9 ferramentas essenciais para criação de conteúdo


Guilherme de Bortoli

Por   

 26/01/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você já sabe sobre a importância do Marketing de Conteúdo para negócios que buscam melhores resultados em vendas, não é mesmo?

Mas, muitas vezes, a criação de conteúdo não é uma tarefa fácil: falta inspiração, organização e dados para a tomada de decisões mais estratégicas.

Por isso, hoje vou mostrar 9 ferramentas essenciais que irão ajudar você a tornar a criação de conteúdo cada vez mais assertiva. Confira!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

O que é criação de conteúdo?

Na criação de conteúdo, materiais como artigos em blogs, e-books, vídeos, publicações nas redes sociais, etc. são produzidos para atender às dores, necessidades e desejos de potenciais clientes (e clientes também!) — respondendo a dúvidas ou ajudando a resolver os principais problemas que eles têm, por exemplo.

E tudo isso também contribui para a empresa:

Criação de conteúdo: por que investir?

Se algum dia você já se perguntou se vale a pena mesmo investir na criação de conteúdo, a resposta já está mais do que clara.

Mas, se ainda resta algum tipo de dúvida, eu posso comprovar que não se trata apenas da minha opinião!

Separei duas histórias de sucesso para que você veja, com os próprios olhos, alguns dos resultados da Orgânica e de um dos nossos clientes:

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

E antes de partirmos às ferramentas para criação de conteúdo, aproveite para também conferir alguns exemplos de Marketing de Conteúdo!

Dica: Marketing de Conteúdo: exemplos para você se inspirar!

9 ferramentas essenciais para criação de conteúdo

1. Google Trends 

O Google Trends é uma ferramenta do Google que identifica tendências de pesquisa. Você pode adicionar uma palavra-chave e analisar o interesse por ela:

  • Ao longo do tempo: nos últimos anos ou por ano, dia e em tempo real (nas últimas 24 horas);
  • Por região: no mundo todo ou por país, estado e, até mesmo, cidade;
  • Por categoria: artes e entretenimento, ciência, compras, esportes, finanças, notícias, saúde…

O Google Trends também mostra assuntos e pesquisas relacionadas, além de possibilitar que uma comparação entre palavras-chave seja feita:

Google Trends

Essa é uma ferramenta gratuita e com certeza vale a pena você conferir!

2. Semrush

A Semrush é uma ferramenta bastante conhecida entre os profissionais de Marketing Digital porque, com ela, você consegue mensurar o volume de buscas por palavras-chave, identificar as principais referentes ao seu negócio e analisar as dos seus concorrentes.

Pesquisa do termo Marketing de Conteúdo no Semrush

A ferramenta também fornece informações como tráfego orgânico, posições nos resultados de busca do Google e backlinks de qualquer site!

Assim, dá para criar conteúdo otimizado para SEO, para anúncios e para as redes sociais, além de acompanhar o alcance do conteúdo e sempre melhorá-lo com base nas métricas e outros insights, fazer pesquisa de mercado, entre outras tantas utilidades.

Aqui na Orgânica, a Semrush é usada diariamente!

3. AnswerThePublic

Da mesma forma, na AnswerThePublic, é possível pesquisar uma palavra e ver o que (e de que forma) as pessoas estão buscando no contexto dela — inclusive, na língua de vários países —, além de que a ferramenta possui uma funcionalidade de análise de conteúdo.

Ela é ótima para ter insights para o seu negócio como um todo, permitindo também que o conteúdo seja o mais personalizado e criativo possível!

Dica: Curadoria de conteúdo: o que é e como fazer?

4. People Also Ask

O People Also Ask é um recurso do próprio Google que também ajuda a entender o que as pessoas costumam pesquisar sobre determinada palavra, contribuindo para aprofundar no tema de cada conteúdo!

