Na hora de conquistar clientes, vender mais e aumentar a sua presença no mercado com Marketing Digital, algumas ferramentas do Google podem fazer toda a diferença para o seu negócio!
Uma das mais importantes é o Google Ads, conhecido antigamente como Google Adwords.
Como não dá para a sua empresa continuar perdendo vendas por não saber usar a maior plataforma de mídia paga do mundo, você aprenderá aqui como funciona o Google Ads — e como é fácil criar a sua campanha de anúncios em poucos minutos!
Até o final desse tutorial, você saberá:
- Como alcançar o mundo todo com os anúncios;
- Como aumentar a sua visibilidade no mercado;
- E como impulsionar os conteúdos da sua marca para gerar novas oportunidades de vendas.
Meu nome é Rodolfo e eu prometo deixar tudo bem fácil de entender, então continue lendo!
O que é o Google Ads?
Com a primeira versão lançada em 2000 pela gigante californiana Google (atual Alphabet), o Google Ads é uma ferramenta de publicidade online que exibe anúncios em forma de links patrocinados assim que uma pessoa realiza uma busca.
Mesmo com o surgimento de outras plataformas de anúncios no mercado (como o Meta Ads e o Twitter Ads), o Google Ads ainda lidera o ranking mundial de receita com publicidade na Internet: foram incríveis 134 bilhões de dólares apenas em 2019!
Essas informações demonstram o poder da ferramenta e o quanto as empresas ao redor do mundo confiam na publicidade digital do Google — com uma receita anual que só cresce desde o lançamento!
A principal diferença do Google Ads para a publicidade comum (feito a que vemos nas mídias tradicionais) é a possibilidade de levar a sua mensagem para uma audiência qualificada por meio de uma segmentação altamente específica.
No momento em que uma pesquisa for realizada usando as palavras-chave definidas por você, por exemplo, a pessoa fazendo a busca receberá o anúncio de um produto ou serviço relacionado ao que está procurando — e, para chamar a atenção dos consumidores, esses anúncios serão posicionados em locais estratégicos da página, como no topo.
Além de marcar presença no mercado das pesquisas, o Google Ads também pode exibir anúncios em forma de banners e vídeos nos milhões de sites parceiros do Google!
Como se não bastasse, algumas mudanças vêm sendo realizadas pelo Google para melhorar a plataforma e trazer resultados ainda maiores para os anunciantes como você.
Listei, a seguir, tudo o que mudou nos anúncios do Google Ads nos últimos tempos:
Como funciona o Google Ads?
O Google Ads funciona levando um anúncio da sua empresa, produto ou serviço, para o seu público ideal dentre as bilhões de pessoas que utilizam o Google diariamente.
Além da própria página de buscas do Google (onde o anúncio da sua marca surge acima dos resultados orgânicos), você pode escolher por exibir a sua propaganda entre os milhões de sites de outras marcas, portais de notícias e canais do YouTube parceiros do Google!
Você também pode escolher o seu público ideal criando filtros detalhados, como por gostos, idade, gênero, localização, tipo de dispositivo, familiarização com a sua marca e muito (muito!) mais.
Dentre as metas que você pode alcançar com os anúncios do Google Ads, devo citar:
- Uma enorme geração de leads;
- Muito mais vendas pela Internet;
- Mais visitas à sua loja física;
- Popularização imediata da sua marca;
- E a promoção de aplicativos para novos usuários.
Através de gráficos simples e métricas fundamentais, você também pode aprender como:
- Gerar mais cliques nos anúncios;
- Melhorar o retorno pelos seus investimentos;
- Angariar mais informações sobre o seu público;
- E usar a inteligência artificial para otimizar as campanhas!
O Google Ads é uma solução tudo-em-um do gigante das buscas, feito para facilitar o seu lucro e alcançar um público jamais visto na história!
Dica: Smarketing: o que é + 5 dicas para unir Marketing e Vendas
Anúncios laterais
Caso você faça pesquisas no Google pelo computador ou notebook, deve ter notado que os anúncios laterais (aqueles que ficavam na direita da tela) já não existem mais.
