E-E-A-T: a sigla que vai garantir o seu sucesso em SEO!


Guilherme de Bortoli

Por   

 11/07/2024 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

O E-E-A-T é um dos elementos mais importantes para conquistar um bom posicionamento nos resultados de busca do Google! Ele se refere a quatro pilares essenciais:

  • Experiência; 
  • Expertise;
  • Autoridade;
  • Confiança.

Com a evolução dos algoritmos do Google, apenas aplicar técnicas de SEO não é mais suficiente! É preciso demonstrar que sua marca possui esses atributos através de conteúdos estratégicos.

Aqui eu vou te explicar o papel-chave do E-E-A-T na sua estratégia de posicionamento na Internet, seguindo as Diretrizes de Qualidade de Pesquisa do Google.

Você aprenderá como integrar o E-E-A-T às técnicas de SEO e o que observar na hora de escolher uma agência parceira.

Assim, sua empresa poderá implementar uma estratégia digital eficaz, afirmar a relevância do seu negócio na Internet e passar confiança para o seu público — e para os robôs que indexam os conteúdos!

Vamos começar!

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

Desvendando o E-E-A-T

Num mundo perfeito, conquistar boas posições na pesquisa do Google e de outros buscadores seria mel na chupeta. Mas a verdade é que, para ranquear nas posições mais privilegiadas, você vai precisar dominar os algoritmos.

E quando falo em “dominar”, não quero dizer que se deve burlar as regras. Muito pelo contrário!

O algoritmo do Google, por exemplo, tem mecanismos bem sofisticados para entender se o conteúdo de uma página segue as diretrizes de qualidade e é, de fato, relevante para a audiência.

Um jeito de garantir a indexação (a exibição nos resultados das buscas) apenas dos sites e dos conteúdos realmente úteis para o público — e longe dos temas sensíveis — foi alterando os algoritmos para eles analisarem não apenas a aplicação técnica do SEO, mas também:

  • A experiência dos autores demonstrada no conteúdo da marca;
  • A expertise da empresa em oferecer soluções práticas para o público;
  • A autoridade dela dentro do mercado, nicho ou setor no qual atua;
  • E a confiança que ela carrega por conta dessa autoridade!

Hoje, cada um desses quatro elementos compõe a sigla em inglês E-E-A-T, que traduzindo para o português significa:

  • Experience (a experiência do autor);
  • Expertise (a especialidade);
  • Authoritativeness (a autoridade);
  • E trust (a confiança).

Desde a implementação desse sistema de interpretação automatizado pelos robôs (que é como os algoritmos também são conhecidos no Marketing Digital), a Internet nunca mais foi a mesma!

Se você, sua equipe ou sua empresa investe tempo e dinheiro em formas de aumentar a visibilidade a partir das falhas do Google, sugiro que pare agora mesmo!

Uma simples atualização (ou um Core Update), pode fazer com que:

  • Suas páginas sejam desindexadas (muitas delas permanentemente);
  • Seu site perca autoridade; 
  • Seu tráfego caia vertiginosamente, prejudicando não só a visibilidade, mas também as vendas; 
  • E que você tenha que investir ainda mais recursos e dinheiro (dessa vez, com agências realmente experientes) para iniciar as estratégias de SEO do zero, levando o E-E-A-T em consideração!

Quando o assunto é SEO, o malandro sempre acaba virando o mané da história uma hora ou outra. A receita para o sucesso é, portanto:

  • Fazer um bom SEO On Page (a otimização dentro das páginas dos conteúdos);
  • Aplicar técnicas de link builing e distribuição de conteúdo para SEO Off Page (o apontamento de outras páginas e empresas para o site do negócio);
  • Garantir que o seu site está bem alinhado com as regras de SEO Técnico (a manipulação do código das páginas voltada para a visibilidade dos mecanismos de buscas);
  • E seguir as Diretrizes de Qualidade de Pesquisa do Google, criando conteúdos exemplares, assinados por autores com real credibilidade. Ponto final.

Sem implementar o E-E-A-T nas suas estratégias de SEO, será basicamente impossível aparecer nos primeiros resultados das pesquisas!

Isso porque o Google não quer se relacionar com empresas que demonstram um comportamento antiético — algo que fere a credibilidade da própria gigante das buscas!

Felizmente, o Google oferece um passo a passo valioso para que os negócios, feito o seu, tenham uma chance de competir pelo melhor posicionamento nas pesquisas — e é dele que falarei logo abaixo!

