6 serviços de SEO para contratar e maximizar resultados!


Guilherme de Bortoli

Por   

 02/08/2023 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Se você acompanha o blog da Orgânica ou o tema Marketing Digital em geral, sabe o quanto as estratégias de SEO podem impulsionar resultados e maximizar vendas

Afinal, uma das formas mais eficientes de vender é fazendo seu produto ou serviço surgir na frente do cliente no momento exato em que ele precisa. 

Isso, no mundo físico, é impossível: não dá para aparecer na cozinha do cliente com um pote de manteiga quando ele está fazendo um brigadeiro! Mas é exatamente isso o que dá para fazer na Internet.

Assim que o cliente precisa de uma solução para um problema, ou uma resposta para uma dúvida, ou um meio de sanar um desejo, ele faz o que outras milhares de pessoas fazem todos os dias: ele busca no Google!

E os serviços de SEO envolvem uma série de otimizações para fazer o seu negócio, produto ou serviço aparecer nos primeiros resultados das buscas.

A seguir, estão os detalhes da minha experiência colocando clientes no topo dos buscadores há mais de 15 anos como CEO da Orgânica.

Se não posso tornar o seu dia mais doce com um brigadeiro, pelo menos posso te apontar o caminho certo para lucrar na Internet!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

O papel estratégico do SEO

A concorrência no território democrático da Internet é sangrenta!

Tudo que um negócio precisa para vender mais no mundo virtual é de alguns segundos da atenção dos possíveis clientes.

Como a quantidade de empresas competindo por essa atenção é enorme, a sua marca será sufocada pelas concorrentes se os serviços de SEO não forem uma prioridade para você!

Porque, além de fazer a sua empresa ser encontrada de forma orgânica pelo seu público-alvo, o SEO também contribui para a familiarização dessas pessoas com seu negócio.

E, para gerar a confiança que fecha vendas em um mercado onde o cliente não pode olhar nos seus olhos antes de passar o cartão, é preciso mostrar relevância.

Se, no momento de dúvida, o cliente em potencial procura por respostas na Internet e encontra você, ele guarda seu negócio em uma espécie de “nota mental”!

Aí, se ele procura por um assunto relacionado ao anterior e encontra a sua marca de novo, a nota mental se torna uma associação mais forte entre a sua empresa e uma solução!

Contratando serviços de SEO, sua presença digital fica cada vez mais forte e relevante, fazendo com que o público, na etapa de consideração, opte por comprar de uma marca (ou site) familiar.

Reconhecimento de marca

Às vezes, clientes em potencial se interessam tanto pelo que a marca tem a oferecer, que eles deixam de procurar por respostas e passam a pesquisar diretamente sobre a empresa (e passam a defendê-la com unhas e dentes!).

É quando a impessoalidade do consumo se torna fascínio — e a sua empresa um ícone de adoração.

Dica: Como entender as necessidades do seu cliente + Planilha Gratuita: Perfil Ideal de Cliente

Principais serviços de SEO

1. Pesquisa de palavras-chave

Já que o objetivo é aparecer na frente do lead na hora em que ele está buscando por uma resposta, é preciso pensar nas perguntas que ele vai fazer. Ou seja, exatamente em quais termos ele usa na hora de pesquisar.

Cada palavra-chave contextualiza a etapa em que essa pessoa se encontra na jornada de compra, dando pistas sobre como ela pensa. Planejar as palavras-chave, levando em consideração a mentalidade que os clientes em potencial se encontram, tem inúmeros benefícios!

Um exemplo seria o de não desperdiçar uma oportunidade de venda ao apresentar uma oferta no momento errado da jornada de compra de uma pessoa curiosa.

Mostrar uma oferta para alguém que procura "o melhor tênis de até 600 reais" tem mais chances de converter essa pessoa em cliente do que mostrar a mesma oferta para alguém que procura "qual a diferença entre um tênis normal e um de corrida".

O primeiro caso é autoexplicativo: ele tem 600 reais no bolso e está pronto para gastar em quem o convencer primeiro. Estar no topo dos resultados com um CTA (chamada para ação) bem convincente é extremamente vantajoso aqui.

No segundo caso, apresentar conteúdos que ensinam a diferença dos tênis (e assuntos relacionados) inicia um relacionamento que pode levar a uma venda futura.

