O que o investimento em comunicação diz sobre o crescimento das empresas?



Por   

 14/02/2018 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

O investimento em comunicação está diretamente ligado à receita conquistada pelas empresas. Além da comunicação externa, a interna também influencia diretamente no caixa de uma organização, no volume de vendas, em um ambiente mais criativo e até mesmo em uma menor taxa de erros da equipe como um todo.

Infelizmente, parece que muitas empresas se esquecem dessa questão e focam apenas em se comunicar com seu consumidor.

A importância da comunicação interna é tão significativa quanto a da externa. Isso porque de nada adianta existirem consumidores interessados no produto ou serviço que determinada empresa oferece se a produtividade está baixa ou se os setores internos não estão se comunicando de forma ágil a ponto de aumentar a produção e atender totalmente à demanda.

É preciso focar nessa questão para conquistar bons resultados. Neste artigo vamos explicar esse ponto e também dar algumas dicas para uma comunicação mais eficiente. Confira!

Dica: Como fazer o planejamento de comunicação da sua empresa

O investimento em comunicação ocorre apenas durante um período de tempo?

Sobre o achismo de que é necessário investir em comunicação externa apenas durante determinado tempo, temos os exemplos clássicos da Coca-cola e do McDonald’s. Mesmo essas marcas consagradas e que estão sempre na lembrança de seus consumidores ainda investem de forma robusta em comunicação.

Quando falamos de comunicação interna, temos exemplos interessantes de empresas — como a multinacional MRS — que se esquivaram de utilizar apenas e-mails e implementaram chats corporativos, TVs internas, intranets, caixa de sugestões, guias para funcionários e até mesmo uma rede social corporativa.

Quais são as principais dicas para um bom investimento em comunicação?

Planejamento

Apesar do brasileiro culturalmente planejar pouco, é necessário ir contra essa maré. De nada adianta produzir um canal digital de comunicação interna e não planejar os materiais que ali serão veiculados.

Comunicação informal

É preciso que a comunicação formal da empresa esteja à frente dos burburinhos gerados pelos próprios funcionários. Para isso, seja ágil em comunicar algo antes que a “rádio-peão” comece a se movimentar.

Horários para reuniões

Uma organização precisa ser produtiva, e por mais que alguns encontros com os colaboradores sejam necessários, as empresas no geral gastam ¼ de suas horas na execução de reuniões que muitas vezes não geram resultados de forma significativa.

Por isso, é preciso agir de duas formas para potencializar a produção e alinhar a comunicação:

  • otimize aquilo que é possível;

  • delimite horários certos para as reuniões que precisam ser feitas.

Para o primeiro ponto, invista em canais de comunicação alternativos, como os chats corporativos e as redes sociais internas. Dessa forma, as pautas que serão levadas para reunião serão realmente as necessárias.

Para o segundo tópico é importante analisar o tempo de produção de cada setor e de seus colaboradores. É necessário lembrar que as horas de reunião representam um tempo em que os funcionários não estão colocando a mão na massa e produzindo exatamente.

Fique atento! Com o excesso de horas gastas em reuniões pode haver atrasos em projetos e diminuição do potencial de produção da empresa.

Simplicidade

A comunicação entre os setores precisa ganhar agilidade para tornar a execução dos processos mais rápida. Por isso, opte por canais de uso intuitivo e aplique uma linguagem de fácil entendimento para diferentes setores. De nada adianta comunicar-se bem com a alta diretoria mas deixar o chão de fábrica desinformado sobre questões importantes.

No momento de produzir um material, pense se todas as arestas da empresa vão receber aquele conteúdo de forma positiva e se realmente vão entender aquilo que você quer transmitir.

Agora que você tem várias dicas de como otimizar e agilizar a comunicação da sua empresa, chegou a hora de colocar a mão na massa. Para isso, talvez você precise de mais informações. Confira em nosso eBook 13 dicas para melhorar a comunicação da sua empresa

13 dicas para melhorar a comunicação da sua empresa



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!