Como ganhar dinheiro com Marketing Digital: conheça a área!



Por   

 22/11/2021 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Você já deve ter visto por aí que a área está em alta, mas como ganhar dinheiro com Marketing Digital? 🤑

A boa notícia é: há várias opções. Dá até para trabalhar em casa, fazendo o seu próprio horário. Na verdade, ter conhecimento em Marketing Digital será útil para vender basicamente qualquer coisa na Internet. 

A má notícia: não é tão fácil quanto parece e exige MUITO estudo!

Mas quer mais uma boa notícia? Eu vou mostrar, aqui neste artigo, como começar a tirar uma grana trabalhando com o digital e vou até fazer uma proposta para você. Quer ver? Acompanhe!

8 maneiras de ganhar dinheiro com Marketing Digital

1. Trabalhar em empresas

Bem, minha primeira dica de como ganhar dinheiro com Marketing Digital é: ter um salário! 😄

Praticamente qualquer empresa — mesmo que não seja de comunicação — precisa de um profissional de marketing. Inclusive, 76,2% das empresas brasileiras já estão na Internet ou iniciaram o processo de digitalização.

O futuro da área de Marketing Digital é ainda mais promissor que o presente, e a tendência é que as oportunidades só aumentem.

São vários os cargos: assistente de marketing, analista de marketing, designer, social media, redator, copywriter, gestor de tráfego…

A dica é focar em uma dessas áreas e estudar. Estudar muito! Isso porque estamos falando de um campo bastante dinâmico, que se transforma em pouquíssimo tempo.

Há alguns anos, o Orkut era a rede social mais popular do Brasil e hoje nem existe mais! Depois veio o Facebook e, embora ainda seja muito usado, foi rapidamente superado pelo Instagram. Daí surgiu o TikTok, app mais baixado de 2020

Viu como as coisas mudam de repente e você PRECISA se atualizar?

Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

2. Trabalhar como freelancer

Entendendo de Marketing Digital, você não tem necessariamente que trabalhar para apenas uma empresa. 

É muito comum encontrar designers, redatores, editores de vídeo e gestores de tráfego, por exemplo, que trabalham como freelancers, ou seja, prestam serviços de forma autônoma — a chamada “eugência”.

Geralmente, esses profissionais se formalizam como MEI (microempreendedor individual), porque o custo é baixo e assim conseguem emitir nota fiscal (alguns clientes exigem).

Existem sites, como a Workana e o 99jobs, que são próprios para empresas divulgarem vagas para freelancers. Os grupos de Facebook e o LinkedIn também são outros bons lugares para encontrar oportunidades de trabalho. E o mais legal nisso tudo é que você pode trabalhar até mesmo em casa (home office), desde que tenha os equipamentos necessários!

Dica: Como trabalhar com Marketing Digital: dicas para começar

3. Consultoria de Marketing Digital

Uma outra dica de como ganhar dinheiro com Marketing Digital é dando consultorias.

Claro que, primeiro, você vai precisar ter uma boa experiência na área, algumas histórias de sucesso para apresentar e, também, entender sobre vendas.

Muitas empresas têm dinheiro para investir, às vezes, até em uma equipe interna de marketing, mas não sabem como gerar resultados.

O consultor de Marketing Digital será a pessoa que vai mostrar o “caminho das pedras”, educar os funcionários e traçar o plano estratégico para que o negócio finalmente consiga atingir os objetivos.

4. Marketing de Afiliados

Algumas pessoas acham que Marketing de Afiliados e Marketing Digital são a mesma coisa, mas não são.

Na verdade, trabalhar como afiliado significa que você irá divulgar produtos digitais de outras pessoas e, a cada vez que alguém comprar usando o seu link de divulgação, você receberá uma comissão pela venda.

E é justamente nesse processo de divulgação que entra o Marketing Digital. Afinal, para conseguir vender, as pessoas precisam saber que o produto existe, não é verdade?

Sendo assim, quem trabalha como afiliado costuma usar bastante o Marketing de Conteúdo — principalmente por meio de blogs e redes sociais —, criar landing pages e investir em anúncios pagos (Google Ads, Facebook Ads…).

