Saiba tudo sobre uma agência de Inbound Marketing!


Guilherme de Bortoli

Por   

 09/03/2022 

Com 19 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.

Do Marketing Digital eu sei que você já ouviu falar, mas e esse tal de Inbound Marketing, o que ele tem de diferente? E uma agência de Inbound Marketing, o que ela faz?

Para começar, vamos aos fatos. Você já deve ter reparado que as pessoas estão passando cada vez mais tempo consumindo conteúdo na Internet, certo? Só que, com a pandemia, esse comportamento ficou ainda mais frequente.

Há muitas pesquisas apontando que o consumo de conteúdo on-line simplesmente dobrou em 2020. Da mesma forma, aqui no Brasil, o tempo de uso diário da Internet foi quase duas vezes maior em relação ao cenário pré-pandemia.

Portanto, o raciocínio é simples: se os consumidores estão na Internet, as marcas também precisam estar nela (e a maioria delas já está). E é aí que entra o Inbound Marketing.

Manual do Inbound Marketing

Diferente do marketing tradicional — em que as empresas vão atrás dos clientes —, o Inbound Marketing usa a estratégia inversa, ou seja, são os clientes que devem ser atraídos e manifestar interesse pela marca. 

Como isso é possível? Por meio de uma metodologia focada em 5 etapas — Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar — na qual a criação de conteúdo relevante para o público-alvo se torna a principal estratégia.

Hora de entender, então, como funciona uma agência de Inbound Marketing, quando e por que contratá-la para maximizar os resultados das suas campanhas digitais. Vem comigo! 

Como funciona uma agência de Inbound Marketing?

Basicamente, o papel da agência de Inbound Marketing é aproveitar os diferentes canais e ferramentas disponíveis na Internet para gerar conteúdo de valor e, assim, aproximar o cliente (contratante) de seus consumidores

Para isso, a agência faz uma leitura da estratégia de marketing global da empresa e a adapta para o ambiente digital, planejando as ações que serão executadas a fim de alcançar o objetivo esperado. Essas ações podem ser:

  • Desenvolvimento de um site (institucional ou e-commerce);
  • Criação de conteúdo para blog, aplicando técnicas de SEO;
  • Gerenciamento das redes sociais da marca;
  • Desenvolvimento de landing pages para captação de leads;
  • Uso de ferramentas de automação de e-mail marketing para nutrir os leads;
  • Investimento em tráfego pago através de anúncios no Google e em redes sociais.

Guia prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Se você for agora no Google e digitar, por exemplo, “advogado em Porto Alegre”, sua pesquisa vai encontrar mais de 10 milhões de resultados. Então, diante de tamanha concorrência, como conseguir aparecer na primeira página? Não é tarefa fácil mesmo.

É por isso que boas agências de Inbound Marketing possuem uma equipe de especialistas, formada por analistas de conteúdo, gestores de projetos, designers, programadores, redatores, copywriters, gestores de tráfego e muitos outros profissionais. 

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Quando contratar uma agência de Inbound Marketing?

Pense aqui comigo: quando você tem uma pendência jurídica, mas não entende nada sobre o assunto, procura um advogado. Se aquela dorzinha chata na coluna não passa, você agenda uma consulta com um ortopedista, certo?

Pois é… no mercado digital, funciona da mesma forma. Se você precisa atrair clientes — seja o seu negócio B2B ou B2C — usando a Internet como grande facilitadora, mas não sabe quais ferramentas ou estratégias utilizar, é melhor procurar ajuda de especialistas que dedicaram bons anos de suas vidas descobrindo como fazer isso de maneira eficiente.

E onde você consegue encontrar esses profissionais? Exato! Em uma agência de Inbound Marketing. Resumindo, ela poderá te ajudar em todos estes objetivos:

  • Branding;
  • Reconhecimento de marca;
  • Fidelização de clientes;
  • Captação e nutrição de leads;
  • Geração de valor por meio de conteúdo.

Dica: Leads: o que são, como gerá-los e nutrí-los?

Por que contratar uma agência de Inbound Marketing?

Uma coisa que eu sempre digo é: contratar uma agência de Inbound Marketing não quer dizer que você não precise ter uma equipe interna de Marketing na sua empresa. Ambas podem (e devem) trabalhar juntas para que o planejamento estratégico seja bem executado — mas falaremos sobre esse assunto daqui a pouco.

Dito isso, você pode me perguntar: “Tá, mas se eu já tenho uma equipe interna, por que eu deveria terceirizar serviços de marketing para uma agência?”, então agora vou citar algumas das várias vantagens que você terá ao investir nos serviços de uma agência especializada em Inbound Marketing:

Economia

Sim, é isso mesmo. Você vai contratar uma agência de Inbound Marketing e ainda vai economizar dinheiro. Por quê?! É só imaginar o custo que você teria para montar uma equipe com todos esses especialistas que citei mais acima.

Vamos supor que você contrate desenvolvedores para criar o site da sua empresa. Beleza, site criado, hora de investir em conteúdo. O que fazer agora? Contratar redatores e copywriters e demitir os desenvolvedores que já cumpriram a demanda? Percebe como isso seria custoso e burocrático?

