Como atrair clientes com Inbound Marketing?


Guilherme de Bortoli

Por   

 02/03/2022 

Com 19 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.

Tudo que você precisa aprender sobre as etapas do Inbound Marketing está nessa série de conteúdos que preparei para você  — começando, é claro, pela etapa de atração.

Já que o objetivo do Inbound Marketing é transformar um visitante desconhecido em um consumidor que promove sua marca, a metodologia atravessa quatro etapas:

Etapas do Inbound Marketing

Nessa etapa de atração, é imprescindível saber com quem estamos falando. Só assim poderemos aprofundar os conteúdos que disponibilizamos para educar um potencial cliente pela jornada de compra.

Por isso, separei abaixo algumas estratégias para você começar a atrair clientes com Inbound Marketing de forma eficaz! Bora lá?

Estratégias para atrair clientes com Inbound Marketing

Defina sua persona

Diferente do Outbound Marketing (o "marketing da intromissão"), no Inbound Marketing, a gente entra em contato com o cliente de acordo com as análises dos interesses dele.

Em outras palavras: contexto é fundamental no Inbound Marketing e, para entender o contexto, é preciso definir uma ou mais "personas" — perfis que representam as personalidades que gostaríamos de impactar, que podem ser chamados de "buyer persona" em inglês ou, até mesmo, cliente ideal.

Quando conhecemos o perfil desses clientes, conseguimos personalizar nosso discurso ao interagir com cada um deles. Por exemplo: se você operasse na indústria da limpeza, uma estratégia baseada na criação de anúncios direcionados às crianças não faria sentido. Certo?

Então, para definir os hábitos da persona, você pode começar se fazendo perguntas que ilustram o estilo de vida dela. No exemplo de uma indústria de limpeza, as perguntas poderiam ser:

  • Essa pessoa é mulher ou homem?
  • Tem filhos ou animais de estimação?
  • É solteira ou casada?
  • Trabalha dentro ou fora de casa?
  • Quais desafios enfrenta no dia a dia?

Capturando informações de pessoas que se interessam pela marca — usando formulários, landing pages e outras formas de captura — dá para atualizar as personas posteriormente, com dados mais condizentes com a realidade.

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

De toda forma, quando tais perguntas são feitas, fica mais fácil nutrir um relacionamento com a persona — e, por "nutrição", falamos da entrega de conteúdos específicos aos comportamentos dela. É aqui que entra o blog:

Crie um blog

Para atrair seu cliente, você precisa disponibilizar conteúdo relevante — e o melhor custo-benefício para fazer isso é através de um blog.

Utilizando SEO para otimizar o blog, aumentamos as oportunidades da marca ser descoberta enquanto nos tornamos relevantes para as personas, respondendo às suas respectivas dúvidas. Ou seja: os conteúdos precisam se conectar ao estilo de vida do visitante, ajudando a resolver os seus problemas.

Ainda no exemplo da indústria de limpeza, textos como: "5 erros que você comete na limpeza e não sabia" direcionam a atenção do visitante para onde ele precisa da sua ajuda.

Com esse tipo de texto que educa, o visitante para de cometer os mesmos erros, não esquece quem mostrou as soluções a ele e, por consequência, volta para consumir mais conteúdo. Você já reparou como isso realmente acontece?

Temas de conteúdos envolvendo eventos sazonais também cairiam bem no setor da limpeza — afinal, as pessoas sempre limpam a casa antes ou depois de receber visitas no Natal ou Ano Novo, por exemplo.

Algumas dessas ideias seriam:

  • "5 formas de tirar as manchas de suas roupas";
  • "Como tirar o cheiro ruim de suor de suas camisetas";
  • "Como ter uma casa mais limpa de forma mais fácil";
  • "Como eliminar as alergias respiratórias dos seus filhos";
  • “Como montar uma lista de compras econômica para sua casa”;
  • 5 dicas para que a limpeza do seu banheiro não seja um pesadelo”;
  • “A sua pia te apavora? Dicas para lavar a louça mais rápido”;
  • “5 produtos para que o seu chão fique lindo”.

Dica: Passo a passo para criar um blog de sucesso!

Esteja nas redes sociais

Já as redes sociais devem ser usadas como forma de se aproximar da audiência com a qual você quer conversar.

O que atrai pessoas para um blog é o quanto falamos dele nas redes sociais — ou em outros canais de divulgação —, então marcar presença onde suas personas se reúnem é importante para que lembrem de você, acessem e espalhem seu conteúdo.

