Qual a diferença entre Google Ads e Google AdWords?



Por   

 09/09/2019 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Olá! Tudo bem com você? Rodolfo por aqui novamente!

Se você acompanha as notícias sobre Marketing Digital ou até mesmo trabalha com ele deve saber que o Google Adwords virou Google Ads. A questão é: o que mudou?

Vem comigo que eu vou te explicar! Bora lá?

O que é o Google Adwords?

AdWords, principal produto de publicidade da norte-americana Google, é uma referência quando se fala em métricas ou dados para planejamento, monitoramento e execução de estratégias no Marketing Digital.

Confira como utilizar o Google Adwords:

Recentemente a ferramenta passou por uma reformulação: agora, ela se chama Google Ads.Além das mudanças no nome e na marca, a empresa anunciou outras alterações importantes e muito valiosas.

Elas são úteis especialmente para donos de pequenos negócios que empreendem por conta própria e precisam administrar diferentes setores.

Quer saber mais? Continue a leitura para ficar por dentro de quais foram as principais modificações na ferramenta do Google, suas vantagens ou desvantagens e como utilizar os recursos da melhor maneira possível para otimizar resultados.

O que mudou no Google Adwords?

Trata-se de mais do que apenas uma reformulação da marca e o sumiço de quatro letras: tudo anunciado pelo Google carrega algum propósito. A mudança no Google Ads tem como objetivo alinhar a ferramenta aos novos métodos de trabalho e à conexão que tanto a sociedade quanto o mercado estão vivendo.

Um conceito levado em conta para as mudanças foi o Mobile First. Portanto, foram priorizados o desempenho e o layout para quem utiliza o Google (ou suas ferramentas) a partir de dispositivos móveis.

Dica: Integrando Google Ads com Google Sheets em 5 minutos

Além disso, a ideia de integrar recursos em um só produto — como o DoubleClick e o Google Analytics 360 Suite, que agora formam o Google Marketing Platform,  guarda-chuva este onde o Google Ads também está inserido — ganhou muita força. Facilitar o trabalho em conjunto de diferentes equipes e áreas de uma mesma agência ou empresa é uma das demandas reconhecidas pelo Google e colocadas em prática.

Qual foi a principal vantagem das alterações no Google Adwords?

A principal vantagem fica por conta da funcionalidade chamada campanhas Smart, voltada a quem administra o próprio negócio e não tem tanto tempo para cuidar da publicidade. A ideia é oferecer a mesma eficiência, porém com maior facilidade, em um menor tempo e com recursos otimizados.

Dica: Sucesso em marketing: como saber se a sua agência está entregando resultados?

Com a liberação do acesso de pequenos anunciantes ao Machine Learning, o Google Ads permite que os anúncios se tornem mais eficientes. Além disso, eles são personalizados de acordo com o comportamento do usuário — impactado por meio do “aprendizado da máquina”.

Assim, o tempo de quem administra o negócio é poupado sem que ocorram perdas na eficiência, já que serão independentes dos anunciantes inexperientes.

Como otimizar seus resultados no Google Adwords?

Em um mercado cada vez mais competitivo, disputar a atenção do usuário na internet não é uma tarefa simples. Portanto, esteja atento aos principais dados (ou métricas) de seus consumidores e trace padrões de comportamento, com o objetivo de conhecer melhor quem está do outro lado e o que você pode oferecer para melhorar sua experiência.

Otimize seus resultados em Marketing Digital conciliando Mídia Paga com Mídia Orgânica! Clique no banner e saiba como!

Guia completo: Como conciliar mídia paga e mídia orgânica

Neste artigo, te mostrei quais foram as principais mudanças (além do nome e da marca) no agora Google Ads e as vantagens para quem utiliza a ferramenta ao administrar suas ações de Marketing Digital. Falei também sobre o que deve ser feito para otimizar os resultados da sua empresa.

E então, gostou de se inteirar sobre o Google Ads? Compartilhe o texto e ajude seus amigos a entenderem sobre o assunto também!

Um abraço e até a próxima!

Seu amigo, Rodolfo Benetti.



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!