Essa foi uma das mudanças realizadas visando incentivar os investimentos em publicidade para os dispositivos móveis — os tablets e os celulares.
Agora os anúncios aparecem apenas na seção principal (no topo dos resultados das buscas) conforme acontecia com a versão para dispositivos móveis do Google, uma vez que a tela dos celulares é menor e a listagem ocupa todo o espaço.
Vale lembrar que a parte direita da tela nem sempre ficará vazia, podendo ser utilizada tanto para a exibição de informações específicas (que varia de acordo com a pesquisa sendo feita) ou para a listagem de produtos do Google Shopping — também conhecida como PLA ou "Product Listing Ads".
Quantidade de anúncios na lista de resultados
Outra mudança no gigante das buscas foi a redução no número de anúncios que aparecem no topo dos resultados, caindo de quatro para apenas três exibições — uma alteração que impacta diretamente a concorrência pela primeira página do Google.
Tal diminuição no número de anúncios mostrados na tela disponibiliza menos espaço para a visibilidade dos negócios na Internet, tornando a competição por palavras-chave ainda mais acirrada e exigindo uma estratégia de Google Ads caprichada para ganhar destaque na multidão.
Afinal, não basta só aparecer no Google: é preciso se manter entre as primeiras posições para chamar a atenção dos usuários e aumentar as conversões para a sua página!
Falando nos usuários, essas mudanças são altamente benéficas para eles, uma vez que a poluição visual da página é menor e a probabilidade das pessoas encontrarem o que buscam se torna maior por consequência disso.
Em outras palavras, essa mudança força os anunciantes a criarem anúncios mais relevantes e de qualidade superior para merecer a atenção dos usuários ao serem introduzidos no topo dos resultados das pesquisas.
O resultado é que o CPC (como chamamos o custo por clique nos anúncios) de determinadas palavras-chave pelas quais a concorrência já era grande, aumentou ainda mais, prejudicando principalmente as campanhas mal planejadas dos anunciantes que não investem nas estratégias de Marketing Digital.
Para vencer esse desafio, é necessário otimizar as palavras-chave, a segmentação e a campanha como um todo para gerar mais leads (mais clientes em potencial) sem estourar o orçamento.
Lembre-se que um anúncio no Google é apenas a porta de entrada dos leads — o resto do seu investimento precisa ir para as landing pages, para conteúdos de qualidade, sites responsivos e outras estratégias realmente capazes de maximizar a conversão de curiosos para compradores!
Dica: A Orgânica é uma Agência de Marketing de Conteúdo especialista em Vendas. Saiba mais!
Cor do indicador dos anúncios
Uma mudança que pode parecer simples, mas que teve um grande impacto para os anunciantes, foi a mudança da cor da etiqueta que diferencia um resultado orgânico dos links patrocinados pelo Google Ads.
A diferenciação entre um anúncio e um resultado orgânico nas buscas é feita por uma etiqueta com "Anúncio" escrito nela.
Antes, a etiqueta aparecia em amarelo, destacando para o usuário que o resultado se tratava de uma mídia paga.
Agora o Google trocou a cor da etiqueta para verde, deixando os anúncios mais parecidos com os resultados orgânicos. Dessa forma, aquelas pessoas que geralmente não clicam em propagandas, mas estão desatentas, podem ser levadas para a sua página de qualquer jeito.
Essa pequena mudança foi capaz de aumentar os cliques recebidos por campanhas e, consequentemente, as conversões obtidas por elas.
Extensão de preço
O objetivo das extensões de preço é chamar a atenção dos usuários mostrando os valores dos produtos ou serviços antes mesmo de eles clicarem no anúncio!
A extensão de preço do Google Ads está disponível apenas para resultados de buscas realizadas em dispositivos móveis, mas é preciso contar com um site responsivo — caso contrário, não será possível implementar essa funcionalidade.
Além disso, para que a extensão seja exibida, o anúncio precisa estar na primeira posição dos resultados das buscas.
Os preços exibidos na extensão não são atualizados de forma automática, sendo necessário realizar alterações manuais toda vez que o preço for alterado no site (como acontece com os anúncios do Google Shopping, que são alimentados por feed).
