Estratégias de marketing: tudo que você precisa saber sobre o tema



Por   

 20/05/2020 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Toda empresa deseja melhorar seus resultados, atrair novos clientes e, claro, alcançar o tão esperado sucesso. Pois, saiba que as estratégias de marketing são essenciais para chegar a esses objetivos, além de serem imprescindíveis na hora de desenvolver e otimizar as soluções do negócio e atender as necessidades do público-alvo.

O que são estratégias de marketing? De forma sucinta, são todas as ações adotadas por uma empresa para divulgar sua marca, produto ou serviço e, assim, fazer com que os clientes certos cheguem até ela.

Mas é claro que essa não é uma tarefa tão simples quanto parece: é necessário um acompanhamento constante para garantir que todos os resultados almejados sejam alcançados, seja por meio da implantação de novas iniciativas ou de ajustes nas já existentes.

Sabia que o sucesso das estratégias de marketing depende principalmente de como elas foram executadas na empresa? Pensando nisso, preparamos este artigo especial com tudo o que você precisa saber sobre essas ações. Siga com a gente para aumentar seus conhecimentos sobre o tema e implantar estratégias cada vez mais acertadas em sua empresa!

Qual a importância do marketing para um negócio?

As estratégias de marketing são bastante variadas e, atuando em diferentes frentes, contribuem para diversos benefícios ao negócio — principalmente a longo prazo. Só pelo início deste texto você já deve ter percebido que elas são muito vantajosas, mas se ainda não está convencido, confira alguns bons motivos para investir em ações como estas:

  • as estratégias de marketing são a melhor forma de chamar a atenção dos clientes para seus produtos ou serviços, seja por meio de iniciativas online ou offline. Consequentemente, sua marca estará exposta a mais pessoas, aumentando o número de vendas;
  • elas permitem que você pense em formas diferenciadas de alavancar o seu negócio, a partir de ações de baixo custo e alto impacto que sejam criativas e voltadas para o consumidor ideal;
  • não há escapatória: a grande maioria das empresas adota ações de marketing para se destacar no mercado. Assim, fazer o mesmo e buscar outras formas de se diferenciar entre os concorrentes representa uma grande diferencial competitivo;
  • imagine implantar uma ação de marketing na empresa, mas sem ter nenhuma estratégia por trás dela. As chances de que algo dê errado serão grandes, não é mesmo? Assim, estratégias de marketing bem definidas vão ajudá-lo a seguir o rumo certo e garantir bons resultados;
  • apostar em boas iniciativas de marketing também é a solução para fugir de achismos, já que você terá mais domínio para fazer apenas investimentos certeiros. Assim, você poderá fortalecer a sua marca e manter sua lembrança sempre viva na mente dos clientes.  

Quais são as principais estratégias de marketing?

Já entendemos que boas ações de marketing são fundamentais para o crescimento de uma empresa, mas qual é estratégia ideal para o seu caso? Conhecer quais são elas é o primeiro passo para adquirir esse conhecimento. Por isso, separamos a seguir algumas das mais utilizadas no mercado, que vão ajudar você a atrair, conquistar e converter os clientes.

Natural Marketing

Com essa estratégia, o objetivo é estabelecer um relacionamento de lealdade entre a empresa e os consumidores e, assim, fazer com que ela seja desejada no mercado — não é para menos: mais da metade das pessoas afirmam que não se importariam se as marcas que utilizam desaparecessem, daí a necessidade de criar uma conexão verdadeira.

Dessa forma, Natural Marketing significa produzir um conteúdo que seja o mais autêntico possível, criando uma verdadeira conexão com os consumidores e transformando suas vidas. Para isso, é necessário utilizar o que a marca carrega — como sua missão e valores —, mostrar como isso pode transformar a vida das pessoas e se conectar de forma profunda com o público.

Como colocar o Natural Marketing em prática? Para isso, os objetivos do negócio precisam ter um propósito claro — tanto para a própria empresa quanto para os clientes —, conectar a marca a um propósito e fazer com que o público se sinta especial, compreendido e fazendo parte de algo com o qual se identifica.

