Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa?


Rodolfo Benetti

Por   

 26/12/2022 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Cada vez mais empresas decidem iniciar o uso de ferramentas de Marketing Digital em suas estratégias de negócio. Redes sociais, anúncios online, e-mail marketing e diversas outras plataformas se mostram muito atrativas para quem deseja conquistar clientes e aumentar as suas vendas online, mas sem um plano de Marketing Digital bem estruturado, esses esforços podem se tornar custos.

É preciso organizar muito bem quem é o público do seu negócio, quais serão as ações escolhidas e os resultados esperados. Por isso, criei um passo a passo com tudo o que você precisa saber sobre como fazer um plano de Marketing Digital para a sua empresa. 

Aqui, quero mostrar a você os principais pontos que compõem um planejamento de qualidade. Vamos começar? Acompanhe!

O Marketing Digital serve para minha empresa?

Sempre que experimentamos algo novo, surge a dúvida se aquilo é certo para o que precisamos, se é adequado para as nossas necessidades e objetivos. Com o Marketing Digital não é diferente, principalmente pelos diversos aspectos que envolvem o mundo online.

Existem diferentes ferramentas que se moldam aos mais diversos tipos de negócio. As redes sociais se adequam à maioria das empresas, mas também há outras ações mais completas e com propósitos diferentes.

O Marketing de Conteúdo procura criar conteúdo relevante para a sua audiência, tratando de dúvidas, dores e expectativas do seu público-alvo com o seu negócio e a sua área de atuação.

O Inbound Marketing é a máquina de geração de leads que utiliza o Marketing de Conteúdo para atrair, nutrir e converter oportunidades de negócio em clientes.

Funil de vendas - Inbound Marketing

O clássico E-mail Marketing ainda é um dos principais aliados dos times de marketing que desejam converter novos clientes. Ou seja: existem diferentes meios para diferentes objetivos. 

Você percebe como os meios digitais são bem diferentes do offline?! O importante é encontrar aquilo que a sua empresa precisa, conhecendo o seu público, investindo na criação e também na promoção de conteúdo. A audiência tem muito mais voz online, e essas interações são muito importantes!

Dica: Estratégias de Marketing Digital: como isso impacta nos meus resultados?

Passo a passo para fazer um plano de Marketing

Bem, agora que já conversamos um pouco sobre planejamento, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, que tal aprender o passo a passo para fazer um bom plano de Marketing Digital para o seu negócio? Vem comigo!

Passo 1: Conheça sua persona

Este é o passo fundamental. Se o seu plano de Marketing Digital é pensado para atrair novos clientes, não conhecê-los seria jogar dinheiro e tempo fora.

E, quando falo em conhecê-los, não é apenas saber a idade, gênero e classe social. A definição de persona vai além. É descobrir as suas dores, desejos, dúvidas, necessidades, objetivos... e alinhar tudo isso com o que seu produto ou serviço entrega.

Em quais canais (Google, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter…) a sua persona está? Que tipo de conteúdo ela consome? Com qual frequência? Qual formato prefere (texto, imagem, vídeo…)?

Investir em Marketing de Conteúdo escrevendo para a pessoa errada e fazer anúncios mal segmentados são o segredo para o fracasso de qualquer planejamento. Tome cuidado!

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua Buyer Persona

Passo 2: Defina a verba

Ao contrário da publicidade offline — que geralmente exige um investimento inicial bem significativo —, no Marketing Digital você consegue adequar a estratégia ao seu bolso.

Com menos de 10 reais já é possível fazer um anúncio na Internet, por exemplo, mas é claro que, quanto mais você investir e melhor for a equipe que gerencia a sua estratégia, maiores serão as chances de sucesso. E o mais legal é que você terá, em tempo real, as métricas de engajamento da sua campanha. 

Então o plano pode começar com um pequeno orçamento inicial para fazer testes. Quando você perceber que as ações estão trazendo bons resultados (leads, cliques ou tráfego para o seu site, por exemplo), é só aumentar o investimento. Caso contrário, faça um novo teste com outra segmentação e abordagem.

Em resumo: a sua verba (budget) pode ser adaptada e alterada ao longo do desenvolvimento da sua estratégia, com base nos resultados que forem aparecendo.

Passo 3: Trace objetivos

Todo planejamento precisa ser pensado para atingir objetivos. Não pode ser diferente com o plano de Marketing Digital.

Estabeleça objetivos principais que possam ser alcançados no curto, médio e longo prazo, com base na realidade da sua empresa e do seu orçamento.

Por exemplo, se você começou um e-commerce e o seu objetivo é gerar vendas no site, pode estabelecer uma meta de 50 vendas nos três primeiros meses, 300 no primeiro semestre, 1.000 em um ano e assim por diante.

Vale lembrar que, ao longo do caminho para atingir o objetivo principal, outros objetivos secundários importantes para o seu negócio podem ser alcançados, como: número de visitantes no site, quantidade de cadastros, contatos recebidos, entre outros.

Dica: Planilha Calculadora de Leads

Passo 4: Analise a concorrência

Em qualquer setor, você raramente será o único no mercado. Porém, sempre haverá uma oportunidade para ser explorada e, se quiser descobri-la, será necessário estudar seus concorrentes. Comece perguntando para si mesmo:

  1. Quais são meus principais concorrentes?

  2. Eles já possuem presença digital?

  3. O que eles fazem, que está dando certo? O que está mal feito, que eu possa fazer melhor?

  4. Qual o diferencial do meu produto em relação ao deles?

Analisando essas ameaças e oportunidades, você conseguirá definir qual posicionamento tomar, quais conteúdos produzir e várias outras estratégias úteis para o seu plano de Marketing Digital.

Passo 5: Parta para a ação!

O Marketing Digital é muito dinâmico. Você precisa, sim, pensar no médio e longo prazo, mas não pode demorar para colocar as ações em prática, porque daqui a um ano tudo pode mudar.

Comece organizando os canais que você irá utilizar; pense nos conteúdos para cada um deles; estruture as estratégias de Inbound Marketing e, o mais importante: não se esqueça de ter uma equipe competente para fazer a gestão de tudo isso.

Assim, você garante que nenhuma mensagem da sua persona será ignorada e que seu público não ficará longos períodos sem novos conteúdos. 

Além disso, é fundamental que as métricas e resultados sejam analisados periodicamente, para saber se o seu plano está no caminho certo ou se será necessário excluir ou otimizar alguma estratégia.

Gostou das dicas até aqui?

Quer continuar a leitura e aprender o passo a passo para criar um plano de Marketing Digital em sua empresa? Baixe nosso livro gratuitamente!

Plano de Marketing Digital para sua empresa!

Ou, então, conte com a Orgânica: uma agência de Marketing Digital especializada no assunto. Solicite agora mesmo o contato de um dos nossos especialistas!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.