Para fazer um bom planejamento de palavras-chave, existem diversas ferramentas disponíveis que vão te mostrar as informações que você precisa para fazer a pesquisa. Nelas, você vai avaliar dados como quantidade de palavras-chave orgânicas, posições na SERP, palavras no Top 3 e muito mais. 

E o serviço de SEO que se responsabiliza pela pesquisa de palavras-chave se certifica de facilitar a venda para o decidido, e de educar o indeciso!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

2. Criação de conteúdo

O convencimento que mencionei acima se dá através da criação de conteúdos — outro serviço de SEO!

É o conteúdo que vai aparecer nos resultados das buscas com maior frequência porque mecanismos como o Google e o YouTube comparam a qualidade dessas mídias de tempos em tempos para decidir o que mostrar — e para quem!

A qualidade do conteúdo não é medida apenas pela quantidade de informações dentro dele. Mesmo publicando um e-book perfeito na Internet, não quer dizer que esse e-book será encontrado, entende?

Para que o conteúdo tenha o sucesso desejado, ele precisa:

  • Ser produzido com qualidade;
  • Ter palavras-chave incluídas de forma adequada;
  • Ter a formatação ideal;
  • Ter títulos e subtítulos estruturados;
  • Entre outros detalhes. 

Veja, por exemplo, esse resultado do Google para a palavra-chave “serviços de Marketing Digital”. Não é por acaso que a Orgânica conquistou o primeiro lugar orgânico: cada detalhe foi cuidadosamente trabalhado na criação do conteúdo!

Pesquisa no Google sobre Serviço de Marketing Digital

O uso das palavras-chave não é só fundamental, como é levado em consideração pelos algoritmos que decidem qual site merece aparecer entre os primeiros resultados das buscas!

Palavras-chave em posições estratégicas nos conteúdos (em textos e também em vídeos — acredite!) são o que levam materiais valiosos para quem tem as maiores chances de se beneficiar deles.

Quanto mais gente consumir esses conteúdos, mais os buscadores olharão para o site com confiança — expandindo assim a autoridade, e levando os conteúdos para ainda mais pessoas!

3. Otimização do conteúdo

Essa coisa de aplicar SEO a um conteúdo útil, mas que ainda não tem a estrutura técnica necessária para ser encontrado por quem interessa na Internet, é chamada de "otimização".

Já que SEO significa "Otimização para Mecanismos de Buscas" quando traduzido do inglês, é de se esperar que conteúdos sejam literalmente otimizados para servirem como os ímãs que atraem (e fascinam) os potenciais clientes!

A otimização do conteúdo envolve: 

  • Otimização de tags HTML;
  • Análise de metadados;
  • Criação de descrições bem estruturadas;
  • Uso de URLs amigáveis.

Quer dizer, fazer a otimização do conteúdo envolve técnicas de SEO On Page que vão desde um conteúdo bem estruturado ao cuidado com detalhes, como o uso correto de heading tags, por exemplo. 

É como lapidar e polir uma pedra preciosa (que, no caso, é o seu conteúdo) para que ela ganhe o lugar mais disputado da vitrine!

Dica: Central do Frete: +495% acessos no blog em 1 ano! Saiba mais

4. Otimização técnica do site

O serviço de SEO que otimiza os conteúdos também pode ser aplicado em todos os blocos de mídia em um site para aumentar as chances de ele ser listado entre os primeiros resultados.

A otimização técnica vai envolver:

  • Velocidade de carregamento das páginas;
  • Responsividade do site;
  • Otimização de imagens;
  • Utilização de sitemaps;
  • E muito mais!

Fazer a otimização técnica do site é essencial para melhorar a experiência do usuário e facilitar a indexação pelos mecanismos de busca. Essa otimização considera a interação do usuário com a página, inclusive, porque ela indica para os buscadores se o conteúdo é relevante para pessoas de verdade!

Lembra do resultado que eu trouxe, da busca pela palavra-chave “serviços de Marketing Digital”? Além de ter o conteúdo aperfeiçoado, a página também está tecnicamente otimizada, com um índice de qualidade de 100, calculado pelo Google PageSpeed:

PageSpeed Insights

É outra prova de que tudo precisa ser pensado de forma estratégica para ranquear melhor nas pesquisas!

5. Link building

Falando em autoridade diante dos mecanismos de buscas, quando um site que já tem relevância cita o link do seu site em alguma página, ele contribui para a sua autoridade.