Conheça a história do Natural Marketing:

 

Inbound Marketing

Ao produzir conteúdos de qualidade e especializados para os clientes, você conseguirá chamar a sua atenção e passar uma imagem de confiança e credibilidade — e essa é, justamente, a ideia por trás do Inbound Marketing.

Para colocar essa estratégia em prática, deve-se pensar em todas as etapas do funil de vendas, que englobam:

  • prospecção (ou topo do funil): a pessoa tem o primeiro contato com sua empresa;
  • qualificação: o cliente percebe estar interessado em soluções para seu problema;
  • apresentação: o que o consumidor deseja é ofertado a ele;
  • amadurecimento: o cliente avalia a proposta de sua empresa;
  • negociação: o consumidor faz uma contraproposta para abaixar os valores oferecidos;
  • fechamento do negócio: o produto ou serviço é adquirido e o problema do cliente é solucionado.

Dessa forma, podemos dizer que o conteúdo do Inbound Marketing funciona como um ímã e é capaz de atrair potenciais clientes, priorizando a construção de uma relação com o consumidor e a sua fidelização.

Mas não pense que esse processo é fácil: é necessário compreender totalmente o perfil e o comportamento do cliente e definir estratégias adequadas para se manter sempre próximo ao público, até mesmo após o negócio ser fechado.

Manual do Inbound Marketing

Marketing Digital

Essa estratégia nada mais é do que um conjunto de ações com foco na internet, ou seja, é um conceito bastante amplo e que envolve diferentes aspectos. É importante destacar que ele é diferente do marketing tradicional, uma vez que precisa ser interativo, demanda custos menores e é mais fácil de ser mensurado.

Por meio do Marketing Digital, você se vale de outras ferramentas muito importantes, como as redes sociais, plataformas de automação de marketing para disparar e-mails, entre outras soluções digitais. Tudo isso para superar o grande desafio do marketing na internet: entregar a mensagem certa, para a pessoa certa e na hora certa.

Por isso é tão importante investir nas ferramentas certas e em profissionais adequados para otimizar o site da empresa, criar conteúdos relevantes e aumentar a visibilidade das páginas nas redes sociais, contribuindo assim para elevar o número de vendas do negócio.

Marketing de Relacionamento

Considerada uma das estratégias de marketing mais simples, seja na hora de entender o seu conceito ou ao executá-la, o Marketing de Relacionamento tem suas ações sempre voltadas para a fidelização do cliente. Dessa forma, a missão é manter os consumidores satisfeitos, torná-los fiéis e garantir que a empresa atenda a todas as suas necessidades.

A lógica por trás desse tipo de marketing também é bem simples: o custo de aquisição de um cliente — isto é, as iniciativas adotadas para levar novas pessoas ao negócio —, é muito maior do que o custo para manter os clientes — ou seja, as práticas de relacionamento para promover a fidelização.

Essa ação também contribui diretamente para que a taxa de churn diminua, que é o índice de cancelamento de assinaturas da empresa por parte dos clientes. Afinal, se as pessoas estiverem satisfeitas, elas não terão motivos para abandonar você e, consequentemente, poderão recomendar seus produtos e serviços para outros clientes.

Marketing de Conteúdo

Não podemos falar de ações de marketing sem citar o Marketing de Conteúdo, não é mesmo? Essa também é uma estratégia simples, eficiente, ágil e amplamente utilizada, que prevê a criação e o compartilhamento de conteúdos relevantes para o público-alvo do negócio.

Assim, o objetivo é construir um relacionamento de confiança entre a empresa e os clientes, aumentando a credibilidade da marca no mercado e tornando-a uma referência em seu setor.

O conteúdo pode trazer tanto informações sobre os produtos e serviços do negócio quanto do mercado e de seu segmento de atuação — o importante é levar dados relevantes, capazes de educar o consumidor. Isso é essencial para atrair um público mais qualificado para a empresa e aumentar as chances de conversão.

