O que uma consultoria de Marketing Digital pode fazer pela sua empresa?


O que uma consultoria de Marketing Digital pode fazer pela sua empresa?

Se a Internet revolucionou o cotidiano das pessoas, também fez mudanças profundas nas relações com as marcas. As possibilidades de alcançar o público certo nunca foram tão altas. Mas ainda assim, essa facilidade requer conhecimento em Marketing Digital.

Você está satisfeito com os resultados da sua empresa? Se fizermos essa pergunta para alguns empreendedores, certamente a resposta será não! Isso é bom, pois mostra que não estamos na zona de conforto, mas pode ser um indício de que as oportunidades não estão sendo aproveitadas da melhor forma.

Muitos profissionais acham que detêm informações suficientes, porém, não conseguem resultados satisfatórios. É aí que entra a necessidade de uma consultoria de Marketing Digital. Afinal, como donos de um negócio, sempre devemos buscar maneiras mais eficientes de realizar as tarefas e de aumentar as vendas.

O que é uma consultoria de marketing e como funciona?

Qualquer empresa sempre busca novas maneiras para aumentar as vendas e lucratividade. Porém, em meio a momentos turbulentos, como crises financeiras, é comum enxugar os custos para garantir a saúde financeira do negócio.

É nesse momento que você mostra que é um empreendedor de sucesso! Muitos retirariam investimentos de marketing, reduzindo valores da campanha ou até mesmo interrompendo.

Mas você não faria isso! Afinal, o marketing é o setor responsável por gerar as oportunidades e aumentar suas vendas. É ele que agrega valor à marca e atrai os consumidores. Nunca pense no valor aplicado ao marketing como gasto, mas sim um investimento.

Dica: Afinal, como funciona o marketing digital?

Porém, como todo investimento, esse também deve ser bem planejado antes de ser aplicado. Senão, não gera resultados. Por isso, é importante entender o que é uma consultoria de marketing digital e o que esse trabalho pode trazer de frutos para sua empresa.

Essa consultoria faz um diagnóstico completo das suas ações e analisa os pontos positivos e negativos, as oportunidades e desperdícios. O objetivo da empresa contratada é fornecer ao seu cliente uma melhor performance com as estratégias.

O trabalho é dividido em etapas. Claro que as etapas variam de projeto para projeto, mas podemos citar:

  • conhecimento dos valores, missão e objetivos, em curto, médio e longo prazo;
  • mapeamento da presença online da marca;
  • confirmação dos objetivos após análise dos dados e diagnóstico;
  • indicação do plano estratégico para as melhorias.

Então, a consultoria de marketing digital consegue ajudar a elaborar com mais eficiência o plano estratégico, seja melhorando as ações já existentes, propondo alterações e atacando pontos até então não explorados para atender propósitos das metas. Esse trabalho de consultoria pode consistir em um único profissional ou em uma equipe especializada. Tudo para identificar quais métricas, indicadores e outros pontos podem ser melhorados.

Porém, você pode estar pensando que suas vendas estão boas, as ações de marketing estão gerando os resultados e, por isso, não precisa de uma consultoria. Um grande engano! É muito mais difícil alguém de dentro da empresa, que vive o dia a dia, enxergar o próprio erro. Uma possível falha já se tornou rotineira e pode estar minando todos os seus ganhos.

Quais são os benefícios para a sua empresa?

Como já falamos, contratar uma consultoria traz diversas melhorias ao seu negócio. Vamos a algumas delas:

1. Diagnóstico de visão geral do negócio

Você já parou para pensar na quantidade de dados gerados a cada dia na internet? As páginas que você visita na internet são o que definem seu perfil, pelo menos levando em conta os dados. Ou seja, as empresas podem (e devem) utilizar essas informações para alavancar as campanhas e, assim, aumentar as vendas.

Mesmo sendo o gestor da empresa, existem detalhes que somente uma consultoria de Marketing Digital pode revelar a você. Por exemplo, quais as palavras-chave que mais guiam uma pessoa até o seu site? Quanto tempo um usuário passa navegando no seu conteúdo? Os seus leads são qualificados da maneira correta? Uma análise detalhada feita por um profissional pode fornecer essas respostas.

