Link building: o que é, qual a importância e como fazer?


Guilherme de Bortoli

Por   

 30/09/2023 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Olá! Aqui é o Guilherme!

Voltei no blog hoje para explicar sobre link building. Se você se interessa por Marketing Digital, certamente já se deparou com esse termo antes!

E isso não é à toa: considerada uma das mais importantes técnicas para otimização em mecanismos de buscas (SEO), tem grande relevância para levar um site ao topo do Google.

Quer saber o que é link building e tudo que pode trazer para o seu negócio? Então continue a leitura e vamos juntos ampliar o seu conhecimento!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Afinal, o que é link building?

Link building é a prática de conquistar links que apontem para uma determinada página de um site (também conhecidos como links de entrada). Quando traduzido de maneira literal, o termo quer dizer “construção de links”.

Você já deve ter reparado que, enquanto você lê textos na Internet, regularmente se depara com links que o levarão a outras páginas, certo?

Esses links repassam a autoridade de uma página à outra, o que pode fazer a diferença no posicionamento no Google e torna essa técnica muito valiosa!

Qual a importância do link building para um site?

Os mecanismos de buscas têm robôs que varrem a Internet quando um usuário faz uma pesquisa. Eles elencam os sites que correspondem à procura por ordem de relevância, ranqueando-os na página de resultados — a SERP.

Esse espaço é muito disputado por sites corporativos, já que costuma trazer ótimos resultados para as empresas que alcançam altas posições.

Para tal, existem fatores de ranqueamento, e o link building é um dos principais!

Imagine uma sala na qual estão dez pessoas. Uma décima primeira entra e faz a seguinte pergunta: qual é a cor mais bonita?

A seguir, uma delas diz que é a azul, três dizem que é a verde e seis dizem que é a vermelha. Nesse caso, podemos concluir que o vermelho é a cor mais bonita, já que foi aquela com maior número de referências.

É exatamente assim que funciona na Internet: quando muitos links apontam para uma mesma página, ela ganha pontos para posicionamento no Google!

Mas, voltando ao exemplo, vamos supor que uma dessas pessoas fosse ninguém menos que o pintor Vincent Van Gogh. Nesse caso, sua opinião teria mais peso que as outras por se tratar de uma referência no assunto.

Novamente, o mesmo ocorre na Internet: sites com boa autoridade de página têm maior influência quando linkam para outros!

Dica: 8 dicas para fazer sua empresa aparecer no Google

Benefícios do link building para sua empresa

Já que grande parte de uma estratégia bem sucedida de SEO depende dos usuários encontrarem a sua marca na Internet, o link building cai como uma luva para transformar esse plano em realidade!

Agora pense na conquista dos espaços online, que apresentam a sua marca a novos clientes, como as movimentações das peças em uma partida de xadrez.

O objetivo é dominar o tabuleiro, quadrado a quadrado, levando em consideração os próximos passos do oponente e controlando os espaços dele ao longo do tempo, de forma cumulativa.

O SEO e o link building criam um efeito “bola de neve” equivalente ao de expandir sua autoridade sobre o tabuleiro, aumentando assim a quantidade de pessoas que formam a sua audiência e a relevância da sua marca, no que diz respeito a se tornar uma referência no seu nicho de atuação.

E como o SEO sempre leva em consideração o tempo como um aliado na consolidação de tal autoridade, podemos visualizar o link building como o ato de posicionar suas melhores peças de uma forma que limita a expansão dos oponentes, enquanto garante que os espectadores fiquem fascinados com a sua experiência.

Quando essa audiência se torna grande o suficiente, os efeitos seguintes são qualitativos: quanto mais pessoas forem seduzidas pelas suas jogadas, mais a sua marca será reconhecida pelo tipo de cliente pronto para comprar o que você tem a oferecer — e sem reclamar do preço!

Dica: Como entender as necessidades do seu cliente + Planilha Gratuita: Perfil Ideal de Cliente

Como os clientes em potencial (os leads) buscam na Internet por soluções para os problemas que enfrentam, ou por facilitadores que os aproximem do que eles desejam, com o link building, você garante que eles encontrem a sua marca mesmo quando esses leads são espectadores nos tabuleiros dos outros!

Você controla não só os planejamentos do seu jogo (que são os conteúdos que você publica no seu site para atrair novos leads), como também direciona o fluxo dos sites, das marcas relacionadas à sua, diretamente para o seu negócio.