Dica: 20 técnicas de SEO para conquistar as primeiras posições

O papel do E-E-A-T nas diretrizes de qualidade do Google

Boa parte dos fatores que os algoritmos usam para decidir quais sites indexar (e em quais posições) é um segredo bilionário e protegido a sete chaves!

Só que os elementos mais importantes dessa equação são amplamente divulgados, já que o seu sucesso no topo das buscas orgânicas também significa o sucesso do Google!

Ou seja: quanto mais autoridade e confiança a sua marca tiver, mais o Google gostará de exibir você nas primeiras posições!

É por isso que o fator mais importante que os algoritmos consideram é a qualidade do seu conteúdo.

Como "qualidade" pode significar qualquer coisa (como um texto bem escrito ou uma imagem bem produzida), o Google desenvolveu um manual para apontar exatamente o que o seu negócio precisa fazer para agradar os robôs e ser catalogado: o E-E-A-T!

Um conteúdo bem produzido (seja em código de página, em texto, em imagem, em vídeo ou em áudio) ainda é considerado para definir a qualidade geral de uma marca na Internet.

O diferencial é que o E-E-A-T afina ainda mais essa malha para que apenas os sites mais úteis apareçam nas primeiras posições!

Por "úteis", quero dizer que todo material dividido por uma empresa no cenário digital precisa ter em mente como aquele conteúdo impacta o Sucesso do Consumidor, composto:

  • Por quanto o autor do conteúdo (ou a própria marca) tem expertise teórica e prática para educar o público;
  • Pelo quanto as páginas do site são referenciadas por outras fontes (o que aponta o nível de autoridade e de confiança em um negócio);
  • E pelo quanto de interesse a marca tem em se tornar uma solução valiosa para os usuários (sem enganá-lo, manipulá-lo ou explorá-lo)!

Destacar os pontos fortes e tirar os fracos do foco faz parte do Marketing Digital. Entretanto, há uma diferença gritante entre guiar um curioso a se tornar um cliente (através de um funil de vendas, por exemplo) e mentir para um visitante prometendo soluções impossíveis ou aumentando as qualidades de um produto medíocre.

Hoje, os algoritmos conseguem captar a intenção dos conteúdos assim como um humano!

O resultado dessa inovação é que, se o conteúdo for de baixa qualidade para uma pessoa de verdade (se ele não for útil, na prática), ele será ignorado pelos robôs.

No pior dos casos, a própria marca pode ser marcada como potencialmente perigosa e ser ocultada dos resultados das buscas por anos no futuro!

Para evitar esse destino terrível, mostrarei um passo a passo para você reforçar o E-E-A-T do seu negócio — e vender muito mais por consequência disso!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Estratégias para reforçar o E-E-A-T

Cada letra da sigla E-E-A-T precisa funcionar em sincronia com a outra. Seguindo essa ordem, é garantido que a sua empresa pelo menos será catalogada nos resultados das buscas!

Aos poucos, com o passar do tempo e o teste do público, você terá dados exatos sobre o comportamento da audiência e poderá otimizar ainda mais os conteúdos, elevando a posição do seu negócio nos resultados das pesquisas na Internet!

Desde que você foque no Sucesso do Consumidor — e mantenha um comportamento ético —, dificilmente terá como errar!

Experience (experiência)

Vou começar pelo "E" de experiência, recém-adicionado nas diretrizes. Muitos conteúdos na Internet apontam que a experiência se refere a Experiência do Usuário, mas não é o caso!

O Google se interessa pela experiência prática que o autor do conteúdo tem com aquele assunto, e deixa claro nas suas diretrizes. Os algoritmos avaliam se o conteúdo fornecido apresenta algum nível de experiência real, se quem o produziu teve uma experiência verdadeira para produzir o material. A própria plataforma do Google indica a importância do conteúdo ser produzido por quem:

  • Usou o produto ou serviço que está avaliando;
  • Visitou o lugar sobre o qual escreve;
  • Comunica a experiência de outra pessoa.

Mas, por que a experiência é importante para os buscadores? Muitas páginas se tornam confiáveis por serem criadas por pessoas com uma experiência real naquele assunto. Afinal, em que você confiaria mais: em uma avaliação feita por alguém que tenha o produto ou em uma “avaliação” de alguém que não o usou? Para nós, e para os buscadores, é bem melhor confiar em quem teve a experiência!