Para evitar divergências, é fundamental atualizar os números periodicamente, evitando assim que o usuário clique no anúncio com um determinado valor e chegue a uma landing page com um preço diferente — o que quebra a autoridade da sua marca e pode render denúncias.
Dica: 8 dicas para fazer sua empresa aparecer no Google
Estrutura do Google Ads
O Google Ads é uma plataforma simples de aprender, de uso intuitivo e de fácil configuração. A dificuldade não está em lidar com a ferramenta, mas sim em otimizar a estratégia das campanhas.
Saber como a plataforma funciona ajuda nesse processo porque:
- Favorece a criação dos anúncios de forma eficaz e com alcance maior;
- E reduz os gastos desnecessários das campanhas.
É pensando nesses objetivos que o Google Ads foi dividido em quatro níveis de administração:
- A conta;
- A campanha;
- O grupo de anúncios;
- E os anúncios em si.
Explicarei cada um logo abaixo.
Conta
O primeiro passo para lidar com a plataforma do Google Ads é criar a sua conta — um processo rápido e que só necessita de um endereço Gmail ativo para o cadastro.
Depois você poderá configurar as permissões de acesso (o uso da conta por outros usuários selecionados por você), algo indispensável para o trabalho em equipe.
Também é no nível da conta que você poderá vincular suas ferramentas de apoio, como o Google Analytics (para rastrear o comportamento dos usuários) e o Google Search Console (para otimizar a exibição do seu site nos resultados das buscas).
Campanha
No nível de campanha, você poderá criar várias campanhas de forma individual: cada uma com os próprios grupos de anúncios, regras de segmentação (o público para qual os anúncios serão exibidos), os orçamentos e todas as possibilidades que o Google Ads oferece para o sucesso do seu negócio.
Também é possível criar campanhas exclusivas para cada canal de mídia: algo específico para o YouTube, por exemplo, e outro direcionado apenas para a Rede de Display — dentre outras opções.
Toda campanha que você criar poderá ser editada posteriormente, aumentando a flexibilidade dos anúncios em prol da sua estratégia de Marketing Digital!
Grupo de anúncios e palavras-chave
Os grupos de anúncios são outra forma de compartimentação dentro de cada campanha individual.
Você pode usar esse nível de administração quando tem um único objetivo geral a nível de campanha, mas deseja que cada grupo de anúncios dentro dela tenha uma segmentação diferente (um público) para ser exibido.
É possível criar palavras-chave para cada grupo de anúncios e determinar os lances máximos para cada CPC — o custo por clique, que é o limite do quanto você está disposto a pagar por cada clique no seu anúncio quando ele vai a leilão pelas primeiras posições de exibição para os usuários.
Anúncios
O último nível de administração do Google Ads é o de anúncio, onde é criada a publicidade que será anunciada para os usuários da plataforma do Google em si.
Um anúncio de texto simples é composto de:
- Dois títulos complementares;
- Um espaço para a descrição do anúncio;
- A URL final, que é o endereço clicável na Internet para o qual você quer levar os usuários;
- E um caminho, que é o endereço que será exibido por extenso debaixo do endereço clicável (e onde você poderá usar palavras-chave para aumentar a consciência do usuário sobre o link no qual ele clicará).
Dica: Anúncios de Marketing Digital: conheça 6 tipos mais usados!
Como criar uma conta no Google Ads?
O Google Ads tem como objetivo simplificar o sucesso do seu negócio, então, para criar uma conta, não tem mistério: é só seguir o passo a passo abaixo!
