Business Intelligence: o que é e qual a sua importância


Rodolfo Benetti

Por   

 18/10/2017 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Business Intelligence é o termo usado para descrever uma série de processos com a finalidade de reunir e analisar dados e informações estratégicas para um negócio.

Nos últimos anos, o uso de ferramentas de Business Intelligence (BI) tem aumentado consideravelmente. Isso também se deve, em parte, ao crescimento do “Big Data” e ao desenvolvimento de tecnologias no campo da análise de negócios. Um exemplo explícito é a quantidade de dados gerados nas redes sociais.

Ficou curioso? Acompanhe nosso post e entenda de uma vez o que é BI e qual sua importância para os negócios da atualidade!

Definição e importância de Business Intelligence

A questão relativa de como fazer uma análise de negócios é resolvida diretamente pelo Business Intelligence, ou seja, um conjunto de processos de negócios que ajudam a coletar e analisar informações estratégicas.

Empresas e organizações produzem uma enorme quantidade de dados que eram, muitas vezes, inúteis. No entanto, com o avanço das ferramentas de BI, como o Business Analytics, as empresas podem usar os dados coletados para tomar decisões estratégicas.

Para citar um exemplo, imagine que você gerencie um hotel. Você pode ter acesso a informações sobre seus clientes, incluindo dados de cadastro, histórico de suas visitas anteriores, todos os serviços e produtos que adquiriram, suas datas de chegada e partida. Além disso, você também tem todos os detalhes do seu hotel, incluindo gastos, inventário e gestão de pessoal. Se antes nada era feito com esses dados, agora você é capaz de usá-los para antecipar as necessidades em termos de pessoal e custos.

Implementação simples de BI no seu negócio

Business Intelligence parece algo complicado? Esqueça essa ideia! Muitas das plataformas de BI são projetadas especificamente para uso de pessoas sem muito conhecimento técnico.

O uso de painéis e indicadores de desempenho fáceis de entender, por meio de diagramas e gráficos, permite que você tenha uma imagem instantânea de cada tipo de atividade em segundos. O recurso “reporting” é uma característica fundamental de muitas plataformas e é desenvolvido para ser entendido pelos tomadores de decisão.

Dica: Como saber se sua estratégia de marketing digital é eficiente?

Utilização de dados de várias fontes

Muitas plataformas de Business Intelligence têm a capacidade de integrar diferentes tipos de dados de qualquer formato e origem. Alguns nem mesmo precisam ser criptografados, bastando simplesmente que sejam “arrastados” para dentro da plataforma.

E não precisam estar salvos ou ser originados de outras plataformas. Eles também podem vir de sensores, muitos dos quais estão conectados à Internet, sendo coletados e interpretados com uma plataforma de BI.

Obviamente, algumas plataformas são mais capacitadas que outras, então você precisa ter certeza de que a que você escolher terá a capacidade de ler todos os tipos de dados que deseja integrar.

Previsão com plataformas de BI

Alguns sistemas de Business Intelligence podem fornecer capacidades de análise preditiva. Por exemplo, a tendência no número de clientes ou a demanda por determinados produtos específicos; você pode até mesmo prever a eficácia de suas campanhas de marketing.

Fica fácil entender a importância do Business Intelligence quando se percebe que vivemos num mundo totalmente conectado. As novas gerações já nascem com acesso à internet, comunicando-se e consumindo múltiplas fontes de informação de forma dinâmica, gerando dados enquanto isso. A era de Big Data é realidade, e ter o poder de controlar esses dados significa estar um passo à frente.

Gostou do conteúdo? Então clique no banner abaixo e aprenda a gerar resultados com as suas estratégias de Inbound Marketing!

Como gerar resultados com o Inbound Marketing

Dica: A Orgânica é uma Agência de Marketing Digital especialista em Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.