Por que sua agência deve acompanhar todo o processo de venda?



Por   

 16/04/2018 

Com 18 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.

Por que sua agência deve acompanhar todo o processo de venda?

Gerar negócios é o objetivo final de qualquer empresa e, para que isso ocorra de forma otimizada, é ideal que marketing e vendas se relacionem e troquem informações.

Se a empresa que você atua aplica estratégias de Inbound Marketing, é essencial a integração entre essas duas áreas. Ao longo deste artigo você irá entender como isso funciona, seus benefícios e como a sua agência deve acompanhar o processo de vendas.

Da prospecção à venda

A prospecção é o ato de buscar e filtrar empresas ou pessoas com perfil de cliente para sugerir soluções aos seus problemas por meio dos produtos ou serviços que a empresa oferece. A prática permite que a organização conheça mais os seus potenciais clientes e a sua concorrência.

É nessa etapa que entra o marketing. Por meio de suas estratégias e estudos, ele consegue criar personas mais aprofundadas, facilitando os esforços de venda.

O mercado tem ficado mais educado devido ao avanço das tecnologias digitais. Sendo assim, é muito importante produzir conteúdo para a persona de acordo com estágio de funil de vendas em que ela se encontra.

Se a agência acompanha o processo de venda de perto ou tem feedbacks constantes, consegue identificar melhor os perfis ideais de consumidor, seus comportamentos e seus ciclos de compra. Esse é, afinal de contas, um dos conceitos do marketing: conhecer e satisfazer as necessidades do cliente.

A comunicação deve ser contínua e os feedbacks, frequentes, para que tanto a agência quanto o setor de vendas consigam otimizar suas formas de comunicar-se com os clientes.

Dica: Venda consultiva: o que é e como pode ser um diferencial competitivo

O conceito de smarketing

Smarketing é um termo que foi criado da junção das palavras em inglês sales e marketing, ou seja, vendas e marketing. No Brasil, o chamamos de vendarketing. Essa expressão simboliza a ideia do alinhamento entre ambas as equipes com objetivos compartilhados.

Na prática, a equipe de marketing é responsável por estudar e segmentar o público-alvo, criar campanhas e qualificar os leads, enquanto a equipe de vendas precisa negociar e fechar negócios.

Para isso acontecer, é necessário seguir alguns procedimentos, como:

  • Desenvolver personas;
  • Definir os objetivos;
  • Implementar um acordo de nível de serviço (também conhecido como SLA: Service Level Agreement);
  • Integrar os softwares das equipes para troca de informações;
  • Mensurar os resultados;
  • Trocar feedbacks com frequência.

O trabalho em conjunto exige reuniões regulares, por isso, é extremamente importante discutir expectativas e resultados com sua agência. Essa tática irá contribuir para que os objetivos sempre estejam alinhados e atualizados.

A ação da agência no processo de venda

Como explicamos ao longo do artigo, é essencial que marketing e vendas estejam integrados e possuam comunicação fluida. Conheça agora 3 benefícios que a participação do marketing pode trazer no fechamento de novos negócios:

1) Melhorar a nutrição de leads

Se a agência recebe feedbacks regulares do departamento de vendas, consegue ter acesso a informações de um perfil mais qualificado que pode melhorar as segmentações nas campanhas de Marketing Digital. Assim, a empresa é capaz de gerar melhores leads, levando ao benefício a seguir.

2) Aumentar as vendas

Uma vez que as personas forem bem definidas e os leads mais qualificados, a tendência é que as vendas aumentem em número e/ou em ticket médio, trazendo maiores retornos sobre o investimento (ROI) e resultados financeiros interessantes.

3) Contribuir para o Customer Success

Customer Success é o processo de acompanhar o cliente desde o primeiro contato até o final do pós-venda, fazendo esforços para garantir uma experiência o mais agradável possível. Cliente satisfeito volta sempre, portanto, se a agência está integrada ao processo de vendas, consegue passar informações valiosas para um atendimento mais próximo e personalizado. Isso aumenta a fidelização e o valor do cliente ao longo do tempo.

Dica: Sucesso em marketing: como saber se a sua agência está entregando resultados?

A importância da informação

Conforme contamos ao longo do artigo, é preciso que a agência e o departamento de vendas mantenham uma comunicação eficaz.

Para que as estratégias de Inbound Marketing tenham sucesso, é crucial que a sua agência esteja a par do que acontece em todo o processo de venda. Portanto, crie objetivos compartilhados e utilize um software, como um CRM (Customer Relationship Management) para integrar as informações em tempo real.

Quer aprender mais sobre Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e vendas? Então assine abaixo nossa newsletter e receba conteúdos como este por e-mail!

 


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!