Estratégia: o caminho para bater suas metas! + 7 dicas para ter resultados reais sem mágica!


Guilherme de Bortoli

Por   

 09/11/2021 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

O Marketing Digital já deixou de ser uma aposta há algum tempo. As empresas já perceberam que é através das estratégias digitais que conseguirão alcançar resultados melhores — mas, apesar dessa afirmação ser óbvia e a Internet ter chegado no Brasil em 1988, muitas empresas ainda não conseguiram atingir bons resultados através do Marketing Digital.

Como o óbvio muitas vezes precisa ser entendido e estudado, iniciarei esse artigo relembrando a história, apresentando alguns números e fatos para, depois sim, revelar uma série de dicas que farão com que sua estratégia seja mais assertiva e você consiga bater suas metas. Então vamos em frente!

As oportunidades que a Internet representa

Em 2018, a pesquisa realizada pela Credit Suisse já apontava que cerca de 25% dos shoppings nos Estados Unidos poderiam fechar nos próximos 5 anos. Nela, podemos ver que grande parte do varejo mundial estava migrando para o e-commerce: enquanto o on-line crescia cerca de 14% a 15% por ano, o físico crescia apenas 1% a 2%.

Shoppings centers abandonados de Seph Lawless
Fotos de shopping centers abandonados, por Seph Lawless

Ainda em 2018, a migração dos hábitos de consumo para a Internet ficou ainda mais clara no relatório divulgado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), apontando que o Brasil já era o 4° país em número de usuários da Internet, com 120 milhões de pessoas conectadas. Dessas, 89% realizaram ao menos uma compra on-line naquele ano!

De lá para cá, percebemos um enorme avanço proporcionado, principalmente, pelo distanciamento social na pandemia de COVID-19. No Brasil, essa tremenda tragédia criou corpo logo no início de 2020 e, em poucos meses, evoluímos o que se esperaria de muitos anos quanto à adoção da tecnologia para compras, entretenimento, teletrabalho, comunicação...

Eu sei que tudo isso não é uma novidade para você, mas como falei, o óbvio precisa ser estudado para entendermos mais sobre o comportamento das pessoas, pois ajudará a criar um melhor planejamento de marketing e vendas.

Segundo a SmartCommerce, quase 40% dos compradores on-line fizeram sua primeira compra em março de 2020. Nesse mesmo período, nos Estados Unidos — um país muito mais desenvolvido tecnologicamente do que o Brasil — ocorreu, em um só mês, um aumento da penetração do e-commerce maior que nos últimos dez anos:

US e-commerce penetration

O resto da história você já sabe: as empresas que estavam bem posicionadas on-line cresceram durante esse período. Entre as demais, a maioria passou por momentos difíceis.

Não restam dúvidas! Hoje, as estratégias de Marketing Digital são essenciais para o sucesso de qualquer empresa e serão, a cada ano, mais e mais.

Mas você sabe como colocá-las em prática?

eBook Plano de Marketing Digital para sua empresa!

Por que não atingimos resultados através do Marketing Digital

Você pode até conhecer conceitos de Marketing Digital, como Redes Sociais, Google Ads, Inbound Marketing, Geração de Leads, E-mail Marketing, Marketing de Conteúdo... mas colocá-los em prática é completamente diferente. Saber implementar essas ferramentas e estratégias, o papel de cada uma delas no planejamento de marketing da sua empresa, é essencial para que os resultados sejam colhidos na prática.

Agora, reflita comigo: esse conhecimento não é um segredo guardado a sete chaves! Se você pesquisá-las no Google, encontrará diversos resultados ensinando a utilizá-las — o que significa que a maioria dos seus concorrentes já está fazendo o mesmo.

Seu desafio não é realizar ações de Marketing Digital, mas conseguir ser notado entre uma infinidade de iniciativas de empresas que atingem o mesmo público que você! Independentemente de serem suas concorrentes ou não, a verdade é que elas estão interessadas na capacidade de compra do seu público-alvo.

