Qual a importância da estratégia de e-mail marketing para um e-commerce?


Rodolfo Benetti

Por   

 21/03/2018 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Hoje em dia, quem não possui pelo menos uma conta de e-mail ativa? Com o mundo cada vez mais conectado, estamos sempre atentos às nossas caixas de entrada para acompanhar as novidades e tendências do mercado.

Nesse sentido, o e-mail marketing para e-commerce se mostra uma ótima ferramenta. Essa prática consiste em enviar mensagens estratégicas para seus contatos, de forma a criar um bom relacionamento.

Os e-mails são pensados na necessidade dos clientes, que podem ser divididos no funil de vendas, alinhando os conteúdos mais relevantes.

Então, se a sua empresa ainda não tem uma boa prática de e-mail marketing, este artigo vai lhe fazer mudar de ideia! Mostraremos ótimos benefícios dessa ação. Confira!

Mantém uma estratégica nutrição dos leads

O e-mail marketing para e-commerce deve servir como sinônimo de relacionamento próximo. Esse é um canal individual — apesar de poder criar fluxos de automação em grupos — em que você se coloca à disposição do seu cliente para trocar informações.

Pensando em toda a jornada de compra, cada cliente passa por estágios programados, em que a necessidade de conhecimento se altera. Então, o e-mail marketing pode ser usado justamente para fazer essa nutrição, enviando conteúdos adequados e buscando mais dados sobre os leads.

A comunicação deve ter uma boa frequência, sem exagerar e também sem se ausentar demais. Lançamento de novos produtos, promoções e dicas são boas ideias para estarem nos e-mails.

Dica: Por que investir em automação de marketing?

Facilita o processo de fidelização dos clientes

Atrair clientes é legal, certamente, mas o melhor mesmo é retê-los! Quando se conquista a fidelização de um consumidor ele não só faz compras recorrentes, mas também atrai novos clientes para a empresa, de forma orgânica.

Como alcançar isso? Novamente o bom e velho e-mail marketing para e-commerce!

Se você mantém um bom contato com o cliente, está sempre presente quando ele precisa, apresenta as novidades e conteúdos e mostra preocupação em manter sólido aquele relacionamento, a resposta virá. É claro, mantendo a boa qualidade do produto ou serviço.

Aumenta as vendas consideravelmente

Um grande poder do e-mail marketing é aumentar as vendas. Toda vez que um consumidor abrir um de seus e-mails, sua marca estará presente na mente dele por algum tempo.

Aliás, a taxa de visitação no site pode subir bastante com o envio dos e-mails. Você pode construir a mensagem com links para as suas páginas, seja para produtos, conteúdos do blog ou outras finalidades.

Dica: 3 cursos de vendas para tornar seus vendedores verdadeiras máquinas

Possui um custo muito baixo

O custo de criar uma campanha de e-mail marketing é muito baixo!

Existem diversas opções para as empresas na atração de consumidores. Para escolher o que é melhor para o seu negócio é preciso conhecer muito bem o indicador ROI — Return On Investment, ou Retorno Sobre o Investimento.

Falando do e-mail marketing para e-commerce, esse indicador é muito positivo, uma vez que o custo é praticamente zero.

Permite um acompanhamento das ações

Como saber se uma estratégia realmente foi eficaz ou não? Mantendo um acompanhamento frequente!

Em cada e-mail enviado você deve monitorar como foi a taxa de abertura e cliques nos links. Outra métrica importante é a taxa de descadastro, que faz com que a nutrição daquele lead seja interrompida.

Uma boa ideia é testar diferentes formas de construir o título da mensagem — elemento fundamental para a taxa de abertura —, além de criar estruturas de e-mail diferentes e utilizar diversas CTAs (Call To Action ou chamada para ação).

Tudo isso pode (e deve) ser testado para encontrar as melhores respostas do seu público-alvo, otimizando o trabalho e alcançando melhores resultados.

Portanto, vimos que o e-mail marketing para e-commerce é fundamental! Os benefícios são enormes e podem fazer toda a diferença no seu negócio.

Agora que já viu o poder do e-mail marketing para e-commerce, que tal aprender ainda mais sobre essa ferramenta?

Clique no banner abaixo e ganhe o nosso e-book Email Marketing: A chave para a vantagem competitiva.

 Email Marketing: a chave para a vantagem competitiva

Dica: A Orgânica é uma agência de Marketing Digital especializada. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.