Nesse sentido, a nossa marca de limpeza fictícia poderia criar:

  • Memes relacionados à ansiedade de organizar a casa para receber visitas;
  • Carrossel de fotos no Instagram com antes e depois das limpezas;
  • Reels que ensinem algo de forma rápida e divertida;
  • Stories que criem conexão com a audiência;
  • Textos para o Facebook.

Guia prático: Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Materiais paras redes sociais têm que educar e entreter. Por isso, quando você desenvolve um conteúdo para o blog, é possível aproveitar esse conteúdo para as redes sociais mudando apenas o formato e adicionando algumas notas de bom-humor no título e durante todo o conteúdo. Veja algumas dicas de possíveis textos repaginados a uma linguagem mais descontraída:

  • "Como montar uma ceia de Natal inesquecível e fácil de limpar";
  • "Playlist para ouvir lavando louça no carnaval";
  • "5 filmes para te inspirar a manter uma vida saudável";
  • "Como montar uma lista de compras que economize dinheiro";
  • "5 brincadeiras para convencer seu filho a arrumar o quarto."

Não seria ótimo?! E já que continuamos falando em blog, aqui vai mais uma dica:

Use SEO

Mais da metade das pessoas que buscam informações no Google só clicam no primeiro, segundo ou terceiro resultados da primeira página — por isso, pensar em estratégias de SEO é mais importante do que nunca.

SEO é a sigla de "Search Engine Optimization", que significa Otimização para Mecanismos de Busca: uma série de ferramentas pensadas para melhorar a posição de uma página nos mecanismos de buscas.

SEO On-page (“dentro da página”) otimiza usando palavras-chave, títulos e elementos que afetam a probabilidade de um conteúdo verdadeiramente relevante aparecer nos primeiros resultados.

Já o SEO Off-page (“fora da página”) melhora a autoridade através de backlinks, menções nas redes sociais, em outros sites e blogs.

Quanto mais palavras-chave uma marca dominar — com qualidade acima de quantidade — mais presença ela conquistará na internet, multiplicando as chances de ser descoberta.

"Dicas para limpar o banheiro mais rápido" ou "5 truques para diminuir a alergia do seu filho em casa" usam palavras-chave relevantes para o nicho de limpeza, aumentando as chances da página ser encontrada pelo público certo.

Crie conteúdos em vídeo

Vídeo é um formato de conteúdo tão atrativo para se consumir que até redes sociais como o Instagram estão batendo de frente com o YouTube para tentar abocanhar uma fatia desse sucesso.

Isso porque, diferente de textos ou imagens, vídeos possuem mais recursos e, consequentemente, mais possibilidades quando o assunto é atrair, reter e engajar o público-alvo. Além de que qualquer material pode ser reaproveitado em um vídeo (e vice-versa). Já pensou?

Nesse sentido, receitas curtinhas para o feriado (com dicas para limpar a bagunça depois) ou tutoriais de como limpar diferentes objetos, seriam bons temas para nossa marca de limpeza.

Guia Prático: como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

Ofereça materiais ricos

O processo de transformação de um consumidor de conteúdo para um lead ocorre pelo fato de conseguirmos oferecer algo de valor através do blog, redes sociais ou qualquer outro canal de comunicação.

E são esses materiais ricos que levam ele a agir sobre seu conteúdo, convertendo em um lead e o levando adiante nas etapas do Inbound Marketing.

Disponibilizar uma planilha com etapas para manter a casa mais organizada ou um e-book sobre “truques” para tirar diversos tipos de manchas, como as de caneta ou de vinho, são exemplos de materiais riquíssimos para uma marca como a de limpeza. Interessante pensar dessa forma, não acha?

Na Biblioteca Gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção da Orgânica, há mais de 60 materiais desse tipo, que você pode conferir!

Saiba mais 

Ficou mais claro por que investir na primeira etapa do Inbound Marketing é crucial para a propagação do seu negócio?

Agora você está preparado para o próximo conteúdo dessa série: a etapa de conversão. Não perca!

Dica: Como gerar leads com Inbound Marketing

E se você quiser a ajuda da Orgânica para atrair mais clientes com Inbound Marketing, basta acessar o banner abaixo e dar o primeiro passo solicitando uma consultoria com diagnóstico gratuito de Marketing Digital!

Atendimento comercial da Orgânica





Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!