16 tendências de marketing digital que você deve ficar de olho em 2020



Por   

 13/01/2020 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Olá, tudo bem com você? Aqui é o Rodolfo! 😁

Bora conferir as tendências de Marketing Digital para saber como alguma delas pode lhe ser útil? Bora!

Na era da internet, as inovações ocorrem de maneira rápida e contínua. Todos os dias, surgem novas tecnologias, plataformas, aplicativos e programas para atender ao usuário. Por isso, as empresas que investem em ações de Marketing Digital devem se adaptar aos hábitos e costumes de seus consumidores, ficando de olho nas tendências.

Neste artigo, te apresentarei as 16 principais tendências de Marketing Digital para 2020. E quem sabe você não inicia o ano aplicando-as ao seu negócio?!

Para facilitar a compreensão, dividi elas em três partes: as já consolidadas, que não são necessariamente novidade mas que seguem ganhando espaço; as novas tendências, que "estão chegando" agora e é importante dar uma atenção especial; e um bônus. Confira!

Tendências de Marketing digital já consolidadas

1. Marketing de conteúdo

Se você acompanha o cenário de Marketing Digital há algum tempo, certamente está familiarizado com o termo marketing de conteúdo. Apesar de frequentar o topo das listas de estratégias mais utilizadas desde 2013, a tendência é que continue como maior fonte de tráfego da web.

Para se ter uma ideia, mais de 70% das empresas no Brasil já utilizam essa estratégia em suas ações de marketing. O mix de conteúdo também pode ser um grande diferencial. Artigos, e-books, infográficos, vídeos, apresentações de slides, dentre outros são alguns dos formatos que mais agradam os consumidores na web.

Dica: 5 Vantagens de usar o Marketing de Conteúdo em sua empresa

Podemos dizer que a postagem de conteúdo em blogs continua sendo uma das principais e mais eficientes “iscas” para atrair o público-alvo, aumentando em 2 vezes a média mensal de visitas. É por meio do blog que a empresa mostra a sua autoridade em determinado tema e esclarece maiores detalhes sobre os seus serviços.

Como o marketing de conteúdo continua demonstrando o seu valor, por meio das pesquisas sobre publicidade online, ele entra em 2020 com todo o vigor. Um dos formatos que prometem gerar um volume ainda maior de engajamento são os posts nas redes sociais.

Conheça hacks para para acelerar a indexação e melhorar o posicionamento dos seus conteúdos no Google!

 

Técnicas de indexação para acelerar os resultados do seu marketing de conteúdo


2. Mobile marketing

Atualmente, é impensável elaborar uma estratégia sem considerar a otimização para dispositivos móveis. No Brasil, 79% de todo o tráfego é originado de tablets, notebooks e, principalmente, smartphones. A previsão é de que, em 2020, esses números se tornem ainda mais impressionantes. Portanto, é indispensável considerar o mobile marketing na execução das ações do seu negócio.

Dica: 12 ferramentas e estratégias essenciais para o sucesso no Marketing Digital

Sites sem design responsivo certamente perderão clientes e, se você investe em anúncios online, é essencial começar a utilizá-los também em plataformas voltadas aos dispositivos móveis.

A tendência que observamos crescer e que manterá esse ritmo no próximo ano é o uso de aplicativos. O Brasil está na segunda posição mundial da lista de países que usam mais aplicativos por mês. Fica claro que empresas que investirem nos aplicativos fomentarão as suas estratégias de Marketing Digital.

3. Vídeo marketing

A utilização de vídeos em estratégias de Marketing Digital é mais uma tendência forte para 2020. A inclusão de conteúdo audiovisual em landing pages aumenta as taxas de conversão em até 80%, enquanto no e-mail marketing pode ampliar em até 300% as taxas de cliques.

Páginas institucionais em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram e Vimeo também podem ser uma boa pedida. Desenvolva sua estratégia levando em consideração os canais que se adequam à sua audiência. O mais importante é saber que os vídeos são altamente engajadores e podem ajudar a encantar o seu consumidor.

Para encantar seu público é preciso ter planejamento! Veja como fazer o seu no material abaixo!
 

Como fazer seu plano de marketing digital


4. Big Data

A coleta de dados é um dos grandes diferenciais quando se trata de prever e analisar o posicionamento de mercado. Os dados mais utilizados são aqueles relacionados aos consumidores, que dão à empresa a oportunidade de personalizar, segmentar, priorizar e se adaptar às mudanças de consumo.

Isso torna o relacionamento entre a empresa e o cliente uma via de mão dupla, na qual as reações dos consumidores são registradas em tempo real. Então a instituição as analisa, correspondendo com incrível empatia e rapidez.

De acordo com um relatório da International Data Corporation (IDC), o investimento na coleta de dados deve crescer em torno de 50% no próximo ano, gerando uma receita de 187 bilhões de dólares para esse setor. Fica bem óbvio o quanto essa tecnologia traz bons resultados para as empresas atentas às tendências de Marketing Digital.

