Link building: o que é, qual a importância e como fazer?


Link building: o que é, qual a importância e como fazer?

Olá! Aqui é o Lauro Becker! Tudo bem?

Voltei aqui no blog hoje para explicar sobre link building. Bora conferir?

Se você se interessa pelo Marketing Digital, certamente já se deparou com o termo link building em suas pesquisas, não é mesmo?

Isso não é à toa. Considerada uma das mais importantes táticas para otimização em mecanismos de buscas, tem uma relevância considerável para levar um site ao topo do Google.

Quer saber o que é link building e tudo que essa estratégia pode trazer para o seu negócio? Então, continue a leitura e aumente o seu conhecimento sobre o tema!

Afinal, o que é link building?

Link building é a prática de conquistar links que apontem para uma determinada página de um site (também conhecidos como links de entrada). Quando traduzido de maneira literal, o termo quer dizer “construção de links”.

Você já deve ter reparado que enquanto você lê textos na web, regularmente se depara com links que o levarão a outras páginas, certo?

Dica: Descubra como usar o marketing de conteúdo para fortalecer sua marca!

Pois é, esses links repassam a autoridade de uma página à outra. Graças a isso, essa é uma técnica muito valiosa e que pode ser a diferença entre a primeira e a segunda página de resultados.

Qual a importância do link building para um site?

Os mecanismos de buscas têm robôs que varrem a internet quando o usuário faz uma pesquisa. A seguir, ele elenca os sites que correspondem à procura por ordem de relevância, ranqueando-os na página de resultados.

Esse espaço é muito disputado por páginas corporativas, já que podem trazer ótimos resultados para as empresas que alcancem altas posições nos buscadores. Mas, para tal, existem fatores de ranqueamento. O link building é um dos principais.

Saiba como aplicar o link building e outras estratégias no Marketing Digital da sua empresa!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Imagine uma sala na qual estão dez pessoas. Uma décima primeira adentra e faz a seguinte pergunta: qual é a cor mais bonita?

A seguir, uma delas diz que é a azul, três dizem que é a verde e seis dizem que é a vermelha. Nesse caso, podemos concluir que vermelha é a cor mais bonita, já que foi aquela com maior número de referências.

É exatamente assim que funciona na web. Quando muitos links apontam para uma mesma página, ela ganha pontos para posicionamento no Google.

Dica: Como melhorar a autoridade do domínio do meu site?

Mas, voltando ao exemplo: suponhamos que uma dessas pessoas fosse ninguém menos que o pintor Vincent van Gogh. Nesse caso, sua opinião teria mais peso que as outras, já que se trataria de uma referência no assunto.

Novamente, o mesmo ocorre na web. Seguindo a analogia, sites com boa autoridade de página têm maior influência quando linkam para outras.

Como fazer link building?

Para fazer link building, existem algumas táticas recomendadas. Uma delas é o guest post. Nessa estratégia, você redige um artigo com links para o seu site e solicita permissão para publicá-la em outro site, tomando emprestada a autoridade de domínio.

Apesar disso, qualquer profissional de SEO dirá que o melhor caminho para conseguir links de entrada é criar conteúdo relevante.

Quando um trabalho é bem feito, a tendência é que o reconhecimento e as referências surjam naturalmente. Alguns formatos, como vídeos e infográficos, costumam ter melhor desempenho nesse sentido, mas blog posts muito bem elaborados também têm essa funcionalidade.

Então, gostou de saber tudo sobre o link building? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos que também têm interesse no tema!




Por
27/02/2019

Atuando desde 2005 com tecnologia e internet, concebendo e desenvolvendo processos de inovação.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!