Mas, então, como conquistar a permissão para falar diretamente com esse público e ganhar a atenção dele? Como você vai se destacar?

Não adianta apenas aplicar as estratégias sem saber para que elas servem, como funcionam e quais resultados trarão. Assim como não adianta contratar uma agência de Marketing Digital sem saber por que você precisa dela.

Pelo menos não a execução de um projeto, sem antes definir bem quais estratégias serão mais eficientes para sua empresa.

Do que adianta iniciar um projeto de Marketing de Conteúdo, se você não sabe quem é o seu perfil ideal de cliente? O conteúdo ficará ótimo aos seus olhos, mas não atrairá aqueles que comprarão de você.

Aliás, do que adianta gerar leads que não possuem o perfil desses potenciais clientes?!

Sua estratégia está intimamente ligada ao seu resultado e não defini-la soma uma enorme probabilidade de gerar problemas para o seu negócio!

Por isso, busque entender quais estratégias funcionam para a sua empresa e quais não funcionam. Cada negócio tem suas características, não existe uma fórmula universal para o sucesso.

Terceirizar 100% a definição da sua estratégia é delegar, também, a definição da sua essência. Só que a alma do seu negócio deve ser transmitida de dentro para fora!

Como entender quem realmente é o cliente da sua empresa 

Uma Estratégia de Marketing Digital para chamar de sua (e que gera resultados)

Entenda, a seguir, o que é básico para atingir ótimos resultados em suas ações. São 7 dicas para ter resultados reais, sem mágica!

Dica 1: Defina a sua estratégia de marketing e vendas

Inicie pelo básico, definindo sua estratégia de marketing e vendas, que não está fundamentalmente relacionada ao digital. Lembre que a Internet é mais um canal de contato com seu consumidor e que, nela, seguiremos os mesmos princípios que funcionarão em outros canais de comunicação.

Quem é o seu perfil ideal de cliente? Como é a sua Jornada de Compra? Onde ele está? Por que ele precisa de você? Qual é a sua proposta única de valor para ele? Quantos clientes como esse você deseja? Quais deverão ser as metas dos times de marketing e de vendas? Quanto você pode gastar para adquirir um cliente? Etc., etc., etc.

Dica 2: Estratégia sempre em mudança

  1. O primeiro passo será acordar um ou mais objetivos para o desenvolvimento das ações de marketing;
  2. Para cada objetivo, identifique — com base nas suas necessidades e em taxas do mercado — sua meta ideal para cada produto, serviço ou categoria, que consistirão em CPC, CPM, CPL ou CPA;
  3. Observando as metas ideais e seu histórico de veiculação de campanhas, defina metas de transição até o ideal;
  4. Inicie veiculando campanhas utilizando o conceito de público-alvo;
  5. A partir do histórico de acertos e também de erros, identifique o perfil ideal do seu cliente;
  6. Em um terceiro estágio, detalhe seu perfil de cliente ideal em uma ou mais personas, enriquecendo muito a sua jornada de compra.

Independentemente do nível de maturidade já atingida no direcionamento das ações, na sua construção, não deixe de considerar palavras-chave que impactam na jornada de compra do seu prospect.

A maturidade da estratégia será sempre avaliada considerando a eficiência das campanhas e o êxito no alcance das metas.

Guia completo para criar a Jornada de Compra da sua Buyer Persona

Dica 3: Growth Marketing

A forma mais simples de explicar o que é Growth Marketing é dizendo que ele é um marketing orientado a experimentos. Pode parecer besteira dizer isso ou, ainda, óbvio, mas criar estratégias que utilizem oportunidades ou brechas para obter resultados rápidos e crescimento acelerado não pode ser apenas um processo intuitivo.