- Comece acessando este atalho onde o Google Ads perguntará se você quer usar a sua atual conta do Gmail ou trocar de e-mail;
- Após escolher a opção que preferir, surgirá uma nova janela com um botão escrito "Crie a sua primeira campanha" no qual você precisará informar os dados do seu negócio;
- Depois de pressionar o botão "Crie a sua primeira campanha", você precisará dizer o nome do seu negócio e o link para o qual você gostaria que o público fosse direcionado ao clicar no seu anúncio. Se você não tiver um site, não tem problema: o Google Ads mostrará opções para você usar no lugar dele! Quando terminar, pressione o botão "Próximo";
- Na nova tela, o Google Ads recomendará que você vincule algumas contas da sua empresa na Internet. Isso ajudará a preencher os dados dos seus anúncios no futuro, mas não faça isso agora — pressione o botão "Pular" no centro esquerdo da tela para ser levado à próxima seção;
- Na nova janela, o Google Ads perguntará o tipo de campanha que você deseja criar. Ensinarei como criar uma campanha ao final desse guia, então pressione o botão "Pular" novamente para preencher um formulário com a sua forma de pagamento preferida;
- Na página de cobranças, selecione o país em que o seu negócio se encontra, o seu fuso horário (use o GMT-03:00 de São Paulo para basear a sua seleção) e a moeda que deseja utilizar (BRL, para o Real Brasileiro);
- Na mesma página, logo abaixo das informações de cobrança do seu negócio, o Google Ads perguntará se você quer que alguém do time Google ligue para guiar você pelo telefone. Marque "Sim" ou "Não" e pressione o botão "Enviar" para finalizar o seu cadastro!
Antes de mostrar como criar a sua primeira campanha de anúncios, vou te levar para conhecer todos os detalhes da maior plataforma de Mídia Paga do planeta!
Benefícios de anunciar no Google Ads
Um anúncio ideal é aquele que alcança as pessoas certas no momento perfeito — e o Google Ads é a melhor opção no mercado para fazer isso porque:
- Promove o seu produto ou serviço no Google de forma acelerada;
- Só mostra os anúncios para as pessoas com maior potencial de clicá-los, economizando no custo por clique;
- Tem potencial de alcançar gente do mundo inteiro com segmentações altamente personalizáveis;
- Mostra exatamente o quanto os seus anúncios custarão;
- E exibe as melhores métricas para medir os resultados e otimizar as campanhas!
Explicarei em detalhes cada uma dessas vantagens!
Tudo em um piscar de olhos
Uma das principais vantagens de anunciar pelo Google Ads é a rapidez com que a campanha vai ao ar.
Assim que você define as variáveis essenciais para alcançar o seu objetivo (como o plano de ação, o estudo das palavras-chave, o idioma, a localização do seu público e a verba mensal que pretende investir) você pode rodar a sua campanha imediatamente!
Sem surpresas no orçamento
Outro benefício do Google Ads é que o orçamento é escolhido por você!
Você pode definir a verba no valor de R$ 3 mil para a sua campanha, por exemplo, mas poderá redefinir esse valor a qualquer momento.
Essa é uma maneira segura de fazer um anúncio e ir ajustando o orçamento de acordo com os resultados.
Se uma campanha não vai bem, ela poderá ser cancelada a qualquer instante. Mas se ela estiver alcançando bons resultados, você poderá investir ainda mais dinheiro para fazê-la dominar as primeiras posições!
Assim você não gasta mais do que pode — e essa transparência faz toda diferença para o sucesso dos seus anúncios.
Custo por clique
Ser cobrado somente quando o anúncio for clicado é mais uma vantagem do Google Ads!
O custo por clique também pode ser definido por você: basta informar qual é o valor máximo que você aceita pagar por cada clique nos seus anúncios por dia, até o consumo total do seu orçamento.
Usando esse limite de CPC, o Google Ads administra a verba automaticamente, gastando até 20% a mais do valor estipulado para o dia quando o anúncio é exibido mais vezes — fazendo com que o seu link patrocinado não deixe de receber cliques valiosos para o seu negócio.
Quando alguém faz uma busca no Google usando uma das palavras-chave que você definiu na sua campanha, o Google Ads compara o quanto você e os outros anunciantes estão dispostos a pagar pela exibição nos resultados dessa pesquisa.
É como se fosse um leilão: você só paga pelo que leva para casa! Mas se surge uma oportunidade única de performance para o seu negócio, a plataforma não deixa de beneficiar você!
Sendo assim, o Google Ads diminui os lances nos dias restantes da campanha de forma automática, ajustando o CPC de acordo com a verba total estipulada para que a exibição dos anúncios se mantenha equilibrada até o final do planejamento.
