Guilherme de Bortoli

Por   

 19/02/2024 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você provavelmente já conhece as técnicas de Marketing Digital, mas sabe o que faz uma agência especialista em SEO?

A otimização para mecanismos de busca é uma maneira de melhorar a visibilidade online das empresas em buscadores. E que a presença digital é um fator determinante para o sucesso, você também já sabe, né?

É por isso que vou te explicar desde o conceito de SEO até como uma agência especializada pode ser o que a sua empresa precisa para finalmente conquistar as primeiras posições. Vem comigo!

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization e se refere ao conjunto de práticas e estratégias destinadas a otimizar um site e seus conteúdos para que eles sejam facilmente identificados e classificados pelos motores de busca, como Google, Bing e Yahoo.

O objetivo é alcançar as primeiras posições nos resultados de pesquisa nesses buscadores e, assim, aumentar a visibilidade online da marca, produtos ou serviços.

Isso não é algo tão simples de alcançar, mas, com as técnicas certas e as minhas dicas de especialista, você verá o resultado!

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

Primeiro, entenda que o SEO bem feito direciona tráfego qualificado para o site e ajuda a estabelecer maior credibilidade da marca aos olhos dos usuários.

Para isso, é preciso ter um conhecimento especializado e estar de olho nas  mudanças nos algoritmos dessas plataformas de busca.

E é nesse contexto que uma agência especializada em SEO se destaca!

Ao contar com profissionais experientes, as empresas podem se beneficiar de:

  • Estratégias personalizadas;
  • Pesquisa de palavras-chave direcionadas;
  • Ferramentas que seriam muito caras de adquirir somente para sua empresa;
  • Análise da concorrência;
  • Monitoramento diário das alterações no algoritmo e tendências de mercado;
  • Otimizações contínuas que mantêm o site relevante nos resultados de pesquisa.

Ou seja: a expertise de uma agência, além de assegurar a aplicação das práticas de SEO, mantém sua empresa atualizada em relação às boas práticas e também torna os resultados mensuráveis!

Mas que resultados são esses? Alguns exemplos são:

  • A melhoria da posição média dos conteúdos;
  • A aceleração da indexação de páginas; 
  • A geração de tráfego qualificado;
  • A melhoria do ROI das estratégias de Marketing de Conteúdo;
  • A melhoria na taxa de conversão.

Dica: 6 serviços de SEO para contratar e maximizar resultados!

As principais vantagens de uma agência especialista em SEO

Ao optar por uma agência especializada em SEO, as empresas abrem portas para benefícios mais estratégicos que vão além da otimização de conteúdo.

Veja agora algumas vantagens que tornam essa parceria tão importante para o sucesso digital:

Conhecimento técnico X habilidades analíticas

O conhecimento técnico permite compreender os algoritmos de motores de busca, otimização On Page e Off Page, estrutura de URLs, HTML, entre outros. Esse know-how é fundamental para a implementação das estratégias de SEO!

Por outro lado, as habilidades analíticas são essenciais para avaliar o desempenho das estratégias ao longo do tempo.

Uma agência especializada precisa ser capaz de analisar dados, identificar tendências, interpretar métricas de tráfego e engajamento, e adaptar as estratégias com base nessas análises.

Para isso, ela traz uma equipe qualificada que equilibra esses elementos, garantindo resultados mais sustentáveis ao longo do tempo!

O papel da criação de conteúdo no SEO

A agência compreende a importância crítica da criação de conteúdo de valor para dominar os rankings de busca. Afinal, a qualidade do conteúdo é um dos principais fatores que determinam como o site se posicionará!

Os motores de busca, como o Google, valorizam conteúdo original, informativo e atualizado. E explorar essa relação significa compreender como o conteúdo relevante atrai, retém e engaja o público-alvo!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Assim, os especialistas em SEO, muitas vezes, trabalham em colaboração com profissionais de Marketing de Conteúdo para criar materiais que ofereçam valor aos usuários.

Além disso, identificar as palavras-chave certas e incorporá-las de maneira natural no conteúdo otimiza as páginas para motores de busca.

Sua gestão fica mais eficiente

Ao terceirizar o serviço para uma agência, as empresas conseguem otimizar muito a gestão do tempo e dos recursos.

A complexidade e dinâmica de mudanças rápidas do SEO demandam tempo e esforços significativos para pesquisa, implementação e monitoramento contínuo.

Ao confiar essas responsabilidades a especialistas, a equipe interna da sua empresa pode se concentrar nas outras operações que são o core do negócio, priorizando áreas que demandam atenção maior.

Assim, a empresa pode alcançar seus objetivos de forma mais estratégica, dedicando tempo e energia a iniciativas que contribuam para o crescimento operacional.

Além disso, ao contar com uma agência especializada, a empresa se beneficia da experiência acumulada da equipe de SEO, que está atualizada com as melhores práticas do setor!

Dica: Estratégia: o caminho para bater suas metas! + 7 dicas para ter resultados reais sem mágica!

