Agência de Marketing Digital perto de mim: precisa mesmo?


Guilherme de Bortoli

Por   

 30/11/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você já se perguntou: “preciso contratar uma agência de Marketing Digital perto de mim?”.

A busca por serviços especializados é uma verdadeira necessidade para empresas que desejam se destacar no mundo digital. Uma boa agência traz soluções criativas, inovadoras e adequadas tecnicamente a um custo reduzido, quando comparada à contratação de equipes de Marketing internas.

Muitos são os benefícios percebidos com as estratégias online — a maior visibilidade para um público segmentado é um dos exemplos. Profissionais especializados em ações digitais conseguem aumentar o ROI (retorno sobre investimento) de suas campanhas.

Por meio do foco em resultados e aprendizado contínuo especializado, a agência pode ser uma parceira e tanto para o crescimento do seu negócio!

Mas, afinal, a localização geográfica importa na sua escolha? É o que você descobrirá neste conteúdo!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Como funciona uma agência de Marketing Digital online?

Você já deve saber que agências digitais são empresas especializadas em fornecer serviços de Marketing na Internet para clientes que buscam promover seus produtos ou serviços online. 

Com o avanço acelerado do digital, as agências precisaram evoluir para se adaptar às demandas do mercado. A modalidade de trabalho 100% online ganhou destaque nos últimos anos, oferecendo excelentes soluções sem a necessidade de proximidade física. 

Esse modelo de negócio tem se consolidado ao proporcionar maior flexibilidade e otimização dos processos!

Reuniões online

Avanços tecnológicos fizeram com que a comunicação remota se tornasse uma regra no dia a dia empresarial! Além da economia de tempo e dinheiro com deslocamentos, fazer reuniões online permite uma liberdade de escolha do local onde ela será realizada.

Por meio de plataformas de videoconferência, como o Google Meet, Zoom ou Microsoft Teams, profissionais de Marketing Digital podem realizar encontros sempre que for necessário, com um diálogo contínuo e ágil

Dessa forma, você consegue aprovar campanhas e receber relatórios de monitoramento das estratégias de forma muito mais simples e prática.

Além disso, caso surja algum imprevisto, você tem um canal de comunicação em tempo real para avisar e, nesse caso, evita que pessoas se desloquem desnecessariamente.

Dica: Marketing Online ou Offline? Quais as principais diferenças nos resultados?

Mais opções disponíveis

Encontrar a empresa de comunicação alinhada aos seus objetivos e expectativas e com um orçamento adequado é um desafio, especialmente se a sua empresa não está localizada em uma cidade com tantas alternativas.

Quando você amplia sua busca para outras regiões, você acaba conseguindo conhecer mais empresas e, com isso, as chances de encontrar alguma que seja perfeita para as suas necessidades é maior.

Vale lembrar que, do lado das agências, ao operar virtualmente no modelo remoto, elas têm acesso a uma rede global de talentos. Especialistas em SEO, redes sociais e outras áreas do Marketing podem compor uma equipe diversificada e bastante especializada, capaz de atender às demandas de cada cliente.

Talvez você já tenha tido a experiência de trabalhar com uma equipe que não supriu as suas demandas. Isso é frustrante e é um grande desafio, eu sei!

Lembre-se que é preciso ficar atento para não contratar uma empresa que não entrega bons resultados, ok? Procure por feedbacks de clientes e cases de sucesso para se certificar da sua escolha. 

Novas perspectivas

Ao se libertar das restrições geográficas, tanto as empresas quanto as agências conseguem explorar constantemente novas perspectivas, e proporcionam aos clientes uma visão atualizada do cenário digital. 

Trabalhar com uma agência de Marketing Digital online é enxergar o negócio por olhos já habituados a desenhar as melhores estratégias para esse ambiente.

Como esse trabalho envolve o processo criativo, você receberá orientações que já funcionam, personalizadas aos seus objetivos, considerando as perspectivas de diversos profissionais especialistas em suas áreas

Pode ser que você já utilize as técnicas de Inbound Marketing, por exemplo, mas não tenha descoberto “o caminho das pedras” para produzir materiais que geram conversões. As agências de Marketing Digital, especializadas em gerar resultados, terão sugestões claras de como solucionar esse problema.

O Manual definitivo do Inbound Marketing
 

Mais formas de ampliar sua atuação

Sem a necessidade de estar fisicamente próximas aos seus clientes, as agências online têm a capacidade de atender empresas em diferentes regiões e mercados.

Essa versatilidade oferece oportunidades de expansão e crescimento para a sua organização, permitindo que ela alcance um público mais amplo e diversificado.

Até mesmo empresas que têm atuação restrita ao local onde estão podem se beneficiar do trabalho de agências 100% online! Uma agência de fato especializada vai estudar muito bem o mercado, as personas e pode usar, por exemplo, técnicas de SEO Local para impulsionar resultados. 

Afinal, existem diversos recursos para conquistar visibilidade e aumentar as vendas no ambiente online — e nenhum deles exige que agência e cliente estejam geograficamente próximos!

Dica: Por que o Marketing Digital é fundamental para sua empresa?

Benefícios específicos das agências online

A chave para o sucesso em Marketing Digital é a adaptabilidade! As estratégias devem ser ajustadas conforme as mudanças no mercado, comportamento do consumidor e inovações tecnológicas

Agências 100% digitais, com a Orgânica, são craques nisso! 

