E-E-A-T: a sigla que vai garantir o seu sucesso em SEO!


Guilherme de Bortoli

Por   

 13/03/2024 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

O passado recente criou uma geração inteira de "profissionais" do Marketing Digital preguiçosos, porque tudo que eles precisavam fazer era colocar um monte de palavras-chave em tudo quanto era conteúdo e torcer para que o Google os catalogasse nos resultados das buscas!

Naquela época, esse tipo de iniciativa dava certo — o que fez com que milhões de sites mal-intencionados ou com conteúdos polêmicos fossem indexados e exibidos para o público, afetando diretamente a autoridade do Google como uma fonte confiável de respostas e notícias.

Para evitar que os usuários abandonassem o mecanismo de busca pela pobreza de resultados manipulados pelo uso indiscriminado de palavras-chave, o Google atualizou os algoritmos e criou uma nova regra: o E-E-A-T!

A partir dessa implementação, só usar a parte técnica do SEO deixou de ter o mesmo peso que antes para colocar os sites nas primeiras posições nos resultados das pesquisas!

Agora, para um negócio dominar o topo das buscas, ou ao menos ter a chance de aparecer nelas, se tornou necessário comprovar (através da criação de conteúdos estratégicos) que a marca tem E-E-A-T — a sigla para:

  • Experiência;
  • Expertise;
  • Autoridade;
  • E confiança!

Nesse guia de SEO, apresentarei para você o papel-chave do E-E-A-T na sua estratégia de posicionamento na Internet para o domínio dos mecanismos de busca seguindo as Diretrizes de Qualidade de Pesquisa!

Você terminará sabendo como integrar o E-E-A-T com a parte técnica do SEO e o que observar na hora de escolher uma agência parceira para:

  • Implementar a sua estratégia digital de vendas;
  • Afirmar a relevância do seu negócio na Internet;
  • E passar confiança para o seu público — e os robôs que indexam os conteúdos!

É hora do show!

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

Desvendando o E-E-A-T

Após anos de abuso por parte de profissionais malandros ou inexperientes — que tinham como objetivo oferecer um serviço de posicionamento nas buscas com resultados rápidos para tirar dinheiro de empresas feito a sua, mas às custas da autoridade delas na Internet a médio e longo prazo —, o Google teve de criar um mecanismo automatizado para cortar o mal pela raiz!

Um jeito de garantir a indexação (a exibição nos resultados das buscas) apenas dos sites e conteúdos realmente úteis para o público — e longe dos temas sensíveis — foi alterando os algoritmos para eles analisarem não apenas a aplicação técnica do SEO, mas também:

  • A experiência do usuário navegando pelos conteúdos da marca no site;
  • A expertise da empresa em oferecer soluções práticas para o público;
  • A autoridade dela dentro do mercado, nicho ou setor no qual atua;
  • E a confiança que ela carrega por conta dessa autoridade!

Hoje, cada um desses quatro elementos compõe a sigla em inglês E-E-A-T, que traduzindo para o português significa:

  • Experience (a experiência do usuário);
  • Expertise (a especialidade);
  • Authoritativeness (a autoridade);
  • E trust (a confiança).

Desde a implementação desse sistema de interpretação automatizado pelos robôs (que é como os algoritmos também são conhecidos no Marketing Digital), a Internet nunca mais foi a mesma!

A maioria daquelas empresas que investiram uma grana para o posicionamento rápido, mas sem saber que os profissionais desonestos abusariam das falhas do Google, pagaram caro depois dessa atualização:

  • Elas foram removidas das primeiras páginas (muitas delas permanentemente);
  • Perderam pontos de confiança com os buscadores por conta disso;
  • Tiveram a entrada de novos consumidores comprometida (ao ponto de gerar crises financeiras nos negócios);
  • E tiveram que investir ainda mais recursos e dinheiro (dessa vez, com agências realmente experientes) para iniciar as estratégias de SEO do zero, levando o E-E-A-T em consideração!

