SEO On Page: 10 passos para otimizar suas páginas


Guilherme de Bortoli

Por   

 29/04/2024 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Passamos a maior parte do nosso tempo pendurados nos celulares e computadores — nos quais toda dúvida, desejo ou pensamento íntimo é dividido na Internet de um jeito ou de outro:

  • Seja na busca por uma resposta;
  • Na caça pelo produto perfeito;
  • Ou na expressão de quem somos através de uma foto nas redes sociais!

Nesse ambiente virtual onde as páginas das buscas do Google retêm quase todo o tráfego de gente pela Internet, o SEO é uma metodologia com um objetivo poderoso: otimizar todas as páginas e conteúdos publicados para que sejam encontrados por quem precisa!

E principalmente por quem compra!

Com uma quantidade absurda de publicações digitais surgindo a cada segundo, o SEO — ou "Search Engine Optimization" — funciona como um filtro ao anular o ruído e colocar a sua empresa no topo das pesquisas!

Conquistar as primeiras posições nos resultados das buscas não é mais um luxo: é o mínimo para qualquer negócio lucrativo sobreviver!

Mas o que ensinarei para você neste texto vai além disso — o que mostrarei aqui é como lucrar!

Acompanhando esse tutorial até o final, você aprenderá:

  • O que é SEO On Page;
  • O que é SEO Off Page;
  • E um passo a passo para aplicar o SEO On Page e colocar o seu negócio nas primeiras posições do Google!

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

O que é SEO On Page?

SEO On Page ou "Otimização para Mecanismos de Buscas na Página", se traduzido livremente do inglês, diz respeito às técnicas de otimização dentro de cada parte do seu site visando maximizar as chances de ele ser encontrado nos primeiros resultados das buscas na Internet!

A diferença do SEO On Page para o Off Page (do inglês "Fora da Página") é que o SEO On Page melhora cada componente dentro de cada página do seu site — enquanto o SEO Off Page visa caprichar a presença do seu site nos sites e plataformas de outras marcas.

Para melhorar o posicionamento da sua empresa nos mecanismos de buscas usando o SEO Off Page, você direcionaria os seus recursos para a afirmação da autoridade e da confiança em relação ao seu negócio através de:

  • Técnicas de link building (apontamentos de outros sites confiáveis para a sua marca);
  • Marketing nas redes sociais (envolvendo a criação de conteúdos e possivelmente Mídia Paga);
  • Guest posts (quando você publica conteúdos da sua empresa em sites populares);
  • E branding (a disseminação da sua marca através de materiais impactantes).

Já o SEO On Page coloca o seu site nas primeiras posições das páginas de buscas otimizando os elementos que exibem os seus conteúdos propriamente — dentro do seu próprio site ou blog —, sendo eles:

  • As palavras-chave;
  • As meta-descrições;
  • Os títulos persuasivos;
  • Os endereços das páginas;
  • As estruturas dos cabeçalhos;
  • As hierarquias das seções;
  • Os links internos e externos;
  • A qualidade dos conteúdos;
  • E a velocidade de carregamento das páginas!

Explicarei cada elemento dessa lista no passo a passo a seguir — é bem mais fácil do que parece!

Dica: Potencialize resultados com SEM (Search Engine Marketing)!

Passo a passo para a otimização On Page

Pesquisa de palavras-chave

Tudo começa com o entendimento sobre o seu público.

Sem saber quem é a sua audiência ideal e quais as dúvidas, desejos ou problemas ela enfrenta, dificilmente você escolherá boas palavras-chave para atraí-la e capturá-la!

Palavras-chave são aqueles termos que uma pessoa joga no Google quando quer saber sobre alguma coisa.

"O que um cachorro pode comer" é um exemplo de palavra-chave composta por vários termos, portanto, mais específica e geralmente com menor volume de buscas — o que chamamos de "long tail" no SEO (ou "cauda longa" se a gente traduzir para o português).

Dentro desse mesmo exemplo de palavra-chave do tipo long tail, a gente pode identificar uma única palavra-chave que dá todo o contexto para essa pesquisa exibir resultados específicos: a palavra "cachorro".