É por isso que você precisa prestar atenção na hora de montar a sua campanha: se você inserir os valores errados ou não manipular as regras de segmentação do jeito certo, você consumirá todo o orçamento dos anúncios rapidamente!
A melhor solução para evitar gastos surpresa seria fechar parceria com uma agência especializada em mídia paga feito a Orgânica.
Mesmo que você decida anunciar o seu negócio sozinho, você só precisará ler esse artigo até o final e ficar de olho em cada mensagem que aparecer na tela na hora de criar a sua estratégia no Google Ads!
Há uma razão para essa plataforma de anúncios ser tão admirada: o Google Ads se esforça para avisar você sobre possíveis erros.
Se prestar atenção à configuração da campanha, você dificilmente terá problemas!
Segmentação
Você pode mostrar os anúncios criados pelo Google Ads apenas para o público ideal — aquele que compra o que você vende!
Como o Google é usado diariamente por bilhões de pessoas (dominando mais de 91% do volume total das pesquisas na Internet, o que é insano), ele retém os dados demográficos de quase todo o planeta!
Significa que o Google Ads pode usar essas informações para mostrar as suas campanhas somente para as pessoas que você considerar como potenciais compradoras na sua estratégia de Marketing.
Todo o resto é ignorado, poupando seu CPC, a sua verba para os anúncios e aumentando consideravelmente as chances de um desconhecido clicar no seu link para se tornar um cliente!
E dá para segmentar o público usando:
- Palavras-chave, onde os anúncios são exibidos apenas quando as pessoas buscam por termos, expressões ou frases definidos por você (também levando em conta o histórico de navegação dessas pessoas);
- Tópicos e canais, no qual você pode escolher tópicos ou canais de mídia para exibir os seus anúncios, como as buscas ao redor de tendências específicas ou portais que tratem apenas de determinados assuntos;
- Público-alvo, no qual você pode escolher os tipos particulares de indivíduos através de gostos, localização, idade, gênero e outros dados para exibir as suas campanhas (não só durante as pesquisas destas pessoas, mas também durante a navegação delas em outros sites da Internet);
- Local de exibição, onde você pode escolher com exatidão quais sites ou endereços da Internet a sua publicidade será exibida;
- Programação, no qual você pode escolher também os dias e os horários nos quais prefere que os seus anúncios sejam exibidos;
- E dispositivos, onde você pode filtrar a exibição das suas campanhas para apenas dispositivos específicos (incluindo até o modelo específico de computador, tablet ou celular sendo usado pelos usuários).
Você não precisa escolher apenas uma dessas segmentações e excluir as outras, pelo contrário: elas podem ser empilhadas umas sobre as outras com o objetivo de exibir a sua mensagem apenas para a pessoa certa — e fazê-la clicar sem pensar duas vezes!
Maior alcance
Você já deve ter ouvido alguém falar "dá um Google" em algum momento, não é mesmo? Toda vez que precisamos saber sobre qualquer coisa, a gente recorre à busca na Internet.
O Google Ads se torna a escolha certa para garantir que os seus anúncios sejam vistos e clicados pelas pessoas perfeitas porque todo mundo usa o Google.
Quer saber onde fica a academia mais próxima? Joga no Google. Quer saber se aquele restaurante italiano está aberto hoje e se ele está cheio no horário que você pretende reservar? O Google te diz.
Ao inserir um anúncio nesse momento da busca dos seus consumidores ideais, você é capaz de atrair novos clientes de qualidade incomparável, simplesmente apresentando soluções para as dúvidas que eles jogam no Google.
É inviável pensar em uma campanha de Marketing Digital eficiente sem utilizar o Google Ads, especialmente com mais de 3 bilhões de pesquisas realizadas todos os dias — algo por volta de 40 mil buscas por segundo!
Mensuração dos resultados
Além de todas as vantagens descritas até aqui, com o Google Ads, os anunciantes têm acesso a uma gama de informações valiosas sobre como as pessoas reagem aos anúncios.