As ações de marketing de conteúdo podem ser colocadas em prática em diferentes formatos, como por meio da criação de um blog, nas redes sociais ou com um e-book ou um vídeo no YouTube, por exemplo.

Quando mais bem informados os clientes estiverem, menor será o tempo gasto por eles para tomar uma decisão e fazer uma compra. Afinal, o Marketing de Conteúdo faz com que o consumidor percorra o funil de vendas em menos tempo, tornando o ciclo de vendas menor e aumentando o número de conversões.

Confira nossa aula sobre o assunto:

Marketing online e offline: qual a melhor opção?

Essa é uma dúvida comum e, na maioria das vezes, difícil de ser respondida — já que ambos os tipos de marketing contam com vantagens e desvantagens. Para responder seus questionamentos quanto ao assunto, entender os dois conceitos é essencial.

Marketing offline

Esta é a forma mais tradicional de marketing, consistindo no uso de ferramentas variadas para promover e propagar produtos e serviços, como panfletos, folders, organização de eventos, propagandas impressas, no rádio ou na TV, entre diversas outras.

Por décadas, o uso de recursos offline era a única forma de fazer marketing, mas a internet chegou para mudar esse cenário. No entanto, ele continua sendo muito utilizado e pode trazer diversos benefícios para o negócio, como alcançar públicos específicos que não têm acesso à internet e contar com a credibilidade das mídias tradicionais na propagação de sua marca (já que rádio, TV e jornal ainda têm um grande peso no mercado).

Mas como o mundo hoje é digital, o marketing offline, sozinho, pode não ser uma boa ideia, além de demandar um custo alto em investimentos. De toda forma, para criar campanhas offline impactantes é essencial ter um planejamento e estratégias de marketing bem estruturadas para atingir os objetivos e resultados almejados.

Marketing online

O objetivo desse tipo de marketing é o mesmo do offline: propagar um produto, serviço ou marca, mas nesse caso, são utilizadas ferramentas digitais. Aqui, o que chama a atenção são as inúmeras possibilidades de trabalho para atingir seus objetivos, o que demanda investimentos baixíssimos.

Além disso, o marketing online possibilita que você obtenha dados de sua campanha e observe se elas estão sendo realmente acertadas, permite a segmentação do público (de acordo com fatores como idade e interesses, por exemplo) e ainda viabiliza ajustes em tempo real no processo — no caso de um erro de anúncio digital, você pode facilmente corrigir o problema, algo impossível em um anúncio impresso, por exemplo.

Temos que concordar que, como os hábitos de compra atuais não são como os do passado, os meios digitais são cada vez mais utilizados. Não é incomum que as pessoas utilizem a internet, por exemplo, para buscar mais informações sobre produtos e avaliações de usuários. Dessa forma, o marketing online veio para aumentar o alcance e a eficiência das estratégias das empresas.

Marketing offline ou online?

Você deve ter percebido que ambos os tipos de marketing contam com vantagens e desvantagens, certo? Por isso, é importante destacar desde já que os dois são muitos importantes, não existindo uma fórmula mágica para saber qual é o mais adequado para cada caso.

Na verdade, eles devem andar juntos para somar forças e gerar os resultados esperados. Quem escolhe apenas um lado geralmente deixa de atender algum cliente e, assim, seus objetivos podem acabar não sendo alcançados.

Daí a necessidade de conectar as práticas online e offline na mesma estratégia — que é exatamente a proposta do Natural Marketing, que como você conferiu, busca criar uma relação de lealdade entre uma empresa e seus consumidores a partir de conteúdos autênticos e conexões certeiras.

Lembre-se: para saber qual é a melhor estratégia de marketing a ser utilizada em seu negócio, é importante conhecer o cenário que você atua e aplicá-la de acordo com as suas necessidades, atendendo ainda os desejos de seu público.

Como aplicar e conciliar o marketing online e offline?

