Storytelling: conte histórias que vendem de forma poderosa


Guilherme de Bortoli

Por   

 28/11/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Olá! Tudo bem com você?

Aqui é o Guilherme de Bortoli, e preciso te contar um segredo! 

Há um motivo para o sucesso e crescimento da Orgânica desde o princípio: usamos no nosso próprio negócio as mesmas estratégias que aplicamos nos planos de Marketing Digital dos nossos clientes. Foi assim que nos tornamos uma empresa de referência e autoridade no assunto no Brasil!

Você deve estar se perguntando por que escolhi começar com uma história em vez de, simplesmente, destacar a grandeza da Orgânica

A resposta é simples: pessoas são naturalmente inclinadas a se envolver em narrativas. Essa é a base do tópico de hoje: o storytelling.

Quero mostrar como Inbound Marketing, conteúdo de qualidade, storytelling e storyselling estão presentes nas nossas estratégias e te explicar como você pode alcançar os mesmos resultados incríveis que atingimos!

Afinal, não quero apenas compartilhar como fazemos o que fazemos, mas, também, te mostrar até onde a sua empresa pode chegar ao usar toda essa expertise.

Vamos começar?

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

O que é storytelling? 

O storytelling é a arte de contar histórias de forma envolvente, despertando emoções e criando conexões com o público-alvo. É uma técnica que vai muito além de informar: ela inspira, educa e entretém.

O objetivo é cativar o público ao transmitir pensamentos, crenças e fatos, por meio de uma história coesa, relevante e cativante. Quanto mais as pessoas se conectam com a história, mais impactante se torna a mensagem.

Agora, você deve estar se perguntando: quais são os benefícios dessa prática?

Eu te respondo! As empresas que dominam a arte de contar boas histórias conseguem conquistar uma boa imagem de marca e ganhar a confiança de seu público-alvo.

As histórias têm o poder de moldar a percepção do público em relação a uma empresa, gerando sentimentos como amor, admiração e segurança.

Elas também contribuem para a construção de bons relacionamentos com clientes, fornecedores e funcionários. Esses fatores, em conjunto, levam a um maior engajamento dos funcionários e à melhora dos resultados de vendas!

Veja, na prática, como o storytelling é capaz de cativar a audiência na abertura do TED Talk de Andrew Stanton:


Andrew Stanton: As pistas para uma grande história

Contar histórias é uma forma de comunicar que transcende as décadas, os séculos e até os milênios. Elas são utilizadas para ensinar, compartilhar conhecimento, transmitir emoções e criar relacionamentos profundos entre comunidades.

Vale destacar que as pessoas tendem a lembrar de histórias com mais facilidade do que de dados isolados. Por isso, as organizações podem usá-la estrategicamente para humanizar produtos e serviços, aproximando a marca do consumidor final.

Acredite em mim: dominar a arte de contar boas histórias é uma habilidade que, uma vez adquirida, pode elevar significativamente os resultados do seu negócio!

A base para um storytelling de primeira

O que acontece quando uma necessidade básica, como é o caso do acesso à água, ameaça a vida e a prosperidade de famílias que vivem no campo?

A falta de um recurso tão importante coloca em risco a saúde de indivíduos, as tradições e o elo entre as gerações.

Dado que a agricultura familiar é a base de muitas famílias, que aprenderam a lidar com o conhecimento passado por gerações de produtores, buscar outra fonte de renda não parece ser a opção mais viável.

Então solucionar o problema passa a ser a prioridade. E da necessidade de ultrapassar um obstáculo para o desenvolvimento sustentável, surgiu uma comunidade participativa e unida para trazer soluções e prosperidade, não só para algumas famílias, mas para toda uma região.

Essa é a história da Cresol, uma cooperativa de crédito do interior do Paraná, criada em 1995 para prevenir um futuro de extrema pobreza para os produtores rurais da região.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a história da Cresol e como ela mudou a vida dos cooperados:


História da Cresol

Esse caso do nosso cliente é perfeito para ilustrar o conceito. Primeiro por ter um histórico que envolveu emoções desde o começo, pois o surgimento da empresa se deu para trazer alívio, esperança e criar oportunidades.

Perceba que, para usar storytelling na estratégia de Inbound Marketing, não foi preciso moldar, inventar ou adicionar detalhes desnecessários à narrativa original.

A base de um storytelling de primeira está em reconhecer as emoções envolvidas em cada etapa de uma história e conseguir transmiti-las ao público leitor.

Os sentimentos que conectam as pessoas com os propósitos de uma marca já estavam presentes ali e precisam de atenção para serem identificados.

É por isso que, agora, te mostrarei métodos e recomendações para que você consiga aplicar o storytelling no contexto da sua marca:

Como contar boas histórias?

