Marketing Online ou Offline? Quais as principais diferenças nos resultados?



Por   

 11/05/2016 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Marketing Online ou Offline? Quais as principais diferenças nos resultados?

A palavra marketing é muito conhecida pela maioria das pessoas, que logo associam a ela uma ideia de construção, promoção e divulgação de marcas, produtos e serviços para fortalecer uma empresa no mercado.

No entanto, o que muitas pessoas — inclusive empresários — não se dão conta é que existem grandes diferenças entre os chamados marketing on-line e off-line — ainda que na maioria das vezes ambos se complementem.

Portanto, neste artigo, focaremos em apresentar as principais diferenças entre marketing on-line e off-line, explicando em quais questões eles se afastam e em quais pontos se aproximam, para que você possa entender melhor. Acompanhe!

Dica: Por que o Marketing Digital é fundamental para sua empresa?

Marketing off-line

É o trabalho de marketing realizado fora da rede, ou seja, em meios convencionais, como TV, rádio ou mídia impressa, e não pela internet.

Em outras palavras, é aquele tipo de marketing com o qual estávamos mais acostumados antigamente, nos formatos tradicionais, antes do advento da era digital, que mudou profundamente a forma como as empresas olham o mercado. O folhetinho, o caderninho de promoções distribuído em mãos e assim por diante.

Este tipo de marketing não está abandonado e ainda dá resultados, mas cada vez mais abre espaço para propagandas e divulgação com o auxílio da web. Visto que, a maioria das pessoas também está acostumada a ter contato contínuo com diversos tipos de mídia ao mesmo tempo (é comum, por exemplo, que uma pessoa assista TV e navegue na internet simultaneamente).

O marketing off-line ainda é usado pelas empresas, principalmente, em estratégias mais segmentadas ou como forma de reforçar a identidade da marca e da empresa, além do trabalho de marketing on-line (mais usado hoje para captar leads). No entanto, ele costuma ter um custo mais alto e ser mais difícil de mensurar em termos de resultados imediatos e diretos.

Marketing On-line

O marketing on-line, ou chamado marketing digital, consiste em ações realizadas via internet. O objetivo dele é ter um maior envolvimento dos clientes e até possibilidade de usar o conteúdo para atraí-los mais naturalmente e captar informações importantes sobre eles, ajudando a estudar melhor o público de interesse.

Dentre suas vantagens, podemos destacar o custo reduzido quando comparado ao marketing off-line e uma eficiência bem maior, não só por atingir um número amplo de pessoas (visto que hoje em dia praticamente todo mundo está conectado à internet), como também por permitir maiores ajustes ao comportamento dos clientes e a interação em tempo real.

Dica: Marketing digital para varejo: é possível?

O marketing em ambiente digital também possui a grande vantagem de poder ser mensurado mais facilmente. Ainda que se possa, por exemplo, medir a audiência da TV, não se pode garantir que um cliente prestou atenção no momento em que passou uma propaganda.

Já na internet e em e-mails marketing, por exemplo, é possível mensurar as taxas de visita nas páginas, de abertura das mensagens, de abandono ou classificação em spam, rejeição e também o nível de engajamento, compartilhamento e curtidas em posts, tendo indicadores mais precisos do impacto do marketing nos clientes.

Isso sem contar que o marketing on-line trabalha mais o conceito de inbound, em que os clientes são atraídos pelo conteúdo da empresa e passam espontaneamente a procurar e se relacionar com ela. Ao contrário do marketing off-line em que se procura “comprar” os clientes, por vezes correndo risco de passar uma impressão até mesmo de inconveniência.

Possibilidades de se combinar as duas formas de marketing

A tendência é que as duas coisas caminhem juntas, numa expressão próxima da ideia que chamamos marketing integrado. Ou seja, uma combinação de estratégias para impactar os clientes de todos os lados nos quais seja possível atingi-los, aumentando a presença da marca e as chances de sucesso.

Na propaganda da TV, por exemplo, é possível indicar que se pode ter mais informações pelo site ou no panfleto mostrar as redes sociais, canais do YouTube, pedir curtidas ou mostrar para os clientes os demais canais (on-line, dessa vez) em que podem encontrar a empresa, tirar dúvidas mais facilmente ou obter maiores informações.

Dica: Instagram para negócios: 4 dicas para usar a ferramenta na sua estratégia!

E então, você estava por dentro das principais diferenças entre estes dois tipos de marketing? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Compartilhe-as pelos comentários!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!