5. Automação

A automação de processos é um dos fatores que mais contribuem para a produtividade e rentabilidade dos negócios. No Marketing Digital não é diferente. Ferramentas de monitoramento, envio de e-mail marketing e CRM continuam se apresentando como poderosas aliadas dos empreendedores digitais para 2020.

Dica: Por que investir em automação de marketing!

Porém, a pesquisa Martech 2018 revelou que 69,9% das empresas entrevistadas já têm uma ferramenta de automação. Com isso, conseguiram gerar mais leads do que aquelas que utilizam um software específico. Isso sem falar da elevada taxa de conversão de visitantes em leads (1,1%, contra 0,7% das empresas que não usam uma ferramenta de automação).

Tendências de Marketing digital que estão se consolidando

6. Pesquisa por voz

A praticidade de uma pesquisa por voz é indiscutível. Com algumas palavras que revelam um desejo, o usuário encontra com facilidade qualquer tipo de informação. Em 2018, 40% das pessoas que participaram de uma pesquisa chamada Mobile Voice Usage Trends disseram usar a pesquisa por voz.

Sua empresa está preparada para o futuro? Veja como transformar o seu modelo de comunicação!
 

Passo a passo para migrar o modelo de comunicação da sua empresa do off para online


Você pode ter certeza de que essa tendência aumentará em 2020. O desafio para as empresas é produzir conteúdos de qualidade e com uma linguagem simples e natural — que é exatamente o tipo de vocabulário utilizado pelo público adepto da busca por voz. Além disso, identificar o perfil dos clientes e elaborar temas que os interessem atrairá elevadas taxas de conversão.

7. WhatsApp marketing

Muito mais do que trocas de mensagens instantâneas, o WhatsApp é uma ferramenta que auxilia o Marketing Digital das empresas. Não é novidade que o aplicativo tem bilhões de usuários ativos. Em vista disso, muitos empreendedores já utilizam e veem resultados positivos do WhatsApp nas suas campanhas de publicidade online, por meio do WhatsApp Business.

Podemos prever que, em 2020, as organizações desfrutarão ainda mais desse aplicativo. Para isso, uma boa opção é o WhatsShare, que permite a automação dos serviços de atendimento ao cliente, integrando a ferramenta com outros aplicativos de comunicação. Dessa forma, o suporte é oferecido em tempo real.

8. IGTV

O IGTV é a nova plataforma de vídeos do Instagram (nascido em junho de 2018) e já mostrou que veio para revolucionar a produção audiovisual das redes sociais. Se trata de uma ferramenta focada em produtores de conteúdo que não conseguiam publicar vídeos maiores (devido a especificações técnicas) no Instagram.

Dica: Videomarketing: por que usar vídeos na sua estratégia de marketing?

Agora, é possível postar vídeos de 60 minutos na vertical com resolução 4K. A inserção de CTAs, links e o popular “arraste para cima” também poderá ser feita nos conteúdos para aumentar a interação dos usuários com a marca.

Será que o IGTV virá com força entre as tendências de Marketing Digital em 2019? Basta conferir o número de usuários que o Instagram registrou em 2019: nada menos do que 1 bilhão.

9. Relacionamento via bots

O crescimento do mercado de bots é impressionante. Até 2025, a perspectiva de aumento anual é de 24%, inserindo 1,23 bilhão de dólares nesse setor. De uns anos para cá, os bots começaram a fazer parte de redes sociais importantes (como o Facebook) e dos portais de muitas empresas.

Dados sobre o uso de chatbot

Fonte: Grand View Research

Em algumas situações, os “robozinhos” (como também são chamados os bots) são tão eficientes no atendimento ao cliente quanto um consultor humano. Sua capacidade envolve fazer orçamentos e vender produtos ou serviços.

Contudo, uma das principais vantagens é a integração da automação com a personalização do relacionamento com o público-alvo. Um exemplo dessa possibilidade é encontrada na ferramenta Manychat, que é uma aplicação virtual baseada na tecnologia bot.

Dica: Afinal, é possível ter um atendimento humanizado usando chatbots?

A empresa programa perguntas e respostas para as interações com os clientes. Com base na coleta de dados durante as conversas, a estratégia de Marketing Digital é direcionada de modo a fazer os leads avançarem pelo funil de vendas.

Essas funcionalidades são bem semelhantes às de plataformas de automação como o RD Station. Em razão disso e do custo mais vantajoso, o Manychat será ainda mais utilizado nos próximos anos.  

10. AMP

O uso de dispositivos eletrônicos tende a crescer e o número de pessoas conectadas também. Por exemplo, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 116 milhões de pessoas usam a internet.

Dentro desse número, 94,6% usam o celular para se conectarem ao mundo virtual. As empresas que primam por páginas responsivas e se preocupam com a experiência do usuário tendem a alcançar boas posições nas páginas de buscas.

Dica: Micro-momentos: o que são e como eles podem ajudar sua empresa a vender

Com o objetivo de tornar a navegação em smartphones ou tablets mais segura e rápida, foi desenvolvida pelo Google uma tecnologia chamada Accelerated Mobile Pages (AMP) — em português, páginas aceleradas para dispositivos móveis.