Além da flexibilidade e otimização de processos, que eu já falei, posso destacar mais alguns benefícios. Por exemplo:

  • Equipes diversificadas: especialistas de diversas áreas são reunidos para criar uma força de trabalho plural, que permite que as agências atendam às demandas específicas de cada cliente e consolidem as frentes do Marketing Digital;
  • Inovação na adoção de tecnologias: a rápida evolução do cenário digital exige prontidão para incorporar novas ferramentas e metodologias. As agências online já têm a agilidade necessária para implementar novas tecnologias e manter suas estratégias alinhadas com as últimas tendências do mercado;
  • Práticas avançadas: desde a análise de dados até a personalização de campanhas, elas exploram continuamente métodos para otimizar o desempenho das estratégias digitais, com o compromisso de proporcionar bons resultados aos clientes.

Como escolher uma agência de Marketing Digital?

Agora, vou te explicar como escolher a agência que apresenta a melhor estratégia para o seu negócio

Confira os principais pontos para ficar atento a hora de escolher:

Orçamento disponível

Esse é o ponto de partida! Determine quanto você pode investir financeiramente no momento e veja quais as melhores opções, adaptadas às suas necessidades e que proporcionem o melhor retorno sobre o investimento (ROI)

Uma agência que compreende e trabalha dentro do seu orçamento contribuirá para o sucesso de suas estratégias digitais considerando o seu contexto particular.

Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital

Depoimentos de outros clientes

Uma das melhores formas de assegurar a procedência e a qualidade dos serviços prestados pela agência é conferindo o que os outros clientes dizem sobre ela

Ler depoimentos, comentários em redes sociais e cases de sucesso da empresa é uma maneira de avaliar a experiência de trabalhar com ela

Esses relatos fornecem percepções sobre a qualidade do serviço, a capacidade de entrega e a satisfação do cliente, auxiliando na tomada de decisão.

Foco em resultados

Agora é a hora de perceber se a empresa trabalha, de fato, com todo o potencial do Marketing Digital

Ao escolher, busque aquelas que têm um histórico consistente de alcançar e superar metas estabelecidas

O foco em resultados demonstra o comprometimento em impulsionar o desempenho do cliente e atingir objetivos pré-alinhados.

Para isso, ela precisa estabelecer KPIs usando as métricas adequadas e realizar monitoramento constante.

Dica: Marketing Digital: 7 ideias de OKR para o próximo trimestre

Serviços oferecidos

Tráfego orgânico, anúncios pagos, identidade visual, UX, e por aí vai: o universo digital tem uma infinidade de serviços que se complementam para atender seus objetivos de comunicação.

Certifique-se de que a agência escolhida ofereça uma gama completa de serviços alinhados com as necessidades da sua empresa

Se você pretende atrair mais leads, por exemplo, o ideal é contratar uma agência de Inbound Marketing.

Qualidade do atendimento

Essa é a porta de entrada e mostra o relacionamento que a agência de Marketing Digital terá com você. Observe quais os canais de comunicação que a empresa utiliza e, principalmente, com qual agilidade e profundidade ela te responde.

Escolha uma agência que valorize o relacionamento com o cliente e ofereça um atendimento de qualidade. 

Uma comunicação transparente e proativa é fundamental para solucionar suas necessidades e garantir que as estratégias estejam alinhadas com seus desejos para a empresa!

Preciso escolher uma agência de Marketing Digital perto de mim?

Ao iniciar a busca por uma agência de Marketing Digital, então, fica a dúvida: a proximidade geográfica é um fator determinante na escolha? 

A resposta, salvo em casos muito específicos, é que a localização física da agência tem muito menos relevância do que se pode imaginar. 

Optar por uma agência online, pode, na verdade, trazer o diferencial competitivo que falta para você alcançar o sucesso que tanto deseja no digital! 

Com isso, não quero dizer, de forma alguma, que a agência da sua cidade não pode entregar bons resultados. Mas uma provocação que trago aqui é a seguinte: será que a parceria tem um bom fit com seus objetivos

Agências que não estão restritas a uma única localização não deixam a desejar quando o assunto é entregar resultados! 

Acredito que o fator decisivo ao escolher uma agência é o profundo conhecimento em estratégias de Marketing, como SEO e Marketing de Conteúdo. Isso supera, e muito, os benefícios de proximidade. 

Portanto, vá além da proximidade geográfica e se concentre na parceria que verdadeiramente atenderá às demandas do seu negócio!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Diminua a distância entre você e o sucesso! 

Agora que você chegou até aqui, ficou claro que, na maioria das vezes, as necessidades e objetivos do seu negócio devem ser os fatores decisivos na escolha de uma agência de Marketing Digital

Optar por uma agência online faz com que você amplie suas opções, proporcionando acesso global a talentos, maior alinhamento com suas necessidades e eficiência operacional. 

Não deixe a localização geográfica te distanciar do seu sucesso!

A Orgânica, como uma das principais agências de Marketing Digital brasileiras, é 100% online e acompanha a dinâmica do mercado digital, permitindo que sua empresa alcance os melhores resultados.

Quer levar sua presença online a novos patamares? Entre em contato com a gente!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.