13 razões para usar comunicação integrada de Marketing (CIM)


Guilherme de Bortoli

Por   

 16/02/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Imagine que você vai assistir a uma orquestra. Cada músico e instrumento tem seu papel, mas todos precisam estar sincronizados para que o resultado seja uma sinfonia agradável. No mundo da comunicação empresarial, essa analogia tem tudo a ver com a comunicação integrada de Marketing (CIM)!

Ela emerge como uma abordagem para empresas que buscam estabelecer uma presença de marca unificada, uma narrativa consistente e conexões sólidas, mesmo em meio ao panorama diversificado dos canais de comunicação.

Quer descobrir por que colocá-la em prática? Me acompanhe para conhecer 13 razões para adotar a CIM!

O que é comunicação integrada de Marketing?

A comunicação integrada de Marketing é uma estratégia focada na consistência e na relevância do contato entre uma marca, seus clientes e potenciais clientes.

Para que isso aconteça, é preciso unificar a mensagem e os canais, criando uma experiência positiva e significativa para quem a recebe.

Passo a passo para migrar o modelo de comunicação da sua empresa do off para o online

Quais os principais elementos da comunicação integrada de Marketing?

O próximo aspecto para conhecer sobre a comunicação integrada de Marketing (CIM) é o conjunto de elementos que a embasam. Veja:

Os 4Cs da CIM na prática

Para começar, é necessário focar nos 4Cs da CIM, que funcionam como pilares dessa abordagem:

  • Consistência: é uma característica essencial para garantir que toda a comunicação da marca seja preservada em todos os canais — seja ela visual ou verbal. É o caso de uma marca adotar o mesmo tom de comunicação nas redes sociais e nas mídias offline, por exemplo;
  • Coerência: está relacionada à ligação lógica que existe entre as mensagens, os canais e os métodos de comunicação da empresa. Se ela se posiciona de uma forma em uma campanha, por exemplo, precisará manter o mesmo posicionamento em outras comunicações para permanecer coerente;
  • Continuidade: esse aspecto envolve a manutenção da presença no mercado e no contato com o público de forma geral. Em vez de estabelecer comunicações esporádicas, o foco passa a estabelecer um contato regular com clientes e possíveis clientes;
  • Complementaridade: o quarto pilar se refere ao uso de diferentes ferramentas e modos de comunicação, garantindo que atuem de forma complementar. É o equivalente de uma orquestra ter instrumentos que se complementam para formar a sinfonia!

Dica: Como o planejamento de comunicação da sua empresa afeta diretamente seu lucro? 

Publicidade

A comunicação integrada de Marketing também utiliza a publicidade para atingir objetivos. Com ela, se pode promover mensagens-chave de forma paga.

Isso ajuda a atingir audiências mais amplas e de maneira controlada!

Relações públicas

Já as estratégias de relações públicas visam construir e cuidar da reputação da marca.

Elas também se relacionam com a divulgação de mensagens relevantes e que ajudem a formar a percepção da marca conforme os interesses do negócio.

Marketing Digital

O Marketing Digital apoia a CIM ao garantir a presença online, sendo especialmente relevante para gerar engajamento.

Para envolver o público digitalmente e mesmo fazer análises de dados, são utilizados diversos recursos, desde o Marketing de Conteúdo até a interação nas redes sociais!

Promoções e eventos

A integração de iniciativas promocionais à CIM tem a ver com a criação de experiências tangíveis e que reforçam a mensagem de marca.

Essas propostas também podem incentivar a ação do público, favorecendo a conversão!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Por que usar o plano de comunicação integrada de Marketing?

Já deu para entender que a adoção dos elementos do plano de comunicação integrada de Marketing oferece diversas vantagens! Agora, conheça mais algumas delas:

1. Alinhamento com objetivos organizacionais

Com a CIM, é possível alinhar as estratégias de comunicação com os objetivos organizacionais.

Assim, as mensagens e ações de Marketing ficam realmente em sintonia com as metas do negócio, contribuindo para o sucesso empresarial!

