Você já parou para pensar o quanto a automação de vendas pode mudar os rumos do seu negócio? Ela não só melhora a produtividade, como também todo o processo de vendas.
Em outras palavras, ao otimizar processos e liberar tempo para outras atividades, ela traz melhores resultados e alavanca o crescimento da sua empresa!
Ficou interessado? Veja neste guia como a automação de vendas, principalmente com o apoio do RD Station CRM, pode revolucionar sua abordagem comercial!
Entendendo o funil de vendas
O funil de vendas é uma representação visual do processo pelo qual um lead passa, desde o momento em que ele é identificado como um potencial cliente até a conclusão da venda.
Geralmente, é dividido em diferentes etapas dentro do processo de compra, como conscientização, interesse, consideração e decisão.
Assim, suponha que você tenha uma loja online que vende roupas esportivas:
- No topo do funil, estão todos os visitantes ou leads do seu site que ainda não compraram nada. Alguns deles podem se cadastrar para receber sua newsletter ou baixar um e-book sobre dicas de exercícios;
- À medida que esses leads interagem mais com seu site (fazendo pesquisas sobre os produtos, lendo avaliações ou adicionando itens ao carrinho), eles se movem pelo funil;
- Alguns deles podem chegar à fase de consideração (ou meio do funil), onde estão comparando preços e marcas;
- No final, uma porção menor dessas pessoas se converte em vendas efetivas, realizando uma compra.
Dessa forma, monitorar e gerenciar o funil de vendas é indispensável para aumentar a taxa de conversão em cada etapa!
Na prática, ao acompanhar de perto o movimento dos leads pelo funil, as equipes de vendas podem:
- Identificar gargalos;
- Entender onde os leads estão abandonando o processo;
- Tomar medidas para melhorar as estratégias de vendas.
Para facilitar tudo isso, o CRM (Customer Relationship Management) funciona como um gerenciador do funil de vendas porque permite que o time:
- Registre todas as interações com os leads;
- Rastreie seu progresso pelo funil;
- Identifique o comportamento deles para que possam indicar oportunidades de melhoria.
Sendo assim, a empresa consegue pensar mais estrategicamente para otimizar o processo de vendas, qualificar leads e converter.
Para saber mais sobre o assunto, veja o vídeo abaixo:
Integração do RD Station Marketing com o RD Station CRM
Antes de entrar nos detalhes da integração, é importante compreender o conceito de CRM (Customer Relationship Management), pois ele é fundamental para entendermos algumas das funções, especialmente no contexto do RD Station Marketing.
Vamos garantir que estamos todos na mesma página!
CRM é a gestão de relacionamento com o cliente, considerando toda a jornada de compra — inclui os usuários, os leads, o que compram e os que fazem recompra, englobando o relacionamento com esses diversos perfis de público.
No entanto, no contexto brasileiro, algumas ferramentas tendem a focar apenas na fase de vendas, deixando de lado a de Marketing.
Isso pode ser considerado um equívoco de conceito, uma vez que o verdadeiro propósito do CRM é nutrir relacionamentos com os clientes em potencial e os atuais, independentemente da fase em que se encontram no funil de vendas.
Ao dividirmos as ferramentas, é importante considerar tanto o RD Station Marketing quanto o RD Station CRM como partes do Customer Relationship Management.
Enquanto um é utilizado para automação de Marketing e envio de e-mails para leads, o outro é mais voltado para a gestão de prospects e vendas.
Então essa integração permite que os leads sejam qualificados pela equipe de Marketing antes de serem encaminhados para o time de vendas, garantindo que apenas os melhores leads cheguem aos vendedores.
E a qualificação e o direcionamento são feitos por meio de automações configuradas dentro do RD Station, que definem critérios específicos para determinar quando um lead está pronto para avançar para a próxima etapa do funil.
- Evitar que os vendedores percam tempo com leads pouco qualificados;
- Garantir que invistam nas oportunidades com maior potencial de conversão.