As dicas são:

  • Escolher um nicho;
  • Encontrar um bom produto;
  • Estudar sobre a persona;
  • Investir em conteúdo e tráfego (orgânico e pago).

Porém, é preciso ter em mente o percentual que vai receber por esse trabalho. O que você ganha de comissão precisa ser superior aos custos envolvidos na divulgação (tempo, criação da landing page, investimentos em mídia paga, equipamentos, etc.). Ah, e as plataformas de afiliados mais comuns são a Hotmart e a Monetizze.

Mídia Paga e Mídia Orgânica: guia completo para conciliar as duas

5. Infoprodutos

Ao invés de ganhar comissão para divulgar os produtos dos outros, você pode criar o seu próprio infoproduto e usar o Marketing Digital para divulgá-lo!

Por exemplo: se você é designer, pode criar um kit de artes semiprontas e editáveis para redes sociais de nichos específicos (academias, lanchonetes, barbearias…) e segmentar os anúncios para pessoas que trabalhem com isso.

Já se for um gestor de tráfego, é possível criar um eBook ou até mesmo um curso online para ensinar quem tiver interesse em aprender sobre o assunto.

6. Educação

Acabei de falar em cursos, e essa é realmente uma ótima opção!

Ainda mais se pensarmos no contexto da pandemia, no qual muitas pessoas precisaram recorrer à Internet para estudar.

E tem muita gente procurando aprender sobre Marketing Digital. De acordo com a plataforma SEMrush, o termo “curso de Marketing Digital” tem um volume médio superior a 27 mil pesquisas por mês:

Mas você não precisa necessariamente ser formado na área para ensinar — embora ajude a mostrar autoridade. Se o seu portfólio for bom e você tiver como provar que entrega resultados, já é suficiente.

Ah, e também não há necessidade de o curso ser da área de marketing. Você pode ensinar qualquer coisa que seja do seu domínio e que perceba que há gente querendo aprender.

Nesse caso, o Marketing Digital vai servir como meio para divulgar seu trabalho, encontrar pessoas interessadas e potencializar as vendas!

7. Blog

Os blogs são, geralmente, a melhor opção para quem quer investir em Marketing de Conteúdo

Se você é redator, eles podem servir como portfólio. Caso tenha uma empresa, ajudam a trazer tráfego para o seu site. E, se for afiliado, também é uma excelente técnica para divulgar o produto nos artigos.

Mas também existem formas de ganhar dinheiro com um blog pessoal. Você pode, por exemplo, trabalhar para o Google por meio do Google Adsense. Olha que legal!

Explicando resumidamente, o Google paga (em dólar!) para exibir anúncios no seu site. Então, dependendo do número de vezes em que a publicidade aparecer ou se um visitante do seu blog clicar sobre ela, você será recompensado.

eBook Marketing de Conteúdo

8. Empreender

A última dica de como ganhar dinheiro com Marketing Digital é: criar o seu próprio negócio.

Mais uma vez, não precisa ser uma empresa de Marketing Digital. Você pode desenvolver uma marca de qualquer segmento e usar os conhecimentos e técnicas de marketing (leads, e-mail marketing, SEO, redes sociais...) para se aproximar do seu público e impulsionar as vendas.

Você provavelmente conhece empresas que surgiram apenas com uma página no Instagram, investiram em bons conteúdos, anúncios e deram certo.

Da mesma forma, o e-commerce está em alta. No primeiro trimestre de 2021, por exemplo, registrou crescimento de mais de 57%.

E nem é necessário entender de programação para criar um site de vendas hoje em dia. Existem plataformas que simplificam esse processo, como a Loja Integrada e o WooCommerce (WordPress).

Dica: Site, blog, landing page, hotsite ou e-commerce? Entenda a diferença!

Ei, que tal uma proposta?

Espero que você tenha gostado das dicas de como ganhar dinheiro com Marketing Digital! E eu disse que faria uma proposta para você, lembra?

Então, já que você está interessado na área, que tal trabalhar para a Orgânica Digital?

Sim! Nós sempre abrimos vagas por aqui, e você pode concorrer a uma delas. É só entrar na nossa página de recrutamento e nos contar um pouco mais sobre você.

Quem sabe não seremos parceiros em breve?! 💚

Trabalhe na Orgânica Digital!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!