Quanto mais os leads esbarram em conteúdos úteis (assinados pela sua empresa) durante a procura deles por respostas nos mecanismos de buscas, mais eles se familiarizam com a sua marca!

E, quanto mais os leads se familiarizam com ela, mais eles confiam no que você tem a dizer. Daí, quando a confiança dessas pessoas é conquistada, seja lá o que você sugerir para elas fazerem, elas farão — principalmente se for com você!

Até por isso que uma das maiores vantagens de dar atenção ao link building em uma estratégia de SEO é o custo de aquisição por cada lead, que despenca se comparado com a aquisição através de mídia paga, por exemplo.

Além de que, enquanto você aumenta a quantidade de gente confiando no seu negócio, você também posiciona a sua marca como a líder do mercado.

Esse é o poder do branding: o de transformar as palavras da sua empresa na única verdade que importa na hora de eliminar as dúvidas dos seus futuros clientes e fechar mais vendas!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Como fazer link building?

O link building é feito por meio de links internos e externos.

Quando os links são internos, as páginas da sua marca apontam para outras páginas dentro do seu próprio site, disseminando um pouco da autoridade das mais populares para as novas (ou para aquelas encontradas com menos frequência nas buscas orgânicas).

Já os links externos são aqueles em páginas fora do seu site que, de preferência, tenham uma autoridade maior que as suas. Assim, parte da autoridade já acumulada por elas também é transferida para você através desses links!

E a construção da autoridade, mesmo quando herdada de outro site, ainda se baseia na qualidade de cada conteúdo — algo padrão quando falamos de estratégias de SEO no Marketing Digital.

Ou seja: qualquer profissional ou agência de SEO dirá que o melhor caminho para conseguir links externos é criar conteúdo relevante. Afinal, quando o trabalho de Marketing de Conteúdo é bem feito, a tendência é que o reconhecimento e as referências surjam naturalmente!

Mas, independentemente disso, existem algumas táticas recomendadas — as quais apresentarei a seguir.

Táticas recomendadas de link building

Links internos

O primeiro passo para o desenvolvimento de uma boa estratégia de link building (e o passo mais básico dentre todas as táticas) é abusar dos links internos.

Fazer com que os conteúdos do seu negócio se comuniquem uns com os outros (onde um aponta para o outro usando links internos) não só impede os visitantes de abandonarem o site cedo demais, como também cria uma rede de informações complementares que, juntas, dão para eles tudo que precisam para resolver os problemas para os quais buscam soluções!

Inclusive, o tempo que um lead passa no site — especialmente quando ele consome um conteúdo atrás do outro e do começo ao fim — indica para os mecanismos de buscas que o material é relevante e que, somado aos outros conteúdos apontados pelos links internos, ele também é completo!

Qualidade e quantidade precisam andar de mãos dadas, justamente para oferecer ao público as respostas para os dilemas que procura solucionar por diferentes ângulos — e também para que tais respostas sejam realmente proveitosas.

Caso contrário, ter um monte de conteúdos que seguem todas as boas práticas do link building, mas que não retêm os visitantes, nem os levam a outros conteúdos da sua marca, pode não contribuir positivamente para a construção do tipo de autoridade que gera confiança — e o aumento das vendas por consequência dela.

Com essa chuva de recomendações em mente, vou mostrar para você outras táticas de link building que eu mesmo utilizei para transformar a Orgânica na agência de Marketing Digital número um nos resultados das pesquisas do Google!

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

Parcerias estratégicas

Agora que você sabe a importância do link building interno, o próximo passo é expandir o link building para fora do site do seu negócio!

Essa missão pode ser alcançada fechando parcerias estratégicas com sites que possuem autoridade no nicho que você deseja marcar presença, sejam eles concorrentes diretos, indiretos, ou aliados.

Já que a autoridade é construída através de diversos conteúdos que possuem a qualidade como ponto em comum, é preciso sondar o site do parceiro para ter certeza de que os conteúdos dele atendem às melhores práticas de SEO On Page e Off Page.

Dica: SEO Offpage: faça a otimização em 5 passos

Pode parecer contra-intuitivo fechar parcerias com outras empresas em um setor similar ao do seu negócio, mas a realidade é que todo mundo sai ganhando com o que chamamos de co-marketing.

Isso porque surge a chance de construir uma comunidade ao redor do tópico, cobrindo aspectos que o parceiro não domina (ou não dá foco por não fazer parte da estratégia dele), enquanto ele cobre e indica você nas características que são o seu ponto forte!