Quer melhorar a comunicação da sua empresa? Confira nosso passo a passo de como fazer um Plano de Marketing Digital!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

A Internet pode prover todos os dados que você precisa para entender o seu negócio. No entanto, é preciso saber interpretar essas informações e aplicá-las em uma estratégia efetiva. Nem todos os números fornecidos em relatórios emitidos pelos softwares podem ajudá-lo. Afinal, se você não souber o que eles representam, a quantidade maciça de dados pode mais atrapalhar do que ajudar.

Além disso, o profissional de Marketing também vai proporcionar um levantamento mais detalhado da sua concorrência, cenário do mercado e perfil do público-alvo. Com isso, será possível elaborar uma estratégia que pode ser trabalhada não somente nesse setor, mas em outros como o de vendas, por exemplo.

2. Uso de especialistas nas criações das campanhas

Você já ouviu falar da síndrome do pato? O pato é um animal que consegue andar, nadar e até mesmo voar. Porém, ele anda de forma desajeitada, nada bem devagar e voa muito mal. Isso é visto também nas empresas.

Se você é o dono da empresa, certamente faz diversas funções. Os responsáveis por várias tarefas fazem um pouco de tudo, mas nada com o desempenho que poderia ter se fosse totalmente focado.

Dica: Estratégias de Marketing Digital: como isso impacta nos meus resultados?

Um dos benefícios da consultoria de marketing digital é justamente contar com a ajuda de especialistas para fazer aquilo que você não domina. Os profissionais são altamente capacitados e vivem em busca de novos treinamentos e conhecimentos para criar as melhores estratégias possíveis. 

3. Opinião de fora da sua empresa

Já falamos, neste artigo, que é muito mais difícil reconhecer um erro quando se convive com ele todos os dias, não é mesmo? Nas suas estratégias acontece da mesma forma. Para acabar com esse cenário, escutar uma opinião de fora é muito interessante.

Os consultores não terão um vínculo com a empresa e, por isso, conseguirão deixar de lado o ego, apego e até mesmo certa paixão que, muitas vezes, acabam atrapalhando na tomada de decisões e, consequentemente, nos resultados.

4. Investimento que garante resultados

Esse é um ponto que definitivamente vai chamar sua atenção. Contratar uma consultoria de Marketing Digital não é um gasto, mas sim um investimento com garantia de retorno. Isso porque o consultor precisa provar a eficácia do próprio trabalho. Portanto, ele se empenhará totalmente no que pode ser melhorado na sua empresa.

Compreendendo o que é uma consultoria de marketing digital e utilizando esse trabalho na sua empresa, o ROI (Return On Investment, ou retorno sobre o investimento) passa a ser garantido. Isso porque você contará com profissionais altamente capacitados e focados na geração de resultados.

Dica: Entenda qual é a relação entre ROI e Marketing Digital

Contratar uma consultoria de Marketing Digital representa um amadurecimento do olhar da sua empresa. Pode ser que você já possua uma equipe voltada para o Marketing, mas contratar uma consultoria mostra que você quer aprimorar esse setor. E a melhor maneira de conseguir isso é contratando um profissional especializado!

Claro que o trabalho do consultor é apontar o que pode ser melhorado e como isso irá acontecer. Porém, se a cultura da empresa não abraçar essas sugestões, o investimento realmente não terá retorno. Você pagou por esse trabalho, então é preciso aplicar o que foi sugerido para enxergar as mudanças!

5. Trabalho que otimiza a sua equipe

Uma das vantagens em contratar uma consultoria de Marketing Digital é poder contar com um trabalho especializado. Isso vai além de simplesmente ter alguém de fora com muito conhecimento sobre determinada área. Essa especialidade pode ajudar a acelerar as mudanças de Marketing dentro da sua empresa, podendo ser observado em duas situações:

Para implantar um setor de Marketing na sua empresa

Começar do zero pode ser difícil, ainda mais sem referências em um mercado tão vasto. Em vez de inaugurar um setor somente voltado para o Marketing tradicional, por que não inserir a cultura digital desde o início?