Algumas instituições como o Washington Post usam o AMP, principalmente, nas postagens de artigos e notícias. Outras a utilizam para vídeos e GIFs. Em resumo, é uma estratégia de Marketing Digital que acompanhará o comportamento “móvel” do ser humano.

11. Produção de Podcasts

O Podcast não é bem uma grande novidade, mas se mostrou como uma tendência de crescimento muito grande no final de 2019 e certamente continuará expandindo em 2020.

Trata-se de uma atividade que é semelhante a um programa de rádio, pode ter um formato de entrevista e de um debate ou aula sobre determinado tema. Os podcasts têm sido um canal importante para consumo de conteúdo dentro de nossas rotinas corridas.

12. Imagens em evidência no Google

As imagens estão ganhando cada vez mais relevância nos resultados do Google. Você já deve ter notado que ao fazer uma busca no Google, em alguns casos, as imagens aparecem em prioridade entre os resultados? 

Isso acontece por um fator que Google passou a levar em conta e que é fundamental no marketing, as imagens tem um grande poder de atrair nossa atenção mais rapidamente.

Então, otimizar as imagens com SEO image melhora o posicionamento do seu conteúdo e provavelmente trará ótimos resultados.

É fundamental também estar presente em canais focados em imagens, como Pinterest e Instagram.

13. “Descoberta” do Telegram

O Telegram é uma ferramenta semelhante ao Whatsapp, porém com funcionalidades mais desenvolvidas e principalmente sem limite de usuário nos grupos. Quem acompanha um pouco mais de perto os infoprodutores deve ter notado que tem várias comunicações promovendo a entrada em grupos do Telegram.

Sem dúvida é uma tendência muito forte de 2020. É a oportunidade de você criar uma comunidade, com leads engajados e com taxa de entrega do conteúdo de praticamente 100%.

14. Momento de ouro do Instagram

2019 foi um ano de expressivo crescimento do Instagram. A tendência é potencializar ainda mais esse crescimento em 2020 e se tornar a mídia social número um quando se trata de engajamento dos usuários.

Apesar de ter (ainda) menos perfis que o Facebook, o engajamento com as marcas é cerca de 3x maior no Instagram. Então uma estratégia bem desenhada no Instagram vai trazer ótimos resultados.

15. LGPD vem aí (no Brasil)

Derivada da GDPR (General Data Protection Regulation), que entrou em vigor para todos os países da União Europeia em maio de 2018, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi sancionada em 2018 e o prazo para início no Brasil está para agosto de 2020, embora algumas medidas indiquem que esse prazo possa ser prorrogado até 2022.

Apesar da possibilidade de prorrogação do prazo, é bom já ir se adaptando à lei para evitar a “correria” e colocar em risco as suas estratégias de digital

BÔNUS!

16. Marketing de Indicação

Entrei em contato com o maior especialista no assunto, Rodrigo Noll, para saber como ele gerou mais de R$ 20 milhões em receita recorrente com essa estratégia.

O que posso dizer é que você está deixando dinheiro na mesa!

Tenho certeza que a maioria das pessoas que está lendo aqui já indicou ou foi indicado para alguma coisa.

A maioria das empresas já vendeu por indicação, mesmo que não saiba.

Indicar é um ato natural do ser humano.

Só tem um problema!

Nós deixamos isso acontecer no passivo, de forma desestruturada.

O Referral Marketing está no centro das estratégias de marketing das empresas que mais admiramos. Uber, Dropbox, Airbnb, Tesla.

Se você já recebeu uma indicação, está caindo de maduro para fazer o seu programa de indicação.

Fuja dos prêmios que são desconto. Descontos não geram valor.

Dê algo exclusivo, um upgrade, um canal de atendimento facilitado, quem sabe um vinho ou uma assinatura de Netflix.

Organize os canais, formas e momentos chave que você irá lembrar os seus clientes de indicar.

Portanto, em 2020, facilite a vida do seu cliente satisfeito!

E o que você vai fazer a respeito disso?

As tendências de Marketing Digital se alteram com regularidade. Porém, quando você prevê as mudanças e se adapta a elas, seguramente terá a oportunidade de se destacar perante a concorrência.

Mas atenção: não quer dizer que você tem que sair por aí aplicando algo em todas as tendências. O importante mesmo é unir várias vertentes do marketing na estratégia, de uma maneira que faça sentido e que estejam alinhadas com a abordagem comercial da sua empresa!

Quer aproveitar as tendências e sair na frente dos seus concorrentes? Clique no banner que nós iremos te ajudar!
 

Agência Digital: Veja como podemos te ajudar


Espero de verdade que este artigo tenha mostrado para você um “oceano azul” de oportunidades para alavancar suas estratégias de Marketing Digital! 
 
O que achou de nosso post? Gostou de descobrir as principais tendências de Marketing Digital para 2020? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter! 
 
Um abraço e até a próxima!
 
Rodolfo Benetti.
 
Fontes:
* Inteligência Rock Content
** Sociomantic
*** Revista Exame
**** Hubstpot
 


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!