Do 0 a 12.000 acessos: o sucesso do tráfego orgânico da Tris


Guilherme de Bortoli

Por   

 31/01/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Com o objetivo de gerar tráfego orgânico para o seu domínio, se conectar com a jornada de compra dos clientes e impulsionar as vendas, a Tris — relevante marca nacional na fabricação e comercialização de materiais escolares, artísticos e de escritório — iniciou o projeto de construção do blog e de produção de conteúdos estratégicos com a Orgânica em maio de 2021.

Nesses 2 anos de parceria, conquistamos resultados impactantes, que não poderiam ficar restritos ao nosso conhecimento. Por isso, trouxe os detalhes dessa história para inspirar suas ações de Marketing de Conteúdo e SEO!

Resultados do case de sucesso Tris

Quais foram os principais desafios?

Começar um blog do zero é um desafio para a maioria dos negócios, uma vez que a escolha por esse canal ocorre apenas quando já há um nível mais avançado de maturidade digital.

Em geral, as empresas experimentam primeiro os resultados de curto prazo gerados pela publicidade online, até perceberem que os custos das mídias pagas se elevam ao passo que mais empresas entram na disputa.

Quando se atentam para os benefícios de conquistar e cativar a audiência orgânica, é necessário enfrentar um mundo de concorrentes diretos e indiretos, com estratégias de conteúdo já estabelecidas para o campo semântico desejado. 

Entretanto, apesar de exigir maiores esforços nas fases iniciais do projeto, o blog pode se tornar uma mina de ouro quando conduzido de forma estratégica.

Os detalhes por trás do sucesso no tráfego orgânico da Tris

Com a mentalidade de conquistar grandes resultados, a Orgânica e a Tris iniciaram o projeto em 2021, orientado por três pilares: 

  • A construção do blog pautada por tecnologias que garantem a melhor performance e experiência para o usuário;
  • A produção de conteúdos estratégicos, persuasivos e aderentes à jornada dos clientes, planejados a partir do mapeamento de palavras-chave relevantes para o negócio e o público;
  • A otimização dos artigos com base nas melhores técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para alcançar as primeiras posições dos buscadores. 

Além disso, foi estabelecido um cronograma de publicações mensais, além do monitoramento das principais tendências para propor ações assertivas e gerar ainda mais oportunidades. 

A arte do SEO: 512% de crescimento em 12 meses!

Os primeiros resultados de tráfego orgânico do projeto foram registrados em agosto de 2021, apenas 2 meses após a primeira publicação no blog.

Nos 12 meses iniciais da estratégia, entre junho de 2021 e junho de 2022, o blog registrou 28.781 acessos totais, com a maioria absoluta dos resultados gerados a partir das buscas orgânicas.

No período posterior, a parceria alcançou resultados ainda mais expressivos de tráfego orgânico, saltando para 176.323 acessos anuais — uma variação de 512,64% em acessos e 540,47% no número de usuários.

Ressalto que os acessos não contaram com nenhum apoio de mídia paga, o que torna a marca ainda mais impactante!

Gráfico de tráfego orgânico do case de sucesso Tris

Foram cerca de 9 mil palavras-chave indexadas, com cerca de 270 no Top 3 do Google.

Além disso, com a otimização de um único termo, realizada de forma estratégica para atender às demandas sazonais, a Tris registrou 52.316 acessos mensais em janeiro de 2022 — um crescimento de 390% se comparado com o mês anterior!

Gráfico de palavras chave do case de sucesso Tris

A melhor parte desse esforço é que, diferente da mídia paga — em que, com o mesmo investimento, o tráfego tende a diminuir ao longo do tempo —, a audiência orgânica conquistada pela Tris exige menos “custos de manutenção”.

Isso quer dizer que, ainda que o investimento em estratégias combinadas de SEO e Marketing de Conteúdo se mantenha o mesmo, à medida que o tempo passa, o tráfego tem uma tendência de crescer cada vez mais!

E todas as ações da Orgânica são focadas justamente nisso: resultados concretos e sustentáveis. Nosso trabalho não se limita apenas a gerar tráfego, mas sim potencializar a visibilidade e direcioná-la estrategicamente para que resulte em mais vendas — e no crescimento legítimo dos nossos clientes!

Juliano Selli – Gerente de Transformação Digital | E-commerce – Tris"A parceria estratégica da Orgânica foi fundamental para os resultados atingidos com o blog da Tris. O apoio no mapeamento das melhores palavras-chave, no desenvolvimento de conteúdos relevantes para a nossa audiência, assim como as constantes otimizações dos textos, permitiram a conquista do crescimento sustentável no tráfego orgânico, contribuindo para o atingimento deste belo resultado."

Juliano Selli
Gerente de Transformação Digital | E-commerce – Tris

Quer alcançar resultados como os da Tris? Solicite um Diagnóstico + Consultoria gratuitos de Marketing de Conteúdo e SEO!

Com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de estratégias digitais, a Orgânica ajuda empresas nacionais e internacionais a alcançarem resultados excepcionais, explorando nossa expertise e tecnologias para elaborar conteúdos estratégicos que maximizam a performance dos nossos clientes.

Preencha agora mesmo o Diagnóstico + Consultoria de Marketing de Conteúdo e SEO para falar com um especialista da nossa agência de Marketing Digital!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.