Frases de Marketing Digital: inspirações para você e seu time



Por   

 29/11/2021 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Ei, pessoal. Tudo certo com vocês? Rodolfo Benetti aqui.

Hoje me deu vontade de preparar um conteúdo diferente. É que lembrei de algumas frases de Marketing Digital que foram — e continuam sendo — importantes para mim ao longo da minha carreira.

Aliás, acho que todo mundo deve ter as suas próprias frases inspiradoras. Elas nos ajudam a entender, em poucas palavras, conceitos e ideias que podem ser percebidos no nosso dia a dia.

Eu também tenho alguns autores preferidos, como o Seth Godin e o Simon Sinek, mas quero compartilhar com vocês principalmente as frases que me auxiliaram a compreender melhor a minha profissão e que também podem ser úteis para o seu time. 

Vamos lá, então? Espero que gostem! 😀

6 frases de Marketing Digital para se inspirar

1. Carl W. Buehner

Carl W. BuehnerAs pessoas podem esquecer o que você disse, mas nunca esquecerão como você as fez sentir.

Esta é uma das frases que, particularmente, eu acredito muito que diz respeito à criação de conteúdo no Marketing Digital, porque um conteúdo bem produzido entrega mais do que uma simples informação, entrega experiências.

Com a concorrência que se tem hoje em dia, o cliente não vai abrir a carteira se o que você proporcionar para ele não for algo que o faça realmente se sentir diferente.

Sempre gosto de citar, dentre alguns exemplos de Marketing Digital, o exemplo da Red Bull. O produto, em si, é uma bebida energética como qualquer outra, mas por que faz tanto sucesso?

Porque a marca patrocina eventos radicais; é dona de times de futebol nas ligas mais famosas do mundo; tem uma equipe de Fórmula 1 e já chegou a transmitir, ao vivo, um paraquedista saltando da estratosfera:


Em resumo, o cliente não enxerga uma lata de Red Bull apenas como uma bebida qualquer. Ele associa o produto a todas as experiências que a marca proporciona por meio de conteúdo e entretenimento.

2. Aaron Agius

Aaron Agius

Crie conteúdo que responda a perguntas e resolva problemas.

Já parou para pensar que pesquisar no Google é um momento íntimo? É como se fosse um confessionário.

Se você está com um problema, mas está com vergonha ou medo de compartilhá-lo com alguém, acaba perguntando ao “psicólogo” Google primeiro, certo?

E quando encontramos um site que traz exatamente a resposta pela qual estávamos procurando, com uma linguagem acessível e esclarecedora, dá uma sensação muito boa.

Isso quer dizer que, se um potencial cliente enxerga no seu conteúdo a solução para uma questão pessoal dele, ele não mais o enxergará como um vendedor, mas como um amigo ou autoridade.

A partir daí, é como se você o pegasse pela mão e o levasse, passo a passo, até a efetiva conversão em consumidor.

Dica: 5 erros que atrapalham sua conversão em vendas e como evitá-los

3. Guilherme de Bortoli – CEO da Orgânica

Guilherme de Bortoli, CEO da Orgânica"Se antes a concorrência estava até onde a visão do cliente alcançava, hoje o acesso à informação é irrestrito."

A Internet, ao mesmo tempo que entregou às empresas novas formas de serem vistas pelo público, também ampliou as fronteiras da concorrência.

Hoje o seu negócio não concorre mais apenas com as outras empresas da sua cidade. A competição também migrou para o universo digital e virou estadual, nacional e global.

São milhões de marcas disputando o clique — e o dinheiro — do seu cliente, ainda que elas não sejam do mesmo setor ou não estejam na mesma localização geográfica que a sua. É isso que o Guilherme quer dizer na frase acima.

E não só ele! Dá uma olhada no que a Adele Revella também fala:

Adele Revella

Captar a atenção de alguém e ser ouvido em meio a essa torrente de informações é o maior desafio do marketing contemporâneo."

Adele Revella

Mas, então, como vencer essa competição ferrenha pela atenção do consumidor

Tendo uma equipe de marketing competente e capacitada para entregar o que conversamos anteriormente: conteúdos que tragam mais do que apenas palavras e estímulos visuais; que gerem valor e experiências; que ajudem a resolver as dores da sua persona.

4. Doug Kessler

Doug Kessler

O marketing tradicional fala às pessoas. O marketing de conteúdo fala para as pessoas."

Concordo bastante com essa famosa frase do Marketing Digital. Inclusive, aqui está uma diferença fundamental entre o Outbound Marketing e o Inbound Marketing.