Para escrever sobre um determinado assunto em um blog é preciso ter autenticidade e credibilidade. Quando um autor escreve com base em uma vivência verdadeira, ele produz um conteúdo com mais riqueza, mais envolvente e mais confiável para os buscadores, ao compartilhar insights únicos, baseados em suas experiências reais. Além disso, a experiência pessoal pode adicionar uma camada de conexão emocional, fazendo o conteúdo ser mais envolvente e persuasivo.

Expertise

Expertise e experiência são palavras similares, mas, no caso do E-E-A-T para SEO, a experiência ilustra a vivência, ou a prática, do criador daquele conteúdo com o assunto.

Já a expertise aponta para o nível de capacidade da sua empresa em fornecer, no conteúdo, soluções práticas, valiosas e aplicáveis — lembrando que diferentes tópicos vão exigir níveis de conhecimento variados para serem considerados confiáveis.

Como os conteúdos são a melhor maneira de uma empresa criar um relacionamento a distância com milhões de pessoas espalhadas pela Internet, a expertise define o quanto a sua marca é capaz de expressar a competência que acumulou de um jeito que possa ser aplicado por quem consumir os conteúdos!

Essa expertise precisa ser explorada e otimizada levando em consideração o SEO, certificando que o seu negócio:

  • Responda de forma excelente às dúvidas mais pesquisadas pela audiência;
  • Derrube as objeções mais comuns no seu mercado;
  • E crie uma presença digital que se torne sinônimo de efetividade, o que naturalmente leva à autoridade e à confiança!

Mantenha as suas páginas atualizadas, desenvolva uma personalidade incopiável para a sua marca se comunicar, e pesquise temas importantes para o momento de descoberta da sua empresa, usando como perspectiva o engajamento do perfil ou das personas dos seus clientes ideais!

Esse é o melhor caminho para o aumento das vendas!

Dica: Os 12 arquétipos de marca e sua importância no branding

Autoridade

A autoridade leva um pouco mais de tempo para ser estabelecida sem nenhuma ajuda. Para criadores de conteúdo, usar artigos com informações biográficas ou promover grupos de discussões, podem ser boas fontes que irão desenvolver uma reputação. Também podem apresentar comprovações de nível educacional, validações de colegas da área e citações sobre sua experiência, podem ser evidências de resultados positivos da sua atuação no mercado.

Já para quem buscar começar a criar conteúdo, incluindo pessoas comuns que postam em mídias sociais ou fóruns, o Google recomenda investir nas informações de reputação na própria página, utilizando comentários de quem acompanha o autor, por exemplo.

É importante considerar até qual ponto o autor e o site são reconhecidos como fonte de referência no assunto abordado. Um jeito de acelerar esse reconhecimento, é fazendo com que outros sites e empresas já populares passem um pouco das autoridades deles para a sua marca através de backlinks!

Os backlinks são as referências ou indicações que os terceiros fazem para o seu negócio, fazendo com que a sua empresa herde uma parte da autoridade deles para construir a sua!

Só não adianta promover o backlink de uma entidade que não tem confiança na Internet ou que publica conteúdos duvidáveis!

Você precisa de referências de qualidade, respeitadas, e capazes de influenciar os algoritmos a olharem para a sua empresa através de lentes positivas — e duradouras!

Trust (confiança)

Estabelecer a confiança é uma parte essencial do E-E-A-T, as páginas não confiáveis ​​serão mal avaliadas, não importa o quanto pareçam ser experientes, especialistas ou se demonstram ter autoridade. Ao contrário do que muitos blogs falam, você não deve encher o conteúdo de palavras-chave, utilizar esquemas de links falsos, copiar conteúdos ou publicar o mesmo conteúdo em diversas plataformas.

Para entender melhor, vou aprofundar mais sobre o plágio de conteúdo. Considere que um blog concorrente copiou um conteúdo da Orgânica, especialista em Inbound Marketing, o conteúdo terá qualidade e embasamento prático, mas não foi ele que produziu, então não terá a confiança dos buscadores, principalmente por que essa é uma prática criminosa e condenada pelos algoritmos que indexação.

Outro caso que pode exemplificar a falsa confiança, é a falta de credibilidade das fontes utilizadas para embasar o conteúdo, o autor pode até soar como alguém que pesquisou os fatos, mas se os robôs identificarem páginas suspeitas, a confiança desaparecerá!