Dessa forma, a integração entre o RD Station Marketing e o RD Station CRM facilita a comunicação entre os times de Marketing e vendas para que todo o processo caminhe de forma mais alinhada.
E o resultado não pode ser diferente:
- Melhor qualidade operacional;
- Aumento da experiência do cliente;
- Fortalecimento da cultura organizacional;
- Aumento nas taxas de conversão e nas vendas.
Automação de vendas com o RD Station CRM
Integrar o RD Station CRM ao processo de vendas pode simplificar a gestão de relacionamentos com clientes e também transformar a maneira como sua equipe interage com cada oportunidade de venda.
Na prática, a empresa consegue melhorar o acompanhamento de leads, aumentar a conversão e impulsionar o crescimento do negócio ao longo do tempo.
Para isso, o RD Station CRM oferece funcionalidades que otimizam o processo de vendas e contribuem para o aumento da produtividade da equipe, como, por exemplo:
- Registrar e acompanhar cada oportunidade de venda, com informações detalhadas sobre a empresa, contato e os estágios da negociação;
- Criar tarefas e lembretes para garantir que nenhuma etapa do processo seja esquecida ou negligenciada, ajudando a manter o fluxo de trabalho organizado e eficiente;
- Centralizar o histórico de interações com o cliente, incluindo ligações, e-mails e mensagens no WhatsApp, facilitando o acompanhamento do relacionamento e permitindo uma comunicação mais personalizada;
- Analisar relatórios e métricas para identificar gargalos e oportunidades de melhoria no processo de vendas, possibilitando ajustes estratégicos e aprimoramento contínuo;
- Automatizar etapas repetitivas, como o envio de propostas e o agendamento de ligações de follow-up, liberando tempo para atividades mais estratégicas e de alto valor.
Dica: Métricas e Indicadores de Marketing Digital: saiba como usar
Modelos de automação de vendas do RD Station CRM
Como já adiantei, os modelos de vendas do RD Station CRM foram pensados para simplificar e agilizar o processo de vendas.
Por isso, cada um deles foi elaborado para atender a uma necessidade do funil de vendas, garantindo que todas as etapas sejam contempladas e que o processo flua de maneira eficiente.
Com 11 modelos que se adaptam às necessidades e processos estabelecidos por cada empresa, são feitas ações com base na lógica: QUANDO evento ENTÃO ação, como:
- Envio de e-mails de boas-vindas;
- Gestão de leads;
- Criação de tarefas automatizadas;
- Definição de parâmetros específicos, entre outros.
Com eles, as tarefas comerciais repetitivas de uma empresa podem ser otimizadas. Para isso, o primeiro passo é ter um processo bem definido antes de começar a usá-los.
Além disso, a flexibilidade oferecida pelos modelos permite personalizar as automações de acordo com cada necessidade, garantindo resultados mais alinhados com seus objetivos comerciais.
Vantagens dos modelos de automação de vendas
As vantagens dos modelos do RD Station CRM são inegáveis!
Com essas automações em prática, sua equipe pode ter ganhos como:
- Maior concentração em atividades de alto valor, enquanto tarefas rotineiras e comunicações são gerenciadas automaticamente;
- Aumento da efetividade do processo de vendas;
- Melhora geral da produtividade da empresa.
Além disso, uma das principais vantagens para o processo é a capacidade de garantir um fluxo constante e controlado dentro do funil de vendas.
Com automações bem projetadas, é possível criar um processo fluido que guia os leads desde a prospecção até o fechamento, melhorando a previsibilidade e o maior controle sobre os resultados de vendas.
Um ponto importante a destacar é que todos os modelos de automação podem ser utilizados concomitantemente, dependendo de qual a sua estratégia definida para gestão de leads.
Em outras palavras, isso significa que, com essa ferramenta, sua equipe ainda pode:
- Aproveitar ao máximo os recursos disponíveis;
- Personalizar as automações de acordo com as próprias necessidades do seu negócio;
- Aumentar o potencial de conversão de leads em clientes.
