O que é um Consultor de Marketing Digital e como contratar?


Guilherme de Bortoli

Por   

 17/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Sei que você já deve ter ouvido falar muito sobre Marketing Digital nos últimos anos, mas quer saber um segredo? Para que as estratégias dessa área deem certo, existe um processo por trás bastante complexo — que pode ser simplificado com o auxílio de um consultor de Marketing Digital!

Tenha um pouco de paciência comigo, que eu vou te contar tudo o que você precisa saber, incluindo as vantagens de contar com um consultor para atingir os objetivos do seu negócio. Vamos em frente!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O que é e o que faz um Consultor de Marketing Digital? 

O consultor de Marketing Digital é o profissional que ajuda empresas a criarem e implementarem estratégias de Marketing Digital com o objetivo de alcançar os resultados esperados por elas.

Em síntese, ele contribui com sua experiência e expertise na área, auxiliando em vários processos, mas principalmente na parte estratégica, construindo direcionamentos e orientações para as empresas seguirem.

O consultor de Marketing Digital pode, por exemplo, colaborar no desenvolvimento da presença online por meio de várias ações de Marketing Digital. E ainda ajudar a medir e analisar o sucesso dessas ações, fazendo ajustes e adaptações conforme necessário.

Em resumo, ele pode exercer uma variedade de tarefas, dependendo do tamanho e da natureza da empresa para a qual está trabalhando. Algumas das atividades mais comuns de um consultor de Marketing Digital são:

  • Desenvolvimento de estratégias de Marketing Digital, incluindo a definição de objetivos, a criação de um planejamento e a escolha de canais e técnicas para alcançar o público-alvo;
  • Otimização de sites, indicando como melhorar a estrutura das páginas, o conteúdo e a experiência do usuário para, consequentemente, melhorar o ranqueamento nos buscadores, como o Google;
  • Gerenciamento de Marketing de Conteúdo, orientando a criação de conteúdo para blog, redes sociais e demais canais que façam sentido para a empresa;
  • Análises de dados com o auxílio de ferramentas para entender como o público está interagindo com as ações e o que está funcionando bem ou não;
  • Realização de treinamentos com orientações específicas aos funcionários da empresa para que eles possam conduzir de forma mais segura cada ação de Marketing Digital.

Dica: Analista de Marketing Digital: o que faz esse profissional?

Características de um Consultor de Marketing Digital

Se você quer contratar esse profissional para ser parceiro da sua empresa, ou mesmo se tornar um consultor de Marketing Digital, é importante conhecer as características fundamentais para atuar na área.

Isso porque, para ser um consultor eficiente, além de conhecimento, é necessária muita experiência prática e, ainda, saber circular em áreas como vendas, Sucesso do Cliente, etc.

Algumas soft skills e hard skills — ou habilidades comportamentais e técnicas (no bom português) — também auxiliam no desempenho do consultor de Marketing Digital, como:

  • Conhecimento amplo de Marketing Digital: para se sair bem, é fundamental entender sobre toda a diversidade de técnicas e canais de Marketing Digital (SEO, publicidade paga, redes sociais, e-mail marketing… e por aí vai!);
  • Habilidades de comunicação: o profissional tem de se comunicar de forma eficaz, tanto com os clientes quanto com os funcionários da empresa — explicando, por exemplo, conceitos complexos de maneira clara;
  • Habilidades em gerenciamento de projetos: conseguir gerenciar vários projetos simultaneamente, estabelecer prazos e garantir que as tarefas sejam concluídas com qualidade é essencial;
  • Criatividade: todo profissional da área de Marketing Digital precisa (ou deveria) ter uma certa criatividade aguçada — o consultor, em especial, deve pensar fora da caixa e criar estratégias inovadoras e eficazes;
  • Adaptabilidade: o mundo digital está em constante mudança, logo, o consultor de Marketing Digital precisa ser capaz de se adaptar rapidamente a novas tendências e tecnologias.

Dica: 22 maiores tendências de Marketing Digital para 2023

Principais vantagens de contratar um Consultor de Marketing Digital

1. Auxílio no desenvolvimento de estratégias de Marketing Digital

Como você viu, um consultor de Marketing Digital pode contribuir no desenvolvimento de estratégias alinhadas aos objetivos da empresa.

