RD Station e Inbound Marketing: como usar?


Guilherme de Bortoli

Por   

 06/12/2022 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Se você já ouviu falar em Inbound Marketing, sabe que é possível atrair, se relacionar e transformar visitantes curiosos em consumidores fiéis.

Isso porque grande parte dos seus clientes em potencial não tem certeza se deseja fechar negócio no primeiro contato com a sua marca e, justamente por esse motivo, é fundamental oferecer informações, atraindo eles por meio de conteúdo de qualidade e criando um relacionamento antes de qualquer coisa.

Restam dúvidas sobre a eficácia disso? Então saiba que o Inbound Marketing — também conhecido como “novo marketing” — é responsável por cerca de 275% de retorno sobre investimento (ROI) em comunicação digital.

Mas como se relacionar com cada cliente em potencial? Explicando, um a um, como seu produto ou serviço pode melhorar a vida dele? Dentre outras coisas, sim, isso mesmo!

Só que, em vez de se comunicar manualmente com cada interessado pelo seu negócio, é indispensável usar uma ferramenta de automação de marketing.

Dentre as opções no mercado, o RD Station se mantém como a mais popular porque é barata, fácil de usar e cumpre com o que promete: converter leads em compradores. Quer saber mais? Continue lendo!

O que é RD Station?

RD Station Marketing é uma ferramenta de automação que soluciona diferentes necessidades de Inbound Marketing em um único lugar.

A fácil criação de landing pages ou de pop-ups em diferentes áreas do site e as soluções de captura de leads, somadas à possibilidade de criar automações para e-mail marketing, tornam o RD Station uma máquina de conversão.

Guia Completo para Converter seus Leads e Otimizar suas Vendas

Criado para atender às exigências da própria equipe da Resultados Digitais, o RD Station se tornou popular porque:

  • Aumenta os ganhos da empresa;
  • Diminui os custos;
  • Facilita a produtividade;
  • Garante a execução perfeita das ações automatizadas sem que haja necessidade de intervenção humana.

Soa bom demais para ser verdade, né? Por isso, vamos dar uma olhada no que pode ser feito com o RD Station pela sua estratégia de Inbound Marketing:

Como o RD Station ajuda na estratégia de Inbound Marketing?

Já que nem todos os clientes em potencial têm certeza de que vão comprar de você, eles precisam de mais informações até serem educados e convencidos de que seu produto ou serviço é ideal para eles. Certo?

Isso é feito através do Inbound Marketing: a estratégia de agregar valor ao visitante com atitude consultiva, tendo como objetivo fazer com que ele queira ser mais do que um cliente dos seus produtos ou serviços, mas parte da cultura da sua empresa.

Para tal, usa-se o Marketing de Conteúdo, que disponibiliza informações ao visitante com a intenção de encantá-lo.

As etapas do Inbound Marketing

E é na etapa de conversão que o RD Station ganha destaque: ao criar pop-ups de rolagem (que aparecem enquanto o visitante consome conteúdo) e pop-ups de saída (que surgem quando o visitante indica que sairá da página), por exemplo, as possibilidades de conversão em lead aumentam consideravelmente.

Além de permitir a automação do conteúdo enviado aos leads, o RD Station tem uma ferramenta que analisa o comportamento deles, o lead tracking. Com ela, é possível monitorar alguns itens como:

  • Quais páginas foram acessadas pelo lead?
  • Quando ele visitou as páginas (desde a primeira visita)?
  • No que ele está mais interessado?

As respostas para essas perguntas são utilizadas para interagir de forma mais personalizada com cada lead e, além disso, também são levadas ao setor comercial, onde estratégias poderão ser planejadas para transformá-lo em um participante do negócio.

Dica: Entenda a importância e como calcular o custo por lead do seu site

Com tantos pontos positivos, você não acha que está na hora de aprender mais sobre Inbound Marketing? Assista gratuitamente à aula do banner abaixo e pare de perder oportunidades de venda!

Masterclass Gratuita sobre Inbound Marketing

Como o RD Station funciona?