Dá para saber quantas vezes as campanhas foram vistas, qual a taxa de cliques dentre tais visualizações, e até qual local de exibição causa mais conversões de curiosos em compradores!
Quando em conjunto com o Google Analytics, é possível rastrear as pessoas que interagiram com as publicidades e assim fazer um Remarketing com elas (falarei disso mais abaixo), enviando anúncios específicos para reforçar a familiarização desse público com a sua marca.
Com dados detalhados sobre o desempenho das campanhas, você ganha vista aérea para determinar:
- Ticket Médio, o valor médio que os seus clientes gastam com os seus produtos ou serviços;
- CPA, o Custo Por Aquisição que indica quanto custa para o seu negócio fazer o público agir na direção dos objetivos dos seus anúncios;
- CPL, o Custo Por Lead que mostra quanto custa para a sua empresa converter um desconhecido em potencial cliente;
- CAC, o Custo por Aquisição de Clientes, dizendo o quanto custa para transformar um potencial cliente em comprador;
- Taxa de conversão, que mostra a eficiência da sua estratégia em converter clientes em potencial em consumidores;
- E o ROI, o seu Retorno Sobre o Investimento: o quanto você está investindo em comparação a quanto está lucrando.
Tudo isso é contabilizado e disponibilizado pelo Google Ads, dando a você o controle absoluto sobre os seus investimentos nos anúncios do Google!
Dica: Métricas e Indicadores de Marketing Digital: saiba como usar
Tipos de anúncios no Google Ads
Acho que todas as suas dúvidas sobre os benefícios de anunciar no Google Ads foram arremessadas pela janela porque:
- Você agora sabe que os links patrocinados (os seus anúncios) aparecem no topo dos resultados das pesquisas;
- Sabe que não há surpresas no orçamento, porque você pode controlar o quanto está disposto a pagar pela exibição dos anúncios;
- E sabe que pode exibir os links patrocinados apenas para as pessoas que você considera como clientes ideais para o seu negócio!
O que eu quero mostrar agora é como os seus anúncios podem ser exibidos ao investir na mídia paga do Google!
Rede de pesquisa
Os seus anúncios podem ser exibidos em todas as plataformas do Google Ads nos quais os usuários geralmente buscam por respostas: seja no próprio buscador do Google, na loja de aplicativos Google Play e até em portais de notícias como o Uol e o Terra, que fazem parte da rede do Google de afiliados na qual as propagandas podem ser mostradas.
Rede de Display
Você pode optar por mostrar os seus anúncios nos banners interativos dos sites parceiros da rede de display do Google, incluindo canais no YouTube, aplicativos de celulares ou tablets, e plataformas relacionadas às palavras-chave que você escolher para segmentar o seu público.
YouTube Ads
Falando em YouTube, a maior plataforma de vídeos do mundo pertence à família Google e disponibiliza um tipo de propaganda chamada de YouTube Ads, na qual você pode mostrar os seus anúncios em canais ou conteúdos específicos para se aproveitar da popularidade dos criadores e marcas por lá!
Anúncios para listas de e-mail
Lembra quando falei de Remarketing na seção anterior? A ideia aqui é a mesma: seus anúncios serão exibidos apenas para as pessoas cadastradas na sua lista de E-mail Marketing (chamada antigamente de "mala direta").
Ou seja: apenas para quem já interagiu com o seu negócio. Esse tipo de propaganda tem taxas de conversão altíssimas e fortalece a autoridade do seu negócio!
Call only
Criar um anúncio com um botão para os usuários ligarem diretamente para a sua empresa funciona especialmente bem no Brasil, que é o segundo país que mais faz pesquisas no Google (com 95% do total das buscas feitas nos celulares).
Você captura o seu cliente em potencial na hora, o direciona para que o seu time de vendas feche o negócio, e só paga quando a ligação for realizada!
Google Shopping
Em vez de exibir o seu produto ou serviço apenas na loja do seu site ou em plataformas limitadas como o Mercado Livre, os anúncios do tipo Google Shopping exibem as suas ofertas de vendas nas milhões de páginas parceiras por onde os seus clientes em potencial navegam.
É como tornar a sua loja portátil: ela vai para onde o seu lead está!
