Como realizar um pós-venda que dá certo?


Como realizar um pós-venda que dá certo?

Pós-venda é um dos passos principais da fidelização dos clientes que você já conquistou até hoje. Lendo essa frase, você consegue entender que, manter um pós-venda de qualidade, pode ser o melhor que a sua empresa pode fazer para manter o seu faturamento conforme o planejado e manter a boa reputação da marca que você tanto se esforçou para construir, né? 

Infelizmente, sabemos que grandes empresas não estruturam um pós-venda de qualidade hoje e, isso pode prejudicar vários fatores. O fato de querer sempre atrair novos clientes faz com que as empresas esqueçam de dar atenção para quem ainda é um bom cliente e para quem já confia e conhece a qualidade do seu serviço ou do seu produto.

Pensando nisso, no post de hoje vamos dar algumas dicas de como realizar um pós-venda de qualidade. Confira!

Mas como realizar um pós-venda que traga resultados? 

Manter um bom relacionamento com a sua base de clientes pode fazer com que você sempre esteja "na boca" do seu cliente e, esse mesmo cliente, pode ter parentes, amigos ou colegas que venham a necessitar do que a sua empresa oferece. Ser ativo nesse momento é o primeiro passo para que você conquiste novas vendas sem precisar conquistar novos clientes. Afinal, aonde a gente se sente bem, a gente sempre quer voltar, não é?!

Dica:  Como conquistar clientes com o Marketing Digital!

Mas, você sabe como fazer um pós-venda que traz resultados? É importante contextualizar que, dependendo do porte de sua empresa, o pós-venda pode ser executado tanto pela equipe de vendas que fechou o negócio, quanto por uma estrutura separada, uma equipe especializada em atender o novo cliente. Nesse contexto, fica clara a importância da comunicação em ambos os casos:

  1. No primeiro caso, um vendedor que continua prospectando, visitando clientes, fazendo telefonemas, preparando propostas e apresentações precisa ter todos os dados dos clientes bem organizados, históricos atualizados, visão do funil de vendas e outras informações à mão, para conseguir realizar essas duas tarefas sem se complicar. Portanto, não haverá como fazer um pós-venda eficiente sem contar com um sistema de dados estruturado e completo, uma ferramenta de gestão comercial que ajude, inclusive, a manter o follow-up em dia.
  2. No segundo, como se tratam de equipes separadas, uma focada em ações de pós-venda e a outra em vendas, é fundamental que os dois times se comuniquem de forma ágil, trocando informações atualizadas e em tempo real, algo que um bom sistema de CRM pode proporcionar.

Dessa forma, preparamos uma lista com dicas de como fazer um pós-venda eficiente, levando em conta um bom acesso à informação.

Dica:  E se o time de vendas estiver ocioso e não souber para quem ligar?

10 ações de pós-venda que funcionam

1- Cumpra com o que prometeu 

Todo cliente que efetiva uma compra, tem a esperança de que tudo saia conforme o planejado, tome cuidado com cada palavra dita durante a negociação e garanta que vai acompanhar cada passo do serviço para que tudo saia conforme o planejado.

2- O cliente merece o melhor

No universo de vendas, costumamos ouvir muito a frase “o cliente tem sempre a razão”, bem, não é em todos os âmbitos que isso é verdade, porém, o cliente sempre deverá ser tratada com o máximo de esforço que você puder dedicar a ele, é importante que toda a equipe da sua empresa saiba a importância que é realizar esse projeto ou, entregar esse produto, com excelência e qualidade.

Use o Marketing Digital para vender mais. Clique no banner abaixo e entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo!

Banner - Use o Marketing Digital para vender mais

3- Não passe o problema para frente

O cliente ligou e precisou de você. Foi do seu nome que ele lembrou quando precisou de alguém de confiança, faça isso valer à pena, mostre que você se importa com o que ele necessita.

4- Se interesse pelo seu cliente 

Muito mais do que se importar com o que o cliente necessita, é preciso que você tenha interesse em ouvir e resolver o que ele precisa. Mostre que você se importa com o sentimento daquele cliente referente ao problema dele e vá atrás para que tudo fique em ordem.

5- Esteja sempre um passo à frente

Se você manter um relacionamento saudável com o seu cliente, não vai precisar que ele só lembre de você quando tiver problema com o seu produto. Esteja sempre um passo à frente e demonstre a preocupação em manter tudo no seu lugar.

6 - O cliente nem sempre tem razão 

Ver o problema por fora dele é o que diferenciará o seu atendimento ao cliente, demonstre que você sabe sobre o que está falando e passe segurança quando ajudar o cliente com o que ele necessitou.

7- O cliente merece o melhor 

Era só para vocês não esquecerem, pessoal.

Dica: Churn: que bicho é esse?

8- Nunca esteja ocupado demais para seu cliente 

É importante demais que você tenha consciência de que o seu cliente sempre terá uma certa urgência para saber mais sobre os resultados da necessidade que ele tem. Nunca demonstre estar ocupado, sem poder dar atenção nesse momento. Seja o mais cordial e compreensível possível.

9- Nem sempre o cliente está errado 

A percepção que o cliente tem sobre a sua dor ou sobre a sua necessidade, pode ser a maior base que você terá para ajudar ele, é importante entender todos os lados de casos que possam estar prejudicando quem se fidelizou com a sua marca

10- Funcionários também são clientes

Faça com que a comunicação entre setores sempre corra muito bem, se demonstre preocupado com o resultado disso. Afinal, o resultado de um erro (por menor que ele seja) dentro da equipe, sempre vai acabar chegando até o verdadeiro cliente que, nesse caso, será quem sofrerá diretamente na pele.

Conheça nosso material gratuito e saiba como melhorar sua comunicação interna e quais são seus benefícios!

Banner - Comunicação Interna: por que investir nela!

É necessário que você reveja toda a sua base de clientes e lembre-se de dar atenção para quem precisa. Como dizem por aí: Quem não dá assistência, perde para a concorrência! E você, não pode nem chegar perto de deixar faltar assistência para um dos seus clientes. Lembre-se, eles são a razão pela qual a sua empresa é movida. Cuide bem deles!

Agora que você já sabe que fidelizar o seu cliente é tão importante quanto (ou até mais importante que) conquistar novos clientes, assine a nossa newsletter e receba nossas dicas sempre em primeira mão!




Por
24/09/2018

Gerente de Pré-vendas na empresa Orgânica.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!