9 modelos do RD Station CRM que a Orgânica indica!
Ao considerar a escolha de uma automação para a gestão de vendas, é importante ponderar sobre diversos aspectos.
Para isso, primeiro, responda às perguntas:
- Ela aumenta os resultados?
- Economiza tempo?
- Melhora minha gestão?
- A experiência do cliente é melhorada?
O que quero dizer é que não basta adotar uma ferramenta simplesmente porque outras empresas estão adotando.
É preciso considerar o seu contexto empresarial porque, senão, será um investimento de recursos literalmente jogado fora. E ninguém quer isso, né?
Então, a seguir, sugiro 9 modelos de automação do RD Station CRM, cada um projetado para resolver desafios e impulsionar a produtividade nas vendas. Confira!
Automação 1: Enviar e-mail ao marcar uma negociação como venda
Esta automação é ativada no exato momento em que uma negociação é marcada como vendida.
Ou seja: ao clicar no botão "Marcar venda", um e-mail é automaticamente enviado ao cliente, apresentando a equipe e agendando a primeira reunião.
Imagine a cena: você acabou de fechar um grande negócio, mas com a correria do dia a dia, às vezes se esquece de enviar aquele e-mail indispensável de apresentação do time e agendamento da primeira reunião.
Não queremos cometer essa mancada, certo?
Com essa automação fica tudo mais fácil! Você não só evita receber aquele e-mail ansioso do cliente perguntando "quando começamos?", mas também se torna o protagonista, agindo de forma proativa.
Além disso, você ganha em produtividade, afinal, ao abrir um e-mail e escrever ele do zero pode consumir um tempo precioso.
Assim, ao receber automaticamente um e-mail, seu cliente se sente valorizado e bem cuidado desde o início do processo de venda.
Dica: E-mail Marketing: um guia completo para o seu time!
Automação 2: Enviar e-mail quando não houver interação na negociação
Imagine uma outra situação: você está no meio de inúmeras tarefas, sobrecarregado, vestindo as muitas camisas de gerente, coordenador e vendedor ao mesmo tempo.
Com tudo isso acontecendo, às vezes, é difícil rastrear se sua equipe está realmente se conectando com todos os leads.
Mas aqui está a solução: a automação de e-mails do RD Station CRM entra em ação quando não há interação em determinada etapa do processo de vendas.
Basta que você selecione as etapas em que mais precisa se comunicar com seus prospects — pode ser logo na conexão, quando está tentando marcar uma reunião, ou logo após apresentar o orçamento ou proposta comercial.
E por que isso é tão importante? Bem, a falta de interação pode significar um relacionamento que não está decolando, o que, por sua vez, leva a uma venda não realizada e, claro, metas não batidas.
Eu sei que você não quer isso!
Com essa automação, você não precisa ficar vasculhando um por um no CRM, porque recebe alertas apenas dos casos mais críticos, onde a interação está faltando, para que intervenha, mantenha o contato vivo e as vendas fluindo.
Automação 3: Mudar responsável quando não houver contato realizado
Agora, vamos falar de uma dor de cabeça comum: leads sendo deixados de lado por muito tempo.
Isso geralmente acontece quando um contato não é atendido prontamente, o que pode prejudicar a experiência do cliente e minar suas chances de fechar um negócio.
Com a automação de mudança de responsável do RD Station CRM, você resolve esse problema na raiz.
Mas como isso funciona? Eu te respondo: se um contato não for atendido dentro do prazo estabelecido — digamos, em até 1 hora —, ele é automaticamente transferido para outro membro da equipe.
E essa mudança, além de ajudar a manter a eficiência e a velocidade no atendimento, também cria um senso de urgência para todo o time.
Afinal, ninguém quer ser visto como o vendedor que deixa os leads esfriarem, certo?
E como gestor, você pode acompanhar de perto essas trocas, identificar falhas e até mesmo agir proativamente se algum membro da equipe não estiver acompanhando o ritmo.
