Vendedor: saiba por que convencer seu gestor a fazer Inbound Marketing


Rodolfo Benetti

Por   

 16/11/2016 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Atualmente, muitas empresas utilizam a internet para realizar vendas. Mas, para obter sucesso online, é preciso saber utilizar bem essa ferramenta e investir em Inbound Marketing de maneira efetiva.

Antes, é preciso entender que Inbound Marketing e funil de vendas são dois conceitos intrinsecamente ligados — enquanto o primeiro tem como foco estratégico as fases de atração, conversão, fechamento e encantamento, o segundo é a ferramenta utilizada para fazer esse trabalho.

No nosso artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre esses assuntos. Continue conosco e saiba como utilizar o Inbound Marketing com eficiência.

O que é funil de vendas?

Quando falamos em funil, não dá para dissociá-lo daquele pequeno objeto que todos conhecemos, não é mesmo? Pois é, então, vamos nos lembrar do funil de vendas utilizado pelo Inbound Marketing como sendo uma metáfora desse objeto real.

A parte mais larga do funil, chamamos de topo ou fase de descoberta e interesse — momento em que o visitante entra em contato com seu conteúdo de forma mais superficial.

Logo em seguida, vem o meio do funil, também conhecido como fase de consideração e intenção — aqui, o visitante já descobre que tem um problema que precisa de solução e, a partir daí, ele pode ser convertido em lead.

Dica: Afinal, o que são leads e como gerá-los?

Já o fundo do funil é a fase da apreciação e do provável fechamento de uma venda. Após esses três estágios do ciclo de vendas, vem a fase do encantamento, ou seja, onde o trabalho de pós-venda deve ser realizado para a fidelização do cliente.

A partir dessa compreensão sobre o funil de vendas, fica mais claro perceber a importância de saber trabalhar estrategicamente o Inbound Marketing para aumentar suas vendas.

Quais são as vantagens de fazer Inbound Marketing?

Utilização da estratégia de Smarketing

O Inbound Marketing trabalha com um conceito muito interessante chamado de Smarketing, junção das palavras marketing e sales (vendas). Essa estratégia é utilizada por muitas empresas para fazer com que as duas equipes trabalhem em sinergia, mantendo o equilíbrio e trabalhando com um único propósito: trazer retorno para empresa.

O Smarketing funciona da seguinte forma:

A equipe de marketing realiza o trabalho nas três fases do funil por meio de conteúdos relevantes em cada uma delas para direcionar o consumidor e, em seguida, passa para equipe de vendas leads mais qualificados e preparados para realizarem uma compra.

Ou seja, a função do setor de marketing é buscar otimizar cada uma das fases do funil de vendas para fazer com que o consumidor vá trilhando a sua jornada até chegar no final do funil.

Nesse momento, a equipe de marketing passa a responsabilidade para o setor de vendas, que fica com a obrigação de pegar esse cliente em potencial, fechar a venda e fazer o trabalho de encantamento ou de fidelização.

Redução de custos

As estratégias de Inbound Marketing são bem mais em conta do que qualquer estratégias de Outbound Marketing, como uma propaganda em rádio, em TV ou em outdoor, por exemplo.

Outro fator importante é em relação à sua equipe de vendas. Você já parou para pensar quanto está economizando só de não precisar ter nenhum custo para ir atrás de clientes?

No Inbound Marketing, o cliente é quem vem até você. Como dissemos mais acima, ele é atraído pelo seu conteúdo até chegar já qualificado nas mãos de seus vendedores. Portanto, nenhum vendedor precisa se deslocar do seu local de trabalho para prospectar clientes. Não há gastos com combustível, desgastes de veículos, entre outros.

Dica: Como gerar leads mais qualificadas para minha equipe de vendas?

Maior segmentação e interatividade com o público-alvo

Um dos grandes benefícios do Inbound Marketing é sua grande capacidade de segmentação de público. O funil de vendas permite que estratégias sejam criadas para um público em específico, evitando-se assim desperdício de tempo e de dinheiro com um público “Y” em vez de “X”.

Essa segmentação também facilita o diálogo e a interação com o cliente, pois todo o conteúdo da empresa já terá direcionamento certo em qualquer um de seus canais de comunicação. Dessa forma, fazer Inbound Marketing se torna um processo mais simples e interessante para empresas de qualquer segmento.

Gostou das dicas para seu time de vendas e marketing? Que tal nos conhecer melhor?!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.