Entenda o que são landing pages e por que elas são importantes para seu negócio!


Entenda o que são landing pages e por que elas são importantes para seu negócio!

O marketing digital é recheado de termos e expressões bastante específicas e diferentes. Uma das mais importantes e muito utilizada é a landing page.  

Mas você sabe o que isso significa ou tem ideia da importância dela para uma estratégia digital? Tire todas as suas dúvidas a seguir!

O que são as landing pages

Landing pages são as páginas para as quais os usuários são destinados ao clicarem em uma determinada ação — seja um anúncio, e-mail marketing, link patrocinado, banner ou hiperlink —, criada justamente para atrair clientes ou consumidores.

Elas são páginas de aterrissagem específicas, que fazem o usuário “pousar” no destino clicado, a fim de gerar algum tipo de conversão — seja uma venda, clique, curtida, visualização, download, cadastro ou assinatura de newsletters, por exemplo.

Objetivo das landing pages

Diferente de uma home page, geralmente mais genérica e abrangente, as landing pages são mais objetivas e criadas estrategicamente para despertar ainda mais curiosidade, criar interesse e provocar desejo no público-alvo para converter esses sentimentos ou necessidades em algum tipo de ação positiva.

Para isso, primeiramente, sua página deve ser clara, precisa e organizada, oferecendo realmente aquilo que foi prometido, informado ou especificado em sua campanha estratégica inicial.

Dica: Site, blog, landing page, hotsite ou e-commerce? Entenda a diferença!

Layout

Para facilitar a vida de seus clientes e sua navegação no site, sua página também deve ser visualmente agradável, com um layout leve e limpo, que tenha somente o necessário, sem poluição visual ou aquela mistureba de cores e elementos.

Utilizar recursos visuais também ajuda a atrair a atenção dos visitantes para o foco de sua página e para aquilo que realmente importa ali — seja através do posicionamento de uma imagem, de uma mensagem ou para a próxima ação que ele deve tomar em destaque.

CTAs que convertem

As calls to action, ou “chamadas para ação”, são fundamentais para o sucesso da sua landing page e, como consequência, do seu negócio.

É por meio deste recurso — que pode ser um botão indicativo de compra ou de um caminho a seguir, uma janela que solicita a assinatura de uma newsletter, um cadastro, um link para um post ou a solicitação de uma curtida na página de sua empresa no Facebook — que você empurra seu cliente pelo funil de conversão.

Sempre certifique-se de deixar bem claro o motivo dessa CTA e o que ocorrerá a seguir. Jamais tente dar uma de “espertinho” ou enganar seu cliente.  

Dica: O que são CTAs e como escolher o ideal para meu site?

Testes são essenciais

Dificilmente sua landing page ficará satisfatória de primeira, pois são muitos detalhes para acertar e que dependem muito de seu público-alvo, do segmento em que sua empresa está inserida e da oferta proposta.

Para não precisar trocar o pneu do carro com ele em movimento, faça testes antes de colocar a página no ar para poder corrigir e alterar o que for necessário sem desespero e sem prejudicar suas métricas e o seu negócio em si.

O teste mais comum realizado para verificar qual a melhor forma de otimizar sua página chama-se A/B. E é bem simples. Para isso, você pode criar duas páginas parecidas, layouts diferentes ou duas iguais para CTAs distintos para ver qual tem maior poder de conversão ou de atração.

O teste pode ser feito de diversas maneiras. Com amigos, com o próprio pessoal da empresa ou com uma lista de clientes, por exemplo. Selecione um grupo de pessoas e faça uma divisão igual. Para cada metade, encaminhe um tipo de proposta — A e B — para que você possa mensurar qual delas obteve mais visualizações, acessos, cliques. Enfim, a que for melhor aceita ou tiver maior número de conversões é a que deve ser utilizada.

As landing pages são indispensáveis no marketing digital, principalmente para alavancar qualquer tipo de conversão. Elas funcionam, basicamente, como a porta de entrada de uma casa ou de uma loja. Só entrará quem gostar daquilo que vê, se sentir confortável e seguro naquele lugar, sobretudo para gastar seu dinheiro e comprar algo.

Dica: Como conquistar clientes com o Marketing Digital!

E então, você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Fale com a gente nos comentários!




Por
14/04/2016

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!