Aplicativos móveis
Todos os aplicativos para dispositivos Android só podem ser baixados por um local: o Google Play!
Essa segmentação tão específica é instrumental caso o seu produto ou serviço anunciado seja um aplicativo ou tenha a ver com o uso de dispositivos móveis, uma vez que o mundo inteiro visita o mesmo lugar para baixar apps como o TikTok ou o Instagram!
Lookalike
A tradução literal de "lookalike" é "parecido" em português — e esse tipo de anúncio faz exatamente isso: mostra a sua oferta para um público similar ao seu tipo de cliente ideal.
É útil para expandir o alcance da sua campanha usando inteligência artificial, onde o Google usa o seu perfil de público ideal para determinar quais são as pessoas altamente suscetíveis às suas propagandas, mas que não foram segmentadas na configuração da sua estratégia.
Remarketing
"Remarketing" é um termo genérico que define o ato de mostrar a mesma coisa para as mesmas pessoas que já esbarraram com tal coisa antes.
No caso dos anúncios, serve para apresentar uma oferta ainda mais otimizada para alguém que já clicou na sua propaganda, mas que não efetuou a compra.
É esse tipo de anúncio que persegue as pessoas quando elas navegam por outros sites depois de mostrarem interesse em alguma pesquisa anterior — aumentando a conversão e a sua chance de concluir uma venda!
Como criar um anúncio no Google Ads?
Com todos os tipos de publicidade do Google Ads explicadas, vou ensinar para você como criar um anúncio em 9 passos rápidos — olha aí:
- Acesse o Google Ads usando a sua conta Gmail. Caso não tenha uma, crie neste atalho. Ao acessar o Google Ads, você cairá no painel principal;
- No painel principal, acesse a aba "Campanhas" no canto esquerdo da tela. Na nova janela, você verá um botão com um sinal de mais ("+"). Ao pressioná-lo, selecione a opção "Nova Campanha";
- Agora começa a parte divertida: escolha o tipo de anúncio mais adequado para a sua estratégia. Dê uma olhada na seção anterior desse guia se precisar de ajuda para identificar o que cada opção é capaz de criar;
- Depois de escolher o tipo de anúncio que você deseja criar, tudo que você precisará fazer é configurar a sua campanha. Para isso, dê um nome descritivo a ela, informe a região pela qual ela será veiculada, o idioma do público-ideal, o seu orçamento, o endereço do seu site e as suas metas. As metas do Google Ads são as ações que você quer que os usuários concluam ao clicar no seu anúncio;
- Dependendo do tipo de anúncio que decidir criar, você poderá adicionar recursos extras, como rotas (no caso de anúncio para um local físico) ou um número de telefone (para anúncios do tipo "Call only"). Certifique-se de ler os campos na tela com atenção, sem pressa;
- Garanta que preencheu as informações corretamente e, em seguida, confira o aspecto visual do seu link patrocinado: é assim que ele será exibido para o público. Você pode escolher o que aparecerá no título, na descrição e na URL do anúncio, então capriche na persuasão!
- Quando estiver satisfeito com as suas personalizações, confira todas as informações que inseriu para evitar erros de ortografia ou de digitação no endereço do seu site;
- Não esqueça de segmentar o seu público, escolhendo para quais pessoas os seus anúncios serão mostrados;
- Com tudo certo, é só confirmar a configuração e iniciar a veiculação dos anúncios pelo Google Ads!
Você poderá editar a sua campanha e os seus anúncios a qualquer momento, então salve o endereço do Google Ads no seu dispositivo e o monitore periodicamente para ter certeza de que está alcançando a performance que planejou.
Agora o seu negócio estará em uma posição de destaque no maior buscador do mundo: Google — e todos os milhões de parceiros dele!
Dica: 14 erros cometidos no Google Ads que jogam seu dinheiro fora
Como as posições dos anúncios são definidas?
Existem algumas regras quando falamos sobre a forma nas quais as posições dos anúncios serão exibidas para os usuários nas buscas do Google.