A consultoria pode dizer quais funções deverão existir, como funcionará o fluxo de trabalho e o que esperar dos profissionais contratados. A consultoria de Marketing Digital pode até indicar agências de comunicação, se isso for o melhor para a sua empresa. Assim, você não perderá tempo testando o que melhor funciona.

Dica: O que o investimento em comunicação diz sobre o crescimento das empresas?

Para ajudar a equipe de Marketing que já existe

Como já falamos, chamar um consultor mostra que você quer melhorar o potencial da sua equipe. Mesmo que você já tenha bons colaboradores, a visão de um profissional especializado vai focar em detalhes que podem ter passado despercebidos e ainda mostrar inovações no mercado.

Além disso, o Marketing tradicional pode ter dificuldade em se adaptar ao Marketing Digital, o que tornará a consultoria ainda mais útil. A inovação do Business Intelligence, a escolha de influenciadores digitais para divulgar a sua marca e as métricas em e-commerce são exemplos de assuntos especializados que podem ser explorados.

6. Maior competitividade no mercado

Agora que a sua equipe de Marketing já sabe como otimizar os resultados e em quais estratégias investir, é só questão de tempo para você se destacar no mercado. Empresas que não buscam novas formas de se aprimorar são superadas pela concorrência.

O público está mais exigente, mais informado e com mais opções. É preciso aproveitar o que a tecnologia pode oferecer para gerar mais vendas e proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

Quer estar um passo na frente dos seus concorrentes? Então aprenda a usar o e-mail marketing com eficiência! Clique no banner e conheça nosso material gratuito!

Banner PNG - E-mail marketing: a chave para a vantagem competitiva

Os seus concorrentes sabem disso tanto quanto você. Portanto, ao investir em uma consultoria de Marketing Digital, você descobre como alcançar potenciais clientes de forma eficaz e dispara na frente da concorrência. E o melhor: ao fazer o benchmarking, você sabe exatamente os seus pontos positivos em relação às empresas rivais.

Como a consultoria em marketing ajuda a vender mais?

O foco dos gestores deve estar sempre em melhorar os resultados do negócio. Então, entender que a consultoria de marketing ajuda nas vendas é essencial.

Esse trabalho analisa as estratégias de atração e prospecção de novos clientes, a fim de otimizar os investimentos e buscar mais efeitos.

Por exemplo, se você tem uma campanha em andamento no Google Adwords, a agência contratada fará uma análise completa do investimento, o quanto ele está retornando, seus impactos e o que fazer para melhorar. Assim, você conseguirá atrair mais pessoas qualificadas, e por consequência, vendendo mais!

Como encontrar a melhor consultoria de marketing digital?

Agora que você já sabe o que é uma consultoria de marketing digital e quais são os benefícios, pode estar se perguntando como achar a melhor opção no mercado. Antes de contratar a consultoria, procure se informar sobre as referências, portfólio e experiência dos profissionais.

Essa escolha é muito importante, até porque pode influenciar nos resultados do trabalho. Depois que fizer uma lista de opções, procure saber sobre os profissionais de cada agência. Analise quais são as qualificações e conhecimentos daqueles que farão parte da sua estratégia, bem como os trabalhos que já foram feitos e as metodologias.

Conclusão

Vimos que a necessidade em buscar melhores resultados é comum no mercado, mas deve ser encarada com seriedade. Cair em uma zona de conforto é muito perigoso, ainda mais em um mercado de alta concorrência. Por isso, o papel de uma consultoria de marketing é decisivo para o sucesso da sua empresa.

Claro que é importante, também, elaborar metas compatíveis com os produtos da sua empresa. Não adianta idealizar um cenário que não pode ser alcançado no momento. Até porque, se o consultor for guiado por uma expectativa não tão realista, o seu trabalho poderá ser prejudicado e você sentirá que foi perda de tempo.

Outra coisa crucial é estar aberto a mudanças. Não tenha receio de reconhecer algum erro que possa ser apontado e confie no que a consultoria vai fazer. Se existir confiança para executar as ações propostas, os resultados poderão ser facilmente alcançados!

Quer começar a alcançar seus resultados? Então preencha abaixo nosso formulário! 

 



Por
22/05/2019

Com 17 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!