Afinal, a gente não quer saber o que os passarinhos, os brasileiros, nem o que o Mark Zuckerberg pode comer: nessa pesquisa, nós queremos saber o que um "cachorro" pode comer.

A palavra-chave que dá o contexto para a pesquisa é chamada de "head" no SEO (ou "cabeça", literalmente).

Pesquisar por termos usando ferramentas de Marketing Digital como Google Ads, Semrush ou Ahrefs é indispensável para identificar o volume das pesquisas por palavra-chave.

As palavras-chave do tipo head costumam ter um maior número de buscas, mas uma competição acirradíssima.

As long tail costumam ser específicas, mas com um volume ligeiramente menor dentro do contexto das heads — dando mais espaço para o seu negócio acertar o tipo de público que precisa converter.

Criar uma estratégia que cubra as diferentes tangentes do volume de buscas (e que saia na frente da competição através de conteúdos valiosos, algo que explicarei melhor daqui a pouco) é importantíssimo para levar o seu site, serviço ou produto para o seu cliente ideal: aquele que compra o que você tem para vender!

Comece conhecendo bem as necessidades e esperanças do seu público e liste as palavras-chave que essas pessoas usariam para encontrar as respostas que a sua empresa pode levar para elas!

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

Título e meta-descrição

Com uma lista de palavras-chave analisadas pelo volume e pelo nível de competição, você saberá quais termos usar para atingir a parcela do mercado que mais te interessar.

Mas onde usar essas palavras-chave incríveis para atrair o tipo de pessoa que compra?!

É simples!

Você começa pelo título e pelas meta-descrições de cada conteúdo publicado no seu site: das suas páginas de apresentação, aos artigos, guias e promoções no blog da sua marca!

Há dois tipos de títulos quando falamos de SEO:

  • O primeiro é o título principal, o que dá nome ao conteúdo publicado em uma página — é dele que estou falando agora;
  • O segundo tipo de título (o que apresentarei daqui a pouco) serve para criar cabeçalhos e subtítulos dentro da publicação em si.

O seu desafio é usar uma ou duas das palavras-chave mais importantes para a atração do seu público ideal e encaixá-las em um título principal que seja:

  • Objetivo (que não engane a audiência);
  • Atraente (que gere suspense, urgência ou surpresa);
  • E persuasivo (que faça uma pessoa clicar nele)!

Com o título principal finalizado — e com no máximo 60 caracteres, que são as letras, os símbolos e os espaços na tela —, você terá de caprichar na meta-descrição do conteúdo na sua página.

Como o nome indica, a meta-descrição diz qual é o assunto sendo tratado no material e precisa incluir as mesmas palavras-chave do título principal.

No SEO, a meta-descrição funciona em sincronia com o título principal feito pão e manteiga ou arroz e feijão: um alimenta o outro!

O limite da meta-descrição fica em torno de 130 caracteres (também incluindo os espaços) e costuma ser exibida logo abaixo do título principal nos mecanismos de buscas.

É por isso que as mesmas características dos títulos servem para a criação de uma descrição impactante:

  • Que seja objetiva;
  • Com uma pitada de mistério;
  • E irresistível!

Não se deixe intimidar por essa tarefa: criar diferentes misturas entre os títulos principais e as meta-descrições é uma das partes mais divertidas (e efetivas) de um SEO On Page que vende!

Dica: SERP: o que é e como usar para gerar mais leads

Estrutura de URL

Se você pensar no título e na descrição como os inseparáveis feijão e arroz, pense na URL como o prato onde essa refeição é servida: ela não tem um valor nutricional próprio, mas melhora infinitamente a apresentação da comida!

URL é a sigla para "Localizador Uniforme de Recursos" quando traduzido do inglês "Uniform Resource Locator" e serve como o endereço da sua página na Internet.

Sabe quando você quer acessar o Google pelo computador? Você digita www.google.com.br — esse é o URL dele!

Cada página de um site ou plataforma (incluindo o Google e os serviços que ele oferece) tem URLs principais e secundárias para levar os visitantes exatamente aonde querem ir.

O que você talvez não saiba é que modificar a URL de um conteúdo no site do seu negócio é possível e recomendado!