Como o recomendado é que essas duas formas de fazer marketing andem juntas, é importante estar atento e implantar ações efetivas para integrar as duas estratégias. Afinal, quanto mais ferramentas são utilizadas, maiores serão as chances de que sua empresa chegue aos clientes em todos os lugares.

Mais importante do que divulgar uma propaganda apenas em uma revista, por exemplo, é marcar presença no maior número de canais possíveis, como no rádio e nas redes sociais, o que vai fazer com que sua marca seja mais conhecida.

Confira algumas dicas práticas para aplicaria e conciliar o marketing online e o offline no dia a dia de seu negócio:

  • seja qual for a plataforma de divulgação, utilize a mesma linguagem — ela deve ser familiar ao perfil do consumidor e oferecer produtos e serviços que atendam às suas necessidades;
  • lance campanhas online e offline simultaneamente, utilizando a mesma mensagem e o mesmo visual. Assim, não haverá discrepância entre as ações e todas terão a mesma identidade, facilitando o reconhecimento do público;
  • anuncie ofertas em meios digitais, estimulando as pessoas a comparecerem à loja física para aproveitar as promoções e conhecer os produtos;
  • sabe as boas avaliações recebidas online? Evidencie-as nos anúncios offline! Você pode, por exemplo, contar os bons resultados de uma propaganda de televisão ao fazer posts em suas redes sociais.

Quais os principais erros de marketing que devem ser evitados?

Sabemos que nem tudo são rosas e, cedo ou tarde, algum erro acaba sendo cometido ao colocar estratégias de marketing em prática. No entanto, quer melhor forma de evitá-los do que conhecer os principais equívocos cometidos por outros profissionais? Acompanhe o seguir o que você não deve fazer em suas próximas ações de marketing!

Não planejar a sua estratégia

O marketing não se trata apenas de traçar um perfil do cliente e criar um anúncio para divulgação — se você fizer apenas isso, provavelmente não chegará aos resultados que espera. Dessa forma, não se esqueça de que fazer um bom planejamento e ter estratégias de acordo com as tendências do mercado é essencial.

Não atualizar as redes sociais da empresa

Imagine que um cliente esteja interessado em adquirir uma nova televisão, por exemplo. Depois de ficar por dentro das principais lojas para adquirir o produto em sua região, ele vai até as redes sociais para ver o que as empresas e as pessoas estão dizendo. O problema é que, apesar de ter um bom preço, uma das lojas não é atuante nas redes. Assim, ele descarta essa opção e parte para outra.

Esse cenário é mais comum do que você imagina, pois muitos profissionais acreditam não ser necessário atualizar as páginas da empresa e nutrir os seguidores. Muito pelo contrário: isso é imprescindível para engajar os consumidores e influenciar positivamente em suas escolhas.

Para isso, algumas ações necessárias incluem definir uma periodicidade para a divulgação do conteúdo, buscar tratar temas relevantes e levar conteúdos que sejam de interesse do público-alvo.

Esquecer do SEO

Ainda falando no marketing digital, o que você tem feito para otimizar o site de seu negócio? Essa prática é chamada de SEO, e diz respeito à utilização de ferramentas para que a página seja reconhecida pelos buscadores (como o Google, por exemplo), aumentando as chances de que os clientes a encontrem mais facilmente.

Portanto, esquecer-se do SEO é outro erro ao implantar estratégias de marketing e deve ser evitado a todo custo, pois tão importante quanto ter um site com um layout personalizado é fazer com que ele apareça entre as primeiras páginas dos resultados de busca.

Esquecer o pós-venda

Sabemos que a etapa da venda em si é a mais importante para o negócio, mas você não pode se esquecer de seus clientes após o produto ser comercializado ou o serviço ser contratado. Isso porque é no pós-venda que a pessoa se sentirá lembrada pela empresa, aumentando as chances de que ela volte a procurá-lo no futuro.

Uma boa iniciativa de pós-venda é a pesquisa de satisfação, que pode ajudá-lo a entender o quanto os clientes estão satisfeitos e o que precisa ser melhorado. Mas, claro, vale também mandar um e-mail utilizar outras ferramentas para saber o que eles estão achando dos produtos ou serviços.

