Um chat melhorará os resultados do seu Inbound Marketing


Bryan Gabriel

Por   

 17/09/2018 

Gerente de Pré-vendas na Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Você é do tipo que se irrita facilmente com aquela janelinha no canto inferior de um site perguntando se pode te ajudar? Pois saiba que ela pode te ajudar e ser útil demais na sua estratégia de Inbound Marketing.

Ferramentas de chat geralmente são uma forma simples de potencializar os resultados que você pode ter no seu site. Através dela você pode aumentar suas conversões, a experiência do usuário no seu site e dar atendimento em tempo real para os seus leads

Aqui na Orgânica, em especial, decidimos usar o chat como um canal de atendimento. Uma maneira de reforçar o contato com o nosso público, respondendo de forma humanizada as dúvidas de cada uma das pessoas que chegam em nosso site.

Dica: Afinal, é possível ter um atendimento humanizado usando chatbots?

Agora você já sabe o que é um chat e quais são os principais objetivos dele. Mas a pergunta é: você sabe como ele pode te trazer resultados diretamente ligado à sua estratégia de Inbound Marketing?

Como a ferramenta de Chat pode atuar no meu Inbound Marketing?

Se você chegou até essa parte do texto, provavelmente respondeu “não” para a pergunta anterior e está buscando otimizar seus resultados. Quando implantamos o chat aqui na Orgânica, optamos por não implementá-lo somente nas páginas institucionais do nosso site. Implantamos também em nosso blog.

Ter o chat integrado ao nosso blog fez com que nossos visitantes despertassem interesse em continuar conversando com nós, a respeito do tema que eles estavam lendo. Isso faz com que todos os dias novas conversas que iniciaram em nosso chat sejam encaminhadas para o nosso time comercial! Confira abaixo o exemplo da nossa conversa com a Diane:

Conversa - Jivochat

Ainda buscando melhorar o atendimento, decidimos treinar quem opera a ferramenta para responder algumas pequenas dúvidas, especificamente relacionadas aos conteúdos, além é claro, de dúvidas comerciais como “Vocês fazem sites?” ou “Qual a sua especialidade?”, afim de agilizar o processo de atendimento

Para manter essa rotina, escolhemos o Jivochat, uma ferramenta fácil de instalar no site e que possui até mesmo versões gratuitas. 

Banner - Jivochat

Os resultados

Através do chat, em menos de 15 dias levantamos 56 novos leadsUma média de 4 leads novos por dia! Além disso, de todas as pessoas que entraram em contato conosco no chat, 16% delas demonstraram interesse em agendar uma reunião com a nossa equipe comercial.

Conheça as 11 dicas de marketing digital que nos ajudaram a aumentar as vendas em 600%!

Banner - Venda 600% mais

A parte mais interessante dos resultados é saber que por meio do chat surgiram oportunidades que provavelmente não existiriam sem a ferramenta. Ou seja, conseguimos explorar melhor o potencial dos nossos conteúdos!

Por quê escolhemos o Jivo?

No mercado existem várias ferramentas que você pode escolher para ter um chat implantado no seu site. Muitas delas são até mesmo gratuitas. Nós, aqui da Orgânica, optamos pelo JivoChat.

O Jivochat foi a nossa escolha pois, entre as suas funcionalidades, permite que nós acompanhemos de onde são os visitantes do nosso site e quais são as páginas que eles estão visitando. Isso possibilita uma aproximação mais assertiva no contato com o lead, facilitando muito a realização do rapport.

Banner - Funcionalidades Jivochat

Essa ferramenta tem sido essencial para nós. Isso porque, além da funcionalidade citada acima, quando um visitante entra em contato conosco, nós já aproveitamos para solicitar dados importantes (como nome, telefone e e-mail) e assim manter o contato com ele. Isso tudo faz com que o atendimento seja totalmente mais personalizado, facilitando a conversão do lead! Confira abaixo o exemplo:

Descrição do Lead - Jivochat

Outra feature interessante que essa ferramenta possui é deixar registrado o histórico de conversas, tanto para o operador do chat como para quem está acessando o seu site. Dessa forma, com as informações das conversas prévias, o papo volte a fluir de onde parou. Uma excelente pedida para possíveis imprevistos como perca de conexão com a internet ou caso algum dos participantes precise se ausentar do chat. Confira a visão do Dashboard de conversas:

Dashboard de conversas - Jivochat

Além disso, manter essa ferramenta no ar, faz com que as pessoas tenham respostas ágeis sobre o que estão buscando e você, administrador, ainda pode ver as avaliações dos seus leads sobre como seu operador está atuando. 

Caso nenhum operador esteja online ou a internet do lead caia, vocês poderão seguir a conversa por e-mail respondendo de dentro do próprio Jivochat, ele entenderá que uma das pontas da conversa encerrou a atividade de chat e iniciará a comunicação por e-mail. 

No mês que passou, adquirimos basicamente um novo lead por dia e, basicamente 90% deles foram repassados para o setor comercial como oportunidade de venda

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

Se a sua estratégia estiver bem integrada e o seu operador treinado sobre o que você faz, não há erro. O chat traz sim novos resultados!

Se interessou pelo Jivochat? Essa ferramenta possui várias outras funções que poderão te ajudar e, para que você conheça mais sobre ela, basta clicar aqui!

Um abraço e até a próxima!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.