Essa é uma habilidade que requer compreensão e sensibilidade. A narrativa é direcionada de pessoa para pessoa, não de empresa para empresa.

Quase toda história segue uma estrutura padrão, que é conhecida como a Jornada do Herói — e sua aplicação exige domínio técnico, mas pode ser alcançado com a prática.

No Marketing, é preciso reconhecer que, por trás do entretenimento e da retenção de atenção, há técnicas que devem ser dominadas para obter bons resultados.

Por isso, as histórias devem ter os clientes — ou representações fictícias — como personagens principais e aplicar as recomendações com precisão para envolver e impactar o público de maneira satisfatória.

Conheça o seu público

Não é segredo que o conhecimento das características do público ajudará o seu negócio a contar boas histórias. 

Por isso, é importante considerar fatores como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Cidade de origem;
  • Hábitos de consumo;
  • Problemas cotidianos;
  • Fatores sociais;
  • Questões psicológicas (crenças, percepções, etc.), entre outros dados relevantes.

Planilha Perfil de Cliente Ideal (ICP)

Após levantar e organizar esses dados, é preciso pensar em como o seu produto ou serviço vai ajudar a solucionar o anseio e as necessidades das pessoas.

A partir disso, você consegue criar histórias mais alinhadas com os interesses do público e ser mais assertivo na sua oferta.

Saiba usar a “verdade da marca”

Empresas que sabem usar essa estratégia conseguem transmitir melhor a identidade da marca. Isso porque elas demonstram o que têm de único e especial, incluindo os valores nos quais acreditam e defendem.

Dessa maneira, aumentam-se as probabilidades de que as pessoas se identifiquem com o negócio e comprem os produtos ou serviços disponibilizados por ele.

Mas é preciso atenção! Para essa abordagem funcionar, a história tem que estar alinhada a uma boa estratégia de Marketing, além de, claro, ser verdadeira na sua essência.

Dica: Marketing de defensores: como conquistar evangelizadores da minha marca?

Conte a sua história em etapas

Após seguir as etapas, é necessário prender a atenção da audiência. A melhor maneira de fazer isso é criar uma narrativa com início, meio e fim bem definidos.

Confira os três passos práticos:

  1. Defina o personagem principal da história e o contexto da situação: crie sua própria jornada do herói, com vilões e desafios, superação e o “gran finale”;
  2. Apresente informações sobre a empresa e depois a oferta: lembre-se de garantir que a narrativa seja realmente interessante para que o público chegue até esta etapa do processo;
  3. Explique ao usuário qual ação você deseja que ele faça: pode ser a compra de um produto, inscrição no canal ou assinatura de uma newsletter, por exemplo. É importante mostrar que a história acabou e agora ele precisa tomar uma decisão. Sua narrativa prévia deve apoiar a relevância dessa oferta.

Embora seja trabalhoso pensar em histórias que cativem o público, seguir esses passos ajudará a sua empresa a ganhar espaço no mercado.

Dessa forma, o storytelling reforça a identidade das marcas e, com isso, cada vez mais pessoas tendem a dar atenção, se identificar com o negócio e, por fim, realizar a compra!

O Manual definitivo do Inbound Marketing

Aproveite o poder dos gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são elementos psicológicos que influenciam o comportamento humano e podem ser usados estrategicamente para criar histórias que geram ações desejadas.

Veja como potencializar o storytelling por meio de gatilhos:

  • Escassez: pode ser usado para criar histórias que destacam a exclusividade de um produto ou serviço. Você pode motivar os consumidores a agir rapidamente, temendo perder uma oportunidade única;
  • Urgência: é um poderoso gatilho, que pode ser incorporado nas histórias para incentivar a ação imediata, instigando o público a tomar medidas rápidas, como fazer uma compra ou se inscrever em um serviço;
  • Prova social: mostrar como outras pessoas se beneficiaram de seu produto ou serviço é uma forma de instigar o consumidor a adquirir o serviço;
  • Histórias de sucesso: essas narrativas validam a qualidade de seu produto ou serviço e aumentam a confiança do público;
  • Reciprocidade: ao contar histórias sobre ações altruístas da marca, como doações ou apoio a causas sociais, ou ao mesmo oferecer benefícios aos seus leads gratuitamente, você pode levar os consumidores a se sentirem gratos e mais propensos a retribuir com a compra;
  • Autoridade: os consumidores confiam em marcas reconhecidas como líderes em suas áreas;
  • Antecipação: criar histórias que gerem antecipação, como o lançamento de um novo produto, aciona o gatilho da expectativa. O público fica ansioso por novidades e está mais inclinado a se envolver;
  • Histórias pessoais: compartilhar histórias pessoais dos fundadores ou membros da equipe pode criar conexões emocionais com o público, ativando o gatilho da identificação e levando os consumidores a se sentirem mais próximos da marca.

