Sucesso em marketing: como saber se a sua agência está entregando resultados?


Sucesso em marketing: como saber se a sua agência está entregando resultados?

Se você chegou até aqui, podemos apostar que o Marketing Digital já faz parte dos planos da sua empresa. Quem sabe você já tenha até contratado uma agência para gerenciar suas campanhas, mas o sonhado sucesso em marketing ainda não veio.

Ainda mais se você é daquelas pessoas fascinadas pelos números, planilhas e gráficos. Além de não enxergar o retorno esperado, não consegue analisar onde estão os gargalos.

Se a descrição que fizemos até aqui fez sentido para você, fique tranquilo. Você está no lugar certo! Nós temos experiência com o investimento em marketing, podemos te entregar os resultados esperados, e o melhor, preparamos este post para já te ajudar na mensuração de suas campanhas.

Separamos aqui as 4 métricas mais importantes para você analisar se sua agência está de entregando resultados na estratégia de marketing digital. Acompanhe!

Dica: Qual a importância da análise de métricas para sites?

1. Taxa de conversão

Não importa se você vende diretamente pela internet ou se sua empresa apenas usa os canais digitais para a geração de leads. Em ambos os casos, não é o número absoluto de vendas ou leads gerados que importa, mas sim o percentual de visitantes do seu site que compraram seu produto ou fizeram um cadastro.

A taxa de conversão é justamente a métrica que vai indicar, de um total de visitantes em uma página ou site, qual percentual executou a ação que você considera sua conversão — neste caso, a compra ou cadastro como lead. Para calculá-la basta dividir o número de conversões pelo total de visitantes do mesmo período.

2. Taxa de conversão para oportunidades

Oportunidade é o nome dado para os leads que já passaram por toda a jornada do cliente com a sua empresa, foram qualificados e já possuem um potencial muito maior para se tornarem clientes. São essas as pessoas que vão receber contatos da sua equipe de vendas, pois a chance de comprarem é muito maior do que no caso dos leads recém-cadastrados.

Como já mencionamos, não faz sentido olhar apenas para os números absolutos. Para mensurar a eficácia do seu trabalho é preciso medir qual o percentual dos leads que se transformam em oportunidades. Assim como no caso anterior, para calcular basta dividir o total de leads gerados pelo número de oportunidades criadas no período.

3. Custo por lead

orçamento disponível para o departamento de marketing é um dos valores que merecem mais atenção na estratégia da empresa. Afinal de contas, é o bom gerenciamento desse recurso que vai garantir o cumprimento das metas estabelecidas pela direção do negócio.

Como o próprio nome já diz, esta é a métrica que mostra qual o investimento necessário nas ações e campanhas para gerar cada novo lead. Para calcular, basta dividir o valor investido pela empresa pelo total de leads gerados no período.

Ela pode ser calculada também pensando na conquista de novos clientes. Nesse caso, passa a ser chamada de Custo de aquisição de clientes, e mostra quanto a empresa gasta para adquirir cada novo cliente. O cálculo é o mesmo, basta substituir o número de leads pelo número de vendas efetuadas.

Para ajudar você, a Orgânica desenvolveu esta planilha gratuita para você calcular seu custo de aquisição de clientes e planejar como aumentar seus lucros!

Planilha Calculadora de CAC

4. Ticket médio

Junto com o custo de aquisição de clientes existe outra métrica que tem relação com o outro lado financeiro da empresa: a geração de receita. Isto é, quanto o cliente gasta toda vez que compra seu produto ou contrata seu serviço.

Para entender isso melhor é utilizada a métrica conhecida como Ticket médio. É um número bastante importante, já que mostra qual o valor médio que seus clientes gastam quando compram de você. Para calcular é preciso dividir a receita gerada com as vendas pelo número de pedidos efetuados. Se esse número for maior que o custo de aquisição, ótimo; senão, você está perdendo dinheiro.

Ter sucesso em marketing não é uma tarefa fácil. É preciso muito esforço, conhecimento, paciência, e principalmente, atenção para mensurar o que funciona e o que não funciona. Com o auxílio de uma agência, como a Orgânica, será bem mais simples ter melhores resultados com as ações de marketing.

Se quiser saber mais, entre em contato com um dos nossos Consultores de Sucesso e saiba como a Orgânica pode ajudar sua empresa e melhorar seus resultados!




Por
21/02/2018

Com 17 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!