Já uma agência conta com todos esses profissionais, e fica sob responsabilidade dela fazer a alocação (ou realocação) dessas pessoas de acordo com a necessidade que surgir

Tempo

Se tempo é dinheiro, basta a gente seguir a mesma lógica. Já pensou o tempo que você e sua equipe gastariam para contratar e treinar esses funcionários, e também para criar e executar cada etapa do planejamento de Marketing?

Com uma agência especializada, sua empresa delega todas essas responsabilidades e ganha tempo para focar na rotina administrativa.

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Expertise

Aqui eu posso dar o exemplo da própria Orgânica. Estamos no mercado há mais de 13 anos e já trabalhamos com clientes de todos os tamanhos e segmentos. Ou seja: isso nos fornece uma bagagem muito maior para identificar o que costuma dar certo e o que costuma dar errado em cada mercado. 

Assim, evitamos os problemas enfrentados em experiências anteriores e conseguimos atingir os objetivos das campanhas digitais com mais rapidez. Além disso, temos uma equipe coesa, capacitada, com processos já validados e portfólio de resultados — o que faz toda a diferença — principalmente em uma área tão dinâmica como a do Marketing Digital.

Inclusive, se quiser, você pode dar uma olhadinha em alguns dos nossos cases de sucesso.

Agência de Marketing e Marketing Interno: qual a relação?

Como disse acima, delegar as estratégias de Inbound Marketing do seu negócio para uma agência não significa que ele não precise ter uma equipe interna de Marketing. Na verdade, eu defendo a ideia de que toda empresa deve contar com esse setor.

Já vi muitas campanhas digitais fracassarem pelo simples fato de a empresa não conseguir definir com clareza qual é a persona dela, ou seja, quem são as pessoas que ela deseja atrair. Também são comuns os casos em que a empresa até consegue definir o público, mas não consegue transmitir as qualidades do próprio produto.

Dessa maneira, por melhor que a agência seja, ela realmente não vai conseguir trazer bons resultados se você estiver oferecendo seu produto (ou serviço) para o público errado. Da mesma forma, se a segmentação estiver correta, mas as pessoas não enxergarem valor naquilo que você entrega, também não adianta.

Guia completo: como entender quem realmente é o cliente da sua empresa

Por outro lado, quando há um setor de Marketing Interno envolvido no processo, essas indefinições não costumam acontecer. Isso porque ele conseguirá repassar para a agência, com muito mais precisão, os detalhes sobre a persona e o produto da empresa.

Assim, graças à convergência entre agência de Marketing e equipe de Marketing Interno, os especialistas terão a base de informações necessária para criar e executar as estratégias de Inbound Marketing.

Dica: Estratégia de Inbound Marketing: saiba o que não pode faltar

As agências de Inbound Marketing e o novo mercado

Não é novidade para ninguém que, no ambiente digital, as coisas mudam muito rápido. Até pouco tempo atrás, a rede social do momento era o Facebook, depois veio o Instagram e agora o TikTok. O algoritmo do Google também está cada vez mais inteligente: não basta apenas conhecer as técnicas de SEO e encher o seu conteúdo de palavras-chave.

Como o próprio Google já sinalizou, daqui para frente, a experiência do usuário (UX) será extremamente importante para determinar a relevância de um site. Da mesma forma, um outro fator que será cada vez mais levado em conta é a responsividade — a capacidade de o layout da página se adaptar a diferentes formatos de tela (desktop, smartphone e tablet).

Sendo assim, as agências de Inbound Marketing precisam, mais do que nunca, estar ligadas a essas transformações estratégicas e ao surgimento de novas ferramentas de automação. 

Mais do que isso, elas precisam entender que também não há mais espaço para agências que só querem prestar os serviços, sem se preocupar se estão entregando resultados. 

É aí que entra o Customer Success (CS): o acompanhamento de perto do cliente, buscando sempre certificar se as soluções que ele buscava quando assinou o contrato foram realmente encontradas.

banner- Guia prático sobre a cultura de Customer success

Orgânica Digital, a Agência de Inbound Marketing para a sua empresa!

Espero que eu tenha te ajudado a entender como funciona uma agência de Inbound Marketing e de quais formas ela pode ajudar o seu negócio a prosperar nesse universo cheio de oportunidades que é a Internet.

Ah, e não pense que investir em Inbound Marketing é só para grandes empresas, viu?! Como te disse antes, já trabalhamos com clientes de todos os tamanhos e dos mais variados segmentos aqui na Orgânica.

Também é importante ressaltar que existem agências que surgiram no off-line e migraram há pouco tempo para o on-line, e existem aquelas que já nasceram no ambiente digital, como é o caso da Orgânica, que tem mais de 13 anos de história neste mercado.

Aliás, que tal receber uma consultoria gratuita de quem foi eleita, por dois anos consecutivos, uma das 10 melhores agências de Inbound Marketing do Brasil? É rápido e fácil: basta preencher o formulário do nosso Diagnóstico de Marketing Digital Gratuito que um dos melhores consultores da Orgânica entrará em contato para avaliar as estratégias digitais do seu negócio!

Banner com atendimento comercial da Orgânica





Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!