Quais são as principais ferramentas de marketing online e offline?

Um bom profissional precisa das ferramentas certas para executar seu trabalho, não é mesmo? Pois, saiba que quando o assunto é as estratégias de marketing, a situação não é diferente — o que não faltam são ferramentas para ajudar você alcançar o sucesso em suas ações. Conheça algumas muito úteis:

  • Google Analytics: para analisar o desempenho do seu site no Google;
  • Hubspot: para ajudar a vender os produtos de sua empresa;
  • Optimizely: para otimizar o funil de vendas e aumentar as chances de que uma conversão ocorra;
  • Ubersuggest: para gerar palavras-chave e aumentar as conversões;
  • Análise de SEO: para descobrir quais erros estão atrapalhando sua página e saber o que fazer para otimizá-la.

Quais as tendências de marketing para os próximos anos?

Sabia que mais da metade da população mundial está conectada à internet? Então, não é nenhuma surpresa saber que a tendência é que o marketing digital cresça a cada dia. Nesse sentido, uma tecnologia que vem cada vez sendo mais utilizada é a Inteligência Artificial (IA), que diz respeito aos sistemas criados para simular atividades e habilidades humanas.

No marketing, a IA está presente na hora de enviar mensagens automáticas para os usuários, personalizar páginas de sites de acordo com a preferência dos consumidores e ao oferecer respostas personalizadas de atendimento.

O uso da realidade ampliada é outra tendência, já que isso pode permitir que e-commerces apresentem seus produtos de forma simulada no ambiente do consumidor. Além disso, tecnologias mobile, chats privados de comunicação e a criação de conteúdos em áudio são outras ações que devem se tornar cada vez mais comuns no marketing do futuro.

Começar a investir em estratégias de marketing digital em sua empresa pode parecer difícil, mas não quando você conhece mais sobre seus conceitos e entende a importância de promover as ações de maneira integrada — o que é justamente o que você conferiu neste conteúdo.

Não se esqueça de que cada estratégia de marketing conta com vantagens e desvantagens e que, antes de começar a utilizá-las, é necessário observar a realidade do seu negócio e o perfil dos clientes. Assim, as chances de sucesso de sua campanha de marketing serão muito maiores.

Se você precisa de ajuda para decidir qual estratégia adotar, entre em contato com a Orgânica e descubra como podemos fazer a diferença na comunicação de sua empresa!

 

Perguntas Frequentes

🔴 O que são estratégias de marketing?

De forma sucinta, são todas as ações adotadas por uma empresa para divulgar sua marca, produto ou serviço e, assim, fazer com que os clientes certos cheguem até ela.

📗 Qual a importância do marketing para um negócio?

As estratégias de marketing são bastante variadas e, atuando em diferentes frentes, contribuem para diversos benefícios ao negócio, principalmente a longo prazo. Alguns motivos pelos quais você deve dar atenção para elas são: as estratégias de marketing são a melhor forma de chamar a atenção dos clientes, elas permitem que você pense em formas diferenciadas de alavancar o seu negócio, não há escapatória: a grande maioria das empresas adota ações de marketing para se destacar no mercado. Imagine implantar uma ação de marketing na empresa, mas sem ter nenhuma estratégia por trás dela, estratégias de marketing bem definidas vão ajudá-lo a seguir o rumo certo e garantir bons resultados, apostar em boas iniciativas de marketing também é a solução para fugir de achismos, já que você terá mais domínio para fazer apenas investimentos certeiros.

🔴 Quais são as principais estratégias de marketing?

Natural Marketing, Inbound Marketing, Marketing Digital, Marketing de Conteúdo e Marketing de Relacionamento

📗 Quais os principais erros de marketing que devem ser evitados?

Não planejar a sua estratégia, não atualizar as redes sociais da empresa, esquecer do SEO e esquecer do pós-venda.
 



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!