Falarei sobre três pontos importantes a serem verificados e como essa verificação é feita por meio de uma média:
Índice de Qualidade
O primeiro ponto é o índice de qualidade: uma avaliação realizada pelo próprio Google para determinar o grau de relevância das palavras-chave, do anúncio e da página de destino em relação ao usuário fazendo a busca.
Esse índice é fundamental para determinar a posição na qual o seu anúncio será exibido nos resultados das pesquisas, deixando claro que não basta apenas pensar no anúncio, mas também na página de destino e na importância dela para o usuário.
Lance do CPC máximo
Todas as campanhas de Marketing dentro do Google Ads funcionam como leilões nos quais é preciso definir o quanto a sua empresa está disposta a pagar por cada clique em seus anúncios.
Quem aceitar pagar pelos valores mais altos por cliques, poderá ocupar posições mais altas na rede de display ou na listagem de buscas, atraindo toda a atenção dos usuários.
Quando a campanha é configurada e o orçamento é determinado, é preciso inserir o CPC máximo para os anúncios nela — o maior lance que você estará disposto a fazer para que a sua marca apareça em uma pesquisa.
Ad Rank
Mesmo que os valores máximos por clique sejam importantes, não é quem paga mais quem aparece em destaque: o Google criou uma métrica para fazer uma média entre os valores investidos e a relevância do anúncio para os usuários.
O posicionamento final do anúncio se dá pelo ad rank, um valor médio composto pelo Índice de qualidade e pelo CPC máximo.
Com o ad rank, podemos fazer campanhas de Google Ads bem posicionadas e que disputam pelos primeiros lugares de exibição, otimizando a qualidade e a relevância dos anúncios e páginas de destino sem ultrapassar o orçamento da campanha.
Pronto para anunciar?
Você aprendeu tudo o que precisava para criar anúncios na maior plataforma de mídia paga do mundo! Incluindo:
- O que é e como funciona o Google Ads;
- Os quatro níveis que administram os anúncios;
- Como criar uma conta no Google Ads;
- As vantagens de anunciar no Google;
- Quais tipos de anúncios criar;
- E como criar a sua campanha!
O Google Ads é uma ferramenta direcionada ao sucesso de empresas de todos os tamanhos, na qual você tem controle completo sobre os limites do orçamento e do tipo de público que deseja impactar!
Se usado do jeito certo — seguindo o passo a passo desse texto —, o Google Ads poderá:
- Aumentar muito as suas vendas;
- Construir a autoridade da sua marca;
- E capturar dados importantes sobre o seu público.
Por mais que o Google Ads tente simplificar o seu sucesso, uma configuração errada na criação da campanha pode consumir o seu orçamento do ano inteiro em poucas horas.
Caso queira acertar de primeira — em vez de arriscar a sua verba —, saiba que você tem a Orgânica como a parceira ideal para criar uma campanha de Google Ads avassaladora!
São mais de 16 anos de Marketing Digital com foco em Mídia Paga e tráfego orgânico, então posso dar a certeza de que nós trazemos os resultados que você precisa no menor tempo possível!
Meus parabéns por chegar até aqui: você aprendeu, em alguns minutos, o que muita gente leva uma vida inteira (e um monte de erros) para entender.
Agora eu quero te ver dominando os primeiros resultados das buscas — lado a lado com a Orgânica: a maior agência de Inbound Marketing do Brasil!
Fale com nossos especialistas!
Perguntas Frequentes
🔴 O que é o Google AdWords?
O Google Ads, novo nome da plataforma, é uma ferramenta de publicidade on-line que exibe anúncios em forma de links patrocinados assim que uma pessoa realiza uma busca, baseando seus resultados nas palavras-chave usadas no momento da pesquisa.
📗 Quais são os benefícios de um anúncio no AdWords?
Tudo acontece em um piscar de olhos, você não tem surpresas com gastos extras, paga apenas por clique nos seus anúncios, pode segmentar o seu público, ter um maior alcance na sua marca e mensurar os resultados.
🔴 Como as posições dos anúncios são definidas?
Alguns pontos são avaliados para que os anúncios se posicionem. São eles: índice de qualidade, lance do cpc máximo e ad rank.