Por que aparecer no Google pode influenciar as vendas da empresa?


Guilherme de Bortoli

Por   

 12/03/2018 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

A internet influenciou de forma definitiva a maneira como fazemos uma série de coisas: consumir, sem dúvida, é uma delas. Para entender isso, é só raciocinar como consumidor. Pense bem: quantas vezes nos últimos tempos você pesquisou no Google antes de comprar um produto ou contratar um serviço? Muitas, não? Na realidade, praticamente todo mundo faz isso, e é por esse motivo que aparecer no Google é tão importante para empresas de praticamente todos os segmentos.

Segundo dados da própria empresa, mensalmente são mais de 100 bilhões de buscas realizadas mensalmente. Portanto, investir para seu site aparecer no Google significa aproveitar o potencial dessa audiência para gerar mais vendas.

Neste post, vamos apresentar a você alguns benefícios que o investimento em SEO pode trazer para seu negócio, complementando com 4 dicas comprovadas para auxiliar você nesse processo. Acompanhe!

Quais os benefícios de um bom posicionamento nas buscas?

Apesar de ser um número bastante expressivo, os benefícios de um bom investimento em SEO — sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca — vão além disso. A começar pela qualidade do tráfego gerado a partir das pesquisas e o custo-benefício dessa estratégia.

Quer saber como fizemos para atingir o topo do Google e aumentar 184% nossas vendas? Clique no banner abaixo!

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

De longe, o tráfego qualificado é a principal vantagem, já que, ao fazer uma busca, é o usuário quem diz o que precisa e qual sua intenção com aquilo. Ou seja, se um link seu apareceu na busca e a pessoa clicou nele, significa que ela acredita que seu site pode solucionar aquela demanda por informação, ou que seu produto pode ser o ideal para atender à necessidade identificada por ela.

O custo-benefício de ações de SEO também é uma grande vantagem, em detrimento de outras estratégias. Como não há investimento direto para a exibição dos links, o custo fica bastante reduzido.

Se levarmos em consideração que o alvo é um grupo de usuários que já está buscando pela informação ou produto, as chances de conversão aumentam consideravelmente, o que torna ainda mais evidente essa relação. Entendidos os benefícios, vamos à parte prática!

Como fazer para sua empresa aparecer no Google?

1. Pesquise as palavras-chave

Todo o funcionamento das buscas do Google é baseado nas palavras-chave, ou seja, nos termos pesquisados pelos usuários diariamente. Isso quer dizer que, se você não parar para pesquisar quais palavras-chave fazem sentido para sua empresa, de nada adianta querer investir para aparecer no Google.

O primeiro passo, então, é definir um grupo inicial de palavras-chave para as quais você deseja se posicionar. A partir disso, o ideal é refinar esse grupo a partir de uma análise do trabalho das outras empresas com SEO e do comportamento dos usuários que buscam pelos respectivos termos.

Dica: Veja a importância do uso correto de palavras-chave para gerar leads

2. Produza conteúdo de qualidade

Se falamos que as palavras-chave são a base do funcionamento do buscador, é evidente que produzir conteúdo de qualidade é a maneira mais eficiente de buscar um melhor posicionamento de seus links.

Portanto, depois de definir quais serão as palavras-chave nas quais você vai focar, faça um planejamento de conteúdo que possa contemplar cada uma delas. Vale lembrar, no entanto, que não adianta publicar qualquer coisa. A qualidade é realmente importante, já que, no final do dia, o objetivo do Google é oferecer ao usuário o melhor conteúdo possível para a busca realizada.

3. Invista no link building

Para o Google, os melhores resultados não são apenas determinados pelo melhor conteúdo para o termo pesquisado pelo usuário. Essa importância se conquista também com relevância. Ou seja, quanto mais acessos seu site tiver e quanto mais pessoas falando sobre ele, mais relevante ele será.

Uma das melhores formas de aumentar a sua relevância é por meio de links externos que apontem para o seu endereço. Para fazer isso, é usada uma estratégia conhecida como link building. Ou seja, o contato com outros sites para estabelecimento de parcerias para troca mútua ou inserção de links.

Aparecer no Google é uma necessidade fundamental para qualquer empresa que deseje aumentar suas vendas com marketing digital. Se você se inclui neste grupo, aproveite o nosso conteúdo e comece hoje mesmo.

Saiba como mídia paga e a mídia orgânica podem andar de mãos dadas fazendo com que a sua estratégia de Marketing Digital alcance melhores resultados. Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso Guia completo para conciliar as duas!

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

Gostou do conteúdo? Quer contar com o apoio de uma agência de SEO para aparecer no Google e vender mais? Fale com a gente!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.