Como aumentar as vendas da sua empresa na Black Friday?


Guilherme de Bortoli

Por   

 31/10/2021 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Os bons rendimentos das datas sazonais são resultado de esforços dos gestores e da equipe. Para aumentar as vendas na Black Friday e outras datas, é importante se planejar com antecedência e se antecipar para aproveitar as oportunidades.

De acordo com a Ebit/Nielsen, o crescimento do e-commerce brasileiro foi de 12,1% no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período de 2017. Tal crescimento foi responsável por um faturamento de R$ 23,6 bilhões. Entre os fatores para a estimativa estão as datas sazonais.

Então, se você quer obter bons resultados na Black Friday veio ao lugar certo! Continue lendo o post e aproveite nossas dicas!

Banner - 11 dicas para que sua empresa venda até 600% mais

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma ação de descontos coletiva criada pelo comércio norte-americano. Acontece sempre na última sexta-feira de novembro (aqui no Brasil irá ocorrer dia 23/11). Entre as vantagens está a possibilidade de renovar o estoque, aumentar o número de vendas e fazer com que o público conheça a marca.

Dica: Como realizar vendas pela internet em larga escala?

Como aumentar as minhas vendas nessa data?

A oportunidade de aumentar as vendas pode não ser realmente aproveitada e não dar os resultados esperados se não houver planejamento. Para isso, é importante seguir as 6 sugestões que separamos a seguir. Confira!

1. Analise os dados passados

Se o e-commerce já participou de outras edições, possivelmente deve haver dados referentes a essas vendas. Eles podem ser explorados no intuito de otimizar os resultados da próxima edição.

Entre os dados que podem servir de parâmetros estão:

Com isso é possível se preparar, traçar metas e aperfeiçoar a sua estrutura. A ideia é utilizar o histórico para prever ações, estudar o consumidor e ampliar as oportunidades de venda.

2. Elabore um plano operacional

Transcreva para o papel todos os pontos que precisam funcionar bem até a data, como descontos oferecidos, produtos, estoque, divulgação, logística e demais fatores que você considera importantes para o negócio.

Dica: Você sabe como estruturar o processo de vendas da sua empresa?

3. Desenvolva promoções atrativas e descontos

A repercussão das últimas edições da Black Friday fez com que mais empresas aderissem. Preocupados se as ofertas são verdadeiras, os órgãos de defesa e os consumidores passaram a monitorar isso. Assim, empresas que não criam descontos reais não têm espaço e perdem credibilidade. Crie promoções com descontos verdadeiros e que sejam ao mesmo tempo atrativos para quem compra.

A margem de lucro poderá ser reduzida, contudo o volume deve compensar a menor lucratividade por produto vendido.

4. Tenha cuidado para não sobrecarregar os servidores

Os servidores que hospedam a loja virtual devem estar preparados para suportar a quantidade extra de acessos e pedidos. Faça testes para saber a real capacidade da estrutura e procure saber quais alternativas seu provedor oferece para a situação.

5. Reforce a segurança

Um e-commerce saudável não pode ter uma taxa de tentativa de fraude maior que 1%. Para manter a média na Black Friday, comece reforçando a política de segurança/trocas, atualize os certificados digitais SSL e análises de risco, e busque soluções de segurança direcionados para a ocasião.

Dica: Implementação de sites: 4 razões para contratar um profissional especializado

6. Ofereça um ótimo atendimento

Não é porque é época de descontos que o negócio tem que negligenciar a forma como trata os seus clientes. Assim como em outras situações, é importante oferecer o melhor atendimento possível, mesmo que o ticket médio seja pequeno.

Atender bem o consumidor fará com que ele retorne em outras oportunidades e repasse a outras pessoas a boa experiência que teve com a sua empresa. Como mencionado, aumentar as vendas na Black Friday vai exigir planejamento, e um dos pontos será o atendimento, que deve prezar pela excelência.

Falando nisso, a experiência sensorial do espaço de compras também é muito importante. Dê atenção especial aos estímulos sonoros e à música ambiente para que seus clientes se sintam acolhidos enquanto realizam as compras.

E então, viu como você também pode aumentar as vendas na Black Friday? Se quiser contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso, basta entrar em contato conosco!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.