Como o Marketing Digital pode se aliar à BI (Business Intelligence)


Rodolfo Benetti

Por   

 08/11/2017 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Unir Marketing Digital e BI (Business Intelligence) é uma das maiores tendências do Marketing Digital. Mas você sabe exatamente o que é BI?

Identificam-se como aplicações de Business Intelligence todas aquelas que analisam, em profundidade, os dados que uma empresa tem — por exemplo, as transações concluídas em seu site de e-commerce ou, ainda, os perfis de clientes.

O processo de BI transforma, então, esses dados coletados em informações para serem usadas nas tomadas de decisões estratégicas relacionadas ao negócio, tais como iniciar uma nova campanha de marketing ou uma promoção de determinado tipo de produto.

Quer entender melhor essa relação entre Marketing Digital e BI? Então, continue a leitura!

Dica: Afinal, é possível ter um atendimento humanizado usando chatbots?

A união de Marketing Digital e BI

A Business Intelligence pode ser extremamente útil para uma estratégia de marketing bem elaborada. Embora tenha se mostrado como tendência nos últimos anos, o uso de BI não é tão recente.

As primeiras ferramentas de Business Intelligence foram introduzidas no marketing no início dos anos 2000. Hoje em dia, é prática comum aliar Marketing Digital e BI, como a utilização de metodologias de análise de dados para projetos de fidelização de clientes, para as estratégias de cross-selling, para a previsão de demanda, e assim por diante.

Ao longo dos anos, a facilidade de uso de softwares aumentou, e os modelos preditivos tornaram-se cada vez mais eficazes. Hoje, no entanto, há novos desafios a serem abordados: os dados disponíveis, tanto internos quanto externos, aumentam constantemente.

Essa gigantesca fonte de dados é transformada em informações e insights, porque, no negócio orientado a dados, a capacidade das empresas de competir e serem eficazes depende em grande parte disso.

As estratégias de Marketing Digital e BI

Há diversas formas pelas quais o Marketing Digital pode fazer uso dos processos de Business Intelligence. Conheça algumas:

Análise de dados

Já é possível trabalhar com análises em tempo real a partir de dados demográficos e comportamentais de usuários. As campanhas de mídia social e de mecanismos de busca podem se beneficiar da análise estruturada usada por especialistas em BI.

O SEM (Search Engine Marketing), por exemplo, está tomando cada vez mais uma posição analítica, já que muitas plataformas de análise (como o Google Analytics) fornecem uma profundidade de dados que inclui dados demográficos básicos e comportamento de pesquisa de usuários.

Ainda, dados de engajamento de mídias sociais são uma ótima maneira de obter um bom vislumbre da demografia geral (idade, gênero, localização) dos usuários que se envolvem mais com a empresa de forma on-line.

Publicidade

Fornecer dados abrangentes do público-alvo por meio de plataformas off-line e on-line pode ajudar a melhor direcionar as campanhas. A BI permite que as empresas elaborem padrões de comportamento do seu público ideal em múltiplas formas de mídia, incluindo televisão, rádio, impressos e on-line.

Clique no banner abaixo e saiba como a mídia paga e a mídia orgânica podem andar de mãos dadas fazendo com que a sua estratégia de Marketing Digital alcance melhores resultados!

Mídia paga e mídia orgânica: guia completo para conciliar as duas

Estratégia de Conteúdo

A BI, a partir de Big Data, pode dar aos profissionais de marketing uma boa ideia acerca de seu público-alvo. Assim, eles podem compreender qual tipo de conteúdo on-line resulta em maior tráfego e conversões.

Isso dá à empresa uma ideia sobre o que está interessando mais ao seu público-alvo, permitindo a modificação da sua estratégia de conteúdo no futuro.

Conseguiu visualizar a importância da Business Intelligence no seu negócio? Comece a pensar na integração de Marketing Digital e BI na sua empresa!

Aproveite para contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital. Basta entrar em contato conosco!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.