Dica: De 0 a 90 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Como a falta de storytelling afeta sua marca?

A essa altura do texto, você pode estar se perguntando: “afinal, que diferença faz contar histórias?”.

Bem, para ilustrar como a falta de storytelling pode ter um impacto significativo em uma marca, eu vou contar uma prosa:

Alberto sempre foi um empreendedor apaixonado, determinado a transformar sua pequena empresa em um sucesso. Diante de desafios financeiros, ele assumiu todas as responsabilidades, cortando gastos ao máximo. Ele fazia praticamente tudo sozinho: cuidava das estratégias de Marketing da empresa, atendia os clientes e fazia o controle de estoque. No entanto, apesar de seu incansável esforço, as vendas da empresa não atingiram os resultados desejados.

O problema de Alberto não era a falta de trabalho árduo, mas sim a ausência de uma peça crucial no quebra-cabeça empresarial: o storytelling. Envolto em sua rotina operacional, ele negligenciou a construção de uma narrativa envolvente para sua marca. A falta de investimento em storytelling deixou a marca de Alberto sem uma identidade clara, dificultando a conexão emocional com o público e a transmissão eficaz de sua mensagem.

Enquanto Alberto se esforçava nos bastidores, seus concorrentes investiam em contar histórias que ressoavam com os clientes. A ausência de uma narrativa envolvente resultou em uma empresa que, apesar de todos os esforços práticos, falhou em criar um vínculo duradouro com seu público.

A lição que Alberto aprendeu foi que, no mundo dos negócios, contar uma história poderosa é tão vital quanto qualquer outra tarefa operacional, e pode ser o diferencial que transforma desafios em oportunidades.

Eu não sou nenhum vencedor do Prêmio Jabuti, mas tenho certeza de que a história do Alberto, contada desse jeito, foi muito mais envolvente do que seria se eu apenas elencasse os motivos pelos quais você deveria considerar investir em storytelling. 

Você pode até achar que é história para boi dormir, mas a verdade é que, quando uma marca não utiliza histórias interessantes, ela arrisca se tornar facilmente esquecível e impessoal!

Dica: O que é branding e como criar conexões entre público e marca

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a ausência de storytelling pode afetar uma marca:

  • Falta de conexão emocional: sem histórias atraentes, sua marca pode parecer fria e impessoal, dificultando a construção de relacionamentos com os consumidores;
  • Falta de identificação: os clientes podem ter dificuldade em se relacionar com a empresa, tornando-a menos relevante em suas vidas;
  • Tendência ao esquecimento: a falta de storytelling pode fazer com que sua marca seja rapidamente esquecida, especialmente pela concorrência acirrada;
  • Dificuldade em se diferenciar da concorrência: sem histórias exclusivas, sua empresa pode ser vista como mais uma opção no mercado, sem um diferencial;
  • Menos engajamento: pode resultar em taxas de engajamento mais baixas em suas campanhas de Marketing.

Guia prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Inbound Marketing: storytelling com foco no resultado

Enquanto o conteúdo tem um papel importante em uma estratégia de Inbound Marketing, criá-lo sem um propósito determinado e sem direcionamento é um desperdício de tempo e recursos. 

A visibilidade no ambiente digital não é o único propósito, é necessário focar em ações bem planejadas para obter resultados efetivos!

Por isso, é crucial combinar conteúdo de qualidade com boas estratégias, como o storytelling, para realmente obter sucesso com o Marketing Digital.

E para entender a importância do storytelling no Inbound Marketing, você precisa compreender como ele se encaixa em todas as etapas do funil de vendas:

  • Atração: no topo do funil, histórias envolventes são utilizadas para atrair visitantes ao seu site ou canais de Rede Social. Por exemplo, blogs com histórias relevantes podem capturar a atenção de potenciais clientes;
  • Conversão: no meio do funil, elas são empregadas para converter visitantes em leads. Ofertas como e-books, webinars ou estudos de caso podem ser embasadas em histórias convincentes e que usam gatilhos mentais para incentivar a conversão;
  • Fidelização: no fundo do funil, o storytelling mantém os clientes engajados e leais à marca. Relatos de sucesso de clientes, por exemplo, reforçam a confiança e impulsionam a retenção.