Essa prática não é tão simples e rápida, pois possui um processo similar a uma abordagem científica:

  1. Onde estamos?
  2. Onde queremos chegar?
  3. Geração de ideias
  4. Seleção de ideias
  5. Modelagem dos experimentos
  6. Realização dos experimentos
  7. Análise dos resultados
  8. Reiniciando o ciclo

Diga sim ao marketing orientado a experimentos e não ao marketing da esperança! Não existe adivinhação, apenas testes!

Dica 4: Detalhe seu planejamento

Detalhe seu cronograma definindo metas SMART:

  1. Specific (específica): que é clara e não deixa dúvidas;
  2. Measurable (mensurável): que possa ser medida (quantificada);
  3. Assignable (atingível): que possa ser delegada para uma pessoa ou um grupo;
  4. Realistic (realista): que é desafiadora e realizável;
  5. Time-Based (limitada no tempo): que possui um prazo bem definido e alcançável.

Dica 5: Implemente e entenda melhor o processo internamente

Vou ser repetitivo novamente, mas é para o seu bem. Parece óbvio, então precisa ser dito: você terá que tirar o seu plano do papel.

É muito fácil escrever que você terá sucesso, mas ter foco, disciplina e resiliência para fazer acontecer é o que fará você atingir suas metas de lucratividade!

Dica 6: Delegue as atividades e ganhe escala nos resultados

Lembre que dificilmente nós chegamos sozinhos em grandes resultados. Na medida que você vai entendendo cada detalhe da sua estratégia, busque apoio de especialistas para melhorar seus resultados, ganhar velocidade e multiplicar seus retornos.

Dica 7: Faça tudo com suporte de um especialista

Esse processo pode ser rápido ou demorado, barato ou caro, simples ou estressante. Tudo depende da sua capacidade de acertar o quanto antes. É arriscado passar por esse processo sem causar problemas sérios para sua empresa, seja na geração de receita ou na lucratividade.

Uma Assessoria de Marketing Digital ajudará você nisso, fazendo ganhar tempo e, assim, a sua empresa terá vantagem competitiva em relação às outras. Nela, um especialista da área guia sua empresa através de conceitos, estratégias e experiências próprias para criar diretrizes e garantir resultados melhores.

Customer Success: O diferencial de uma agência focada no sucesso do cliente

Agora você tem 3 opções:

  1. Pegar tudo isso que acabou de aprender e não fazer absolutamente nada;
  2. Pegar tudo isso que acabou de aprender e tentar sozinho, cometendo os próprios erros até achar a solução;
  3. A opção mais inteligente, a escolha de quem não tem tempo a perder...

Ficou interessado? Então continue a leitura e entenda tudo que você precisa saber sobre Consultoria de Marketing Digital!

Dica: Se você seguir até o final desse artigo, descobrirá como ganhar uma Consultoria Gratuita de Marketing Digital!

Como funciona uma Consultoria de Marketing Digital

A Consultoria de Marketing Digital não é tão diferente de outras consultorias. Consiste em diagnósticos e conselhos de alguém com mais experiência no assunto, com o objetivo de atingir melhores resultados.

Basicamente, o consultor define com você qual é o papel do Marketing Digital dentro da sua empresa, desenvolvendo estratégias voltadas para os objetivos do negócio, suas metas e prazos.

Após essas etapas, o consultor ajudará você a realizar as ações, a analisar os resultados e a fazer os ajustes necessários para, cada vez mais, melhorar os resultados.

Por que contratar uma Consultoria de Marketing Digital

É muito comum encontrarmos empresas que utilizam estratégias de Marketing Digital por conta própria, sem o auxílio de um profissional da área ou de uma agência. A iniciativa é boa, mas os resultados não costumam ser.

Sem o apoio de um especialista em Marketing Digital, as estratégias não terão bons resultados e só irão desperdiçar tempo e dinheiro. E é aí que entra a Consultoria de Marketing Digital!

