Conteúdo de Marketing Digital: afinal, para que serve?


Guilherme de Bortoli

Por   

 27/12/2022 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Muitas pessoas pensam que produzir conteúdo é fácil — e até pode ser, se você simplesmente escrever um texto ou gravar um vídeo sem finalidade alguma. Mas, se você quer usar o conteúdo de forma estratégica para gerar resultados para sua empresa, essa tarefa não é tão simples assim!

A produção de conteúdo de Marketing Digital é uma excelente estratégia para, entre outras vantagens, engajar o público, evidenciar o posicionamento de marca e aumentar as vendas — só que, para que tudo isso realmente aconteça, é preciso seguir algumas boas práticas.

Estou feliz em te dizer que, aqui mesmo, eu vou explicar como criar um conteúdo original e que garanta os melhores resultados! Vamos nessa?

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

O que é conteúdo de Marketing Digital?

Conteúdo de Marketing Digital nada mais é que a aplicação prática do Marketing de Conteúdo — uma estratégia utilizada justamente para ajudar na construção de autoridade, engajamento e geração de vendas, por exemplo. Ou seja: quando bem feito, só traz resultados positivos para o seu negócio!

Alguns exemplos de conteúdo de Marketing Digital são:

  • Artigos em blogs;
  • Publicações nas Redes Sociais;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • E-books;
  • Infográficos, etc.

Agora, se você ainda está na dúvida se vale a pena criar conteúdo de Marketing Digital, eu vou te mostrar que sim!

Por que criar conteúdo de Marketing Digital? 

Você sabia que 77% dos brasileiros usam a Internet? E que 83,5% dessas pessoas utilizam para encontrar informações?!

Print - Dados da pesquisa

Então reflita: por que não ter uma estratégia de conteúdo de qualidade para fazer com que a sua empresa seja encontrada pelas pessoas certas?!

Sendo bem planejada e executada, essa estratégia pode trazer muitos benefícios! Veja os principais a seguir:

Para ser encontrado

Um bom conteúdo de Marketing Digital vai ajudar a sua empresa a ser encontrada na Internet. 

Para a criação de conteúdo em blogs, por exemplo, é muito importante que você foque em SEO. Ou seja: você precisa otimizá-lo para os mecanismos de busca, como o Google.

Um conteúdo otimizado tende a se posicionar bem nas pesquisas feitas pelas pessoas e acabam gerando mais tráfego para o site — o que, é claro, ajuda a aumentar as conversões!

Dica: O que é SEO e para que serve?

Para amplificar a voz da sua empresa

Criando algo original, a chance desse conteúdo ser compartilhado para mais pessoas é muito maior, aumentando o alcance daquilo que você tem para compartilhar.

Além disso, o conteúdo digital pode ser disponibilizado de várias formas como: e-mail, WhatsApp, artigo em blog, etc. Essa variabilidade de opções pode (e deve) ser aproveitada para ampliar o alcance dos materiais produzidos.

Guia prático: Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Para ser lembrado 

Outra grande vantagem do conteúdo de Marketing Digital é que ele ajuda a aumentar a relevância do seu negócio em relação ao produto ou serviço que sua empresa oferece.

Veja bem: se a sua empresa mostra que entende sobre o mercado em que atua, produzindo conteúdo de relevância, o público vai lembrar e confiar mais nela no momento de fechar uma venda!

Para vender mais

No final das contas, a verdade é que o principal benefício da criação de conteúdo é qualificar o seu público e prepará-lo para fechar negócio com sua empresa. 

Esse relacionamento de confiança entre empresa e cliente é fundamental para aumentar as vendas, afinal, a interação que é gerada quando você responde dúvidas do possível cliente, por exemplo, é o que vai dar suporte para que ele lembre de você no futuro, quando decidir comprar a solução que sua empresa oferece!

Dica: Por que seu conteúdo não gera vendas? Saiba as causas agora!

O que um bom conteúdo de Marketing Digital precisa ter?

Até aqui, você já viu que o conteúdo tem que ser bem pensado (e produzido) para trazer resultados positivos. Para te mostrar o que quero dizer com isso, separei algumas dicas de como identificar e criar um bom conteúdo de Marketing Digital:

O conteúdo precisa ser relevante e útil para o público-alvo 

A primeira característica de um bom conteúdo de Marketing Digital é que ele deve ser útil para o seu público-alvo. Para isso, estude o seu público e busque identificar a sua persona, além de entender quais são suas dúvidas, necessidades, desejos, etc. — e produzir todo e qualquer material tendo em mente essas informações!

Se você não criar um conteúdo relevante para o seu público, a probabilidade de pessoas que irão ler ou compartilhar esse material se torna muito pequena já que, com a quantidade de conteúdos que vemos circulando facilmente pela Internet, ele pode se perder e colocar em jogo todos os esforços.

Dica: Persona e público-alvo: entenda as principais diferenças

O conteúdo deve ser original e não uma cópia de outro conteúdo 

Jamais se esqueça de que você deve criar um conteúdo original para o seu negócio. Isso porque uma cópia tem grandes chances de não performar bem, não gerar interesse, não trazer vendas e nenhum tipo de resultado para a sua empresa — só negativo!

Já um conteúdo original, por outro lado, é capaz de dar grandes retornos, pois demonstra o ponto de vista único da sua empresa, agregando em tudo que comentei antes, e ter um alcance além do que você espera.

O conteúdo deve ser visualmente atraente 

Outro ponto importante para um conteúdo de Marketing Digital é que ele deve ser visualmente atraente. Como já falei também, os conteúdos podem ser produzidos em diversos formatos como: vídeos, e-books, infográficos, e por aí vai. 

Por esse motivo, é necessário planejar e elaborar uma identidade visual agradável, partindo de uma diagramação que encante o seu público também pela beleza!

Quer melhorar seu conteúdo de Marketing Digital?

Produzir conteúdo que aumente as vendas, de fato, não é algo simples. Mas fazer um planejamento bem feito, que leve em consideração as dicas que eu trouxe aqui, pode diminuir a complexidade para sua empresa se destacar no mercado.

Se você quer melhorar não só a produção de conteúdo, mas também as demais estratégias de Marketing Digital da sua empresa, contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital pode ser a melhor opção. Não perca tempo e realize um diagnóstico de Marketing Digital gratuito com a Orgânica!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.