Analista de Marketing Digital: o que faz esse profissional?


Rodolfo Benetti

Por   

 24/07/2023 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Se você abrir qualquer site de classificados de empregos, vai encontrar vagas para analista de Marketing Digital.

E por que tanta procura? Porque estamos falando de uma das profissões mais importantes para as empresas que querem investir em presença online.

Mas você sabe o que faz um analista de Marketing Digital? Quais habilidades os recrutadores esperam dele? Por que contratá-lo?

Sou Rodolfo Benetti, Diretor de Estratégia aqui da Orgânica, e vou ajudar você a encontrar respostas para essas dúvidas. Vem comigo! 😉

O que faz um analista de Marketing Digital?

As funções desempenhadas pelo analista de Marketing Digital podem variar de empresa para empresa, mas geralmente são os profissionais responsáveis por cuidar de toda a parte estratégica das campanhas digitais.

O Guilherme, CEO da Orgânica, também deu a visão dele sobre a profissão:

Guilherme de Bortoli, CEO da Orgânica“Um bom analista de Marketing Digital precisa saber resolver problemas, já que é ele quem coloca o planejamento estratégico em prática e cuida para que os resultados esperados sejam alcançados.

Guilherme de Bortoli
CEO – Orgânica Digital

Deu para ter uma ideia, né? Mas, para que você entenda um pouco melhor, vou separar as atribuições em tópicos. Confira:

Analisar

Começando pelo óbvio, o analista de Marketing Digital precisa estar o tempo todo analisando o mercado, concorrentes, tendências e oportunidades. São essas informações que servirão de base para a criação do planejamento estratégico da empresa.

eBook Planejamento de Marketing Digital para sua empresa!

Planejar

Depois que o analista tiver estudado bastante e obtido todos os dados que julgar relevantes, ele ajuda a definir a persona e a planejar as ações da campanha de Marketing Digital.

Guia completo para criar a Jornada de Compra da sua Buyer Persona

Ele também será responsável por delegar as funções da equipe, e é por isso que esse profissional precisa saber de tudo um pouco. Afinal, ainda que não execute todas as tarefas, ele dialoga constantemente com os designers, social media, redatores, gestores de tráfego, executivos de vendas, dentre vários outros profissionais.

Desenvolver

Persona definida e funções atribuídas? É hora de o analista de Marketing Digital colocar o plano em ação!

Monitorar

Algumas questões que ele precisa acompanhar são:

  • As redes sociais estão engajando?
  • Os conteúdos estão bem feitos e sendo entregues no prazo correto?
  • O que os clientes estão falando sobre a empresa?
  • A equipe interna está tendo dificuldade em alguma etapa do planejamento?

Mensurar

Analisar se os indicadores-chave de performance (KPIs) estão bons, se os resultados da campanha estão dentro aquilo que se esperava dela e se os investimentos estão gerando retorno (ROI).

Dica: Entenda qual é a relação entre ROI e Marketing Digital

Corrigir

Caso as coisas não estejam saindo conforme o planejado, o analista de Marketing Digital terá que fazer ajustes no planejamento.

Qualidades de um bom analista de Marketing Digital

Bem, agora que vimos as funções, é hora de conhecer as qualidades que as empresas procuram em um analista de Marketing Digital:

Saber se comunicar

Como estará em contato frequente com outros profissionais, o analista tem que saber dialogar, convencer, expor sua opinião e debater com a equipe.

eBook Comunicação Interna: por que investir nela

Organização

Delegar funções, fazer relatórios, identificar e corrigir problemas são tarefas que exigem muita organização.

Gostar de estudar

Vimos que o analista de Marketing Digital precisa entender o básico de tudo e, como estamos falando de uma área que muda o tempo todo, é necessário que o profissional esteja sempre atualizado.

Dica: Livros de Marketing Digital: 10 recomendações imperdíveis!

Não ter medo dos números

Se você pensou que iria se livrar da matemática, se enganou! Analisar números e métricas — no Google Analytics, por exemplo — faz parte da rotina da profissão.

Ter empatia

Perceber quando algum membro da equipe não está bem e tentar ajudar é uma qualidade fundamental para quem lida com pessoas.

Ser resiliente

Não existe fórmula mágica no Marketing Digital. Por isso, é comum que os resultados alcançados não sejam o que foi planejado, pelo menos inicialmente. Cabe ao analista ter calma para contornar os problemas e ajudar a equipe a superá-los.

Como se tornar um analista de Marketing Digital?

Você não precisa, necessariamente, fazer faculdade para ser um bom analista de Marketing Digital, desde que comprove ter conhecimento em técnicas como geração de leads, e-mail marketing, SEO, redes sociais ou, melhor ainda, tenha cases de sucesso para provar que consegue entregar resultados.

Entretanto, ter uma graduação em áreas como Publicidade, Marketing e Administração, com certeza vai ajudar muito. Sem contar que muitas empresas exigem essa qualificação.

Outro ponto importante de destacar é que você precisa entender de pessoas. Já vi vários jornalistas se tornarem ótimos analistas de Marketing Digital por terem essa qualidade.

Ah, e claro: estude muito! Procure bons cursos sobre tráfego, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e aprenda também sobre vendas.

Dica: Como trabalhar com Marketing Digital: dicas para começar

Quais as vantagens de um analista para uma empresa?

As pesquisas apontam que a maioria das empresas brasileiras passaram a investir até 30% do faturamento em transformações digitais.

Isso quer dizer que as estratégias de Marketing Digital estão ganhando cada vez mais peso nas decisões empresariais, e quem é justamente o profissional responsável por cuidar desse planejamento e assegurar que os investimentos tragam retorno? A essa altura, você já deve estar sabendo a resposta. Ele mesmo: o analista de Marketing Digital!

Por menor que seja a empresa, se ela tiver um departamento de marketing, é bem provável que tenha pelo menos um analista de Marketing Digital. Isso porque eles são versáteis, multitarefas e entendem de tudo um pouco. 

Por outro lado, o analista não pode ser encarregado de fazer tudo sozinho. A função principal dele, como já vimos, é planejar e monitorar o trabalho dos outros profissionais.

E que profissionais são esses? Redatores, designers, social media, gestores de tráfego, analistas de conteúdo...

Em resumo, o ideal é que as funções sejam exercidas por especialistas de cada área e que o analista de Marketing Digital fique responsável por transitar entre todas elas e coordenar as ações do plano estratégico.

Guia Prático: como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

Conheça a Orgânica Digital!

Ter no departamento de marketing da sua empresa uma pessoa para cada tarefa ajuda bastante, mas pense na quantidade de tempo que gastaria para capacitar essa equipe e nos custos que teria.

Por isso, terceirizar o Marketing Digital do seu negócio pode ser uma ótima ideia. Aqui na Orgânica, por exemplo, temos especialistas em conteúdo, criação de sites, mídias sociais, copywriting, enfim… em qualquer estratégia que você precisar!

São mais de 13 anos de experiência, atendendo clientes dos mais variados segmentos. Isso nos ajuda a ter uma prévia noção do que dá certo e do que dá errado na Internet e adaptar o planejamento para cada cenário. Quer provas? Aqui estão algumas das nossas histórias de sucesso! 💚

E caso você já queira conhecer melhor a nossa agência de Marketing Digital e falar com um dos nossos consultores, basta acessar abaixo:


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.