2. Ampla cobertura de audiência

Como há a integração de diversos canais de comunicação disponíveis, a CIM permite ampliar a cobertura da audiência. Na prática, a mensagem da marca pode alcançar diferentes segmentos do público, o que tende a aumentar o impacto e a visibilidade.

Ao mesmo tempo, é preciso adaptar a mensagem para se adequar a cada plataforma e adotar a estratégia omnichannel. Desse modo, há a chance do público se envolver de maneira única em cada canal!

3. Aumento da credibilidade da marca

Trabalhar uma mensagem coesa e consistente é fundamental para construir credibilidade.

Isso ocorre porque os consumidores são mais propensos a confiar em marcas que comunicam uma história única e que mantêm sua promessa em todos os pontos de contato.

4. Consistência de mensagem

Inclusive, o benefício anterior tem a ver com a capacidade de construir uma imagem coesa e de evitar confusões na comunicação.

Afinal, manter a unificação na forma de se comunicar diminui o risco de ocorrerem ruídos e prejuízos à marca!

Dica: Os 12 arquétipos de marca e sua importância no branding

5. Coordenação eficiente

A adoção da comunicação integrada de Marketing também é essencial para coordenar as diversas estratégicas.

Como consequência, é possível ter uma abordagem mais eficiente e alinhada — os times se integram com mais facilidade e atuam para atingir objetivos comuns!

6. Eficiência nos recursos

Com um planejamento muito mais alinhado e coordenado, também é possível utilizar os recursos de modo mais eficiente.

Ao definir o uso do budget de Marketing, adotar a CIM permite direcionar os esforços para as áreas que geram mais impactos. Essa também é uma forma de evitar redundâncias, economizando tempo e dinheiro.

7. Experiência do cliente aprimorada

Como mostrei, adotar essa estratégia integrada tem a ver com a criação de uma experiência mais coesa e positiva para os clientes.

Na prática, os consumidores terão uma visão mais clara da marca e de seus valores, o que costuma influenciar positivamente na fidelização.

8. Expansão para novos mercados

Graças à CIM, é mais fácil expandir a marca e alcançar novos mercados.

Afinal, a coesão permite adaptar as mensagens de forma mais simples para diferentes culturas e contextos, sem perder a integridade central.

9. Feedback consistente

Outro ponto positivo de ter uma mensagem coesa em todos os canais é que isso possibilita obter feedbacks do público com mais relevância.

Como toda a audiência terá a mesma experiência, é possível obter insights valiosos sobre a eficácia das estratégias de Marketing e fazer ajustes contínuos.

Guia prático: saiba tudo sobre a cultura de Customer Success!

10. Gerenciamento de crises eficaz

Diante de eventuais crises, a comunicação integrada de Marketing proporciona um plano de comunicação estruturado.

Dessa forma, fica mais fácil gerenciar com eficácia a reputação da marca, com respostas transparentes e coordenadas em todos os canais.

11. Maior retorno sobre investimento (ROI)

Graças à integração e coesão de informações, aumentam as chances de obter mais engajamento e conversões dos clientes.

Na prática, isso torna a comunicação mais eficiente, o que leva a um ROI mais elevado!

12. Relacionamento a longo prazo

Além dos impactos em curto e médio prazo, ter uma comunicação consistente é especialmente efetivo ao longo do tempo.

Essa é uma forma de construir uma presença confiável e reconhecida, o que ajuda a criar relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes.

13. Resposta rápida às mudanças

Diante de tendências emergentes, crises ou outras mudanças, a CIM é crucial para facilitar uma resposta rápida ao ambiente dinâmico do Marketing.

Afinal, a consistência permite fazer uma adaptação ágil e mais estratégica!

A comunicação integrada de Marketing deve combinar estratégias!

Como mostrei até aqui, adotar a comunicação integrada de Marketing envolve combinar estratégias e consolidar uma só mensagem e a Orgânica aplica adotou o CIM na sua estratégia de comunicação.

Desse modo, foi possível criar e fortalecer relacionamentos, posicionar melhor o seu negócio e até lidar com crises com mais eficiência!

Quer adotar essa estratégia, mas precisa de ajuda? Faça o Diagnóstico de Marketing Digital da Orgânica, gratuitamente e saiba por onde começar!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.