Automação 4: Mudar responsável ao mover uma negociação
Todos sabemos que ter o CRM todo bagunçado, onde às vezes até o pré-vendedor acaba fazendo a venda, gera uma grande confusão porque um colaborador pode esquecer de passar a venda para o outro.
Então, o RD Station CRM veio resolver esse problema!
A automação de mudança de responsável funciona assim: quando o pré-vendedor marca a reunião e move o negócio para o próximo estágio, automaticamente ele passa o bastão para o vendedor.
E isso resolve todo esse trabalho operacional, acredite! Com esse modelo de automação, não é necessário ficar captando informação errada ou corrigindo quem é responsável por cada parte.
Automação 5: Enviar e-mail ao mover uma negociação
Aqui na Orgânica, usamos e abusamos dos e-mails automáticos em várias etapas importantes, como, por exemplo:
- Quando estamos marcando uma reunião, indo de "Qualificação" para "Reunião Agendada". O e-mail automático é enviado para o contato com o assunto: "Sua reunião foi agendada, confira na sua agenda se recebeu o convite";
- Se movemos algo de uma etapa para outra, como "Reunião Agendada" para a "Proposta Apresentada", o e-mail automático é enviado para o contato como: "Proposta apresentada, aqui estão as principais informações dela e diferenciais da empresa";
- Na hora de fazer o contrato, indo de "Proposta Apresentada" para etapa "Contrato a Fazer", o e-mail automático solicita os dados com o assunto: "Informe dados de sua empresa para contrato".
Isso garante que nossos contatos recebam todas as informações importantes e que a experiência deles conosco seja sempre ótima, evitando que algum deles seja quebrado e prejudique o fechamento.
E, claro, isso nos poupa um tempão que antes gastávamos mandando esses e-mails manualmente ao longo dos anos. Pense na economia em não precisar fazer isso!
Podemos até investir mais tempo treinando nossa equipe para vender ainda mais. É uma maravilha!
Automação 6: Criar tarefa ao criar uma negociação
Vamos falar sobre algo que pode mudar a forma como sua equipe gerencia as tarefas: a criação automática de tarefas no RD Station CRM.
Imagina que, toda vez em que um negócio é criado, automaticamente sejam criadas as tarefas necessárias para que ele avance no funil de vendas.
No nosso caso, quando um pré-vendedor recebe um novo negócio, o sistema já cria todas as tarefas dele. Isso padronizou nosso processo e nos ajudou a entender melhor a capacidade do nosso time.
Antes, cada um fazia as tarefas de um jeito, e isso só trouxe confusão e incerteza sobre o que realmente precisava ser feito para bater as metas.
Agora, com tudo organizado, sabemos exatamente o que cada um precisa fazer. Sem contar que economizamos um grande tempo que antes era gasto criando manualmente todas essas tarefas.
E olha só que interessante: boa parte dessas tarefas são de follow-up, que também sabemos que são importantíssimas para fechar negócios.
Afinal, segundo a Associação Nacional dos Executivos de vendas dos Estados Unidos, a maioria das vendas (80%) são feitas do quinto ao décimo segundo contato, sendo que:
- 48% dos vendedores não fazem follow-up;
- 25% deles fazem um segundo contato e param;
- 17% deles só fazem três contatos e param;
- Apenas 10% fazem mais do que três contatos.
Além disso, a pesquisa também mostrou que as vendas vão aumentando com o passar dos contatos, sendo no primeiro (2%), segundo (3%), terceiro (5%) e quarto (10%).
Com sinceridade, o follow-up é cansativo porque recebemos muitos “nãos”, mas, ao mesmo tempo, traz muitos benefícios. Com a automatização do processo, ele se torna mais suave, menos moroso e com certeza mais eficiente.
Então, além de nos poupar tempo, também nos ajuda a fechar mais negócios.
Dica: Marketing e Vendas: como um time deve passar os leads para o outro?
Automação 7: Criar tarefa ao mover uma negociação
Como eu disse, aqui na Orgânica, quando um pré-vendedor passa um negócio para o vendedor, todas as tarefas necessárias são criadas automaticamente para que ele possa dar seguimento ao processo.