Durante a publicação de um material na Internet, os programas gerenciadores de conteúdos adaptam o título principal da publicação para servir automaticamente como a URL da página — mas você pode modificá-la (para torná-la diferente do título) e mais:

  • Descritiva;
  • Fácil de ser lida ou digitada;
  • E amigável para os mecanismos de buscas!

"Amigável, Guilherme?", você pergunta.

Sim, eu respondo, "amigável":

  • Incluindo as palavras-chave relevantes ao conteúdo sendo publicado;
  • Evitando palavras ofensivas ou promessas falsas;
  • E breves, mas ainda pertinentes ao conteúdo!

Mas atenção: essa modificação precisa ser feita antes do texto ser publicado. Caso contrário, é preciso fazer um redirecionamento do link para a nova URL. Afinal, você não quer fazer com que seu público se depare com um erro 404, não é? 

Essa será a terceira vez que você usará as palavras-chave definidas no primeiro passo desse guia de SEO On Page da Orgânica — e não será a última!

Guia completo para converter seus Leads e otimizar suas Vendas

Cabeçalhos e hierarquia de conteúdo

Lembra que eu disse que havia dois tipos de títulos no SEO?

O primeiro você conheceu nos passos anteriores: o título principal. O segundo é o que apresentarei agora: os cabeçalhos que estruturam subtópicos no conteúdo!

Imagine que você quer publicar um artigo sobre Marketing Digital no seu site.

Como você sabe, o Marketing Digital é uma metodologia composta por "submetodologias" como o Inbound Marketing — que, por sua vez, é composto pelo próprio Marketing, pelo SEO e pelo Marketing de Conteúdo.

Para o seu artigo sobre Marketing Digital ficar tão charmoso ao ponto de ranquear bem nos mecanismos de buscas e responder todas as dúvidas do seu público ideal, você precisará dividir o artigo principal em subcategorias que expliquem cada um dos componentes que formam o Marketing Digital como um todo.

A hierarquia da apresentação de cada tema, com cada subcategoria trazendo uma peça nova que combine com as peças anteriores — e que deem pistas sobre quais próximos pedaços formarão o quebra-cabeça completo — faz toda a diferença na separação de um material valioso de um conteúdo pobre (e os algoritmos, além do seu público, sabem diferenciar uma coisa da outra)!

No SEO, cada subtópico (também chamado de subtítulo ou cabeçalho, como expliquei anteriormente) é identificado pela letra "H" e um número — com o número 1 reservado para o título principal do conteúdo.

Para ficar fácil de visualizar a estrutura dos subtítulos, farei uma hierarquia simples usando o exemplo do artigo sobre Marketing Digital, começando pelo título principal:

  • Título H1: O que é Marketing Digital e as principais metodologias;
    • Subtítulo H2: Introdução;
    • Subtítulo H2: Marketing de Conteúdo;
      • Subtítulo H3: Como criar conteúdos;
    • Subtítulo H2: SEO;
      • Subtítulo H3: Como otimizar seu site;
    • Subtítulo H2: Inbound Marketing;
      • Subtítulo H3: Como gerar leads;
    • Subtítulo H2: Conclusão.

Ao estruturar o seu conteúdo usando uma hierarquia (dos tópicos mais amplos para os detalhes específicos do assunto sendo tratado), você cobrirá todas as dúvidas dos seus visitantes e oferecerá o conhecimento de base que eles precisam para aproveitar o resto do material sem correr o risco de abandonarem o seu site!

É um efeito bola de neve: do menor para o maior!

Dica: Como entender as necessidades do seu cliente + Planilha Gratuita: Perfil Ideal de Cliente

Conteúdo de qualidade

A estruturação dos tópicos tratados no conteúdo em uma hierarquia inteligente também é um grande indicativo da qualidade do conteúdo como um todo — além de ajudar a produzi-los ao funcionar feito uma pauta, como mostrado no exemplo anterior.

Como a qualidade é o que separa dois sites com o mesmo tema da primeira e da última posição nos resultados das buscas, é nesse passo que você precisará depositar todos os seus recursos para criar materiais:

  • Realmente relevantes;
  • Capazes de fascinar os visitantes;
  • E totalmente originais!