Como o E-E-A-T segue as Diretrizes de Qualidade de Pesquisa do Google, tais investimentos tiveram de ser direcionados para:

  • O SEO On Page (a otimização dentro das páginas dos conteúdos);
  • O SEO Off Page (o apontamento de outras páginas e empresas para o site do negócio);
  • O SEO Técnico (a manipulação do código das páginas voltada para a experiência de navegação dos usuários);
  • E a criação de conteúdos exemplares, assinados por autores com real credibilidade, para desenvolver os assuntos tratados pela marca!

Sem implementar o E-E-A-T nas suas estratégias de SEO, será basicamente impossível aparecer nos primeiros resultados das pesquisas!

Isso porque o Google não quer se relacionar com empresas que demonstram um comportamento antiético — algo que fere a credibilidade da própria gigante das buscas!

Felizmente, o Google oferece um passo a passo valioso para que os negócios, feito o seu, tenham uma chance de competir pelo melhor posicionamento nas pesquisas — e é dele que falarei logo abaixo!

Dica: 20 técnicas de SEO para conquistar as primeiras posições

O papel do E-E-A-T nas diretrizes de qualidade do Google

Boa parte dos fatores que os algoritmos usam para decidir quais sites indexar (e em quais posições) é um segredo bilionário e protegido a sete chaves!

Só que os elementos mais importantes dessa equação são amplamente divulgados, já que o seu sucesso no topo das buscas orgânicas também significa o sucesso do Google!

Ou seja: quanto mais autoridade e confiança a sua marca tiver, mais o Google gostará de exibir você nas primeiras posições!

É por isso que o fator mais importante que os algoritmos consideram é a qualidade do seu conteúdo.

Como "qualidade" pode significar qualquer coisa (como um texto bem escrito ou uma imagem bem produzida), o Google desenvolveu um manual para apontar exatamente o que o seu negócio precisa fazer para agradar os robôs e ser catalogado: o E-E-A-T!

Um conteúdo bem produzido (seja em código de página, em texto, em imagem, em vídeo ou em áudio) ainda é considerado para definir a qualidade geral de uma marca na Internet.

O diferencial é que o E-E-A-T afina ainda mais essa malha para que apenas os sites mais úteis apareçam nas primeiras posições!

Por "úteis", quero dizer que todo material dividido por uma empresa no cenário digital precisa ter em mente o Sucesso do Consumidor, composto:

  • Por quanto o autor do conteúdo (ou a própria marca) tem expertise teórica e prática para educar o público;
  • Pelo quanto as páginas do site são referenciadas por outras fontes (o que aponta o nível de autoridade e de confiança em um negócio);
  • E pelo quanto de interesse a marca tem em se tornar uma solução valiosa na vida dos usuários (sem enganá-lo, manipulá-lo ou explorá-lo)!

É claro que a manipulação faz parte do Marketing Digital, mas existe uma diferença gritante entre guiar um curioso a se tornar um cliente (através de um funil de vendas, por exemplo) e mentir para um visitante prometendo soluções impossíveis ou aumentando as qualidades de um produto medíocre.

Hoje, os algoritmos conseguem captar a intenção dos conteúdos assim como um humano!

O resultado dessa inovação é que, se o conteúdo for de baixa qualidade para uma pessoa de verdade (se ele não for útil, na prática), ele será ignorado pelos robôs.

No pior dos casos, a própria marca pode ser marcada como potencialmente perigosa e ser ocultada dos resultados das buscas por anos no futuro!

Para evitar esse destino terrível, mostrarei um passo a passo para você reforçar o E-E-A-T do seu negócio — e vender muito mais por consequência disso!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Estratégias para reforçar o E-E-A-T

Cada letra da sigla E-E-A-T precisa funcionar em sincronia com a outra. Seguindo essa ordem, é garantido que a sua empresa pelo menos será catalogada nos resultados das buscas!

