Por   

 21/01/2019 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Olá, tudo bem? Rodolfo por aqui novamente!

Você sabia que existem pessoas que pesquisam no Google sobre "como pesquisar no Google"? Um pouco complexo, não é mesmo?

Mas pode se tranquilizar, neste texto vou te explicar como pesquisar palavras-chave e não vai ser nenhum pouco complicado! 

Como pesquisar palavras-chave!

Como pesquisar palavras-chave

Para quem produz conteúdo e deseja um bom posicionamento do site nas buscas orgânicas, pesquisar palavras-chave de qualidade e que convertam se torna um desafio. Por isso, elaborei este artigo para explicar como o uso de palavras-chave funciona e como fazer uma pesquisa eficiente. Confira!

SEO e palavras-chave

SEO (Search Engine Optimization) são estratégias utilizadas para posicionar um site nos mecanismos de busca orgânica. Dentre essas estratégias está o uso das palavras-chave.

Dica: 5 mitos de SEO que você precisa parar de acreditar

A palavra-chave é o termo que um usuário do Google, por exemplo, digita no buscador quando faz uma pesquisa. Se o que ele digitou for a palavra-chave de uma página do seu site, as chances desta página aparecer na busca orgânica são muito grandes. Claro que há outros fatores envolvidos. Veja onde utilizar sua palavra-chave:

  • No título e na meta description da página;
  • Na URL da página;
  • Nos títulos e subtítulos do seu conteúdo, sinalizando com as headings (h1h2h3...);
  • Ao longo do seu conteúdo, principalmente no primeiro e último parágrafos;
  • No título e atributo alt das imagens.

Onde pesquisar palavras-chave

Já vimos que pesquisar a palavra-chave certa, ou seja, que tenha total relação com o seu conteúdo e com o público que você quer atrair, é o diferencial para atrair visitas orgânicas para o seu site. Mas há outros meios de saber se a palavra-chave que você está usando é um bom termo, se tem um alto volume de pesquisas e se há concorrência forte.

Leve seus conteúdos para um novo nível com o nosso check-list! Clique no banner e confira!

Check-list de qualidade de publicação de conteúdo para seu blog

O próprio Google fornece ferramentas que podem te ajudar com a sua palavra-chave e te dar ideias de outras possíveis, são elas: Planejador de palavras-chave do Google AdWords, o Auto completar e o Palavras relacionadas do Google.

Dicas para pesquisar palavras-chave

Agora que você já sabe as ferramentas que o Google oferece para pesquisar palavras-chave, saiba como usá-las:

Auto completar

Pesquisar palavras-chave - Auto completar

Sabe quando você vai fazer uma busca no Google e aparece logo abaixo uma lista de sugestões que poderiam completar o que você está digitando? Este recurso de auto completar pode te dar uma ideia do que as pessoas mais estão pesquisando.

Mas atenção, faça isso numa aba anônima do seu navegador, pois este tipo de aba, limpa o cache do navegador e o Google não irá utilizar o seu padrão de buscas (como ocorreu no print, em que foi sugerido o texto O que são leads).

Palavras relacionadas do Google

Pesquisar palavras-chave - Palavras relacionadas

Também é bastante simples, são sugestões de pesquisas que ficam ao final da página.

O Google entende que se o usuário chegou ao final da página de busca é porque ele pode não ter encontrado o que estava procurando, isso pode ser, porque ele não digitou corretamente um termo que tenha relação com sua necessidade, então ele dá sugestões de termos relacionados e que possuem alto volume de busca.

Planejador de Palavras-chave do Google

Pesquisar palavras-chave

O Planejador de Palavras-chave é uma ferramenta mais completa e utilizada tanto para campanhas de links patrocinados quanto para SEO e Marketing de Conteúdo.

Dica: As 11 melhores ferramentas de palavras-chave!

Coloque quais são as palavras-chave que você considera relevantes para o seu site, segmente por região e coloque palavras-negativas. Elas são importantes para que você não seja procurado por elas. Afinal, por exemplo, se você oferece cursos presenciais, não precisa ranquear para o termo "online". Em seguida, realize a pesquisa.

A ferramenta vai te mostrar as suas palavras e várias outras sugestões que você também poderá utilizar. Além disso, ela te mostra duas informações bastante ricas: volume de buscas e concorrência.

Volume de buscas e concorrência

Pelo volume de buscas você sabe quantas pessoas estão pesquisando aquele termo, se ele é relevante ou não. Mas cuidado, se muitas pessoas estão buscando, a concorrência também pode ser alta, além disso, pode indicar que a palavra seja muito abrangente e, assim, você poderá atrair visitantes que não sejam tão qualificados como você gostaria.

Dica: Lead qualificado: o marketing pode tornar as vendas mais eficientes?

Observe se você está tendo muitos visitantes na sua página, mas essas visitas não estão convertendo ou se o tempo de permanência dela é baixo, isso pode significar que você precisa rever suas palavras-chave.

Você pode observar as palavras utilizadas por seus concorrentes na ferramenta SEMrush. Observando a concorrência, você poderá ter muitas ideias!

Viu, falei que você iria aprender a pesquisar palavras-chave de forma descomplicada!

Gostou das dicas? Então compartilhe na sua rede social preferida para que mais pessoas possam aprender também!

Um abraço e até a próxima!

 

Seu amigo, Rodolfo Benetti.



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!