5 estratégias poderosas para reduzir o CAC



Por   

 11/10/2017 

Com 18 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.

Empreendedores sabem o quanto é custoso e trabalhoso adquirir novos clientes. Por isso, acompanhar métricas como o CAC (Customer Acquisition Cost, ou Custo de Aquisição de Cliente) é essencial para saber como otimizar e reduzir esse custo.

No Marketing Digital, o CAC representa o custo global envolvido para adquirir um cliente, incluindo o custo de produção, comercialização e envio dos itens que um cliente compra. Trata-se de uma das mais importantes métricas para negócios online e também fora da internet. A ideia é que o novo cliente supere o custo de sua aquisição. Ou seja, quanto mais baixo for o CAC, mais fácil alcançar a lucratividade.

Confira as melhores estratégias para reduzir o CAC do seu negócio!

Dica: Afinal, como calcular o CAC em um ecommerce?

1. Aperfeiçoe as conversões do seu site

Você pode gerar um tráfego imenso para o site do seu negócio. Mas a pergunta é: quantos desses visitantes estão realmente convertendo? Tráfego desqualificado não converte. E, sem a conversão, você está jogando dinheiro no lixo.

Monitorar, testar e melhorar suas taxas de conversão é a maneira mais segura de diminuir o Custo de Aquisição de Clientes. Por quê? Quanto mais pessoas você for capaz de carregar para o fundo do funil de vendas e convertê-las, de fato, em clientes, menor será o seu CAC. Parece óbvio? E é! Porém, nem todos conseguem fazer isso corretamente.

Uma ótima maneira de medir suas taxas de conversão é pela implementação de testes A/B em seu site. Por exemplo, você pode testar versões diferentes de CTA (call-to-action), botões, cores, layout, imagens e diversos elementos.

2. Implemente perfis de compradores (personas)

Não atire no escuro quando se trata do marketing do seu produto. Empreendedores precisam ser claros sobre quem eles querem atingir com suas campanhas.

Descobrir quem é o seu cliente ideal e desenvolver essa persona é muito importante porque é ela quem vai direcionar toda a estratégia de marketing e de conteúdo do seu negócio. É preciso não confundir com público-alvo, o qual será a ferramenta de segmentação do seu nicho. Persona é algo muito mais específico: é uma representação semifictícia do seu cliente ideal, com nome, profissão, hábitos de compra e outros dados desenvolvidos por meio de pesquisa.

3. Reduza o churn rate

Se você realmente deseja reduzir o CAC do seu negócio, é preciso pensar seriamente sobre a redução do churn rate também. O churn rate é algo como uma taxa de rotatividade ou evasão de clientes, ou seja, aquele percentual de clientes esporádicos ou que nunca se fidelizam a determinada marca ou empresa.

A lógica para reduzir o Custo de Aquisição de Cliente é justamente a fidelização, de forma que você possa fazer novos negócios com os mesmos clientes. Portanto, reduzir o churn rate está diretamente relacionado à redução do CAC.

4. Utilize a regra 80/20

Também conhecida como o princípio de Pareto, a regra 80/20 teoriza que 20% dos seus esforços são responsáveis por produzir 80% dos seus resultados. Nos negócios, isso pode ser aplicado de diversas formas, por exemplo, 20% dos seus clientes que geram 80% de sua receita.

Analise os níveis de entrada e saída para aquisição de novos clientes. Onde estão os 20% dos seus clientes que geram a maior parte da receita? Poderia ser a busca orgânica, por exemplo. Ou seria na publicidade nativa? Encontre essa estatística e otimize seus resultados.

Em outras palavras: utilize o que você sabe sobre os seus 20% de clientes mais fiéis e use esse conhecimento para prospectar e fidelizar um novo público!

5. Faça Inbound Marketing

Já dissemos que para reduzir o CAC é preciso fidelizar os atuais clientes. E isso só se consegue por meio de um relacionamento de longo prazo. Uma das estratégias que mais tem se mostrado eficiente para se relacionar com clientes, desde sua atração até o pós-venda, é o Inbound Marketing.

O Inbound Marketing possui nas suas fundações sólidas ferramentas estratégicas: redes sociais, SEO e Marketing de Conteúdo. Basicamente, os três pilares podem e devem ser trabalhados em conjunto para melhores resultados.

Como você pôde ver, existem diversas estratégias para reduzir o CAC e, em qualquer uma delas, você deve fazer um planejamento consistente para alcançar bons resultados. Para ajudá-lo, criamos uma Planilha Calculadora de CAC, para que você possa calcular seu custo de aquisição de clientes e planejar como aumentar seus lucros!

Planilha Calculadora de CAC



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!