Potencialize resultados com SEM (Search Engine Marketing)!


Guilherme de Bortoli

Por   

 30/09/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Estar presente no lugar certo, na hora certa e para a pessoa certa — esse deve ser um dos principais objetivos de qualquer profissional de SEO e é exatamente nisso que uma estratégia adequada de SEM (Search Engine Marketing) pode ajudar!

Como o próprio nome indica, o Marketing em Buscadores é uma forma da sua empresa ser encontrada quando potenciais clientes estiverem buscando por uma solução — seja para tirar uma dúvida, curar uma dor, satisfazer um desejo…

E ainda que você tenha bons resultados com Marketing Digital, talvez esteja deixando isso passar! Então eu te pergunto: que tal adotar uma estratégia para garantir que a sua empresa sempre apareça em oportunidades como essas?

É justamente o que eu vou te mostrar aqui: como uma estratégia de SEM eficaz é fundamental para alcançar o seu público-alvo de forma direcionada e potencializar seus resultados!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

O que é SEM (Search Engine Marketing)?

SEM é a sigla para Search Engine Marketing que, em uma tradução literal, significa Marketing para Mecanismos de Busca.

Trata-se de um conjunto de estratégias de Marketing Digital, que envolve a exposição de um site nos buscadores, sendo o Google o mais conhecido deles!

Como o Search Engine Marketing beneficia empresas

O objetivo do SEM é aumentar a visibilidade da sua empresa — garantindo que ela seja encontrada por clientes em potencial ao pesquisarem qualquer coisa relacionada à sua solução — e direcionar mais tráfego qualificado para o seu site.

É por esse motivo que, quando falamos de SEM, estamos falando de captação de demanda principalmente, e isso está ligado ao que o próprio Google chama de micro-momentos:

Pequenas situações que acontecem no dia a dia das pessoas, que funcionam como gatilho para que elas realizem uma pesquisa.

Google: Micro-Momentos

Agora, para que você faça parte (e tire proveito) de todos os diferentes tipos de micro-momentos do seu público, eu preciso te falar que uma estratégia de Search Engine Marketing bem conduzida não só gera mais vendas diretamente, como também é capaz de transformar a sua visibilidade em conversão gerando:

  • Consciência de marca primeiramente;
  • Depois familiaridade de marca;
  • E, por consequência, confiança de marca!

Afinal, uma das coisas mais importantes para gerar confiança em uma empresa é, dentro da jornada de compra de cada consumidor, ela ser encontrada algumas vezes, né?

Acompanhe meu raciocínio: por exemplo, você está na sua jornada de compra, se educando sobre as suas necessidades, e encontra a Orgânica no Google. Daí você pesquisa um outro assunto e encontra a Orgânica de novo — e de novo, e de novo, e de novo — até que você se pergunta: “Mas quem é essa tal de Orgânica?!” e procura no Google pela marca em si.

Então, quanto mais os consumidores vão se deparando com a sua marca, mais eles tomam consciência da existência dela e depositam confiança no que ela tem a dizer.

A partir do momento que essa confiança é estabelecida, o que você sugerir que os consumidores façam, eles vão fazer (e vão desejar fazer com você!).

Ou seja: a presença na jornada de compra dos potenciais clientes através de um excelente posicionamento no Google é muito importante para além do crescimento das vendas — há um ganho de poder da sua marca!

Reconhecimento de marca

SEM, SEO e PPC: estratégias que se complementam

Se o conceito de SEM te parece muito semelhante ao conceito de SEO, saiba que eles andam lado a lado mesmo!

Mas, em uma estratégia de Search Engine Marketing, precisamos considerar a presença de outro elemento que também pode garantir que você sempre surja no lugar certo, na hora certa, para a pessoa certa: o PPC (sigla para Pay per Click ou, traduzindo, Pagamento por Clique).

Enquanto o SEO se trata da otimização de sites para os resultados orgânicos dos mecanismos de busca, o PPC está por trás dos links patrocinados — aqueles anúncios exibidos em posições privilegiadas nos resultados de pesquisa, geralmente acima dos resultados orgânicos.

E o SEM pode ser explorado de diversas formas, trabalhando diferentes mídias dentro dos mecanismos de busca (a orgânica e a paga), bem como diferentes formatos de conteúdo (em texto, imagem, vídeo…).

Lembra que antes eu comentei sobre a jornada de compra dos seus potenciais clientes? É isso que você precisa levar em conta na hora de definir sua estratégia!

Porque, quando se fala em atingir resultados com SEM, na minha visão, nós estamos falando de responder intimamente às intenções de busca.

Então sempre que você quiser posicionar a sua empresa no Google para determinada palavra-chave, o que você deve se perguntar é: quais são as intenções por trás dessa pesquisa?

Assim, quanto mais certeira for a sua resposta, mais sucesso você vai ter!

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

Por exemplo: se uma pessoa está procurando saber como gerar leads, eu automaticamente penso que, por trás disso, ela tem a intenção de aumentar as vendas. Entende?

Ou imagine que uma pessoa procura no Google por “livro gratuito de Marketing Digital”. Se eu tentasse vender um livro para ela por meio de anúncios, a minha chance de ter sucesso seria muito baixa…

Como uma agência de Marketing Digital, faria mais sentido eu oferecer um conteúdo otimizado para SEO, listando livros gratuitos disponíveis na Internet — e, através desse conteúdo, a pessoa tomaria consciência da minha marca e ainda poderia se tornar um lead baixando um livro meu!

Mas, se essa mesma pessoa procurasse por “Quais serviços de Marketing Digital contratar?”, claramente seria o momento de eu não só listar os meus melhores serviços e orientar sobre os benefícios de contratá-los, mas também apresentar uma oferta, fornecendo um caminho para a contratação acontecer!

