Como fazer Marketing Digital e aumentar suas vendas?


Guilherme de Bortoli

Por   

 14/02/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

O Marketing Digital é uma área muito abrangente, que ajuda a sua empresa em diversos aspectos — seja no aumento de acessos ao site, na interação com os clientes ou, é claro, no aumento das vendas!

Com o auxílio de diversas estratégias e ferramentas, é possível “pegar alguns atalhos” e chegar até os consumidores de maneira mais direta, melhorando suas conversões.

Quer saber como? Aqui eu vou te dar dicas essenciais para que você entenda como fazer Marketing Digital e garanta bons resultados para o seu negócio!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa 

O que é preciso para fazer Marketing Digital?

Para início de conversa, existem alguns passos principais que precisam ser tomados. Listei eles a seguir:

Defina o posicionamento e os objetivos do seu negócio

É verdade que um ambiente bem organizado nos torna mais produtivos, e o mesmo vale para o Marketing da sua empresa.

Antes de colocar a mão na massa, algumas questões devem ser estabelecidas e alinhadas com a sua equipe para que todos tenham o mesmo foco. Por exemplo, o posicionamento do seu negócio e os objetivos para o próximo trimestre ou ano.

Extrair a verdadeira essência da sua empresa e ter um ponto de chegada definido é essencial para escolher as melhores estratégias que te levarão até ele. Por isso, não poupe esforços!

Planeje e execute estratégias orientadas por dados

Quem dera existisse uma fada madrinha do Marketing Digital, não é mesmo? Para o nosso azar — ou sorte —, nada nesse ramo acontece como em um passe de mágica, mas sim a partir de uma combinação de dados que nos levam até os tão esperados resultados.

Qual o segredo? É necessário que as estratégias escolhidas para aplicar no seu negócio sejam embasadas em conhecimentos, experiências e informações do seu mercado e público-alvo.

Você pode fazer isso através da análise de campanhas que já foram feitas, observando os resultados que elas geraram para a sua empresa. Ou pode, por exemplo, olhar para o mercado e ver que tipo de estratégia mais repercute entre o público que você quer atingir.

Quanto mais embasamento a sua estratégia tiver, mais consolidados serão os resultados. Pense nisso!

Dica: Como o planejamento de comunicação da sua empresa afeta diretamente seu lucro?

Tenha constância nas ações

Um outro ponto que você não pode deixar de entender é que, no Marketing Digital, os resultados não vêm do dia para o noite: é a constância que faz uma empresa ser lembrada pelos clientes e aumentar as vendas!

Se a sua empresa é ativa digitalmente e está presente no dia a dia do público — compartilhando resultados e aprendizados —, mais cedo ou mais tarde, ela com certeza passará a ser referência em seu nicho e, desse modo, procurada pelos clientes.

Reconhecimento de marca

E quais são as vantagens do Marketing Digital?

Como já deu para entender até aqui, para aprender como fazer Marketing Digital, é preciso que você também saiba o que pode conquistar com ele — para, então, começar a definir alguns objetivos. Por isso, vamos ver algumas de suas vantagens:

Fácil mensuração

Com o Marketing Digital, é fácil saber onde sua empresa está acertando e errando, já que tudo é feito (e monitorado) com base em dados.

Ter em mãos os relatórios de desempenho das suas estratégias permite que você redirecione os esforços da empresa para ações que gerem mais resultados, e conserte possíveis falhas com muito mais precisão e velocidade.

Foco no cliente

Uma das maiores vantagens em aprender como fazer Marketing Digital é entender quem é o cliente ideal da sua empresa.

Enquanto nas mídias tradicionais, como outdoors e propagandas de televisão, as empresas falam com uma grande massa de pessoas — que, muitas vezes, não estão interessadas em seus produtos ou serviços —, com o Marketing Digital, é possível selecionar apenas a parcela do público que se encaixa no seu perfil de cliente ideal.

Isso não apenas poupa sua empresa de gastos com consumidores que não vão converter, como acelera o ciclo de vendas do seu negócio!

Guia completo: Como entender quem realmente é o cliente da sua empresa

Ótimo custo-benefício

Fazer Marketing Digital não necessariamente é algo barato, mas as diversas possibilidades que suas estratégias apresentam tornam esse um caminho mais democrático, de modo que as empresas possam investir em diferentes planos de ação, com custos que se encaixem em seus bolsos.

Além disso, lembra que eu comentei que o Marketing Digital é uma área que permite que erros sejam consertados rapidamente? Significa que a empresa é capaz de ajustar suas estratégias, em relação a investimentos e também às necessidades de seu cliente ideal, até encontrar um custo-benefício que combine com seus objetivos.

Agora que você conhece algumas vantagens, que tal descobrir de vez como fazer Marketing Digital?!

Dica: Estratégias de Marketing Digital: como isso impacta nos meus resultados?

Afinal, como fazer Marketing Digital para empresas e aumentar as vendas?

1. Olhe para o mercado

O primeiro passo para implementar uma boa estratégia de Marketing Digital na sua empresa é entender como o mercado funciona.

Ainda que seja importante, não basta olhar apenas para a sua empresa internamente: é necessário entender seu cliente ideal e também a concorrência — para encontrar pontos de melhoria e oportunidades que o mercado pode estar deixando passar, validando com o seu público a necessidade de um produto ou serviço, por exemplo.

2. Invista em Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma metodologia de Marketing Digital que consiste em encontrar potenciais clientes, conseguir sua autorização para interagir com eles e oferecer conteúdos relevantes, que os convertam em clientes.

Essa metodologia tem como ponto principal a geração de valor para os consumidores, o que facilita o processo de transformar clientes potenciais em clientes “fãs de carteirinha" da sua empresa.

Mas lembre-se: o segredo do Inbound Marketing é, antes de tudo, transformar desconhecidos em conhecidos do seu negócio — os famosos leads! Saiba mais no nosso material:

O manual definitivo do Inbound Marketing

3. Direcione orçamento para Mídia Paga

Usar mídia paga pode ser uma boa maneira de acelerar a aquisição de clientes.

Assim, defina um orçamento para ser investido em anúncios em sites, redes sociais e mecanismos de busca, como Google e YouTube, por exemplo, para aumentar a visibilidade da sua empresa. Como consequência, você verá suas vendas aumentarem!

4. Acompanhe os resultados

Posso parecer repetitivo, mas monitorar os dados da sua empresa é crucial para identificar quais estratégias estão sendo positivas e quais precisam de ajustes.

O ideal é que cada etapa de conversão seja acompanhada de perto, aplicando testes A/B para entender o que precisa ser mantido e o que pode ser melhorado. Não se esqueça disso!

5. Busque o suporte de bons profissionais

Contar com bons profissionais também contribui para fazer um Marketing Digital eficiente e aumentar as vendas.

Esses profissionais podem ser alocados, como a equipe interna da sua empresa, ou contratados de uma agência de Marketing Digital, como a Orgânica, que vai poder oferecer especialistas.

Uma equipe não anula a outra e contar com uma combinação dessas duas possibilidades potencializa seu Marketing e suas vendas!


Por que contratar uma agência de Marketing Digital?

Dica: Agência de Marketing Digital: sua empresa na Internet

Como a Orgânica faz Marketing Digital?

Para ajudar sua empresa a desenvolver as melhores estratégias, a Orgânica conta com uma equipe multidisciplinar e uma vasta experiência em Marketing Digital, capaz de dar um verdadeiro upgrade em suas vendas!

Quer nos conhecer melhor e saber o que a Orgânica pode fazer pelo seu negócio? Então solicite uma Consultoria + Diagnóstico gratuito agora mesmo!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.