Basta você pesquisar uma palavra-chave no Google e, logo abaixo dos primeiros resultados, vão aparecer perguntas relacionadas a ela:

O que as pessoas também perguntam sobre Marketing de Conteúdo

Ainda mais abaixo dos resultados, o Google também mostra as pesquisas relacionadas, que também vale dar uma olhada:

Pesquisas relacionadas para Marketing de Conteúdo

5. Google Drive

O Google Drive é uma ferramenta que ajuda na organização e na produção de conteúdo porque, através dela, você pode criar e compartilhar documentos de uma forma que facilita a escrita, revisão, aprovação e publicação, por exemplo.

Tudo é salvo automaticamente na nuvem, assim, o conteúdo não se perde e você pode acompanhar todas as etapas do processo!

Com o Google Drive, também é possível criar planilhas para estruturar o seu calendário editorial, por exemplo, e ainda usar o próprio Google Agenda para auxiliar na organização, criando eventos e lembretes.

Para te ajudar ainda mais nesse processo, separei dois materiais gratuitos da Orgânica que vão ser úteis para a sua criação de conteúdo:

Não deixe de acessar!

Check-list de qualidade de publicação de conteúdo para seu blog

6. Calendário de Conteúdo

O Calendário de Conteúdo é uma planilha 100% gratuita da Orgânica com um passo a passo para planejar suas ações de Marketing de Conteúdo no blog e nas redes sociais, contemplando:

  • Personas;
  • Canais;
  • Formatos de conteúdo;
  • Linhas editoriais;
  • Conteúdos.

O calendário gerado por ela facilita a visualização do seu planejamento de produção de conteúdo em um formato muito mais intuitivo. Acesse agora mesmo!

Planilha Calendário de Conteúdo

7. WordPress 

O WordPress é uma das ferramentas mais utilizadas entre os profissionais de Marketing Digital porque permite criar sites, blogs, e-commerces, aplicativos e publicar conteúdo de uma maneira muito simples!

E não é por acaso: o WordPress se trata justamente de um CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) que não exige conhecimento em programação, então você consegue produzir páginas com textos, imagens, vídeos, áudios… e também tem acesso a designs e plugins que permitem personalizar as páginas facilmente.

Dica: Canais de Marketing Digital: como distribuir um conteúdo adequadamente?

8. Canva 

Já ouviu falar no Canva? Eu aposto que sim! Isso porque é um dos melhores exemplos de Inbound Marketing que já conheci — além de ser, é lógico, uma ferramenta de design gratuita e muito fácil de usar, que merece toda a sua popularidade.

Com ela, você pode criar peças para usar no seu site, blog, redes sociais, anúncios e até produzir materiais ricos, como e-books e infográficos. Legal, né?

O Canva também dá a opção de compartilhamento, além de ter salvamento automático, o que garante a segurança do seu trabalho durante a criação de conteúdo!

9. Adobe Creative Cloud

A Adobe Creative Cloud é um serviço em nuvem que disponibiliza mais de 20 ferramentas para criação de conteúdo, como:

  • Acrobat Pro;
  • After Effects;
  • Dreamweaver;
  • Illustrator;
  • InDesign;
  • Lightroom;
  • Photoshop;
  • Premiere Pro.

Com ela, você consegue criar e editar imagens, fotos, vídeos, animações e muitos outros conteúdos — alinhados, por exemplo, à identidade visual da sua empresa!

Como escolher a melhor ferramenta para criação de conteúdo? 

Principalmente se você está iniciando, é provável que não precise utilizar essas 9 ferramentas que apresentei aqui, e deve estar na dúvida sobre como escolher a certa para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Nesse caso, a minha principal dica é: comece pelas ferramentas gratuitas e foque na criação de conteúdo de qualidade — e nos resultados que isso precisa gerar para a sua empresa.

Tendo esse olhar estratégico para escolher as ferramentas, você conseguirá pensar no que vai ajudar a otimizar o tempo, a resolver problemas e a chegar no seu objetivo principal!

A Orgânica é uma agência de Marketing de Conteúdo especialista em vendas e conquistamos, cada dia mais, o nosso sucesso fazendo para nós o que fazemos para os nossos clientes.

E, se você chegou até aqui, entendo que é porque também quer conteúdo de qualidade para o seu negócio. Então não perca tempo, converse com um de nossos especialistas!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.