Comunidades são poderosas porque elas não envolvem apenas você e seu parceiro, mas todos os consumidores e curiosos que se interessam pelos assuntos, produtos e serviços desenvolvidos por vocês.

Por sinal, comunidades não são necessariamente grupos em fóruns ou redes sociais, mas sim uma aglomeração de pessoas que pode ser "invisível" e que compartilha interesses ao redor de um ou mais tópicos em comum.

Enquanto uma parceria abre um leque de possibilidades para ambos os parceiros (e todos os consumidores envolvidos nela), um primeiro passo seria então praticar uma troca de links ou de guest posts, por exemplo — algo que explicarei na próxima seção.

Guest posts

Chamada de "guest post" (ou "postagem de um convidado" quando a gente traduz livremente do inglês), essa tática de link building também toma vantagem da autoridade conquistada por outras marcas, uma vez que você publica um conteúdo de sua autoria no site dos parceiros, mas com links que apontam de volta para o seu site!

O sucesso dessa empreitada ainda depende de um fator crucial para qualquer outro aspecto de uma estratégia de SEO efetiva: a criação de conteúdos relevantes.

Afinal, seja através de uma parceria ou através da compra de um espaço para a publicação do guest post, o que realmente fará diferença é o capricho do conteúdo disponibilizado.

Podemos dizer que o guest post é o primeiro passo prático na validação de uma parceria que pode ser pontual ou duradoura: as empresas trocam links e, com isso, podem acabar trocando leads!

De uma forma ou de outra, é um dos jeitos mais poderosos de aparecer para os clientes em potencial (e conquistar a confiança deles) transformando a concorrência em aliança.

Análise de lacunas de backlinks

Outra tática é caçar lacunas de backlinks — oportunidades de links que os seus concorrentes podem estar aproveitando, mas que a sua empresa ainda não abocanhou.

Uma análise de lacunas também gera ideias de backlinks que seus competidores ainda não têm, e que sua empresa pode ser pioneira ao produzir conteúdos para tapar esses buracos.

Nesse último caso, ser pioneiro no link building multiplica significativamente a chance da sua empresa se tornar a única autoridade ao redor de certas palavras-chave!

Com isso, ela pode assegurar uma posição de destaque mesmo quando a concorrência faz a própria análise de backlinks na tentativa de roubar o seu posicionamento nos resultados das buscas.

A ideia aqui é aparecer em todos os lugares em que seus clientes em potencial consomem conteúdos, principalmente quando esses espaços já parecem trazer resultados para os seus competidores e os seus aliados!

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

Tendências atualizadas de link building

Ficar antenado às práticas mais recentes no campo do link building é algo que aponto entre as táticas recomendadas, mas, na verdade, é o básico para qualquer empresa que deseja sair por cima quando o assunto é vender mais pela Internet!

Todo o Marketing Digital gira ao redor das tecnologias (o "Digital") que potencializam o uso da metodologia de vendas (o "Marketing").

E uma agência de Marketing Digital, como a Orgânica, existe justamente para fazer pelo cliente aquilo que é muito difícil de ele fazer sozinho quando se tem uma empresa para gerenciar: se manter atualizado nas novidades e técnicas que surgem o tempo todo para fechar mais negócios!

Falando de link building, essas atualizações envolvem:

  • Links contextuais, que são links cercados de texto no corpo do conteúdo e que se relacionam naturalmente com ele. Em oposição àqueles inseridos nos rodapés dos sites, por exemplo, eles têm maior valor em SEO;
  • Links em portais de notícias, que têm grande alcance de leitores assíduos, o que gera grande divulgação espontânea. Além disso, são importantes porque geralmente têm um domínio com autoridade bastante alta;
  • Links de influenciadores, que, assim como os portais de notícias, trazem alcance para uma audiência especializada e engajada. Nesse caso, são especialmente importantes para atingir nichos e viralizar conteúdos;
  • E abordagens personalizadas para a criação de links, que são as oportunidades que a sua equipe (ou a equipe de uma agência contratada para auxiliar você) identifica em contextos únicos ao seu negócio, e em relação ao consumo de conteúdo por parte dos seus possíveis compradores.

Apesar do poder do link building ser validado com o passar do tempo através do efeito “bola de neve” que comentei antes, a construção de tais links precisa ser um processo de análise contínua do cenário onde seu negócio se encontra — e de onde deseja chegar!

