Posicionamento de Marca: exemplos de Marketing Digital



Por   

 23/11/2021 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Opa, Rodolfo Benetti aqui. Beleza?

Que tal falarmos hoje sobre posicionamento de marca? Ah, e claro: para ilustrar bem o que isso significa, também vou mostrar alguns exemplos de Marketing Digital.

Mas vamos começar pelo conceito:

O que é posicionamento de marca?

De forma resumida, posicionamento de marca é como a empresa age para criar, no imaginário dos clientes, a imagem que ela quer passar. Simplificando ainda mais, é como ela quer ser percebida pelo público.

Por exemplo: quando você olha para o logo da Red Bull, o que vem à sua mente? Esportes, jovens, adrenalina, ação.

Por que isso? Porque a marca, ao longo de todos esses anos, fez um árduo trabalho de branding — incluindo um vasto estudo sobre as dores e desejos da persona —, para ser reconhecida desse jeito.

Dica: Storytelling: aprenda a contar a história da sua marca de forma poderosa

Ainda não ficou muito claro? Calma, você vai entender direitinho sobre posicionamento com os cinco exemplos de Marketing Digital que darei a seguir. Se liga:

Exemplos de posicionamento de marca no Marketing Digital

A Red Bull e o seu mundo de entretenimento

Até cheguei a citá-la na introdução e, apesar de ser um exemplo global, não tem como não falar da Red Bull quando o assunto é posicionamento de marca.

Ela patrocina eventos radicais, competições de surfe, times de futebol em vários países no Brasil, temos agora o Red Bull Bragantino , equipe de Fórmula 1…

Os caras até já chegaram a transmitir pela Internet um paraquedista saltando da estratosfera em 2012:


Para se ter uma ideia, na época, o vídeo bateu recorde de visualizações simultâneas e gerou 180 mil novas inscrições no canal da marca no YouTube.

Se você lembra da Red Bull quando pensa em energético, não é por causa do sabor ou pela marca pedir para você comprar (aliás, ela raramente faz isso). É porque ela criou um verdadeiro estilo de vida na mente dos consumidores, baseado em conteúdos de entretenimento, eventos e esportes radicais.

E como isso foi possível? Mapeando constantemente a persona e gerando conteúdo em todos os canais de Marketing Digital que ela acompanha. Dessa forma, cria-se a imagem de uma marca inspiradora, radical e, claro, enérgica.

Tudo isso de forma automática e natural, sem a necessidade de se fazer apelos forçados ao consumo.

O reposicionamento da Casas Bahia

Outro bom e recente exemplo de Marketing Digital que ajudou no posicionamento de marca é o da Casas Bahia.

No mundo offline, as lojas da empresa sempre foram famosas, mas faltava ter o mesmo reconhecimento no ambiente digital e bater de frente com outras gigantes do e-commerce.

O que a Casas Bahia fez? Para começar, atualizou o mascote da marca: o Bahianinho. Ele cresceu e virou um adolescente, ganhando um visual mais moderno e humano. Olha só:


A identidade visual da marca também foi modernizada, com cores mais vivas e aspectos minimalistas, seguindo a tendência de design de outros aplicativos e lojas virtuais conhecidas.

Para completar, aproveitou o sucesso dos serviços de streaming durante a pandemia para promover o aplicativo da empresa.

E como a famosa vendedora de televisores que é, lançou uma promoção que dava três meses de acesso gratuito à plataforma de streaming Paramount Plus. Tudo que o cliente precisava fazer para ganhar era comprar qualquer produto pelo app da loja. Simples e eficiente.

O premiado conteúdo da Famiglia Valduga

Um dos exemplos de Marketing Digital que mais gosto de contar é o da Famiglia Valduga. Não só porque nós, da Orgânica, participamos, mas por ser um excelente case de posicionamento de marca no ambiente digital.

Estamos falando de uma produtora de vinhos e espumantes com mais de 130 anos de história no Brasil, e produtos premiados internacionalmente.

Assim como a Casas Bahia, o varejo tradicional da Valduga ia muito bem, mas faltava algo para alavancar o e-commerce e diminuir a taxa de carrinhos abandonados no site.

Como chegamos à solução? Investimos em conteúdo nas mídias sociais e blog; usamos e-mail marketing; qualificamos os leads; otimizamos as campanhas em mídias pagas e fizemos um redesign completo do e-commerce da empresa, incluindo aperfeiçoamentos em UX (Experiência do Usuário), SEO e CRO.

Deu certo?

Tão certo, que o resultado esperado para 24 meses foi alcançado em apenas 6!

A Famiglia Valduga teve um crescimento de 1783% nas vendas e aumentou em 20% a taxa de conversão.

Quer entender melhor todos os resultados? Assista ao trecho de uma palestra do nosso CEO, Guilherme de Bortoli:


Você também pode ver em detalhes as estratégias de Marketing de Conteúdo que usamos neste case, conhecendo a história abaixo:

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

Cresol transformando vidas

Quando falamos em mercado financeiro, o que geralmente vem à cabeça?