Aos poucos, com o passar do tempo e o teste do público, você terá dados exatos sobre o comportamento da audiência e poderá otimizar ainda mais os conteúdos, elevando a posição do seu negócio nos resultados das pesquisas na Internet!

Desde que você foque no Sucesso do Consumidor — e mantenha um comportamento ético —, dificilmente terá como errar!

Experience (experiência)

A experiência do usuário envolve tudo que é necessário para uma pessoa transitar pelas suas páginas e consumir os conteúdos nelas sem atrasos, nem erros ou dificuldades de compreensão!

O SEO Técnico tem papel fundamental na criação de uma experiência positiva porque ele diminui consideravelmente o tempo de carregamento das páginas (um dos fatores mais importantes na decisão de um visitante por abandoná-las, o que fere a autoridade) e garante que todas as palavras-chave e meta-elementos sejam inseridos na arquitetura do site!

Além do código invisível, o design intuitivo das páginas também é levado em consideração, fora a legibilidade das letras, a implementação de subtítulos e a organização dos conteúdos em si (um trabalho para o SEO On Page).

Quanto mais rápida, simples e didática for a navegação para os seus visitantes, mais os robôs considerarão colocar a sua página no topo — tornando a remoção dela por parte dos seus competidores um pesadelo!

Expertise

Expertise e experiência são palavras similares, mas, no caso do E-E-A-T para SEO, a experiência ilustra a fluidez no uso da página por parte do usuário.

Já a expertise aponta para o nível de experiência da sua empresa em dividir soluções práticas, valiosas e aplicáveis para os seus visitantes — e os seus futuros clientes!

Como os conteúdos são a única maneira de uma empresa criar um relacionamento a distância com milhões de pessoas espalhadas pela Internet, a expertise define o quanto a sua marca é capaz de expressar a sabedoria que acumulou de um jeito que possa ser aplicado por quem consumir os conteúdos!

Essa expertise precisa ser explorada e otimizada levando em consideração o SEO, certificando que o seu negócio:

  • Responda de forma excelente às dúvidas mais pesquisadas pela audiência;
  • Derrube as objeções mais comuns do público no seu mercado;
  • E crie uma presença digital que se torne sinônimo de efetividade, o que naturalmente leva à autoridade e à confiança!

Mantenha as suas páginas atualizadas, desenvolva uma personalidade incopiável para a sua marca se comunicar com o público, e pesquise temas importantes para o momento de descoberta da sua empresa, usando como perspectiva o engajamento do perfil ou das personas dos seus clientes ideais!

Esse é o melhor caminho para o aumento das vendas!

Dica: Os 12 arquétipos de marca e sua importância no branding

Autoridade

A autoridade leva um pouco mais de tempo para ser estabelecida sem nenhuma ajuda.

Mas um jeito de acelerar esse crescimento é fazendo com que outros sites e empresas já populares passem um pouco das autoridades deles para a sua marca através de backlinks!

Os backlinks são as referências ou indicações que os terceiros fazem para o seu negócio, fazendo com que a sua empresa herde uma parte da autoridade deles para construir a sua!

Só não adianta promover o backlink de uma entidade que não tem confiança na Internet ou que publica conteúdos duvidáveis!

Você precisa de referências de qualidade, respeitadas, e capazes de influenciar os algoritmos a olharem para a sua empresa através de lentes positivas — e duradouras!