O RD Station tem o funil de vendas como base, possuindo cinco abas principais:

  • Dashboard;
  • Atrair;
  • Converter;
  • Relacionar;
  • Analisar.

Dashboard

Pense no Dashboard como a central do RD Station. Nele, estão reunidas informações, indicadores e métricas importantes, inclusive em gráfico, que facilitam (e muito!) o entendimento de tudo que acontece a cada mês.

Dá para ter uma visão geral de todas as etapas do funil ou, se desejar, também dá para selecionar etapa por etapa, visualizando qual foi a performance de cada uma:

  • Visitantes: quantidade de pessoas que visitaram o site;
  • Leads: visitantes que forneceram suas informações de contato, como nome, e-mail e número de telefone, por exemplo, em troca de um material ou oferta;
  • Leads Qualificados: leads que foram marcados como próximo a oportunidades de venda;
  • Oportunidades: leads marcados como oportunidades de fato;
  • Vendas: quantidade de vendas.

dashboard da RD

Além disso, o Dashboard mostra quais foram as últimas conversões de leads, estatísticas sobre a última landing page publicada ou do último e-mail marketing enviado, as páginas mais acessadas e muito mais.

Atrair

A aba de Atração não poderia ser mais literal: é onde você pode editar e agendar publicações nas redes sociais, gerenciar anúncios no Facebook e analisar as buscas por palavras-chave estratégicas para, assim, poder melhorar o posicionamento orgânico (otimização de SEO) das suas páginas nos mecanismos de busca, como o Google, e atrair seu público-alvo.

Dashboard RD na etapa de atração

Converter

É aqui que você tem acesso à criação de landing pages (páginas de captura) ou pop-ups e obtém as informações de contato dos visitantes através de formulários para, enfim, convertê-los em leads. Também é possível falar com os visitantes do seu site através dos botões de WhatsApp.

dashboard RD na etapa de conversão

Dica: Um chat melhorará os resultados do seu Inbound Marketing

Relacionar

Na aba Relacionar, você pode gerenciar o relacionamento da sua empresa com os leads convertidos, nutrindo-os até transformá-los em leads qualificados. A segmentação desses leads e criação de e-mail marketing, entre outras funcionalidades, estão aqui para isso.

Dashboard RD na etapa de relacionamento

Analisar

Para obter relatórios com os resultados das suas ações pelo RD Station, é só usar a aba Analisar.

dashboard da RD na etapa de análise

Os dados aqui guiarão suas próximas estratégias, para que os próximos frutos sejam ainda mais incríveis!

Não faz ideia de como transformar esse monte de dados em uma estratégia que funciona?

A Orgânica tem uma aula gratuita para ensinar você a gerar resultados aplicando o Inbound Marketing. Acesse o banner abaixo para assistir!

Webinar como gerar resultados com o Inbound Marketing

O RD Station nas etapas do Funil de Vendas

O RD Station cumpre com o propósito de criar um relacionamento com o lead por toda a jornada de compra porque, como eu comentei antes, ele foi criado sobre as bases do funil de vendas.

Um funil de vendas é literalmente isso: um funil de etapas amplas, que partem da descoberta do potencial cliente sobre seu produto ou serviço e que vão se afunilando até o momento em que o lead decide comprar o que você vende.

Topo de Funil

No instante que seu potencial cliente visita seu site, o RD Station permite que você disponibilize um formulário em troca de, por exemplo, algum material interessante.

Formulário de Landing page

Dessa forma, você não só atrai o visitante, mas aumenta as chances de ele se tornar um lead ao oferecer mais materiais que ele pode ter interesse.

Por exemplo: nossa Biblioteca Gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção, com mais de 60 materiais disponíveis, faz com que possamos gerar dezenas de leads todos os dias.

Isso até contribuiu para que a Orgânica fosse considerada uma das 10 melhores agências de Inbound Marketing do Brasil pelo RD Station!