Relevância diz respeito ao quanto o seu conteúdo é capaz de fazer alguém clicar nele — seja por curiosidade ou por identificação com o tema.

A fascinação acontece quando a pessoa que clicou no seu conteúdo não só obteve uma resposta satisfatória, como também foi surpreendida pela sua expertise.

Expertise essa que dá forma à sua originalidade: a capacidade do conteúdo mesclar as experiências práticas que só o seu negócio tem, à resolução dos problemas do público usando técnicas de persuasão capazes de despertar uma ação nas pessoas!

Na dúvida, prefira ser genuinamente útil à sua audiência: esse é o tipo de qualidade que é recompensado pelos mecanismos de buscas quando o assunto é SEO On Page!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Otimização de imagens

O velho ditado de que "uma imagem vale mais do que mil palavras" superou os testes do tempo — e o sucesso do Instagram, YouTube e TikTok não me deixam mentir!

Além de tornar os conteúdos mais fáceis de entender e quebrar longos blocos de material em pedaços dinâmicos, as imagens aumentam a qualidade das publicações e são ótimas para convencer um visitante a compartilhar o que ele está visualizando.

Mas é preciso tomar cuidado porque conteúdos visuais costumam pesar no tempo de carregamento da página — e, como mostrarei daqui a pouco, quanto mais um site demorar a aparecer, menos chances ele terá de capturar a atenção das pessoas ou de elevar o posicionamento nos mecanismos de buscas!

A solução é comprimir as imagens sem perder a qualidade, algo simples e rápido de fazer nos editores gráficos como o Photoshop, The Gimp ou o Snapseed para celulares.

Outra dica é usar as palavras-chave nos atributos das imagens quando estiver preparando o conteúdo para publicação, preenchendo a descrição da imagem (um resumo breve do que ela exibe) e o ALT (o texto alternativo que surge no lugar do gráfico, caso ele não carregue) de forma clara para as pessoas e amigável para os algoritmos!

Dica: 8 dicas para fazer sua empresa aparecer no Google

Links internos e externos

Falando em clareza, uma coisa que você não pode deixar de fazer é aproveitar oportunidades óbvias de inserir links relevantes para outros conteúdos publicados no seu site!

Criar links que levam os visitantes de um material a outro dentro da própria plataforma é o que chamam de criar "links internos" no SEO On Page.

Os benefícios dos links internos são variados, como:

  • Aumentar a permanência dos visitantes no site;
  • Construir autoridade e familiaridade na jornada de compra dos possíveis clientes;
  • Apresentar as pessoas ao que a sua empresa faz de melhor;
  • E sinalizar para os mecanismos de buscas que a sua página tem tudo que uma pessoa em dúvida precisa aprender para tomar uma decisão informada!

Os links externos fazem o oposto: levam os seus visitantes para sites de outras marcas.

Pode parecer coisa de louco, mas dentro de uma estratégia de link building para SEO Off Page, indicar o site de uma marca parceira pode dar a abertura de ter o seu site indicado no portal dela também — aumentando a autoridade das duas empresas!

Para evitar bagunça — e para evitar que os visitantes saiam da página antes de concluírem a leitura:

  • Adicione links nos trechos pelos quais os visitantes costumam perder interesse no conteúdo (algo que você pode monitorar com a dica final desse passo a passo);
  • Adicione somente links relevantes para o material sendo exibido;
  • E capriche na escolha das palavras ou dos gráficos escolhidos para levarem as pessoas de uma publicação a outra.

Quanto mais tempo as pessoas passarem no seu site, mais autoridade ele terá quando o algoritmo dos mecanismos de buscas avaliá-lo como uma potencial opção para as primeiras posições nos resultados das pesquisas.

Usar os links internos para alcançar esse objetivo faz parte do bê-á-bá do SEO On Page!

Velocidade de carregamento

Mesmo antes da disseminação dos conteúdos virais com menos de 30 segundos de duração, a paciência das pessoas na Internet já era limitada!

Se o seu site demorar mais de 15 segundos para exibir o conteúdo, as suas chances de perder um visitante aumentam exponencialmente! É um cenário assustador!

