Como iniciar no Marketing Digital? Veja 6 conselhos!


Guilherme de Bortoli

Por   

 17/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

É fato: o digital cresce a cada dia. Com isso, o número de empresas investindo nesse mercado também é cada vez maior. Então, se você está começando agora e quer se destacar, precisa entender como iniciar no Marketing Digital com o pé direito!

Eu sou Guilherme de Bortoli, tenho mais de 20 anos de experiência em projetos de Marketing Digital e, nesse tempo, pude testar as melhores estratégias e os caminhos mais rápidos para alcançar grandes resultados.

Hoje, quero compartilhar com você os conselhos que gostaria de ter recebido no início dessa caminhada e as técnicas que mais funcionaram para os meus clientes. Vem comigo!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Como começar no Marketing Digital do zero?

Durante a minha carreira, passei por muitos erros e acertos para entender o que realmente funciona. 

Mas, para que você não tenha que passar por isso, organizei aqui uma lista com os principais pontos que você precisa saber para começar no Marketing Digital:

1. Sempre realize um diagnóstico de Marketing Digital

“Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve.”

Provavelmente você já ouviu essa frase em algum momento da vida, e a verdade é que ela também vale para os negócios.

Por isso, o primeiro passo para quem quer saber como iniciar no Marketing Digital é fazer um diagnóstico geral:

  • Quais ações de Marketing Digital a empresa faz?
  • Qual o posicionamento atual dela?
  • Quais resultados já atingiu?
  • Onde ela pretende chegar?
  • O que os concorrentes têm feito? — e assim por diante!

Só com esses dados em mãos, já é possível estabelecer um plano de ação para começar a alcançar resultados na Internet.

2. Não poupe esforços para construir a sua persona

Todo negócio possui um perfil de cliente ideal, aquela pessoa que tem tudo a ver com o seu produto ou serviço e que seria o seu “melhor cliente”. No Marketing Digital, chamamos ela de persona.

A persona é um personagem fictício baseado nas características reais do seu cliente ideal — gênero, idade, cidade… Além disso, também é importante que você conheça quais são seus hábitos, comportamentos e tipos de conteúdo que costuma consumir na Internet.

O motivo parece um tanto óbvio: quanto melhor conhecermos a pessoa com quem queremos falar, mais certeira será a comunicação com ela!

Quando precisamos dar uma notícia séria para dois amigos próximos, por exemplo, sabemos exatamente a melhor maneira de falar com cada um deles, porque conhecemos como cada um se comporta. Não é bem assim?

A definição de personas, então, é uma forma de estabelecer essa mesma relação com os clientes. Conhecendo alguns detalhes sobre eles, é possível falar a mesma linguagem que falam, ajustar o jeito de se comunicar e de vender, construindo estratégias muito mais efetivas!

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

Dica: Persona e público-alvo: entenda as principais diferenças

3. Crie um planejamento bem detalhado

Depois de ter um diagnóstico e saber quem é a sua persona, é a hora de criar um planejamento bem detalhado de como iniciar no Marketing Digital.

Não basta apenas definir metas de onde a empresa quer chegar daqui a 6 meses ou 1 ano. É preciso identificar, por exemplo:

  • Quais ações devem ser feitas para atingir esses resultados;
  • Quem deve fazer;
  • Quando deve ser feito;
  • Como deve ser a execução;
  • E como medir os resultados durante o andamento dessa estratégia.

Um bom plano de Marketing Digital é quase como um “passo a passo”, deixando claro exatamente qual é o caminho para alcançar os resultados que foram planejados!

4. Foque em produzir conteúdos de qualidade

Você sabia que 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de comprar um produto ou contratar um serviço? E que 74% também fazem essa busca nas redes sociais?

Aparecer entre os primeiros resultados para essas pesquisas aumenta consideravelmente a chance de fechar negócio com essas pessoas. Mas, para isso, é preciso produzir conteúdos de qualidade — o que também conhecemos como Marketing de Conteúdo.

Essa é a estratégia de ouro tanto para quem busca como iniciar no Marketing Digital quanto para quem já está inserido nesse mercado!

Isso porque o conteúdo de valor ajuda a aumentar a autoridade e a visibilidade da marca, fazendo com que ela fique gravada na memória das pessoas, expandindo também as chances dela ser escolhida na hora da compra.

Dica: Guia de produção de conteúdo para Internet

5. Monitore os resultados frequentemente

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é que ele é mensurável. Ou seja: podemos medir os resultados de qualquer ação para entender o que está funcionando bem e o que precisa ser corrigido.

Mas outra dica essencial de como iniciar no Marketing Digital é que não devemos olhar os resultados apenas no final da estratégia.

O segredo do sucesso na Internet é acompanhar os resultados de cada ação desde o seu início. Assim, dá tempo de tomar melhores decisões e colocá-las em prática para atingir os resultados no prazo esperado.

Guia prático: Como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

6. Contrate uma agência de Marketing Digital

Contratar uma agência de Marketing Digital não é uma decisão obrigatória para quem está começando, mas não há como negar que isso vai acelerar (e muito!) os seus resultados.

Isso porque, ao contratar uma agência de Marketing Digital, a empresa tem acesso a uma equipe completa e com experiência de mercado para saber quais estratégias funcionam melhor e quais podem não funcionar tão bem para o seu negócio.

O grande ponto positivo é que isso encurta um caminho muito importante na sua jornada: o dos erros!

Além disso, também é possível que uma agência demande um investimento (de tempo e de dinheiro) bem menor do que contratar uma equipe de Marketing completa que ofereça o mesmo suporte e experiência.


Por que contratar uma agência de Marketing Digital?

A Orgânica Digital pode te ajudar a dar os primeiros passos!

Não é uma coisa de outro mundo entender como iniciar no Marketing Digital, mas existem detalhes que somente a experiência é capaz de te ensinar. 

Aqui na Orgânica, estamos há mais de 15 anos ajudando outras empresas a se posicionarem no ambiente digital, construírem estratégias vencedoras e venderem mais. Então acredite quando digo: nós podemos te ajudar a dar os primeiros passos!

Quer crescer com a gente? Solicite o contato de um dos nossos especialistas agora mesmo — grátis e sem compromisso!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.