Estratégia de Inbound Marketing: quais KPIs devem ser acompanhados?


Rodolfo Benetti

Por   

 16/03/2020 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

A performance da sua estratégia de Inbound Marketing tem impacto direto nos resultados obtidos pela sua empresa. Então, é essencial que você realize um acompanhamento bastante detalhado das métricas mais importantes deste meio para se certificar de que tudo caminha conforme o esperado. Caso contrário, é preciso se apressar para corrigir o que está errado para não prejudicar seus retornos.

Uma boa estratégia de Inbound Marketing pode gerar excelentes frutos para todo tipo de empresa. É um caminho para trazer leads qualificadas para a equipe de vendas em um volume vantajoso ao mesmo tempo que se utiliza de técnicas sofisticadas para impactar continuamente a audiência com conteúdo relevante que leva à conversão.

Dica:  Como gerar leads mais qualificadas para minha equipe de vendas?

Como ter certeza de que seus esforços em Inbound Marketing estão dando certo? Basta acompanhar estes 5 KPIs:

1. Tráfego orgânico

Uma estratégia de Inbound Marketing tira muito do seu sucesso do tráfego orgânico, já que consiste na tentativa de emplacar palavras-chave nos sites de buscas e em demais canais para gerar interesse no público.

Se o seu planejamento foi adequado e corresponde às expectativas do seu alvo, você ganha aí um forte canal de entrada para audiência na sua estratégia.

2. Leads geradas

geração de leads é o grande foco de uma estratégia de Inbound Marketing e, para ter certeza de que seus esforços estão no rumo certo, é imprescindível monitorar a quantidade de negócios em potencial criados por meio dela.

Para saber tudo sobre leads clique no banner abaixo:

Saiba tudo sobre leads

Sem acompanhar este KPI, você fica no escuro a respeito do real valor desta iniciativa e não sabe se são necessários ajustes. A partir das leads geradas, você tem ideia da força das suas estratégias.

3. CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

É a função de uma estratégia de Inbound Marketing oferecer novas oportunidades de negócios para uma empresa. Ao ter o CAC como KPI, você pode ter certeza de que os esforços dedicados à obtenção de leads estão valendo a pena e gerando um retorno superior.

Você deve soar o alerta se o CAC estiver alto e rever as suas estratégias para garantir um equilíbrio mais saudável. Afinal, não é um bom caminho gastar mais com uma lead do que ele acabará gastando com você.

4. ROI (Retorno Sobre Investimento)

Todo departamento e iniciativa de uma empresa precisa ter o seu ROI calculado para ter certeza de que está agregando o valor esperado. O mesmo vale para a sua estratégia de Inbound Marketing: leve em consideração o investimento inicial e o quanto é obtido de retorno a partir das vendas geradas por meio das leads conquistadas graças a esta estratégia.

5. Taxa de vendas sobre leads

É o trabalho de uma estratégia de Inbound Marketing oferecer o máximo de leads possível à equipe de vendas. A partir daí, estes profissionais passam a buscar o fechamento de negócio.

O número de vendas concretizadas neste estágio em relação ao total que foi repassado ao departamento compreende um KPI de grande importância para perceber se estas leads estão qualificadas e se encaixam às expectativas da empresa.

Saiba como aumentamos 600% em vendas através do Inbound Marketing clicando no banner abaixo!

Aumente suas vendas com Inbound Marketing em até 600%

Ao fazer um acompanhamento competente destes KPIs, você consegue enxergar se a sua estratégia de Inbound Marketing está caminhando conforme deveria ou se precisa de ajustes. Trata-se de um trabalho vital observar a evolução dos seus números ao longo do tempo.

O Inbound Marketing conta com diversos mecanismos para trazer o sucesso que você está buscando. Confira aqui no blog a importância do uso correto de palavras-chave para gerar leads e já aproveite para nos conhecer melhor:

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.