Antigamente, as empresas definiam o público-alvo e iam atrás dos potenciais clientes, seja por meio de anúncios na TV, rádio, ligações, e-mails, panfletos… O problema é que esses canais também atingiam pessoas que não estavam realmente interessadas no produto ou serviço oferecido.

Hoje, embora essas ações não tenham acabado, o Marketing Digital trouxe uma estratégia mais assertiva e menos invasiva. Você entrega conteúdo de forma muito mais segmentada para a sua persona e, se ela gostar do que você entregou, é ela que virá até você, e não o contrário.

Dessa maneira, a empresa consegue dialogar com as pessoas certas, o que facilita bastante a jornada do consumidor.

Pensando nisso, que tal aproveitar nosso guia para não perder mais tempo e começar a vender mais? É só baixar gratuitamente aqui:

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

5. Lauro Becker – COO da Orgânica

Lauro Becker, COO da Orgânica "No Marketing Digital, é impossível você sair com o melhor resultado de primeira. O problema é não testar ou, ainda, acreditar que você precisa acertar de primeira."

Bem… acho que você já deve ter visto o quanto o Marketing Digital é dinâmico. 

Em pouco tempo, surgem novas ferramentas, novas técnicas, novas redes sociais que podem mudar completamente o comportamento do consumidor. Consequentemente, todo o seu planejamento de longo prazo pode ir por água abaixo.

Sendo assim, seria muita prepotência — ou amadorismo — criar um único planejamento estratégico pensado em resultados para daqui a anos. Afinal, muita coisa pode — e provavelmente irá — mudar nesse intervalo de tempo.

Não que você não deva pensar no longo prazo, mas, dentro do mercado de Marketing Digital, também é preciso agir em ciclos rápidos. Assim, você consegue acompanhar os resultados em períodos mais curtos e ajustar o planejamento, caso seja necessário.

Além disso, também é preciso ter em mente que os erros são inevitáveis e que, de uma forma ou de outra, você é capaz de aprender a extrair os ensinamentos que eles proporcionam. Dessa forma, acaba não tendo medo de errar e passa a não paralisar por causa disso, se tornando muito mais resiliente e constante.

Isso tudo me lembra uma outra frase, que também vale a pena compartilhar aqui com você:

Candice Pascoal

"Seu planejamento não é estático, a não ser que você já tenha desistido ou fracassado."

Candice Pascoal

Dica: Planejamento de Marketing de Conteúdo: 14 dicas para criar o seu

6. Scott Cook 

Scott Cook

"Uma marca não é mais o que nós dizemos que é, e sim o que os consumidores dizem uns aos outros sobre o que ela é."

Na última das frases de Marketing Digital que separei para você, deixo aqui este fato.

Se você tem o costume de fazer compras pela Internet, com certeza já se baseou nas avaliações de outros clientes para comprar ou deixar de comprar um produto, certo? 

Pois é sobre isso que o Scott Cook está falando. É que, hoje em dia, não há mais como uma marca enganar um consumidor, dizendo entregar algo que ela não entrega.

Philip Kotler — considerado o pai do marketing moderno e um dos autores de que gosto bastante — já ressaltava que muita coisa mudou com as comunidades criadas no ambiente digital. 

Com elas, as pessoas passaram a trocar informações sobre produtos e serviços, e isso acabou se tornando mais relevante no processo de decisão de compra do que as informações que a marca divulga em seus anúncios.

Ah, e aqui cito também a importância do branding e de um bom posicionamento na construção da reputação de uma marca.

Como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

Bônus: outras 6 frases inspiradoras de Marketing Digital!

  1. Simon Sinek

    As pessoas não compram o que você faz, elas compram por que você faz isso.

    Simon Sinek

  2. As pessoas não compram bens e serviços. Elas compram relacionamentos, histórias e magia.

    Seth Godin

  3. Philip Kotler

    Já não é mais suficiente satisfazer seus clientes. Você deve encantá-los.

    Philip Kotler

  4. 100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende as pessoas, não entende os negócios.

    Simon Sinek

  5. É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato.

    Philip Kotler

  6. Seth Godin

    A única coisa pior do que tentar algo e falhar é não tentar algo.

    Seth Godin

E aí, curtiu o conteúdo?

O que você achou das frases de Marketing Digital que compartilhei neste artigo? Se você gostou, aproveite também para assinar, um pouco mais abaixo, o blog da Orgânica. Assim você não perde os próximos conteúdos da nossa equipe!

Temos mais de 13 anos de mercado e atuamos em todas as etapas do Inbound Marketing, entregando resultados concretos para os nossos clientes

Quer conhecer mais sobre a Orgânica? É só clicar aqui.

Um abraço e até a próxima!

Fale com um consultor!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!