E se o time de vendas estiver ocioso e não souber para quem ligar?



Por   

 10/04/2017 

Gerente de Pré-vendas na empresa Orgânica.

Você provavelmente está aqui porque esse título chamou sua atenção, não é mesmo? Bem, antes que as palavras aqui escritas iludam sua ideia sobre o título, vou propôr uma questão: E se ao invés de deixar que o seu time de vendas fique ocioso, você tivesse dicas que evitassem a criação de uma rotina cansativa e desmotivante? Bem, esse post foi feito pensando em otimizar o tempo e a produtividade de quem está atraindo novas oportunidades e novos leads para que a sua empresa crie vendas efetivas.

Considere a palavra time 

É óbvio que, para que o time de vendas evite algo desmotivante, ele precise de motivação, não é mesmo? Então, a primeira dica aqui é fazer valer a pena a palavra time. Crie rotinas de jogos com estatísticas sobre as vendas, metas diárias e mensais e opte por algumas formas de que isso seja divulgado. Essa dica evita que reuniões cumpridas e que fiquem martelando apenas números e dados sejam evitadas e também para que o próprio vendedor faça um balanço do seu trabalho e reveja possíveis estímulos para melhorar sua performance e buscar a excelência, treino nunca é demais.

Seu time se compromete com o cliente? Dê a devida atenção para a necessidade do seu cliente, fale a mesma língua que ele, encante-o e, por fim, surpreenda-o. Agendas são muito corridas, mas ter “feeling para entender como seus serviços e produtos podem ajudar o cliente a tomar a decisão correta e não deixar a ideia de comprar com você esfriar. Além do mais, informações obtidas em pesquisas anteriores à ligação são fundamentais para criar uma conexão com o cliente e gerar uma conversa que induza à compra

Saiba como reconhecer em qual fase jornada de compra o seu cliente se encontra. Clique no banner abaixo e receba nosso guia gratuitamente!

Jornada de Compra

Confie nas ações da sua equipe

Convenhamos, um gerente que queira realizar reuniões à cada hora que passa para saber detalhe por detalhe de cada negociação em andamento, além de desfocar o vendedor, ainda desperdiça o tempo que ele poderia estar dedicando para fechar novos negócios. Desenvolva ferramentas, contrate softwares ou pense em uma forma de que o próprio vendedor possa se controlar e entender melhor cada negociação em que está envolvido. Quanto mais eles se engajarem em ferramentas que possibilitem autocontrole, mais liberdade você poderá dar a eles. Assim, você passa de um chato “fiscal” para um “treinador”, que se preocupa em motivar e ajudar na evolução de cada membro da equipe.

Dica: O que é CRM e por que ele é essencial para o relacionamento com os clientes?

Organize as tarefas para evitar sobrecargas

O uso de agenda, em qualquer que seja o formato, evitará que você atropele tarefas à serem feitas e tenha liberdade para organizar melhor as ações que serão feitas durante a semana. Assim, o seu vendedor se manterá ocupado e evitará possíveis estresses com prazos curtos e tarefas que chegaram de última hora. 

Assim, a ociosidade será cortada pela pela raiz e dúvidas como a do título desse post não irão mais existir. Tudo parte de um princípio principal: Motivação. E, além disso, organização é a palavra chave para que problemas de improdutividade sejam resolvidos. Nunca esqueça de dar a devida atenção para quem precisa ter ela dentro da sua organização. Seus vendedores nunca devem ser tratados apenas como funcionários e, sim, fazer com que a palavra “colaborador” seja a verdadeira descrição da função. E se você quer receber mais dicas como essas, não esqueça de assinar nossa newsletter!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!