Expertise técnica

Ao contratar uma agência de SEO, você estará contratando, ao mesmo tempo, profissionais com conhecimento técnico aprofundado das melhores práticas e que acompanham incessantemente as mudanças nos algoritmos dos motores de busca, que podem acontecer todos os dias em maior ou menor escala.

Essa expertise técnica vai além do conhecimento teórico, pois envolve uma compreensão prática de como aplicar as ações em resposta a essas mudanças.

E mais: por terem contato direto com o mercado e com empresas de outros setores, conseguem propor soluções e fazer benchmarks muito úteis!

Ou seja: os profissionais de SEO, além de ajustarem as estratégias existentes, também são capazes de antecipar e se adaptar a novas diretrizes, garantindo que a presença online da empresa esteja sempre otimizada.

Inclusive, faz parte do conjunto de habilidades de um especialista em SEO:

  • As práticas mais recentes de otimização para dispositivos móveis;
  • A melhoria da velocidade de carregamento das páginas;
  • O levantamento de palavras-chave estratégicas;
  • E outros fatores técnicos.

Contar com essa expertise coloca a sua empresa à frente da concorrência e garante que esteja sempre alinhada com as últimas tendências em otimização para os motores de busca!

Economia de tempo

Ao delegar as responsabilidades de SEO a uma agência especializada, a empresa também ganha em economia de tempo.

Como vimos, as atividades demandam tempo, acompanhamento recorrente — diário, para ser sincero — e expertise específica.

Ao confiar essas tarefas a especialistas em SEO, a equipe libera recursos humanos para conduzir outras atividades relevantes para o negócio, como de inovação, melhoria da qualidade dos produtos ou serviços, e a satisfação do cliente.

Guia prático: saiba tudo sobre a cultura de Customer Success!

Além disso, a terceirização permite uma melhor gestão de recursos, uma vez que a empresa não precisa dedicar tempo, dinheiro e esforço para fazer processos seletivos, contratar, capacitar e gerir talentos com conhecimentos avançados em SEO. A agência virá com esse pacote completo!

Resultados mensuráveis

Uma das vantagens significativas de contar com uma agência em SEO, definitivamente, é a capacidade de estabelecer métricas.

Elas desenvolvem estratégias baseadas em objetivos específicos e definem indicadores de desempenho (KPIs) para avaliar o sucesso dessas ações.

A abordagem orientada por dados permite que as empresas vejam o impacto palpável de suas ações de SEO, através do aumento de classificações nos motores de busca, tráfego orgânico, taxas de conversão e outros indicadores relevantes.

Essa transparência, entre outras coisas, ajuda a empresa a avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) e a realizar ajustes contínuos nas estratégias, garantindo uma abordagem adaptativa que se alinha com as metas da empresa!

Tendências futuras em SEO: o que esperar?

À medida que o mundo digital evolui, os especialistas em SEO precisam estar atentos às tendências para que os sites que gerenciam e seus conteúdos permaneçam no topo dos mecanismos de busca.

Vamos conhecer as principais tendências e como impactam a área:

  • Inteligência Artificial e SEO: motores de busca estão implementando modelos como o ChatGPT, baseados em IA, para facilitar as pesquisas para os usuários. Os especialistas em SEO devem focar em estratégias que aproveitem o poder da IA para o conteúdo ser mais relevante e personalizado e, ao mesmo tempo, atrair cliques;
  • Buscas por voz e SEO conversacional: com a proliferação de assistentes virtuais, as buscas por voz estão se tornando mais comuns. Os profissionais terão que criar conteúdos que respondam cada vez mais a perguntas específicas e forneçam informações mais naturais e conversacionais, considerando as diferenças entre buscas por texto e por voz;
  • Experiência do Usuário (UX) como fator de ranqueamento: elementos como velocidade de carregamento da página e navegação intuitiva são importantes para o ranking. O trabalho de SEO precisa ser conjunto com desenvolvedores web para garantir que a UX seja aprimorada;
  • Conteúdo e pesquisa visual: com os usuários utilizando imagens para procurar informações online, os profissionais de SEO devem otimizar o conteúdo escrito e os elementos audiovisuais, como imagens, infográficos e vídeos com descrições detalhadas;
  • Estratégias locais e SEO geoespecífico: à medida que as buscas por serviços e produtos “perto de mim” aumentam, o SEO precisa focar em estratégias geoespecíficas, incluindo otimização de perfis locais, coleta de avaliações positivas e aprimoramento de informações de contato local.

Dica: Como a Orgânica usa ferramentas de inteligência artificial

Ser encontrado não é questão de sorte!

Se você chegou até aqui, viu como o universo do SEO é vasto! Fica claro que ser encontrado online não é uma questão de sorte, mas sim o resultado de uma estratégia bem elaborada e executada.

Por isso que é tão importante contar com uma agência especializada — que, além de aplicar as técnicas de SEO, trará vantagens competitivas significativas ao seu negócio.

E a Orgânica pode ser essa agência para você! Dê o primeiro passo solicitando agora mesmo o nosso Diagnóstico de SEO gratuito.

 


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.