Isso resolveu um grande problema que tínhamos: a falta de padrão nas atividades. Se cada um faz de uma maneira, você não consegue tangibilizar o que precisa ser feito e nem entender o potencial do time para saber onde podemos melhorar.
Outro ponto importante é o tempo perdido com a criação de várias tarefas por cada negócio que é criado.
Então, não é só uma questão de eficiência, mas também de produtividade e de aumento nas vendas. É uma verdadeira revolução no nosso processo de vendas!
Automação 8: Criar nova negociação em outro funil ao marcar uma venda
Essa automação mudou completamente a forma como lidamos com os clientes após a venda: quando um negócio é marcado como vendido, automaticamente uma nova negociação é criada em outro funil, o de "Renovação e Pós-venda".
Sabe por que isso é tão importante? Porque nos permite intensificar nossos esforços de retenção e renovação.
Com o aumento do custo de aquisição, precisamos nos certificar de que estamos oferecendo um serviço de qualidade e mantendo nossos clientes satisfeitos.
Assim, a automação nos ajuda a acompanhar mais de perto cada cliente após a venda, o que resulta em uma receita maior por meio desse canal, além de contribuir para a redução do custo de aquisição de clientes (CAC).
Automação 9: Lead Lost
Essa é uma situação que todos nós enfrentamos: leads perdidos. Mas e se eu te dissesse que mesmo quando um lead é perdido, ainda podemos fazer algo a respeito?
Com uma automação criada no RD Station Marketing, sempre que clicamos em “Marcar perda”, automaticamente é criada uma nova negociação no Funil "Lead Lost" no RD Station CRM.
Isso é fundamental por algumas razões:
- Primeiro, o custo de aquisição está aumentando, então não podemos simplesmente desistir de um lead perdido;
- Muitas vezes, o cliente não está pronto para comprar, então uma segunda abordagem pode ser necessária;
- Permite acompanhar de perto os leads perdidos e tentar uma abordagem diferente no futuro, o que pode resultar em receita adicional com um custo linear;
- É uma maneira inteligente de aproveitar ao máximo cada oportunidade, mesmo aquelas que parecem ter sido perdidas.
O RD Station CRM é seu parceiro na tomada de decisão
Para garantir o sucesso de qualquer operação de vendas, é importante ter a capacidade de monitorar resultados e adaptar estratégias de Marketing e vendas com base em dados reais.
Por isso, garantimos que o RD Station CRM é um parceiro indispensável!
Com a sua ampla gama de funcionalidades de análise e relatório, ele capacita a equipe de vendas a acompanhar de perto o desempenho em cada etapa do funil.
E mais do que isso, permite que tomem decisões baseadas em informações precisas que são extraídas dos dados.
Com essas ferramentas, sua equipe pode identificar padrões, tendências e áreas de melhoria com facilidade. Isso melhora suas estratégias de vendas, aumenta sua qualidade operacional e te leva a resultados mais consistentes ao longo do tempo.
Portanto, ao utilizar o RD Station CRM como seu parceiro na tomada de decisão, você estará equipando muito melhor a sua equipe com as ferramentas necessárias para alcançar e superar suas metas de vendas!
Extraia o melhor da ferramenta com a Orgânica!
Como vimos, a automação de vendas aliada ao RD Station CRM oferece um caminho claro para o sucesso comercial. Além de automatizar todo o seu processo, ele garante resultados em eficiência, qualidade e produtividade.
E, claro, para obter o máximo potencial dessa ferramenta, é importante contar com um parceiro que tenha experiência e excelência no uso da plataforma.
Por isso, não perca mais tempo, automatize suas vendas e impulsione o crescimento do seu negócio com a Orgânica!
Para dar o primeiro passo, solicite um Diagnóstico + Consultoria de Marketing Digital, que nossos especialistas entrarão em contato com você para uma análise da sua presença online e recomendações de otimização dos seus resultados!