Para evitar esse pesadelo, se certifique de:

  • Comprimir as imagens;
  • Evitar elementos de design desnecessários;
  • Evitar usar um monte de plugins ou códigos de terceiros;
  • Escolher um bom servidor para hospedar o seu negócio;
  • E prestar atenção nas configurações de cache da sua página!

O SEO On Page exige um pouquinho mais de técnica do que criatividade quando a meta é diminuir o tempo de carregamento das páginas, mas alguns plugins populares são capazes de encurtar a curva de aprendizado em poucos cliques.

Caso você não entenda nada de programação ou web design, contratar uma agência especializada em SEO como a Orgânica garantirá que você não perca nenhuma venda — especialmente quando alcançar a primeira posição nas buscas e passar a receber centenas de milhares de visitantes de uma vez só!

De 0 a 90 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Responsividade e mobile-friendly

Não é só a velocidade de carregamento que influencia na decisão de uma pessoa continuar na página ou de um algoritmo listá-la nos resultados das buscas: a responsividade é um dos fatores mais importantes quando os buscadores precisam decidir quem colocar no topo!

Responsividade é a habilidade do seu site exibido no computador, se transformar em uma versão fácil de ser vista nos celulares e tablets (o que é chamado de "mobile friendly" no SEO) e vice-versa.

Dar atenção ao design responsivo das suas páginas garante que elas atendam os requisitos de exibição em todos os dispositivos e, consequentemente, no topo dos mecanismos de buscas feito o Google!

Dica: Experiência do Usuário: como ela aumenta o poder de vendas?

Monitoramento e análise

Depois que você checar o título, a meta-descrição, os subtítulos, a velocidade de carregamento da página e a qualidade do conteúdo (inclusive evitando links quebrados, que não levam a lugar nenhum) tudo que você terá de fazer é publicar o material e ficar de olho nele!

O monitoramento é uma das partes mais importantes para o sucesso do SEO On Page porque indica quais elementos desse passo a passo precisam de ajustes.

Métricas como a taxa de rejeição (que indica quantas pessoas saem do seu site ou conteúdo antes de consumi-lo) podem apontar para uma demora excessiva no carregamento da página.

A taxa de saída (que mostra a porcentagem de gente que decide sair do site após consumir um conteúdo) costuma dar pistas sobre links quebrados, ausência de Chamadas Para Ação ou materiais pouco relevantes para as dúvidas por parte da audiência.

Interpretar essas métricas usando ferramentas como o Google Analytics, o Semrush e até o RD Station, significa analisar os números em relação ao contexto em que eles se encontram: página por página, público a público!

Quanto mais cedo você identificar uma mudança radical nos números, mais cedo poderá resolver pepinos antes de eles prejudicarem a entrada de novos clientes em potencial na sua empresa, e poderá experimentar soluções criativas com folga suficiente para elevar as métricas definidas durante o planejamento da sua estratégia.

A publicação de um material valioso é só o começo! Mas ei: você já começou — e essa atitude importa muito mais!

"Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital "

Conte com a Orgânica na sua estratégia de SEO!

Não falei que seria simples aprender que:

  • SEO On Page é a otimização das páginas e conteúdos dentro do seu site;
  • Caprichando na escolha dos títulos principais e das meta-descrições;
  • Usando palavras-chave até nos endereços das páginas;
  • E estruturando os materiais em hierarquias inteligentes;
  • Que consequentemente levam a conteúdos de maior qualidade;
  • E que quando carregam rapidamente nos computadores e dispositivos móveis aumentam consideravelmente a chance da sua marca alcançar a primeira posição nos resultados do Google?

Tudo que você precisa fazer agora é colocar essas dicas em prática, analisar as métricas geradas após a publicação dos conteúdos e vender muito mais!

Para identificar soluções personalizadas e ter uma noção ainda maior do nível de SEO em que o seu negócio se encontra hoje, recomendo que você complete o Diagnóstico Gratuito de SEO aqui da Orgânica.

Acessando o link acima, você pode pegar emprestado os nossos mais de 15 anos de prática transformando a Orgânica na maior agência de SEO do Brasil: pronta para colocar a sua empresa no topo das buscas na Internet!

A hora de crescer é agora — e esperar não leva ninguém a lugar algum!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.