O consultor ajuda a empresa a compreender melhor as estratégias de Marketing Digital e como aplicá-las. Dessa maneira, os resultados melhoram e o retorno sobre o investimento feito valerá a pena! 

Quando contratar uma Consultoria de Marketing Digital

Contra números, não há argumentos! Seus clientes estão migrando para iniciar suas compras via Internet!

  1. Você deixará seu concorrente dominar esse canal?
  2. Como você recuperará seu tempo perdido?
  3. Como você recuperará seu mercado?
  4. Por quanto tempo você pode continuar perdendo esse dinheiro?
  5. Quanto custa, para você, o seu negócio parar de vender?

Imagine a seguinte situação: você quer contratar uma agência de Marketing Digital, mas não faz a menor ideia de como escolher a agência certa ou como supervisionar o trabalho feito por ela.

A melhor decisão que você pode fazer nesse momento é buscar entender como o Marketing Digital pode ajudar sua empresa. Assim, você saberá qual agência tem o perfil que seu negócio precisa e saberá como fiscalizar os trabalhos.

E é isso que a Consultoria de Marketing Digital faz: ela capacita para planejar, executar e supervisionar estratégias e ações digitais, mas você não precisa se limitar a usar o conhecimento apenas para escolher uma agência, você também pode aplicar suas próprias ações!

Agora, atingir resultados relevantes por conta própria e sem a ajuda de um especialista pode ser caro e demorado, sem contar que qualquer erro por falta de experiência pode colocar a estratégia em risco. Você está disposto a correr esse risco?

O investimento feito em uma Consultoria de Marketing Digital serve, justamente, para que os seus resultados sejam rápidos e efetivos. Tudo isso com a certeza de um retorno financeiro maior. No final das contas, a consultoria vale mais a pena.

Viu como a Consultoria de Marketing Digital pode ajudar você e a sua empresa? Se quiser saber mais, continue lendo e entenda como poderemos ajudar!

Consultoria Gratuita de Marketing Digital da Orgânica

Você já sabe quem você é. Mas sabe quem você poderia ser?

Essa pergunta é importantíssima! Nós podemos ajudá-lo a chegar mais longe, superar expectativas e bater metas. Para lhe assegurar disso, vou mostrar alguns resultados que já entregamos para alguns clientes.

  • A M.Pollo, empresa de moda masculina com mais de 25 anos de tradição, faturou 19% mais e fechou 45% mais negócios no primeiro ano conosco.
  • A Famiglia Valduga, grupo que está à frente de marcas como Casa Valduga e Cervejaria Leopoldina, aumentou 1783% suas vendas.

Nós entregamos resultados reais para nossos clientes!

Você pode conferir estes e outros casos de sucesso aqui no nosso blog, acessando nossas Histórias de Sucesso!

A Consultoria de Marketing Digital é um serviço para empresas que não acreditam em mágica.

Lucrar em campanhas na Internet é o resultado de um processo com constante experimentação e validação de hipóteses. Não existe fórmula mágica, mas sim método.

Além do nosso conhecimento técnico e de boas práticas, e experiência com a ferramenta, precisaremos validar o que funciona para a sua empresa. O que funcionou para outro cliente ou para o seu concorrente, não vai necessariamente funcionar para você. E o que funcionou para você nessa semana, pode saturar e não dar mais resultado na semana que vem.

Esse serviço respeita os movimentos do seu mercado e foi desenvolvido para estar em constante adaptação, seja em função dos impactos recebidos por concorrentes, de mudanças nas regras do próprio Facebook ou do Google, ou da sua constante corrida atrás de melhores resultados e maiores margens de lucro.

Lembre que a Internet e as estratégias digitais já existem há muitos anos, se você ainda não trabalha com elas, sua empresa com certeza está defasada e atingindo resultados a um nível abaixo das demais.

Quer saber como se destacar da concorrência e alcançar resultados incríveis?

Então solicite a sua consultoria gratuita através do banner abaixo!

Consultoria de Marketing Digital


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.