Agora, para aproveitar ao máximo o poder das histórias no Inbound Marketing, aqui estão algumas sugestões práticas:

  • Crie personagens cativantes: desenvolva personas detalhadas para sua audiência e use essas personas para criar personagens envolventes em suas histórias;
  • Defina sua mensagem principal: identifique a mensagem central que deseja transmitir e construa suas histórias em torno dela;
  • Use múltiplos formatos: o storytelling pode ser incorporado em diversos formatos, como blogposts, vídeos, podcasts e posts em redes sociais. Explore a diversidade de canais para alcançar diferentes públicos;
  • Monitore e meça o desempenho: utilize ferramentas de análise para rastrear o desempenho das histórias e ajustar sua estratégia conforme necessário;
  • Aposte na continuidade: conte histórias consistentes ao longo de toda a jornada do cliente para manter a coesão em sua estratégia de Marketing.

Dica: Os 12 arquétipos de marca e sua importância no branding

Storyselling: transformando histórias em vendas

Storyselling é mais do que apenas contar histórias, é uma estratégia que visa transformá-las em vendas reais!

O principal conselho que posso dar em relação a ele é que você faça uma análise aprofundada a partir da marca, a fim de construir uma narrativa que se sustente ao lado dela e seja verdadeira.

Ela precisa ser documentada e compartilhada com todas as pessoas que vão utilizá-la em todos os pontos de contato com o cliente, seja online ou offline.

Mas o storyselling vai além do storytelling convencional. É a combinação estratégica e bem planejada de três elementos:

  • Conteúdo desenvolvido: deve ser cuidadosamente planejado e as histórias precisam ser relevantes para o público-alvo, para capturar a atenção e o interesse;
  • Ferramentas de comunicação: as histórias devem ser disseminadas por meio de diferentes canais de comunicação, para ser consistente em todas as interações da marca com o público;
  • Sinergia entre as equipes: Marketing e vendas devem trabalhar em conjunto para garantir que a narrativa seja transmitida de forma coerente, seja em campanhas de Marketing Digital, atendimento ao cliente ou vendas.

Dica: 4 problemas que são resolvidos com o alinhamento entre Marketing e Vendas

O maior diferencial que entregamos para os nossos clientes e que os levam para resultados que poucos conseguem atingir é o uso estratégico de ferramentas de Marketing Digital com uma forte atuação em Inbound Marketing. Quer ver alguns resultados?

Ao implementar uma nova estratégia de Marketing de Conteúdo para a cooperativa Cresol, aumentamos a visibilidade da marca na Internet.

Com publicações no blog alinhadas aos ciclos de produtos, tornamos as informações mais facilmente disponíveis e o interesse sobre as ofertas aumentou!

Confira, no gráfico abaixo, o crescimento do tráfego mensal que geramos para a Cresol:

4.278%: essa é a taxa de crescimento dos acessos orgânicos ao site após o início do trabalho da Orgânica com a cooperativa.

Ao focar em conteúdo educativo sobre economia, empréstimos, investimento, sustentabilidade e outros, colocamos a Cresol como resultado de busca para mais de 8 mil palavras-chave!

Analice Lourenci – Gerente de Comunicação e Marketing – Cresol

"A Cresol tem o propósito de transformar vidas por meio da cooperação, e a parceria com a Orgânica Digital nos aproximou ainda mais da nossa missão, com um trabalho sério e dedicado, colocando em evidência o que temos de melhor nos meios digitais e otimizando as ferramentas do marketing para um resultado cada vez mais destacado e crescente, e humanizando a tecnologia."

Analice Lourenci
Gerente de Comunicação e Marketing – Cresol

Se isso ainda não é o suficiente, veja mais um dado: a taxa de abertura dos e-mails da Cresol está em cerca de 15% acima da média do mercado.

A cooperativa cresceu, é claro, mas, com isso, também atingiu o seu propósito de melhorar a vida das pessoas e oferecer alternativas para ampliar a prosperidade de muitas famílias!

E-mail marketing: a chave para a vantagem competitiva

Deixe uma marca com a sua história! 

O storytelling é uma ferramenta útil para construir uma marca forte e se conectar com o público. O storyselling eleva essa estratégia ao próximo nível, convertendo histórias em vendas reais

Reforço a importância de integrar o storytelling e o storyselling em sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Ao fazer isso, você cria uma conexão emocional com seu público e, ao mesmo tempo, aumentar o seu faturamento!

Nós, da Orgânica, sabemos que esse é um desafio grande e que demanda tempo e expertise.

Por isso, é importante que você se lembre que, mais do que especialistas com experiência e uma metodologia única de alta performance, nos consideramos parceiros de negócios de todos os nossos clientes.

Ou seja: os resultados da sua marca passam a ser nosso compromisso interno. É assim que eu e toda a equipe da Orgânica trabalhamos para que os clientes conquistem o sucesso que merecem!

Não perca a oportunidade de alcançar bons resultados nas suas estratégias de Marketing. Entre em contato com a gente agora mesmo!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.