Trust (confiança)

A confiança dos buscadores, sobre a empresa e o autor, só pode ser conquistada em cima de profissionalismo — o que significa:

  • Comunicar de maneira original a expertise da sua marca;
  • As lojas on-line precisam de sistemas de pagamento on-line seguros e de atendimento ao cliente confiável;
  • As análises de produtos devem ser honestas e escritas para ajudar outras pessoas a tomar decisões de compra informadas (em vez de apenas vender o produto);
  • As páginas informativas sobre tópicos claros do YMYL devem ser precisas para evitar danos às pessoas e à sociedade;
  • As publicações nas redes sociais sobre tópicos não relacionados ao YMYL podem não precisar de um alto nível de confiança, como quando o objetivo da postagem é para entreter seu público e o conteúdo da postagem não corre o risco de causar danos;.
  • Garantir a segurança dos dados dos usuários na Internet através de códigos robustos no seu site;
  • E se manter o mais transparente possível no que diz respeito a como esses dados são usados e quais são os direitos dos visitantes sobre eles!

Se, depois de tudo isso, as pessoas (e os algoritmos) continuarem consumindo os seus conteúdos e se aproximando do seu negócio, você estará no caminho certo para construir a confiança capaz de colocar a sua empresa no topo das pesquisas — e das vendas!

Por que o E-E-A-T é essencial para sites YMYL?

O E-E-A-T é ainda mais importante quando o nicho do seu negócio (ou os conteúdos que ele promove) envolve a maneira com que os usuários:

  • Usam o próprio dinheiro;
  • E cuidam da própria saúde!

Todo tema relacionado às finanças e aos cuidados pessoais (principalmente no ramo médico em si, da dermatologia à fisioterapia) são agrupados dentro de uma categoria chamada YMYL.

Sendo a sigla para "Your Money or Your Life" (ou "Seu Dinheiro ou a Sua Vida" quando traduzido para o português), essa categoria de conteúdos é altamente escrutinada para impedir que profissionais mal-intencionados manipulem os usuários ou deem conselhos fatais — que podem custar a segurança financeira ou a vida deles!

Materiais no contexto YMYL são mais difíceis de ranquear nas maiores posições das buscas justamente por serem tópicos sensíveis e que exigem uma comprovação de expertise por parte das marcas (algo que pode levar anos para se estabelecer).

Mas se o seu negócio pode comprovar tal sabedoria (seja através de um certificado, diploma ou título) e a praticidade das soluções sendo divididas (através da relevância, aceitação por parte do público e a geração de resultados positivos a partir dos conteúdos publicados), você não terá o que temer!

Seja ético, transparente, e coloque o seu público em primeiro lugar: se a sua empresa realmente se importar com a vida e o dinheiro da audiência, isso ficará claro para os algoritmos também!

Guia completo para converter seus Leads e otimizar suas Vendas

Integre E-E-A-T na sua estratégia de SEO!

O E-E-A-T foi um divisor de águas na exibição dos resultados para as pesquisas feitas na Internet — e não só para manter a integridade dos usuários, mas para impedir que o Google perdesse clientes ao promover conteúdos duvidosos!

É por isso que você aprendeu nesse guia que é impossível vender mais pela Internet sem:

  • Focar na experiência de navegação e de consumo dos conteúdos por parte dos usuários (a "experience" na sigla E-E-A-T);
  • Ter uma estratégia de comunicação que se aproveite da sabedoria prática acumulada pelo seu negócio (a "expertise");
  • Construir uma autoridade que seja reconhecida por outros sites e fontes de tráfego na Internet (a "authoritativeness");
  • E sem criar um site seguro, com políticas de privacidade e do uso de dados bem estabelecida ou transparente para o público (a "trust").

Como E-E-A-T é um sistema automatizado de avaliação de sites, baseado nas Diretrizes de Qualidade de Pesquisa do Google, que levam a experiência, a expertise, a autoridade e a confiança da sua marca muito a sério, você precisa de uma estratégia de SEO à prova de balas para garantir que o seu negócio seja mostrado nos primeiros resultados das buscas!

Você pode descobrir agora quais são os requisitos de qualidade que o seu negócio já cumpre — e quais precisa cumprir — completando o Diagnóstico de SEO gratuito da Orgânica!

Afinal, o seu sucesso na Internet é benéfico para o Google também — então é seu direito abocanhar uma parte desse mercado trilionário o mais rápido possível!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.