Inclusive, em 2019 e 2020, recebemos o troféu de 1º lugar do prêmio Espada Ninja na Vitrine:

Orgânica recebendo o primeiro lugar do prêmio Espada Ninja na Vitrine

Meio de Funil

O envio automático de e-mails com textos pré-programados permite que sua empresa fale a língua dos leads como se estivesse lendo a mente deles.

Dependendo das reações às tentativas de relacionamento — de agregar valor à vida deles —, surge a oportunidade de criar uma lista de "contatos quentes", com maiores chances de se tornarem clientes.

Fundo de Funil

Usando as ferramentas de acompanhamento dos leads do RD Station, fica fácil identificar oportunidades de conversão usando critérios preestabelecidos para o seu negócio.

Assim, seus esforços serão direcionados para o entendimento do lead — e para a entrega de um produto ou serviço cada vez melhor — em vez de perder tempo com processos repetitivos.

Caso queira se aprofundar no assunto, aproveite esta aula aqui:

MasterClass Funil de Marketing

Importante notar que cada visitante terá uma relação única com seu conteúdo e nem sempre passará por todas as etapas do funil de vendas.

A estruturação do funil é importante, mas não se prenda a ela, já que é possível que o visitante se converta em um consumidor após alguns minutos lendo seu blog, por exemplo. Sendo assim:

  • Invista em disparar o gatilho da reciprocidade no visitante — através de conteúdos que agreguem valor e ajudem ele a resolver algum problema;
  • Facilite o acesso do potencial cliente ao setor comercial em todas as etapas do funil de vendas, para que a relação com o cliente seja aprofundada de forma personalizada — assim o setor comercial também se integra na postura do Inbound Marketing.

Clientes felizes — que voltam para consumir novamente —, dados ricos e uma equipe comercial satisfeita com o aumento das conversões são os resultados dessas automações!

Por que trabalhar com o RD Station?

Usar o RD Station para automatizar o Inbound Marketing facilita todas as etapas da estratégia — além de ser ótimo custo-benefício para quem busca eficiência, porque:

  • Reúne várias ferramentas em uma só;
  • Centraliza informações sobre seu público em um único lugar;
  • Possibilita converter através de landing pages, pop-ups e e-mail marketing;
  • Envia a mensagem certa, na hora certa, para o lead certo;
  • Descobre as melhores oportunidades para apresentar seu produto ou serviço;
  • Troca incertezas por resultados mensuráveis e fáceis de visualizar.

Porém, como toda ferramenta, não posso deixar de comentar que o RD Station também tem pontos fracos:

  • Segmentações poderiam ter mais opções de classificação;
  • Automações poderiam responder a mais reações do lead;
  • Poderia ter mais recursos de personalização dos pop-ups (como pop-ups de tela cheia, com mais estilos ou com contagem regressiva);
  • A identificação dos campos padrão (como nome ou e-mail) poderiam ser customizáveis;
  • A validação de dados poderia oferecer filtros (como só aceitar cadastro de e-mails profissionais, em vez de aceitar “@gmail” ou “@outlook,” por exemplo);
  • Poderia disponibilizar um padrão de formulário que, quando modificado, atualizasse automaticamente as páginas em que estivesse vinculado.

Para você ver com seus próprios olhos o que o RD Station Marketing tem para oferecer, pode ser feito um teste gratuito, então não perca tempo: experimente já, sem desculpas!

E se toda essa linguagem ainda está confusa para você, leia o Manual Definitivo do Inbound Marketing:

manual do Inbound Marketing

O RD Station é a ferramenta que usamos na maioria dos nossos projetos de Inbound Marketing e, só no último trimestre aqui na Orgânica, foram gerados 81.986 leads para nossos clientes! Eu até recebi um e-mail da RD com esta parte:

Leads gerados para os clientes da Orgânica no último semestre

Se você está estudando sobre ferramentas para colocar o Inbound Marketing em prática, provavelmente é porque quer resultados como esse para o seu negócio.

Então a última dica que tenho para dar a você é o diagnóstico de Marketing Digital gratuito com um dos nossos melhores consultores. Com certeza será de grande ajuda para que você consiga alcançar seus objetivos!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.