A confiança dos buscadores, sobre a empresa e o autor, só pode ser conquistada em cima de informações reais e com embasamento comprovado. Por isso, você deve avaliar:

  • O que o site e os autores dizem sobre si mesmos. Há informações suficientes para afirmar que é uma fonte confiável?
  • O que outras pessoas dizem sobre o site e os autores, seja dentro ou fora do site da marca? 
  • O que está visível na página, desde o conteúdo principal até as seções de resenhas e comentários. Há algo que prova a confiança?

Claro, o site ou o autor podem ser avaliados como não confiáveis ao se notar um conflito de interesses. Você apresentar comentários reais de quem adquiriu o seu produto gera valor e confiança, mas, "avaliações" feito pela própria marca que autoafirmem a qualidade do produto e "avaliações" de um influenciador pago para promover o produto, não são tão confiáveis ​​devido ao conflito de interesses.

Se uma página não for confiável, independentemente do motivo, não irá se enquadrar no E-E-A-T. Então faça sua página ser precisa, honesta, segura e confiável, e os algoritmos irão avaliar bem seus conteúdos. Assim, você estará no caminho certo para construir a confiança capaz de colocar a sua empresa no topo das pesquisas — e das vendas!

Por que o E-E-A-T é essencial para sites YMYL?

O E-E-A-T é ainda mais importante quando o nicho do seu negócio (ou os conteúdos que ele promove) aborda conteúdos mais sensíveis ou com potencial risco, como:

  • Uso do próprio dinheiro;
  • Cuidados com a própria saúde;
  • Informações legais/jurídicas;
  • Notícias e atualidades;
  • Produtos e serviços úteis.

Todo conteúdo relacionado a esses temas são agrupados dentro de uma categoria chamada YMYL.

Sendo a sigla para "Your Money or Your Life" (ou "Seu Dinheiro ou a Sua Vida" quando traduzido para o português), essa categoria de conteúdos é altamente escrutinada para impedir que profissionais mal-intencionados manipulem os usuários ou deem conselhos fatais — que podem custar a segurança financeira ou a vida deles!

Páginas YMYL são mais difíceis de ranquear nas maiores posições das buscas justamente por serem tópicos sensíveis que exigem uma comprovação de expertise por parte das marcas (algo que pode levar anos para se estabelecer).

Mas se o seu negócio pode comprovar tal sabedoria (seja através de um certificado, diploma ou título) e a praticidade das soluções sendo divididas (através da relevância, aceitação por parte do público e a geração de resultados positivos a partir dos conteúdos publicados), você não terá o que temer!

Seja ético, transparente, e coloque sua própria experiência em primeiro lugar: se a sua empresa realmente tiver expertise no assunto e aplicá-la no conteúdo, isso ficará claro para os algoritmos também!

Guia completo para converter seus Leads e otimizar suas Vendas

Integre E-E-A-T na sua estratégia de SEO!

O E-E-A-T foi um divisor de águas na exibição dos resultados para as pesquisas feitas na Internet — e não só para manter a integridade da sua marca, mas para impedir que o Google perdesse clientes ao promover conteúdos duvidosos!

É por isso que você aprendeu neste texto que é impossível vender mais pela Internet sem:

  • Focar na experiência real por trás dos conteúdos (a "experience" na sigla E-E-A-T);
  • Ter uma estratégia de comunicação que se aproveite da sabedoria prática acumulada pelo seu negócio (a "expertise");
  • Construir uma autoridade que seja reconhecida pelos algoritmos e fontes de tráfego na Internet (a "authoritativeness");
  • E sem gerar confiança a partir de informações que ofereçam credibilidade e segurança dos dados (a "trust").

Como E-E-A-T é um sistema automatizado de avaliação de sites, baseado nas Diretrizes de Qualidade de Pesquisa do Google, que levam a experiência, a expertise, a autoridade e a confiança da sua marca muito a sério, você precisa de uma estratégia de SEO à prova de balas para garantir que o seu negócio seja mostrado nos primeiros resultados das buscas!

Você pode descobrir agora quais são os requisitos de qualidade que o seu negócio já cumpre — e quais precisa cumprir — completando o Diagnóstico de SEO gratuito da Orgânica!

Afinal, o seu sucesso na Internet é benéfico para o Google também — então é seu direito abocanhar uma parte desse mercado trilionário o mais rápido possível!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.