Seja por meio de parcerias ou da criação de conteúdos realmente úteis (que gerem referências naturalmente), conseguir os chamados "backlinks" é parte integral da expansão das vendas na Internet.

Link building (a "construção de links" literalmente) é um serviço de SEO que pode fazer a diferença quando todos os outros aspectos foram otimizados, mas ainda falta aquele empurrãozinho para o site viralizar!

Dica: SEO Offpage: faça a otimização em 5 passos

6. Monitoramento e análise

O que torna o Marketing Digital tão poderoso é a capacidade de usar as tecnologias de automação e segmentação para medir todo tipo de dados sobre os clientes ou a performance das ações.

No caso dos conteúdos, monitorar o desempenho das palavras-chave, e checar a performance do site como um todo, são rotinas básicas desse serviço de SEO.

O monitoramento não é algo esporádico: é preciso acompanhar de perto o progresso das estratégias porque o SEO vai conquistando novos clientes conforme o tempo passa.

Isso porque nem sempre um progresso quantitativo (posição nas buscas) reflete o progresso qualitativo (a disposição do cliente para pagar o preço). Mas, em uma estratégia de SEO, é possível ter os dois tipos de progresso ao mesmo tempo!

Ao enxergar uma entrada de mais gente no funil de vendas, mais a marca fica conhecida como líder no segmento.

Com mais autoridade, mais impacto os conteúdos da marca terão nos leads, aumentando a qualidade deles ao educá-los sobre o que o negócio pode fazer para ajudar. A partir daí, é só direcioná-los para o time de vendas de forma orgânica, e continuar de olho nas taxas de satisfação desses clientes.

Não tem como a gente acelerar sem saber para onde está indo, certo?

As medições de SEO servem precisamente para cultivar o crescimento constante na direção certa.

Guia completo para converter seus Leads e otimizar suas Vendas

Por que contratar uma agência especialista em SEO?

Na tentativa e no erro, qualquer pessoa pode injetar dinheiro em campanhas de mídia paga e obter resultados medianos com isso. Só que, quando a necessidade de lucrar é verdadeira (e imediata), não dá para "tentar" vender mais com resultados medianos. Vender mais precisa ser uma certeza!

A certeza existe quando os serviços de SEO se tornam uma prioridade na empresa. A pegadinha é que essa fonte vitalícia de tráfego orgânico (que não vem de mídia paga) leva um pouco mais de tempo para ser consolidada do que uma injeção de dinheiro na publicidade.

Ambos os tráfegos são importantes, mas depender só de anúncios pagos não é barato (nem seguro) a longo prazo. E, se vamos falar de longo prazo, a gente sabe que não dá para colher o fruto da árvore assim que a gente planta uma semente.

É preciso regá-la e protegê-la dos perigos até que ela tenha força suficiente para crescer sozinha e gerar frutos (com uma sombra de brinde)!

Aplicar os serviços de SEO no seu negócio é como plantar uma semente: a cada excelente posicionamento nos resultados das buscas, mais clientes em potencial surgirão sem que seja necessário correr atrás deles.

E nesse verdadeiro jardim que cultivamos por aqui na Orgânica, a ideia não é só conquistar o topo do Google para nossos clientes, mas também para nós mesmos, como também dá para ver nos cases a seguir:

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Maximize seus resultados com a Orgânica!

Muitas empresas começam estratégias de Marketing Digital ainda para descobrir quais são os objetivos que deveriam perseguir. Isso acontece mesmo quando elas já têm produtos ou serviços no mercado — um indicativo de que verbas enormes podem estar vazando para as mídias pagas!

Por mais que necessário, esse gasto poderia ser diminuído e usado de forma estratégica se uma agência de Marketing Digital especializada se envolvesse com o SEO.

Assim como o contrário é verdadeiro: quando a empresa entende bem sobre o que vende (e para quem vende), uma agência entra para potencializar a lucratividade aos níveis astronômicos!

Na ponta do lápis, é um jeito de poupar dinheiro enquanto mantém um fluxo ativo e contínuo de rendas cada vez maiores.

Se é esse o tipo de sucesso que você procura, você pode ter: fale aqui com a Orgânica e plante a sua sementinha agora!

Daqui a um ano, você desejará ter começado hoje!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.