

Conversão

O passo seguinte é o de conversão, no qual a empresa abrirá a oportunidade para que o consumidor, nesse momento um visitante e apreciador fiel do conteúdo dela, se torne um lead. Para tal, deve-se buscar um canal direto de comunicação com o cliente (uma curtida numa rede social, um cadastro com e-mail, etc).

Dica: saiba mais como otimizar a conversão das suas páginas no artigo: 
O que é CRO e como a otimização de conversão se aplica ao crescimento de sua empresa?.

Conclusão da venda

A seguir, vem o momento da conclusão da venda. Através do canal de comunicação aberto no passo anterior a empresa deve entrar em contato com o consumidor (no momento chamado de lead) para que o negócio possa ser fechado e ele se transforme num cliente.

Encantamento ou fidelização

Por fim, vem o momento do encantamento ou fidelização. É aqui que, com boas estratégias de pós-venda, o cliente se encanta com a marca e se transforma num promotor da mesma, divulgando os serviços e produtos para amigos.

Normalmente, todo esse processo é feito de forma online, por meio de posts em blogs corporativos, campanhas por e-mail e posts em redes sociais. É por isso que o inbound marketing é muito confundido com o marketing de conteúdo. Eles são diferentes, mas ambos são peças importantes de uma mesma engrenagem.

O que é marketing de conteúdo?

Uma das ferramentas mais poderosas dentro do inbound marketing são os blogs corporativos, ou seja, blogs feitos por empresas para atrair seus clientes utilizando o marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo corresponde, em poucas palavras, à criação de conteúdo relevante e de valor para o consumidor, para que ele seja atraído até os canais de comunicação da empresa. 

No entanto, só fazer um conteúdo legal não é o suficiente. O conteúdo vai atrair o consumidor e fazê-lo ficar mais tempo em contato com você, mas primeiro ele precisa encontrar esse material na internet, certo? É aí que entra o SEO.

Dica: entenda mais lendo um artigo escrito pela maior referência em marketing de conteúdo do Brasil.

O que é SEO?

SEO é uma sigla que significa, em tradução livre, otimização para mecanismos de busca. O SEO diz respeito, basicamente, a uma série de práticas para garantir que o seu conteúdo esteja bem posicionado em buscadores como o Google. 

Com um bom ranqueamento no Google, conquistado através da somatória de um bom conteúdo e bons hábitos de SEO, seu blog finalmente poderá ser visto pelos consumidores e sua empresa começará a atrair milhares de visitantes.

Dica: entenda mais lendo um artigo escrito pela maior referência em marketing de conteúdo do Brasil!

Agora que você já sabe o que é o inbound marketing e como pode utilizá-lo para atrair visitantes, chegou a hora de convertê-los em leads, potenciais clientes. Para isso, você vai precisar estudar o que chamamos de landing pages. Confira nosso artigo sobre a importância delas para o seu site




Por
06/07/2016

Com 17 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!