Talvez uma galera com mais idade, estressada, engravatada, dentro daqueles escritórios classicões com vários computadores.

Mas, em meio a esse mercado extremamente concorrido e tradicional, a Orgânica teve a ideia de criar, do zero, um blog para a cooperativa de crédito Cresol.

Assim, a linguagem que costuma ser extremamente técnica deu lugar a uma comunicação simples, mas didática.

Ao invés de usar termos rebuscados para falar sobre um mercado em que as pessoas têm interesse e não entendem direito, a empresa passou a ensinar dicas de finanças, empreendedorismo e transformação de vidas por meio da cooperação!

Orgânica + Cresol

Resultados?

A Cresol virou referência na Internet para conteúdos de educação financeira.

Conseguimos colocar vários artigos nas primeiras páginas do Google, em palavras-chave estratégicas para a empresa, e o mais importante: humanizamos a marca.

Antes dessa estratégia, o foco da Cresol era o crédito rural e famílias de agricultores. Hoje, graças ao investimento certeiro em Marketing de Conteúdo e artigos sobre educação financeira, o posicionamento da marca se expandiu para outros públicos.

A Orgânica conseguiu implantar as estratégias de Marketing Digital — como indexação, SEO, tráfego orgânico, leads — à estratégia da Cresol, mas mantendo a essência da marca, sem parecer algo forçado. Entende?

 

Analice Lourenci - Assessora de Comunicação da Cresol

“A Cresol tem o propósito de transformar vidas por meio da cooperação, e a parceria com a Orgânica Digital nos aproximou ainda mais da nossa missão, com um trabalho sério e dedicado, colocando em evidência o que temos de melhor nos meios digitais e otimizando as ferramentas do marketing para um resultado cada vez mais destacado e crescente, e humanizando a tecnologia.”​

Analice Lourenci - Assessora de Comunicação da Cresol

 

A nova face da Bauducco

Você provavelmente conhece a Bauducco, famosa pelos biscoitos e panetones que produz.

Ela surgiu como uma pequena doceria familiar no ano de 1952 e, ao longo do tempo, manteve esse posicionamento de empresa tradicional. O slogan da marca era, inclusive: “Da família Bauducco para a sua família”.

Porém, chegou a era digital e a Bauducco precisou se reposicionar no mercado. Como? Por meio do Marketing Digital, é claro.

O tradicionalismo deu lugar a uma comunicação mais jovem, conteúdos no InstagramFacebook, Twitter, YouTube e Pinterest. 

Além disso, inauguraram o TikTok da marca lançando um grande desafio, que contou com a divulgação de influenciadores importantes — como Maisa Silva, Caio Castro, Lucas Rangel e Camilla de Lucas —, além de apresentarem uma versão remixada de “Jingle Bells”, feita por Dennis DJ.

E o esforço para mudar a percepção dos clientes sobre a marca não parou por aí. A Bauducco também lançou uma coleção de roupas chamada “BawDucco”, em parceria com a marca de streetwear Baw Clothing, que faz muito sucesso entre o público jovem:


A Maisa Silva foi garota propaganda da nova coleção! – Foto por João Viegas

E não acabou! A marca ainda fez campanhas de conteúdo junto com o TudoGostoso, maior site de receitas do Brasil. Haja reposicionamento, hein?

Conclusão

Embora sejam empresas de segmentos completamente diferentes, percebeu como o Marketing de Conteúdo funcionou para fortalecer o posicionamento de marca de todas elas?

Isso mostra que, conhecendo bem a persona e tendo uma equipe competente para colocar as estratégias em prática, os resultados sempre aparecem.

É claro que, em um primeiro momento, nem sempre as coisas vão sair do jeito esperado. Porém, é justamente com esses erros que você passa a estudar mais, analisar o que está acontecendo no mercado e testar novas hipóteses.

Aos poucos, os esforços viram histórias de sucesso como essas, que servem como inspiração para nós.

Ah, e ressaltando: são inspirações. O digital muda constantemente, nem sempre o que dá certo para uma marca dará certo para outra.

Os cases são importantes na hora de mostrar possíveis caminhos para uma nova campanha. Entretanto, não são passos definitivos, muito menos fórmulas mágicas para o sucesso.

Dica: Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua audiência em clientes!

O que posicionamento de marca tem a ver com a Orgânica?

A Orgânica foi responsável pelas estratégias de dois exemplos de Marketing Digital citados neste artigo: o da Famiglia Valduga e o da Cresol.

Temos mais de 13 anos de mercado, atuando com uma equipe treinada para criar esses e muitas outras histórias de sucesso para os nossos clientes.

Seja por meio do Marketing de Conteúdo, das técnicas de SEO, e-mail marketing, criação de sites ou captação de leads para Inbound Marketing, a Orgânica se empenha ao máximo em gerar resultados.

Espero, de verdade, que este conteúdo tenha sido relevante e que você tenha aprendido um pouco mais sobre posicionamento de marca

Ah, aproveite e assine o nosso blog aqui embaixo. Assim você não perde nenhum conteúdo meu nem dos outros colegas da Orgânica.

Um abraço e até a próxima!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!