Geração de leads: entenda o que é



Por   

 10/08/2016 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Atrair novos clientes para o seu negócio, construir uma relação de confiança e fidelizá-los não é uma tarefa muito fácil, mas é possível por meio de uma técnica chamada geração de leads. Não sabe do que se trata ou tem dúvidas? Fique tranquilo.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como deve ser feita para aumentar suas conversões. Boa leitura!

O que é geração de leads?

Primeiro, vamos entender o que são leads. Quando um usuário entra no seu site, ele é apenas um visitante desconhecido, mas a partir do momento que você obtém informações sobre esse usuário, como nome e e-mail, que são as mais básicas e utilizadas no marketing digital, você passa a ter um lead.

Assim, geração de lead é um processo para identificar visitantes e há várias formas de se fazer isso, basicamente, por conteúdos de atração e landing pages, que explicaremos adiante.

Dica: Leia o artigo: Planejamento de marketing de conteúdo: 8 dicas para criar o seu 

Quais os benefícios com a geração de leads?

Quando você investe na geração de leads, as oportunidades de negócios aumentam. Isso acontece porque a atração de público é feita de forma certeira, ou seja, para pessoas que realmente têm interesse pelo seu negócio, afinal, elas demonstraram isso em um primeiro momento.

Outro benefício é o aumento da produtividade do time de vendas, pois trabalhar com leads que já passaram por um processo com a equipe de marketing oferece melhores condições de trabalho aos vendedores e representantes.

E, é claro, a possibilidade de aumentar a taxa de conversão, desde que seja feito um planejamento sólido, baseado em resultados e dados anteriores, de forma que as visitas conquistadas não sejam perdidas e que os visitantes sejam identificados.

Como fazer uma geração de leads de sucesso?

Inicie sua campanha conhecendo quem é o seu público para que você possa produzir o conteúdo de atração certo. Uma das formas de se fazer isso é por meio de uma das estratégias de Inbound Marketing chamada Buyer Personas, desenvolvida pelo programador Alan Cooper.

As personas são arquétipos do comprador ideal, visto como um ser único, com características emocionais, psicológicas e comportamentais. Analisando a fundo essas características e construindo as suas personas, você terá o leitor ideal para o seu conteúdo e que poderá vir a ser seu potencial cliente.

Dica: Aprenda como fazer um fluxo de nutrição eficiente!

Quais materiais posso oferecer na landing page?

A produção de conteúdo inicia por meio de artigos de blog, postagens em redes sociais, anúncios em diversos locais, enfim, qualquer lugar onde o seu público esteja e possa te ver. Ao entrar no seu site, você deve utilizar uma landing page (página onde o usuário fornece informações, como nome e e-mail, em troca de algo) para oferecer um material ainda mais rico e completo do que apenas aquele conteúdo inicial que o atraiu.

Veja alguns exemplos de materiais ricos que podem ser usados com a landing page: planilhas de organização pessoal, financeira ou operacional; checklists; e-books; vídeo-aulas; cursos; demonstrações; consultorias; apresentações, entre outras.

Como posso saber se estou tendo resultados?

Assim como qualquer estratégia de marketing, a geração de leads também pode e deve ser mensurada. Observe pelos relatórios do seu site e de ferramentas como o Google Analytics as taxas de visitantes novos, de conversão, a navegação pelo site, entre outras.

Nas campanhas de e-mail marketing que elaborar para a nutrição de leads, acompanhe como estão as taxas de abertura e de conversão. É importante que tudo seja mensurado e colocado em relatórios da melhor forma para que você faça acompanhamentos e comparações de acordo com os seus objetivos.

Se algum resultado não estiver satisfatório, é muito provável que o problema esteja na criação equivocada das personas ou no conteúdo que está sendo produzido. Apostar em testes A/B são uma ótima opção para você aferir o que gera mais conversão.

Agora que você aprendeu o que é geração de leads, assine nossa newsletter para acompanhar nossos conteúdos e agregar outras técnicas e estratégias ao seu plano de marketing.



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!