Inclusive, é isso que acontece de fato:

Orgânica no Google para serviços de Marketing Digital

Crescendo de forma orgânica com SEO, impulsionando resultados com PPC

Sinergia 

Ao realizar pesquisas de palavras-chave para sua estratégia de SEO, por exemplo, você consegue identificar termos valiosos para suas campanhas de PPC — e vice-versa!

Teste e Aprendizado

Através do PPC, é possível realizar testes rápidos para avaliar o desempenho de diferentes palavras-chave, segmentações de público-alvo, ofertas, etc.

Os insights podem (e devem!) ser aplicados ao seu SEO, ajustando a estratégia e ajudando a criar conteúdo ainda mais relevante com base nos resultados dos anúncios.

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

Resultados rápidos

Enquanto o SEO tende a levar algum tempo para mostrar resultados significativos — como posicionamento, tráfego e conversões —, o PPC é capaz de gerar imediatamente.

Isso se torna especialmente útil quando você está lançando um novo produto ou serviço, por exemplo, ou quando precisa de resultados para ontem!

Dica: 6 benefícios do Marketing Digital comprovados!

Maior segurança

Muito se fala por aí sobre os temidos algoritmos do Google e, ao mesmo tempo, sobre o crescente custo dos anúncios.

Você também já deve ter ouvido falar em “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”... Pois então, apostar tudo em um ou outro é arriscado!

Por outro lado, ter uma estratégia de SEM robusta, contando com o SEO e também com o PPC, pode proporcionar um fluxo constante de tráfego para a sua empresa quando surgirem pedras no meio do caminho — o que, querendo ou não, é inevitável no Marketing Digital!

Saiba mais com o vídeo a seguir, feito pelo meu sócio, Lauro Becker:


Tráfego Orgânico X Tráfego Pago

E se, mesmo entendendo o que expliquei até aqui, você ainda tem dúvidas sobre como aplicar o Search Engine Marketing na prática, compartilho abaixo algumas estratégias eficazes que vão te ajudar a aparecer no topo dos mecanismos de busca — seja de forma orgânica, seja de forma paga!

Estratégias eficazes de SEM

Pesquisa de palavras-chave

É aqui que entra a importância de você conhecer quais são as palavras-chave mais relevantes para o seu público (com base nos micro-momentos da jornada de compra dele).

Além de utilizar ferramentas para pesquisar palavras-chave (como Semrush, Ubersuggest e Google Keyword Planner), você pode analisar a própria barra de pesquisa do Google que, com sua funcionalidade de autocompletar, dá indícios do que as pessoas têm mais buscado por lá.

Pesquisa no Google sobre agência de turismo em São José dos Campos

Super úteis também são as seções “As pessoas também perguntam” e “Pesquisas relacionadas” do Google!

Criação de anúncios atrativos

Usar as palavras-chave certas não é suficiente para garantir que você apareça no topo dos mecanismos de busca — também não é garantia de que os potenciais clientes vão clicar no seu link!

Por isso, ao investir em anúncios, você precisa que eles sejam atrativos, com títulos e descrições que chamem a atenção.

Uma boa dica nesse sentido é evidenciar menos a sua empresa e mais os benefícios que ela ajuda o público a alcançar.

E, é claro, não se esqueça do CTA, convidando a dar o próximo passo na relação com a sua empresa!

Otimização da página de destino (site e landing pages)

Aqui, eu devo te contar uma outra coisa que talvez você ainda não saiba:

Mesmo que você use as palavras-chave certas e que seus anúncios sejam atrativos para o seu público, sua empresa pode não aparecer bem posicionada nos mecanismos de busca por conta da página de destino.

Isso porque os mecanismos de busca também levam em conta a otimização desse tipo de página (um site, blog ou landing page, por exemplo) na hora de decidir se o seu conteúdo é mesmo relevante para o usuário.

Então não deixe de dar atenção ao tempo de carregamento, à experiência do usuário, à resposta à intenção de busca… entre outros fatores!

Só para te exemplificar como tudo isso é importante de fato, existe uma ferramenta chamada “PageSpeed Insights” em que o Google dá pontos para o desempenho de cada página.

E, para que uma página como aquela nossa — sobre serviços de Marketing Digital — esteja na primeira posição, nós devemos manter a boa pontuação dela:

Resultado Google PageSpeed para serviços de Marketing Digital

Acompanhamento e análise de resultados

Talvez a coisa mais importante que você precisa saber sobre Search Engine Marketing é que requer atenção todos os dias!

Não se esqueça que uma estratégia eficaz de SEM passa pelo acompanhamento e pela análise de resultados, que te mostram quando você tem que ajustar a rota ou quando está no caminho certo. Combinado?

Dica: Métricas e Indicadores de Marketing Digital: saiba como usar

Potencialize seus resultados com a Orgânica!

Antes de mais nada, parabéns por ter me acompanhado até aqui!

Não tenho dúvidas de que você entendeu que aliar uma estratégia de SEO bem feita ao poder dos links patrocinados é o melhor caminho para marcar presença nas buscas dos seus clientes ideias.

Se é disso que a sua empresa precisa para potencializar resultados — fortalecendo sua marca, conquistando a confiança do público e aumentando as vendas —, a Orgânica pode te ajudar!

Além de especialistas na produção de conteúdo para SEO, nós contamos com uma equipe capacitada para:

  • Suprir as necessidades de SEO técnico dos nossos clientes;
  • Fazer a gestão de anúncios em plataformas como o Google Ads — possuindo uma medalha do próprio Google que certifica nossa capacidade de gerar ótimos resultados!

Uma verdadeira seleção treinada para vestir a camisa da sua empresa e construir uma estratégia de SEM de sucesso! Entre em contato com a gente agora mesmo!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.