5 estratégias poderosas para reduzir o CAC


Guilherme de Bortoli

Por   

 07/07/2022 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

Você já sabe o quão custoso e trabalhoso é adquirir novos clientes. Por isso, acompanhar métricas como o CAC (Customer Acquisition Cost ou Custo de Aquisição de Cliente) é essencial para saber como otimizar e reduzir esse custo.

O que é CAC?

CAC representa a soma total dos custos de marketing e vendas para adquirir um cliente — uma das mais importantes métricas! Afinal, sem clientes, não há receita e, sem receita, não há negócio.

Calcular o Custo de Aquisição de Cliente, então, é fundamental para analisar se está sendo gerada uma receita superior a ele, já que existe uma relação muito íntima entre o CAC e a lucratividade da empresa.

Planilha Calculadora de CAC

Como reduzir o CAC?

Confira as melhores estratégias para reduzir o CAC do seu negócio!

1. Aperfeiçoe as Conversões do seu Site

Você pode gerar um tráfego imenso para o site do seu negócio. Mas a pergunta é: quantos desses visitantes estão realmente convertendo? Tráfego desqualificado não converte e, sem a conversão, você está jogando dinheiro no lixo!

Monitorar, testar e melhorar suas taxas de conversão é a maneira mais segura de diminuir o Custo de Aquisição de Clientes. Por quê? Quanto mais pessoas você for capaz de carregar para o fundo do funil de vendas e convertê-las, de fato, em clientes, menor será o seu CAC. Parece óbvio? E é! Porém, nem todos conseguem fazer isso corretamente.

Para realizar essa tarefa, você pode utilizar uma planilha simples ou utilizar a que fizemos gratuitamente para você:

Planilha Calculadora de Leads

E uma ótima maneira de medir suas taxas de conversão é pela implementação de testes A/B em seu site. Por exemplo: você pode testar versões diferentes de CTA (call-to-action), botões, cores, layout, imagens e diversos outros elementos.

2. Utilize a regra 80/20

Também conhecida como o princípio de Pareto, a regra 80/20 teoriza que 20% dos seus esforços são responsáveis por produzir 80% dos seus resultados. Nos negócios, isso pode ser aplicado de diversas formas! Por exemplo: 20% dos seus projetos de marketing geram 80% de sua receita.

Então analise os canais de aquisição de novos clientes: por onde entraram os clientes que geram a maior parte da receita? Busca orgânica? Publicidade nativa? Descubra e otimize seus resultados!

Dica: Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital

3. Implemente Perfil Ideal de Cliente e Personas

Quando se trata do marketing do seu produto ou serviço, não atire no escuro! Ações de marketing precisam ser objetivas sobre quem devem atingir.

Para isso, você pode utilizar Pareto aqui novamente: 20% dos seus clientes geram 80% da sua receita? Em outras palavras: utilize o que você sabe sobre os seus 20% de clientes mais fiéis e use esse conhecimento para atrair e fidelizar um novo público!

Descobrir quem é o seu cliente ideal e desenvolver essa persona é muito importante, porque é ela quem vai direcionar toda a estratégia de marketing e de conteúdo do seu negócio.

Só não confunda essas técnicas com a definição de público-alvo, que serve para a segmentação do seu nicho! Persona é algo muito mais específico: é uma representação semifictícia do seu cliente ideal com nome, profissão, hábitos de compra e outros dados desenvolvidos por meio de pesquisa.

Você pode fazer isso de diversas formas, mas recomendo que utilize o nosso processo! Ele está disponível gratuitamente, contemplando o passo a passo, modelos de documento e planilha:

Modelo de Processo para definição de Perfil Ideal de Cliente (ICP) e Personas

4. Reduza o Churn Rate

Se você realmente deseja reduzir o CAC do seu negócio, é preciso pensar seriamente sobre a redução do churn rate também! O churn rate é a taxa de clientes perdidos pela empresa em determinado período.

Não existe lógica ao pensar exclusivamente em reduzir o Custo de Aquisição de Cliente sem otimizar a sua fidelização — de forma que você extraia o máximo de receita ao longo do tempo através de novos negócios com os mesmos clientes, pagando seus custos e gerando mais lucros.

Portanto, reduzir o churn rate não está diretamente relacionado à redução do CAC, mas é uma otimização dos resultados em geração de receita e lucro para a empresa.

Dica: Aumente a retenção dos clientes através do Customer Success

5. Faça Inbound Marketing

Para reduzir o CAC, você precisa ser relevante para potenciais e atuais clientes, e isso só se consegue por meio de uma estratégia que atraia potenciais clientes com o perfil ideal, gere conversões, vendas e encante os clientes, alcançando a pós-venda.

Inbound Marketing é uma metodologia que liga todos os pontos, integrando canais como redes sociais, buscadores e e-mail, e otimizando anúncios e SEO, para expor seu posicionamento e gerar o desejo de ter a sua empresa como fornecedora!

Tradicionalmente se vê uma grande confusão no Marketing Digital das empresas: em cada canal, uma linguagem, um visual e uma estratégia isolada, mas a organização desses diversos fatores, ferramentas e canais, por si só, já gera melhores resultados e reduz o CAC! Porém, essa não é a grande beleza do Inbound:

O Inbound Marketing implementa Marketing de Conteúdo com inteligência e, utilizando o conteúdo correto para cada etapa do funil de vendas, ele consegue potencializar em até 7 vezes as conversões da empresa. Esse é um assunto complexo e, para aprofundá-lo, você deve clicar na imagem a seguir:

Pirâmide com jornada de compra

A importância de calcular o seu CAC

Como você pôde ver, existem diversas estratégias para reduzir o CAC e, em qualquer uma delas, você precisa fazer um planejamento consistente para alcançar bons resultados.

Para ajudá-lo, criamos a Planilha Calculadora de CAC! Com ela, você poderá calcular o seu Custo de Aquisição de Clientes e planejar como aumentar seus lucros!

Planilha Calculadora de CAC


Você quer Aumentar suas Vendas através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente um Diagnóstico de Marketing Digital + Consultoria da Orgânica personalizada para o seu negócio!

Ganhe agora Diagnóstico + Consultoria

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?




Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!