O que são CTAs e como escolher o ideal para meu site?



Por   

 18/04/2016 

Com 18 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.

Você, caro empreendedor, já pensou em quanto dinheiro pode estar perdendo ao não aproveitar os benefícios de uma utilização eficiente de CTA — do inglês “call-to-action” — em seu site? Saiba que muitos potenciais clientes podem estar escapando de suas mãos por conta disso!

Os CTAs, como diz a própria sigla, são chamadas para ação feitas ao público — um meio de impulsionar pessoas a realizarem algum tipo de ação em determinadas situações. Lembre-se de quando você anda pelas ruas e se depara com avisos como “temos Wi-Fi gratuito”, “entre pela porta à direita”, entre tantos outros exemplos banais — estamos sendo induzidos a tomar uma ação, seja para nos beneficiarmos, ganharmos algum brinde ou recebermos orientações.

Na internet, isso ocorre com a mesma frequência! A utilização de CTA é uma prática fundamental para extrair mais de cada visitante, contribuindo diretamente para as conversões. Através dessas chamadas, nós convidamos o leitor a enriquecer sua experiência com o site, em uma ação vantajosa para ambos os lados.

Quer saber mais? Então, confira nosso post de hoje e entenda alguns princípios básicos para ter sucesso!

Por que investir no CTA como estratégia de conversão

Quando um leitor simplesmente lê um texto e manifesta o desejo de sair da página, ele está cometendo uma ação desastrosa para qualquer site que vise prender sua atenção pelo maior período de tempo possível.

Porém, a recorrência desse problema pode ser filtrada utilizando chamadas para ação — ao ser convidado a acessar um outro artigo que possa servir de complemento ao que já foi lido, ou a compartilhar suas experiências nos comentários, o leitor verá que sairá ganhando com isso. E o site, por sua vez, recebe a vantagem não apenas pelo engajamento, mas também pela circulação dentro do post.

Há também outros ótimos benefícios, como o aumento nos cadastros de e-mail. Assim como enquetes e votações, que também podem ser inseridas como CTA, o cadastro de e-mails pode ser visto como um meio de se obter o feedback dos usuários.

Dica: 4 estratégias de marketing digital para investir pra ontem!

Definindo o que deve ser oferecido ao cliente

Essa definição exige um amplo conhecimento sobre seus clientes, pois a lógica é a mesma que a de elaborar um conteúdo.

Pense de forma bem lógica: se um usuário acessa um artigo sobre educação financeira, por que tipo de material ele poderia se interessar? Um guia sobre como investir na bolsa, talvez? De repente, um artigo com dicas sobre o que levar em consideração ao escolher um banco para abrir uma conta pode ser de grande utilidade.

Se você possui um e-commerce, ofereça descontos e promoções. Caso o conteúdo seja didático ou informativo, convide o leitor a baixar um e-book, acompanhar um webinar ou acessar um infográfico. Como se pode notar, as opções vão de acordo com o perfil do público e as características do conteúdo.

Como inserir as chamadas para ação

Os CTAs podem ser feitos tanto no próprio texto quanto por janelas popups. Se a ideia for inserir em alguma parte do texto, tenha a certeza de que estará sendo claro o suficiente para que o cliente saiba o que está recebendo. Em outras palavras, o hyperlink deve estar bem às claras para o leitor, para que ele saiba que, clicando ali, terá mais informações sobre determinado assunto ou conceito.

Quando mapeamos uma página, vemos que a mesma é composta por vários botões, anúncios, cores, imagens, etc. Diante de tantos detalhes que prendem a atenção do leitor, o CTA deve ser o maior destaque entre tudo que está em volta do texto. Portanto, preocupe-se em posicioná-lo de forma que a chamada fique sempre visível — utilize cores adequadas ao design da página e, caso ache necessário, configure-as para que subam no final da leitura.

Uma chamada à ação eficiente fará com que o cliente receba um convite para agir de forma a beneficiá-lo. As conversões surgirão naturalmente, de acordo com o modo com o qual os CTAs serão feitos e a relevância de seu conteúdo. Porém, para mensurar as estratégias que mais dão resultado, existem muitas ferramentas, como o OptinMonster, que são de grande ajuda.

Dica: Planejamento de marketing de conteúdo: 8 dicas para criar o seu

Que tal começar a aplicar o CTA em suas publicações? Você conseguirá ótimos resultados! Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e entre para a conversa!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!