Erros comuns para você evitar

Agora você tem tudo que precisa para começar o link building do seu negócio considerando o SEO On Page e Off Page (interno e externo).

A última coisa que você precisa ficar de olho é nos erros mais comuns que observo clientes (e até outras agências de Marketing Digital) cometerem quando o assunto é construir autoridade através de referências.

Começando pelo erro mais óbvio: criar links de baixa qualidade.

Quantidade é importante porque, quanto mais pontos de contato seu negócio tiver com clientes em potencial, maiores serão as chances de converter parte deles em clientes de fato.

O problema é quando a quantidade se sobrepõe à qualidade!

Quero dizer que, além dos conteúdos terem de ser obrigatoriamente úteis e pertinentes à jornada de compra dos leads, eles precisam ser diversificados para cobrir diferentes fases dessa jornada.

Sem essa cobertura ampla e que realmente demonstre a autoridade do seu negócio sobre o tema através de uma qualidade excepcional, os esforços de link building podem não surtir tanto efeito quanto poderiam em uma estratégia de SEO melhor planejada

Por isso, evite construir links apenas com um parceiro ou apenas ao redor de um tema!

Varie seus parceiros, englobe os assuntos periféricos ao tema por qual você gostaria que o seu negócio fosse reconhecido como autoridade, e continue explorando novas oportunidades de construir referências baseadas nas análises de lacunas que você e seu time identificarem no caminho para o sucesso.

Com todas essas ideias em mente, convido você a explorar nosso guia completo:

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

Ferramentas úteis para link building

Enquanto os erros comuns podem afundar uma estratégia de SEO construída sem muita atenção aos detalhes, as ferramentas para link building podem reverter até os piores resultados se forem usadas para identificar oportunidades de expansão da sua marca na Internet!

Marcar presença e construir a autoridade que converte leads em clientes fica mais fácil com:

  • Pesquisas detalhadas da relevância de palavras-chave;
  • Análise e monitoramento dos backlinks dos concorrentes;
  • E até da apresentação desses dados em gráficos intuitivos ou em análises que sugerem oportunidades que o seu time ainda não identificou.

Você pode encontrar em plataformas como o Semrush e o Ahrefs todas as ferramentas que cumprem os requisitos que listei acima, e que ainda oferecem benefícios extras para outras implementações da sua estratégia de SEO (como insights sobre as preferências do público do seu site e dos concorrentes).

Como uma agência de SEO pode ajudar?

Pontuei algumas vezes aqui que as tendências e as lacunas relacionadas às oportunidades de link building exigem vigilância constante por parte do seu time.

Só que, mesmo com um time interno de Marketing Digital, o monitoramento e o desenvolvimento de estratégias específicas para link building podem se mostrar um desafio justamente porque o tempo de qualquer pessoa é limitado!

E o link building é o tipo de prática que deixa de ser prioridade rapidamente quando surge uma urgência ou crise no negócio que requer uma comoção por parte do time de Marketing Digital.

Quando isso acontece, os benefícios do link building (que dão resultados a um prazo um pouco mais longo do que as datas pressionadas pelas emergências) são subestimados, ignorados, ou absolutamente descartados…

Agir assim é um erro, uma vez que dedicar atenção plena ao link building pode não só poupar dinheiro a médio e longo prazo, como também pode aumentar consideravelmente a lucratividade de qualquer negócio!

Delegar a estratégia de SEO e link building, a aplicação e o monitoramento para uma agência especializada nisso é a melhor solução para quem quer passar longe de:

  • Desperdiçar tempo;
  • Desperdiçar dinheiro;
  • E vender pouco, só porque a atenção do negócio está dividida entre muitas obrigações e projetos ao mesmo tempo.

Considerada uma das melhores agências de Inbound Marketing do Brasil em 2019, 2020 e 2022 pelo RD Station, a Orgânica tem tudo que você precisa para ter certeza de:

  • Vender mais hoje;
  • Vender mais amanhã;
  • E criar fontes vitalícias (e automatizadas) de novos clientes fazendo uma coisa simples: dando atenção extrema aos detalhes!

Nossa equipe tem toda atenção e experiência que você precisa para tirar dessa investida o tipo de lucro verdadeiro que faz até o CEO mais frio pular de alegria!

Complete nosso diagnóstico gratuito de Marketing de Conteúdo e SEO para descobrir as melhores soluções para o seu negócio, e deixe o resto com a gente.

A autoridade que você sempre sonhou em construir está a um clique de distância — seu sucesso começa aqui e agora!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.