Ou seja: o profissional ajuda a visualizar seus pontos fortes, fracos e oportunidades no mercado, e explora esses fatores nas ações de forma inteligente, aumentando as chances de sucesso.

2. Planejamento e definição dos canais de divulgação

A definição dos canais de divulgação é uma etapa importante na criação e execução de qualquer plano de Marketing Digital.

Um consultor pode auxiliar bastante nisso, compreendendo, em um primeiro momento, todo o contexto da empresa. Em seguida, identificando oportunidades com base no seu conhecimento e experiência para, assim, definir quais os canais mais adequados para o público-alvo dela.

Guia prático: Como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

3. Suporte no posicionamento da marca 

O posicionamento da marca é a maneira como sua empresa é percebida em relação aos seus concorrentes. Por isso, nada de medir esforços nessa etapa! Ok?

O consultor de Marketing Digital também pode contribuir na definição de como a empresa deve se comunicar nos diversos canais digitais, unificando o tom de voz e outros detalhes importantes, para criar um posicionamento verdadeiro, único e atraente ao público.

4. Definição de indicadores-chave

Os indicadores-chave de performance (KPIs) são usados para avaliar o progresso de uma empresa em relação a metas de curto, médio ou longo prazo, ou para comparar o desempenho dela com o de outras empresas do mesmo ou de diferentes setores.

Mas quer saber a melhor parte? Contar com o apoio de um consultor para definir métricas e indicadores de Marketing Digital é uma excelente opção — já que ele costuma ter vasta experiência, facilidade em entender onde a empresa quer chegar e definir quais indicadores contribuem nesse processo. 

É como se você contratasse um guia para te conduzir por uma trilha muito difícil de desbravar sozinho! Estar com alguém que conhece bem o caminho até o destino final é muito mais agradável (e menos perigoso). Concorda?

5. Avaliação dos resultados das ações de Marketing Digital 

Assim como um consultor pode ajudar na definição de métricas e indicadores, também é ótimo para avaliar os resultados.

Essa avaliação compreende observar as ações, identificar erros e acertos, e propor melhorias.

Entre os diversos KPIs que ele pode auxiliar a mapear e acompanhar, cito como exemplo:

  • Origem de tráfego: identifica por onde as pessoas interessadas na sua empresa estão chegando — se é através de anúncios ou da pesquisa orgânica em buscadores, por exemplo;
  • Taxa de conversão: pode ser utilizada para mensurar várias ações, como número de pessoas que acessaram o blog e assinaram a newsletter, ou pessoas que clicaram no anúncio e converteram em uma landing page;
  • Custo por lead (CPL): o quanto custa para sua empresa receber o contato de um potencial cliente;
  • Custo de aquisição de clientes (CAC): o quanto custa para sua empresa conquistar um novo cliente;
  • Retorno sobre investimento (ROI): literalmente, o retorno que o investimento em Marketing Digital está trazendo para o seu negócio.

Calculadora de CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

Como contratar uma Consultoria de Marketing Digital?

Se você quer contratar uma consultoria de Marketing Digital, eu sugiro buscar consultores em empresas reconhecidas no mercado. Analise o portfólio, os cases de sucesso e conheça os diferenciais delas!

Incluídas aí estão as agências de Marketing Digital com um trabalho mais consultivo e, é claro, que atende todos os requisitos e entrega todas as vantagens de contar com um consultor.

A Orgânica pode ajudar você na construção de estratégias de Marketing Digital vencedoras!

Se você optar por uma agência de Marketing Digital para consultoria, a Orgânica é a escolha ideal:

Estamos, há mais de 15 anos, construindo estratégias de sucesso e ajudando empresas a ganharem visibilidade e venderem mais com Marketing Digital!

Garantimos que cada atividade traga o melhor resultado possível aos nossos clientes e, para isso, temos 4 pilares como base:

Unimos eles e criamos uma forma única de trabalhar!

Se interessou? Então solicite nosso diagnóstico de Marketing Digital gratuito e descubra como a consultoria da Orgânica pode fazer seu negócio crescer!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.